Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Navios chocam durante protesto contra a caça à baleia na Antárctida
Navios japoneses de caça à baleia e do grupo ecologista Sea Shepherd colidiram esta quarta-feira nos mares da Antárctida, em mais um episódio da luta de gato e rato que os opõe todos os anos.
Os ecologistas exigem a presença da Marinha australiana no local, alegando que é preciso garantir o cumprimento da lei e restaurar a ordem.
Desde Novembro que a Sea Shepherd tem no local um batalhão de recursos para tentar, mais uma vez, impedir a caça à baleia, que os japoneses praticam com o argumento de que se trata de investigação científica. São quatro navios, um helicóptero, três veículos aéreos não-tripulados e cerca de 100 pessoas. Os ecologistas fazem de tudo para perturbar a actividade dos japoneses, cortando-lhes o caminho, subindo a bordo das suas embarcações, atirando-lhes objectos.
Esta quarta-feira, os confrontos resultaram na colisão do navio japonês Nisshin Maru com duas das embarcações do Sea Shepherd. A organização diz que o choque foi intencional. “O Nisshin Maru atirou-se contra o Steve Irwin e o Bob Barker, mas ambos os navios continuam a manter as suas posições. Está a entrar água para os motores do Bob Barker”, disse o fundador da Sea Shepherd e comandante da operação, Paul Watson, numa curta mensagem no Facebook.