Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

França assume exploração da energia das marés

Em breve, a Normandia e a Bretanha podem tornar-se importantes centros de exploração da energia das marés, segundo o Governo francês, que parece determinado a impulsionar a actividade, beneficiando do avançado estado da arte e das condições favoráveis do norte do país para esse efeito.

O Secretário de Estado para a Transição Inclusiva e Ecológica de França, Sébastien Lecornu, anunciou recentemente a intenção do Governo francês de abrir um concurso para a exploração da energia das marés em zonas a definir. O processo, que deverá ser lançado este ano, e as zonas, provavelmente na Bretanha e na Normandia, ainda estão em estudo, mas indiciam o propósito assumido de a França se tornar um importante centro global de produção energética a partir das marés.

Falando num encontro anual de representantes das energias renováveis, Sébastien Lecornu anunciou mesmo a realização de estudos preliminares para o efeito nessas duas regiões, onde a força das marés é das maiores do mundo. Após uma década de investigação, a tecnologia para aproveitamento da energia das marés parece estar pronta a ser utilizada em França.

Tal como sucedeu com a energia do vento, que deu origem a parques para aproveitamento da energia eólica e que estão hoje disseminados um pouco por todo o mundo, a França pondera a criação de parques para produção de energia das marés, menos generalizados, e assumir a vanguarda neste segmento.

Rémi Gruet, CEO da Ocean Energy Europe, a maior rede mundial de profissionais de energias dos oceanos, acolheu o anúncio com satisfação, recordando que “a França está pronta para se tornar o foco mundial da energia das marés”, dado que possui um dos mais poderosos recursos nesse tipo de energia, tem tecnologia avançada e uma cadeia de abastecimento pronta para agir”.

O mesmo responsável acrescentou que um concurso para explorar a energia das marés resultaria na instalação das primeiras fábricas em França, “criando uma forte indústria doméstica, com hipóteses significativas de exportação global”. Depois de o Governo francês “ter claramente reconhecido esta oportunidade, cabe agora ao sector demonstrar a sua prontidão tecnológica e o progresso alcançado nos primeiros parques piloto”.

fonte