Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Os portos não param! O país agradece

Os números falam por si e são representativos. Ilustram a forma como o setor marítimo-portuário contribui, não apenas para a economia portuguesa, mas também para a “normalidade” da vida de todos nós.

ARTIGO DE RUI D'OREY

Na sua rotina diária, a maioria dos portugueses não se dá conta da importância que o transporte marítimo tem para o seu dia-a-dia. E ainda bem: é sinal que os portos estão a funcionar bem e com normalidade. Mas, e se um dia, Portugal parasse como vimos acontecer aquando da greve dos motoristas de matérias perigosas, só que desta vez devido à paragem dos portos?

Costuma-se dizer que em situações extremas, a sociedade acorda e fica alerta. Ainda que um cenário de crise no setor marítimo-portuário não esteja - de todo – em perspetiva, certamente que numa ocasião dessas, a população ganharia mais consciência sobre a importância dos portos e do transporte que se faz pelo mar.

Lancemos os dados. Quase 90% do comércio mundial realiza-se pela via do transporte marítimo; e em Portugal, o ano passado, cerca de 75% das importações e quase metade das exportações passaram pelos portos nacionais, onde se registaram mais de 10.000 escalas de navios, que transportaram perto de 100 milhões de toneladas de carga. Mais: anualmente, passam também pelos nossos portos, 1,5 milhões de pessoas que visitam Portugal, através de navios de cruzeiro.

Os números falam por si e são representativos. Ilustram a forma como o setor marítimo-portuário contribui, não apenas para a economia portuguesa, mas também para a "normalidade" da vida de todos nós.

Como seria se faltasse combustível nas bombas de gasolina? Ou comida nas prateleiras dos supermercados? Ou alimentação para os animais? Ou matérias-primas para a construção? Ou eletrodomésticos nas lojas? Ou energia nas fábricas? Todos estes cenários seriam possíveis, caso os portos nacionais ficassem parados.

É também por tudo isto que é tão importante a paz social no sector, diminuindo o número de greves, que têm assolado os portos portugueses, especialmente desde 2012. Vemos com clareza que os portos que tiveram mais pré-avisos de greve e paralisações foram aqueles que não cresceram. Veja-se o caso de Lisboa, que com cerca de 120 pré-avisos de greve nos últimos 10 anos, teve uma redução de 31,2% de escalas de navios no mesmo período.

As greves matam os portos! As greves matam o trabalho dos trabalhadores portuários!

Só uma saudável cumplicidade entre os trabalhadores portuários e os restantes stakeholders do transporte marítimo trará crescimento aos portos e prosperidade para todos.

Outro vetor essencial para o desenvolvimento portuário é o investimento nos portos. Para aumentar as suas capacidades e para melhorar as suas acessibilidades. Sobretudo, para assegurar a continuidade do fantástico crescimento de tonelagem que se tem registado nos últimos anos: passámos de 64 milhões de toneladas em 2008 para quase 100 milhões de toneladas em 2018.

Neste âmbito, é prioritário garantir a execução da "Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária" – um documento-chave apresentado em 2016 pelo Ministério do Mar, cuja concretização tem vindo a ser feita, embora a um ritmo mais lento do que os portos, o mercado e a economia necessitam.

Em concreto, é preciso avançar, entre outros, com o alargamento da PSA Sines, com o novo terminal Vasco da Gama, com as dragagens do porto de Setúbal, a modernização da LISCONT em Lisboa e o Terminal -14 de Leixões.

Não há dúvida de que o mar é um dos nossos maiores recursos. Importa recordar que é o mar que nos liga. Importa potenciar o transporte marítimo para tirar o máximo proveito do "oceano de oportunidades" que nele existem.