Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Leixões deu palco à iniciativa «Roteiro para a Neutralidade Carbónica»

O Porto de Leixões serviu de palco ao Roteiro para a Neutralidade Carbónica, um desígnio que Portugal almeja atingir até ao ano de 2050, iniciativa que fomentou o debate sobre os desafios e as oportunidades da inovação na mobilidade urbana sob o mote de sustentabilidade «Descarbonizar a Mobilidade».

Alternativas eléctricas e novas soluções de baixas emissões em debate

Entre os vários tópicos discutidos estiveram as opções alternativas eléctricas e partilhadas, métodos para desbravar o impulsionamento da utilização dos meios suaves de mobilidade, os obstáculos à implementação de novas soluções de baixas emissões carbónicas. Orquestrada pelo Ministério do Ambiente, a iniciativa decorreu no Porto Cruise Terminal.

A iniciativa contou com as ilustres presenças de José Gomes Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente; de Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos; e de Amadeu Rocha, Vogal do Conselho de Administração da APDL.

Roteiro para a Neutralidade Carbónica é compromisso primacial

Recorde-se que o Roteiro para a Neutralidade Carbónica integra o compromisso de Portugal atacar a problemática global das emissões poluentes rumo a um intenso e concertado esforço para descarbonizar a economia até 2050 – uma meta tornada pública pelo Governo na última Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP22).

Assim – cumprindo com os desígnios estabelecidos no Acordo de Paris – esta iniciativa tem como objectivo central a definição de um caminho célere que conduza à redução das emissões de gases com efeito de estufa, avaliando as diferentes opções políticas e medidas de descarbonização a tomar.

fonte