Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

POR VÍTOR CALDEIRINHA

Efeito do congestionamento e capacidade rodoviária nos portos

No seu novo artigo publicado no volume 40 da edição de Setembro de 2013 da revista Maritime Policy & Management, Yulai Wan , Anming Zhang e Andrew Yuen analisam detalhadamente o tema do efeito do congestionamento e da capacidade rodoviária no movimento de contentores e na concorrência inter-portuária. Consideram que os carregadores e os armadores procedem a um processo de seleção dos portos também com base nos atributos deste relativamente à componente terrestre, em especial o transporte terrestre, a proximidade ao hinterland, o congestionamento rodoviário e a capacidade das estradas de acesso.

Os respetivos estudos incidiram sobre os portos dos Estado Unidos: Baltimora, Boston, Charleston, Hampton Roads, Jacksonville, Los Angeles, Maiami, NYNJ, Oakland, Portland e Sea Tac, entre 1982 e 2010.

continue a ler este artigo de opinião aqui

















Artigos relacionados:

  • Concessões de Terminais Portuários na Europa - Proposta para um Guia de Boas Práticas
  • 17 deixas a Vítor Caldeirinha
  • «Devemos ser um hub intermédio entre o norte da Europa e os outros continentes»
  • Vítor Caldeirinha confirmado na presidência
  • Lista liderada por Vítor Caldeirinha junta mais de 60 especialistas do sector
  • Os portos face à tendência de concentração no shipping
  • Conferência «Porto de Setúbal: Realidades Marítimo-Portuárias»
  • Direcção da ADFERSIT conta com nomes fortes para o próximo mandato
  • Ideias sobre o Modelo Macro de Governação dos Portos
  • Governação dos Portos na Europa
  • O desempenho dos terminais de contentores
  • LINER SHIPPING CONNECTIVITY INDEX - Portugal na 56.ª posição
  • Radiografia das Administrações Portuárias 2010
  • «Investimento nos portos é fundamental para sairmos da crise»
  • Apostar nos Portos
  • «Portos não são fardo para a economia mas também não a estão a alavancar»
  • «Mercadorias e Logística» em debate
  • TERMINAIS PORTUÁRIOS DEDICADOS - Realidade Internacional
  • Marketing Portuário - Produto Portuário
  • Marketing de Terminais de Contentores
  • Experiência do género da do «Expreso de la Robla» pode chegar a Portugal
  • Vitor Caldeirinha ganha prémio BES
  • Canal do Panamá
  • PORTOS DA REGIÃO DE LISBOA - Melhorar a Articulação dos Investimentos
  • Regiões Logísticas Multi-portos
  • Lançamento do livro «Gestão Portuária II», de Vítor Caldeirinha
  • Lançamento do livro «Gestão Portuária II», de Vítor Caldeirinha
  • Vítor Caldeirinha lança livro «Gestão Portuária II»
  • Medir a eficiência dos portos
  • Livro Branco e novo Porto de Jade-Weser, na Alemanha
  • APSS apoia formação em Cabo Verde
  • Angola, Potência Logística Regional
  • Projecto Tanger Med
  • Os portos da CPLP