Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Fábrica da Cimpor no Cabo Mondego encerra a 15 de Março
O presidente da Câmara da Figueira da Foz revelou que a fábrica de cal hidráulica da Cimpor no Cabo Mondego encerra a 15 de março e que a situação dos 28 trabalhadores será "acautelada" pela empresa.
Intervindo durante a reunião do executivo, João Ataíde (na foto) disse que a intenção de encerrar "definitivamente" a atividade daquela indústria lhe foi transmitida por um administrador executivo da cimenteira, aludindo ao "manifesto prejuízo" daquela exploração.
"A situação dos trabalhadores está acautelada. Vão ser orientados para um sistema de pré-reforma, financiado pela empresa", afirmou o presidente da Câmara.
Disse ainda que o fecho da fábrica, situada na área do monumento geológico do Cabo Mondego, pressupõe o desmantelamento e recuperação do espaço, "com minimização de impactos ambientais", processo que será acompanhado pela Agência Portuguesa do Ambiente e que "vai demorar algum tempo", entre um a dois anos.
"Será um tempo relativamente prolongado, não é para amanhã", frisou o autarca.
Disse ainda que a preservação do geomonumento do Cabo Mondego "será incluído na estratégia" que a própria Cimpor venha a definir para o espaço.
João Ataíde manifestou ainda que a informação do fecho da fábrica é uma "notícia boa e má" para o concelho, porque, se por um lado, é uma atividade económica que encerra, por outro permite dar resposta a um anseio de décadas por parte das populações.
"Estamos disponíveis para refletir sobre o destino a dar ao local. Estamos determinados a poder explorar um acesso rodoviário a Quiaios [a freguesia a norte da Figueira da Foz, atualmente acessível por uma estrada de terra, com vista para o mar, que atravessa os terrenos da Cimpor a partir da serra da Boa Viagem], é uma oportunidade com o fecho da fábrica", argumentou.
Também o vereador Daniel Santos, do movimento independente Figueira 100 por Cento, considerou o encerramento como uma notícia "boa má": "não é realizado pelas melhores razões, mas há anos que a Figueira da Foz tinha esta expectativa", sustentou.
fonte: LUSA
VISITE OS RECURSOS DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ NA WEB