Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
GNR apreende meia tonelada de ouriços do mar a dois pescadores espanhóis
A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do destacamento de Matosinhos, apreendeu 502 quilos de ouriços do mar em Viana do Castelo.
A operação decorreu no âmbito de uma fiscalização que tinha como alvo a pesca ilegal. Segundo nota da UCC da GNR, foram identificados indivíduos espanhóis.
«Não possuíam documentação exigida para transporte deste tipo de pescado, designadamente o documento de registo de molúsculos bivalves, equinodermes, tunicados e gastrópedes marinhos, pelo que foi levantado um auto de contraordenação», referiu a GNR.
A avaliação total do produto apreendido ascende aos 2.500 euros e tinha como destino o mercado galego.
«Os ouriços do mar foram devolvidos ao seu habitat natural», referiu a GNR.
As autoridades recordam que o exercício da atividade de apanha está sujeito a licenciamento, a requerer anualmente à Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, através de formulário próprio. Existem ainda limitações diárias de quantidades permitidas, por cada indivíduo, de apanha, que no caso desta espécie marinha são 50 quilos.