Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

III CONGRESSO DO TEJO

Porto de Lisboa quer «contribuir para a melhoria do estado de saúde do Tejo»

A Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL) foi uma das presenças notadas – como anfitriã do evento e como líder de uma entidade umbilicalmente ligada ao rio – e deixou claro que o Porto de Lisboa tudo fará para zelar pela «saúde do Tejo».

«Queremos contribuir para melhorar o estado de saúde do Tejo», referiu Lídia Sequeira na abertura do evento, admitindo que a APL pretende «dar mais vida ao Tejo porque ele existe para ser usado». «Mas terá de ser, essencialmente, bem usado», ressalva a líder do Porto de Lisboa.

A título de exemplo das preocupações ambientais na actividade do Porto de Lisboa, a presidente da APL lembrou o estudo que decorre para o projecto do Terminal do Barreiro, o qual terá de ser depois validado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Por outro lado, Lídia Sequeira admitiu ainda a ambição de «levar o Porto de Lisboa até ao centro de Portugal», algo que passará em boa parte pela vontade de aumentar o transporte fluvial de contentores até zonas mais interiores como o futuro terminal fluvial de Castanheira do Ribatejo – um projecto que também foi apresentado neste evento por Pedro Virtuoso, do Grupo ETE.

APL quer monitorizar em tempo real o estado das águas do Tejo

Na sua pequena intervenção de abertura do III Congresso do Tejo, Lídia Sequeira adiantou também um outro projecto em que está envolvida a APL para garantir uma exploração sustentável do rio Tejo, que passa pela monitorização do estado das suas águas. «Temos em preparação uma candidatura ao Fundo Azul para a monitorização permanente e em tempo real do estado das águas do Tejo, o que será monitorizado pela APL em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa», garantiu a presidente do Porto de Lisboa.

fonte