Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Presidente da AICEP conhece planos de desenvolvimento em Leixões
O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Pedro Reis, visitou, dia 14 de Janeiro, o Porto de Leixões, a convite da Comunidade Portuária de Leixões. Esta visita teve como principal objectivo dar conhecer a evolução do maior porto exportador do país e os principais investimentos, com destaque para a Plataforma Logística e para o Novo Terminal de Contentores do Porto de Leixões.
A Plataforma Logística de Leixões obedece a um modelo polinucleado e localiza-se junto ao Porto de Leixões, com acesso através da VILPL. Contribuirá de uma forma decisiva para desenvolver o Porto de Leixões e transformar a Área Metropolitana do Porto numa plataforma de valor acrescentado de nível ibérico, com condições únicas para a atração e fixação de pólos logísticos e de distribuição, que permitam ancorar novo tráfego para o porto de Leixões e para as comunidades e cadeias logísticas envolventes.
Encontra-se em fase de estudo de viabilidade o projeto de construção do Novo Terminal de Contentores do Porto de Leixões, que contempla a Remodelação do Porto de Pesca de Matosinhos. O novo terminal de contentores dará resposta ao crescente porte dos navios e elevará o patamar competitivo de Leixões, reforçando as ligações com o Atlântico Sul e Canal de Panamá e abrindo portas para a entrada no mercado de escalas de tráfego direto ao porto.
Durante a visita, o Presidente da AICEP destacou o excelente desempenho de Leixões que, em 2012, exportou para cerca de 180 países.