Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Docapesca concluiu intervenção no cais de aprovisionamento da Figueira da Foz

A Docapesca – Portos e Lotas concluiu a dragagem de manutenção da bacia de manobra do cais de aprovisionamento da Figueira da Foz.

Com o valor de investimento de 29.822 euros, a empreitada compreendeu a realização de uma dragagem de material sedimentar constituído por areias soltas e lodosas, com um volume de dragados de cerca de 15.000 m3.

DGRM

BMar recebe candidaturas aos Subsídios à Gasolina para a Pesca

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que já foi publicada a Portaria nº 178-A/2021, de 26 de agosto, onde se estabelecem as condições e procedimentos aplicáveis à atribuição, para ano de 2021, de um Subsídio à Gasolina, no âmbito do auxílio de minimis, para o setor da pesca.

As candidaturas deverão ser apresentadas exclusivamente através do Balcão Eletrónico do Mar (BMar), uma única vez, até ao dia 30 de setembro de 2021.

Porto de pesca da Ericeira com investimento de milhão e meio de euros

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos do Ministério do Mar lançou o concurso para a “Empreitada de obras de emergência do Porto da Ericeira”.

A obra, no valor global 1.495.565,00 €+ IVA prevê trabalhos de dragagem de sedimentos na bacia portuária e seu transporte e imersão em meio marinho para reforço do transporte sólido litoral, e de recarga da cabeça do quebra-mar, do Porto da Ericeira.

DGRM conduz inquérito sobre Frota de Pesca

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), enquanto Autoridade das Pescas recolhe, anualmente, os dados socioeconómicos da Pesca Profissional no âmbito da recolha, gestão e utilização de dados no setor das pescas, tal como previsto no Regulamento (UE) 2017/1004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de maio de 2017, a Decisão Delegada (UE) 2019/910 da Comissão Europeia, de 13 de março de 2019.

Para esse efeito encontra-se disponível para preenchimento no BMar (Balcão Eletrónico do Mar), até 31 de dezembro, o inquérito aos dados socioeconómicos da frota de pesca nacional, de 2020.

Docapesca reabilitou farolins dos portos de pesca da Nazaré e Peniche

A Docapesca – Portos e Lotas, SA concluiu a reabilitação dos farolins de assinalamento marítimo das barras dos portos de pesca da Nazaré e Peniche. A empreitada, que significou um investimento de cerca de 39 mil euros, visou a reabilitação das fachadas e a substituição dos elementos metálicos, como portas, escotilhas e varandins daqueles equipamentos.

Docapesca conclui intervenções nos cais flutuantes do porto da Póvoa de Varzim

A Docapesca investiu 23,5 mil euros narequalificação do passadiço e da ponte de acesso aos cais flutuantes na Póvoa do Varzim. O objetivo foi "a segurança dos pescadores e armadores locais".

A requalificação do passadiço e da ponte de acesso aos cais flutuantes do setor da pequena pesca, do porto da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, ficou agora concluída, anuncia a Docapesca, que investiu 23,5 mil euros na intervenção.

MADEIRA

Peixe-espada descarregado no primeiro ano da pandemia supera capturas registadas em 2019

O peixe-espada descarregado nas lotas da Região Autónoma da Madeira em 2020, em plena pandemia, correspondeu a 45% de todas as espécies capturadas e a 7,4 milhões de euros do total de volume de vendas, que rondou os 14 milhões de euros.

Renovação do licenciamento da pesca profissional para 2022 já começou

A renovação automática do licenciamento da pesca profissional para 2022 já começou, abrangendo as embarcações, armadores e pescadores apeados ou apanhadores, anuncia a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

“Informa-se que foi dado início ao processo de renovação automática do licenciamento da pesca profissional para o ano de 2022 no que respeita a embarcações/armadores e pescadores apeados/apanhadores de animais marinhos”, lê-se numa nota divulgada no ‘site’ da DGRM.

Docapesca lança concurso para empreitada no porto de pesca da Baleeira

A Docapesca lançou um concurso para a instalação das novas redes de água e eletricidade e apetrechamento da ponte-cais sul do porto de pesca da Baleeira, empreitada que traduz um investimento de 431 mil euros.
A ponte-cais será apetrechada com cabeços de amarração, argolas, escadas, módulos multiusos e iluminação LED.
Esta intervenção decorre no contexto da modernização daquela infraestrutura, construída há cerca de 40 anos, e que será agora integralmente reabilitada, através da substituição do tabuleiro, representando um investimento adicional de 982 mil euros.

Docapesca investe 908 mil euros nos portos de pesca de Esposende e Vila do Conde

A Docapesca vai investir 908 mil euros na substituição do quebra-mar destacado do porto de pesca de Esposende e na reabilitação e ampliação do cais de descarga de pescado de Vila do Conde.
Em comunicado, a DOCAPESCA informa que os dois concursos para a realização das empreitadas nos portos de Vila do Conde, no distrito do Porto, e de Esposende, no distrito de Braga, já foram lançados.

Lota do Porto Santo alvo de «intervenção de fundo»

As instalações da lota do Porto Santo estão a ser alvo de uma “intervenção de fundo” para corrigir problemas relacionados com a corrosão e os anos de utilização. Os trabalhos em curso desenrolam-se em diferentes áreas do edifício, refere comunicado do Executivo da Região Autónoma da Madeira.

COM ÁUDIO

Pescadores nunca viram tantos golfinhos, orcas, baleias e atuns de 200 quilos na nossa costa

Avistamentos são cada vez mais comuns. "Há noites em que encontramos muita sardinha e no dia seguinte o mar já tem pouca, algo que explicamos pela existência dos tais grandes predadores."

Quota do areeiro atinge 80% e captura passa a ter interdições esta 2.ª feira

A utilização da quota do areeiro atingiu os 80%, ficando as capturas interditas em diversas zonas e as descargas restringidas a 5% do total de cada embarcação a partir desta segunda-feira, anuncia a DGRM.

Novos limites sobre captura de sardinha com arte de cerco já entraram em vigor

Através de Despacho do Diretor-geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), foram divulgadas as novas medidas relativas às quantidades de sardinha que podem ser capturadas a partir de das 00:00 horas do dia 2 de agosto.

DGRM reabre pesca da Raia Curva e do Imperador este domingo, 1 de Agosto

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que está terminado o período de defeso da Raia Curva (RJU/9-C), sendo reaberta a pesca a esta unidade populacional, nos termos previstos na Portaria n.º 4/2019, de 3 de janeiro, a partir das 00:00 horas do dia 1 de agosto de 2021.

Cooperativas ArtesanalPesca e Bivalmar lideram ranking nacional do sector da pesca

A APSS congratula-se com a liderança da Lista das 100 Maiores Cooperativas Portuguesas – 2019, Ramo Pesca, pela cooperativa ArtesanalPesca - Organização de Produtores de Pesca, CRL, instalada no Porto de Sesimbra, seguida da cooperativa Bivalmar – Organização de Produtores, CRL, no Porto de Setúbal.

Governo Regional dos Açores mantém suspensão de taxas cobradas pela Lotaçor

O Governo Regional dos Açores informa que, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, decidiu prolongar por mais 30 dias a suspensão das taxas cobradas pela Lotaçor — Serviço de Lotas dos Açores.

De acordo com a portaria, mantêm-se suspensas as taxas de lota, de fornecimento de gelo, conservação e congelação, “quando o pescado tenha origem em capturas no mar dos Açores”.

Docapesca investe 1,2 milhões de euros no porto de pesca de Sines

A empresa Docapesca - Portos e Lotas, promoveu, dia 16 de julho, a sessão de assinatura do contrato da empreitada de construção do edifício de apoio à trasfega de pescado do porto de pesca de Sines, um investimento avaliado em cerca de 1,2 milhões de euros.
A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, do presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, e do presidente da administração da Docapesca, Sérgio Faias.

DGRM e IMR lançam questionário centrado na actividade de Pesca Lúdica

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) está a realizar um estudo da actividade de Pesca Lúdica, com colaboração do IMR (Instituto de Marketing e Research).

No âmbito deste estudo que visa melhorar o conhecimento da actividade de Pesca Lúdica praticada em Portugal Continental, e a caracterização dos pescadores recreativos, para melhor proteger os recursos e melhorar as condições de prática desta importante actividade de lazer, as entidades lançaram um questionário para obterem uma melhor percepção.

Podem pescar mais 250 toneladas

Açores e Madeira com reforço de 8% da quota do atum patudo

As Regiões Autónomas dos Açores e Madeira conseguiram, junto do Governo da República, um aumento da quota do atum patudo em mais 8%, o que equivale a 250 toneladas.

Segundo uma nota de imprensa do Executivo açoriano, “este aumento resultou das diligências feitas junto da Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos [DGRM], no sentido de ser cedida mais quota às Regiões Ultraperiféricas dada a disponibilidade da quota desta espécie que o continente ainda dispõe”.

Total: 784