Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Que tendências seguem os cruzeiros europeus?
De acordo com o Cruise Industry News Annual Report 2018-2019, as grandes empresas de cruzeiro europeias, apesar de circularem pelo mundo, continuam a preferir a Europa, especialmente o Mediterrâneo, o norte da Europa e as Ilhas Canárias.
A MSC Cruzeiros, por exemplo, tem 47,9% da sua capacidade na Europa, em comparação com os 21,9% nas Caraíbas, ou os 10,7% na América do Sul. Líder europeia, a companhia continua com muito mercado na Europa, ainda que vá para outros locais, como o Dubai, principalmente no Inverno.
Os cruzeiros Costa, da Carnival Corporation, aumentaram, do ano passado para este ano, a sua percentagem de capacidade na Europa – de 41,3% para 45%, sendo a Ásia o segundo maior destino da empresa, com 39,1% da sua capacidade. Já a AIDA Cruises, com uma parcela ainda maior de presença na Europa, 64% de sua capacidade, dividida entre o norte da Europa e o Mediterrâneo, detém apenas 15,7% nas Ilhas Canárias.
A P&O Cruises, também da marca Carnival Corporation, tem 69,5% da sua capacidade na Europa, em detrimento dos 70% que detinha em 2017, 14,8% nas Caraíbas e 11,7% nas Ilhas Canárias.
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB