Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Wavec no congresso da RSAI

A Wavec Offshore Renewables vai organizar uma sessão sobre observação e exploração do mar profundo no âmbito do 12º Congresso da Associação Internacional de Ciência Regional (RSAI, na sigla em inglês), que decorrerá em Goa, na Índia, de 29 de Maio a 1 de Junho deste ano, sob o tema «Sistemas Espaciais; Integração Regional, Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade».

De acordo com a Wavec, estarão envolvidos na sessão António Sarmento, da Wavec, António Pascoal, do Instituto Superior Técnico (IST) e da Universidade de Lisboa, Miguel Miranda, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da Universidade de Lisboa, e Ramiro Neves, do IST e da Universidade de Lisboa.

A sessão tratará da questão da obtenção de dados sobre o mar e a atmosfera, que são cada vez mais importantes para o conhecimento dos oceanos (ao nível do fundo do mar e da coluna de água, por exemplo, e nos planos do espaço e do tempo), e dos meios já utilizados e dos que são considerados necessários para esse efeito. É um tema complexo que constitui, provavelmente, um dos grandes desafios da Humanidade.

Face a este desafio, estará em destaque a informação proveniente dos satélites, que requer instrumentos de processamento especiais para bom aproveitamento dos dados, sem esquecer os nano-satélites e os micro-satélites (determinantes para obter dados em escalas espacial e temporal sem precedentes), os robots marinhos e ferramentas de modelação numérica (essenciais para estabelecer mecanismos de previsões).

fonte