Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Mais de 200 moinhos de todo o País abertos a visitas este fim de semana

Mais de duas centenas de moinhos de todo o país vão estar abertos este fim-de-semana em mais uma edição do Dia dos Moinhos, promovida pela Rede Portuguesa de Moinhos (RPM).

 

O coordenador do projecto Moinhos Abertos, Jorge Miranda, disse à agência Lusa que este ano a iniciativa conta com a participação de 222 moinhos de 45 municípios de todo o país.

Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, celebrado a 7 de Abril, e promove a realização de actividades que dão a conhecer estes "museus vivos".

Jorge Miranda explicou também que as actividades que se irão realizar são muito variadas, desde visitas guiadas, observação dos moinhos em funcionamento, palestras, conversas com moleiros, até à organização de jogos interactivos para crianças.

A mesma fonte salientou ainda que esta iniciativa não pretende "só mostrar os moinhos mas também identificá-los e trabalhá-los do ponto de vista da criação de oportunidades de negócios".

Um dos municípios que comemora o dia é o Seixal, cuja câmara anunciou a participação na iniciativa com a realização de uma visita temática, no sábado, das 14:30 às 18:30, intitulada "Sistemas Tradicionais de moagem do concelho do Seixal".
PUB

O programa da visita inclui idas ao moinho de vento da Azinheira, aos moinhos de maré Velho e Novo dos Paulistas, ao lagar de vinho da Quinta de Santa Teresinha, ao lagar de azeite da Cooperativa Agrícola de Almada e Seixal e ao moinho de galgas da Fábrica da Pólvora de Vale de Milhaços.

A câmara municipal salienta em comunicado o papel importante que os sistemas tradicionais de moagem desempenharam no abastecimento das populações e no desenvolvimento económico dos territórios, tendo influído na gestão dos recursos hídricos e na evolução das paisagens, daí a importância destas comemorações.

O Dia dos Moinhos Abertos é uma iniciativa de âmbito nacional, com o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia, que teve início em 2007 e que pretende chamar a atenção para o valor patrimonial destes sistemas tradicionais de moagem.
 

TEJO TABLET - GALERIA FOTOGRÁFICA







Artigos relacionados:

  • Dia dos Moinhos Abertos de Portugal - 2012
  • Moinho de Maré do Sítio das Fontes
  • Moinho de maré da Mourisca
  • «Moinhos de Maré do Ocidente Europeu»
  • Observação e interpretação dos moinhos de maré da Baía do Seixal
  • Visita temática «A Pé, do Moinho de Maré de Corroios aos Moinhos da Ponta dos Corvos»
  • Moinho de Maré no edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro
  • MOINHOS DE MARÉ | Como funcionam, para que servem