Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Amerigo Vespucci de regresso a Ponta Delgada

Entre os dias 19 e 21 de julho, o Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar volta a receber o conhecido veleiro da Marinha italiana, Amerigo Vespucci.

Construído na cidade de Castellamare di Stabbia, na região da Campânia, tem sido utilizado essencialmente como navio-escola para a Academia Naval italiana, embora ultimamente tenha navegado também com o intuito de promover a candidatura de Roma às Olimpíadas de 2024.

Curiosamente, já na década de 60 este veleiro esteve ligado aos Jogos Olímpicos, quando então transportou a chama olímpica do porto de Pireus até Siracusa. Durante essa viagem, deu-se um memorável encontro com o porta-aviões USS Independence. A tripulação do navio norte-americano desconhecendo a identidade daquele veleiro solicitou a sua identificação. De imediato, os italianos se identificaram como veleiro da marinha italiana. O navio dos EUA respondeu que o Amerigo Vespucci era o navio mais bonito do mundo, situação que ainda hoje os italianos orgulhosamente ostentam como “la più bella nave del mondo”.

Em Ponta Delgada, o Amerigo Vespucci vai estar aberto ao público nos seguintes dias:
dia 19 de julho – das 16h00 às 18h30
dia 20 de julho – das 10h00 às 12h30 e das 16h00 às 21h00

fonte