Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
MADEIRA
Substituição dos cabeços da Pontinha em fase de adjudicação
A obra de substituição dos 36 cabeços de amarração existentes nos cais 2 e 3 do Porto do Funchal, por outros de 150 toneladas de capacidade, encontra-se em fase de adjudicação, devendo estar no terreno no primeiro semestre deste ano.
Esta intervenção, que custará cerca de 890 mil euros, insere-se no Plano Estratégico do Governo Regional, de garantir a competitividade deste porto atlântico, numa altura em que cada vez mais se aposta em navios de maior tonelagem e em que a indústria de cruzeiros está em clara expansão. Segundo a Associação das Companhias de Cruzeiro, CLIA. só este ano, ficarão prontos e entregues 24 novos navios.
A intervenção no Porto do Funchal vai desenvolver-se em três anos, 2019, 2020 e 2021, um faseamento que visa garantir a operacionalidade permanente do porto.
A decisão de substituir os cabeços por outros de maior capacidade, implicou estudar previamente a estrutura da pontinha, por questões de segurança.
Foi assim realizada uma campanha de prospeção, feita pela ETERMAR, Engenharia & Construções, S.A., composta por quatro sondagens geológicas, acompanhadas de ensaios SPT (Standard Penetration Test), a fim de determinar a profundidade atingida pelo enrocamento de fundação, bem como a resistência da areia subjacente.
A recolha de dados permitiu concluir que a estrutura do cais é estável, não havendo necessidade de mexer na fundação, mas apenas reforçar a superestrutura.
O projeto de execução foi elaborado pela WW, Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, S.A.