Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MADEIRA

Substituição dos cabeços da Pontinha em fase de adjudicação

A obra de substituição dos 36 cabeços de amarração existentes nos cais 2 e 3 do Porto do Funchal, por outros de 150 toneladas de capacidade, encontra-se em fase de adjudicação, devendo estar no terreno no primeiro semestre deste ano.

Esta intervenção, que custará cerca de 890 mil euros, insere-se no Plano Estratégico do Governo Regional, de garantir a competitividade deste porto atlântico, numa altura em que cada vez mais se aposta em navios de maior tonelagem e em que a indústria de cruzeiros está em clara expansão. Segundo a Associação das Companhias de Cruzeiro, CLIA. só este ano, ficarão prontos e entregues 24 novos navios.

A intervenção no Porto do Funchal vai desenvolver-se em três anos, 2019, 2020 e 2021, um faseamento que visa garantir a operacionalidade permanente do porto.

A decisão de substituir os cabeços por outros de maior capacidade, implicou estudar previamente a estrutura da pontinha, por questões de segurança.

Foi assim realizada uma campanha de prospeção, feita pela ETERMAR, Engenharia & Construções, S.A., composta por quatro sondagens geológicas, acompanhadas de ensaios SPT (Standard Penetration Test), a fim de determinar a profundidade atingida pelo enrocamento de fundação, bem como a resistência da areia subjacente.

A recolha de dados permitiu concluir que a estrutura do cais é estável, não havendo necessidade de mexer na fundação, mas apenas reforçar a superestrutura.

O projeto de execução foi elaborado pela WW, Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, S.A.