Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Praia da Lourinhã com bandeira azul após décadas com rio poluído a correr para o mar

A praia do Areal, no concelho da Lourinhã, vai ter pela primeira vez, este verão, bandeira azul, após investimentos na despoluição do Rio Grande e na requalificação da frente de praia.

"É o reconhecimento dos investimentos feitos e da qualidade balnear conseguida com a entrada em funcionamento, desde há uns anos, de seis estações de tratamento de águas residuais e com grande parte da rede de saneamento concluída", afirmou o vereador Vital do Rosário.

O autarca explicou que, desde há pelo menos cinco anos, as análises às águas balneares e às areias apresentam boa qualidade.

Contudo, nos últimos anos, a autarquia optou por não apresentar candidatura à bandeira azul por falta de um "apoio de praia condigno".

Nos últimos dois anos, a câmara investiu na requalificação da praia, com a construção de um novo apoio de praia e o reordenamento do estacionamento, e está a concluir as obras de construção de uma ciclovia até esta praia.

O vereador adiantou que, apesar das análises às águas do rio apresentarem menores índices de poluição do que há vários anos, a câmara "continua a prevenir eventuais descargas de suiniculturas com o fecho, no início da época balnear, da foz do rio", que desagua entre as praias da Areia Branca e do Areal Sul.

A decisão tem como objetivo garantir a qualidade das águas balneares e água para rega de terrenos agrícolas.

Por causa dos problemas de poluição de anos anteriores, a delegada de saúde local chegou a propor que a praia não se candidatasse ao galardão.

Há duas décadas, os ambientalistas do concelho chegaram a organizar manifestações contra a falta de políticas públicas para despoluição das águas residuais que vão dar à praia.

A Associação Bandeira Azul da Europa atribuiu este ano três galardões no concelho: Areal Sul, Praia da Areia Branca e Valmitão.

fonte