Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

CRUZEIROS

Rota das ilhas atlânticas com mais de dois milhões de passageiros

A rota das ilhas atlânticas, que inclui os arquipélagos da Madeira e das Canárias registou, em 2013, 1327 escalas e mais de dois milhões e cem mil passageiros, tendo sido o Porto de Santa Cruz de Tenerife, o mais movimentado, logo seguido do Porto do Funchal.
No ano passado, passaram pelos portos destes dois arquipélagos atlânticos 2.103.001 passageiros, mesmo assim menos que em 2012, ano recorde no movimento de passageiros quando ascendeu aos 2.329.439 passageiros.

O Porto de Santa Cruz de Tenerife movimentou 527.896 passageiros, seguido do Porto do Funchal com 475.826, Las Palmas com 425.267, Arrecife com 319.583 e La Palma com 208.877 passageiros.
Puerto del Rosario com 85.374 passageiros, San Sebastian de La Gomera com 50.640, La Estaca com 7.321, Los Cristianos com 1418 e Porto Santo com 799 passageiros são os portos mais pequenos desta rota.

Em 2013, estima-se que o impacto económico do turismo de cruzeiros nestas ilhas traduziu-se em cerca de 150 milhões de euros.
O Porto do Funchal e os Portos de Canárias criaram a marca "Cruises in the Atlantic Islands" em meados dos anos 90 e é no âmbito dessa parceria que têm participado em diversos eventos de promoção e divulgação destes destinos.

A maioria dos passageiros desta rota são alemães e ingleses.

Segundo o último relatório da Associação Internacional de Empresas de Cruzeiro, CLIA, a indústria mundial de cruzeiros representa 91.000 milhões de euros, 891.009 empregos e 30 mil milhões de euros em salários. Destes números 45% foram gerados na Europa.
O aumento da procura por parte dos turistas e a construção de mais navios em estaleiros europeus, fazem prever o crescimento da indústria de cruzeiros na Europa nos próximos anos.