Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Há muitas vidas nas salinas de Aveiro

Já escrevia o poeta José Carlos Ary dos Santos… “Morro de Amor pelas águas da Ria/ Esta espuma de dor, eu não sabia/ sou moliceiro do teu lodo fecundo/ Sou a Ria de Aveiro, o Sal do mundo”. Também João Nunes da Silva, de 54 anos e fotógrafo de natureza, considera o mesmo. É um apaixonado pela vida de todas as espécies que se relacionam com o sal.

O fotógrafo é natural de Lisboa mas viu nas salinas de Aveiro um mundo para fotografar a biodiversidade, o local é Zona de Protecção Especial e Sítio de Importância Comunitária no âmbito da Rede Natura 2000.

FOTOGALERIA PARA VER AQUI

“As salinas são habitats extremamente importantes para a conservação da natureza por todo o Mediterrâneo, pois são usadas, sobretudo por aves limícolas, como locais de alimentação, refúgio e nidificação”, explica à Fugas.

A conservação das salinas permite que a avifauna as utilize com mais frequência, por isso salinas activas e conservadas são sinónimo de uma grande biodiversidade.

No conjunto de fotografias de João Nunes da Silva podemos ver algumas das espécies pertencentes à avifauna da região de Aveiro, como o perna-longa, a andorinha-do-mar-anã ou o borrelho-de-coleira-interrompida; mas também fotografias de um marnoto – homem que realiza a extracção do sal artesanal – e do instrumento que utiliza, uma alfaia de madeira.

João Nunes da Silva fotografa estes animais há mais de 30 anos e fica feliz ao falar sobre a evolução no que concerne à preocupação pela conservação destas espécies, mas sabe que ainda há um longo caminho a percorrer. O facto de se ter reavivado a memória relativamente à produção de sal beneficia algumas espécies de aves, como é o caso dos flamingos – uma “espécie emblemática”, na opinião do autor desta série de fotografias.

Já assinou quatro livros e um vários artigos para a imprensa nacional e internacional de natureza e viagens, incluindo para a BBC Wildlife e NationalGeographic. A sua admiração por estas vidas no sal, e particularmente pelos flamingos, será expressa mais uma vez no próximo ano, com o lançamento de um novo livro, intitulado precisamente Flamingos e o Sal.
 

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~