Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

NAUFRÁGIO FAZ 109 ANOS ESTA QUARTA-FEIRA

A tragédia do Titanic alguma vez passa pela cabeça de um passageiro num cruzeiro?

Será que a tragédia do Titanic alguma vez passa pela cabeça de um passageiro num cruzeiro? A "Notícias Magazine" viajou de porto em porto pelo Mediterrâneo e confirmou: não! A única coisa na mente de milhares de pessoas num hotel flutuante é mesmo o descanso. E as actividades a bordo, claro. Quanto ao Costa Concordia, essa é uma memória mais presente, mas que quem pagou umas férias no mar nem quer recordar.

Recuperamos, nesta newsletter temática, alguns dos artigos publicados no portal da APP aquando do centenário do terrível naufrágio.

Segundo abastecimento de GNL no Porto de Viana do Castelo

A APDL assegurou domingo, dia 11 de abril, no porto de Viana do Castelo, o segundo abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) a um navio do armador Baleària Eurolíneas Marítimas.

Trata-se do ferry "Martín i Soler", de 165 metros e com capacidade para transportar 1200 passageiros e cerca de 560 veículos, o qual se encontra desde inícios de novembro de 2020 nos estaleiros navais da West Sea, em Viana do Castelo, para reconversão e modernização.

Pandemia acelerou utilização do Balcão Eletrónico do Mar, com mais de 100 mil certificados emitidos

O recurso a este tipo de certificados eletrónicos tem subido em flecha desde que o serviço está disponível, com a emissão de 5.171 certificados no primeiro ano, 2018; 36.473 acumulados em 2019 e 88.538 em 2020, de acordo com o dados fornecidos pela DGRM. 

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Raúl Magalhães, Presidente da APLOG

O Espaço da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou Raúl Magalhães, Presidente da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) para uma conversa sobre o papel da associação e o peso da logística na economia nacional.

Nesta entrevista, que será dividida em duas partes, o responsável aborda ainda os impactos positivos e negativos da pandemia de covid-19 no sector e fala dos desafios futuros, como a automação na área da logística.

A costa entre Vieira de Leiria e Ovar é o novo destino da campanha hidro-oceanográfica de navio da Marinha

O navio da Marinha NRP Almirante Gago Coutinho inicia agora uma nova etapa da missão hidro-oceanográfica em curso, ao largo da costa entre Vieira de Leiria e Ovar, na qual para além da recolha de amostras de sedimentos superficiais do fundo do mar, será também efetuada a colheita de amostras para análise de microplásticos à superfície da água.

ABAE assinala o Dia da Terra

A Associação Bandeira Azul da Europa juntou-se, novamente, à Fundação Oceano Azul para celebrar o Dia da Terra, a 22 de abril, este ano com o mote “O Oceano é a Nossa Terra”.

Esta iniciativa, que decorre entre os dias 17 e 25 de abril, pretende partilhar as várias atividades, das cerca de 50 diferentes organizações nacionais que se dedicam à proteção e à conservação do planeta, do ambiente e do oceano, em particular.

Funchal com dois navios de cruzeiro esta semana

Quinta e sexta-feira serão dias das embarcações da ‘Mystic Invest’, do empresário português Mário Ferreira, fazerem escala na Pontinha. O movimento de cruzeiros começa já a reposicionar-se no mercado, com a Madeira na rota.

Guia para ficar a saber como está o mundo dos cruzeiros

Depois da tempestade, vem a bonança. Em abril já há oito navios a navegar com passageiros e para o verão algumas viagens a partir de Lisboa já estão esgotadas. Este guia mostra-lhe o calendário dos cruzeiros confirmados para 2021, as frotas atuais das companhias de cruzeiro e os navios novinhos em folha prontos para receber passageiros.

Medway anuncia a sua integração na coligação Rail Freight Forward

A Medway revela que passou a integrar a coligação de empresas ferroviárias de mercadorias europeias, Rail Freight Forward, com a finalidade de fomentar a competitividade do sector, através do desenvolvimento tecnológico, com base em objectivos comuns.

A integração da empresa na Rail Freight Forward foi levada a cabo «com a ambição de, em conjunto com empresas internacionais do sector, reduzir os efeitos negativos do transporte de mercadorias e promover uma economia mais sustentável», afirma Bruno Silva, Director-Geral da Medway.

Cientistas já sabem o que são as misteriosas «bolhas» encontradas na Noruega

Há vários anos, uma equipa de mergulhadores que explorava a costa oeste da Noruega encontrou um misterioso corpo esférico gelatinoso, com mais de um metro de largura. Na verdade, desde 1985 já foram registados quase cem avistamentos destas bolhas estranhas, não só nos mares deste país mas também no Mediterrâneo.

Agora, conta o site Live Science, graças a uma análise de ADN, cientistas conseguiram finalmente perceber o que são estas bolas translúcidas: bolsas de ovos de uma lula comum chamada Illex coindetii.

Reabertura do Terminal de Cruzeiros para Visitas Guiadas

A partir deste domingo, dia 11 de abril, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões está de novo aberto ao público para visitas guiadas, todos os domingos da parte da manhã.

A Portaria do Molhe Sul de acesso ao edifício está aberta entre as 09h30 e as 12h00, tendo as visitas início às 10h15, 11h15 e 12h15. De modo a cumprir todas as normas de higiene e segurança, os grupos estarão limitados a 15 participantes por visita.

Concluída obra de Reabilitação da Via-Férrea no Terrapleno da Doca 2 Sul do Porto de Leixões

No dia 29 de Março foi concluída a obra de Reabilitação da Via-Férrea no Terrapleno da Doca 2 Sul do Porto de Leixões, promovida pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Este investimento, fixado em cerca de 242 mil euros, tem como principal objectivo permitir o transporte de matéria prima (sucata) e produto acabado (ferro/aço) entre o Porto de Leixões e a SN Maia – Siderurgia Nacional, S.A., por ferrovia. Por ano são movimentados, entre produto acabado e matéria prima, mais de um milhão de toneladas entre a SN Maia e o Porto de Leixões, pelo que esta infra-estrutura irá desempenhar um papel importante na diminuição da pegada ambiental, ao permitir reduzir o tráfego rodoviário associado a este fluxo de mercadoria.

AÇORES

Pescas, mar e aquicultura com 42 milhões de euros no Orçamento para 2021

O Plano Regional Anual da Secretaria Regional do Mar e das Pescas dos Açores para 2021 contempla, no Programa Pescas, Aquicultura e Assuntos do Mar, 42 milhões de euros, dos quais 20,9 são provenientes de fundos regionais e 21,1 milhões de fundos comunitários.

ENIDH assinou protocolo de colaboração com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

«O protocolo visa potenciar a cooperação entre as duas instituições, estando previsto por parte da ENIDH a realização de acções de formação para pessoal do IPMA. Em contrapartida, o IPMA irá oferecer vagas para praticantes no navio oceanográfico Mário Ruivo», explica a ENIDH.. «Deve notar-se que actualmente já estão a estagiar no navio alguns diplomados da Escola», assinalou ainda a escola náutica na mesma comunicação. Recorde-se que a ENIDH tem firmado várias parcerias recentemente.

Monstro Marinho no Oceanário com ajuda da Rede Eco-Escolas

Cerca de 300 mil garrafas, recolhidas em 360 lojas Pingo Doce e através da rede Eco-Escolas, ganharam nova vida sob a forma de monstro marinho. Quem passar pelo lago do Oceanário de Lisboa, na zona do Parque das Nações, irá cruzar-se com uma instalação de grandes dimensões, construída a partir de mais de 12 toneladas de plástico descartável.

O projecto foi desenvolvido pelo colectivo Skeleton Sea, em conjunto com o movimento Purify, e tem como objectivo sensibilizar para a necessidade preservar o oceano e as espécies que nele habitam. Visa também alertar para o problema do lixo marinho e para os riscos que o plástico de utilização única representa.

Mais 750 metros de ferrovia para servir o Porto de Aveiro

“Os próximos meses geram ainda incerteza face ao contexto da pandemia global, mas estamos optimistas que vamos conseguir, para cumprir o desígnio de desenvolvimento e crescimento com todos os parceiros e atores da comunidade portuária”.

Palavras de esperança deixadas por Fátima Alves, presidente do Porto de Aveiro, a pretexto do arranque do programa comemorativo do 213ª aniversário do porto, que é assinalado a 3 de abril, data atribuída à abertura da barra.

Pesca lúdica apeada, embarcada e submarina já reabriu

A pesca lúdica, nas modalidades apeada, embarcada e submarina, reabriu no dia 5 de Abril, segundo uma nota divulgada pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

Volta a ser permitida a pesca lúdica nas modalidades apeada, embarcada e submarina, uma vez que esta atividade pode ser equiparada a atividade desportiva de baixo risco, devendo sempre ser seguidas as orientações específicas da Direção-Geral da Saúde (DGS)”, lê-se na nota da DGRM.

Academia Marítima de Antuérpia simulou e explicou encalhamento do «Ever Given» no Suez

A Academia Marítima de Antuérpia realizou um evento único destinado especialmente à comunicação social belga (jornais e estações de televisão), de modo a simular, retratar e analisar o encalhamento do navio ‘Ever Given’ no Canal no Suez.

Recorrendo a vários simuladores de embarcações, a equipa da Academia Marítima de Antuérpia mostrou, passo a passo, de que forma o porta-contentores do armador Evergreen encalhou na passagem marítima egípcia (uma das vias mais cruciais do transporte marítimo de mercadorias). Entre os presentes esteve o especialista Theo Notteboom, professor de Economia Marítima e fundador da entidade PortEconomics.

Yilport alcançou movimentação global de 5,9 milhões de TEU durante 2020

A última edição da ‘Connection Magazine‘ deu conta dos resultados de movimentação de carga da Yilport em 2020: a operadora, que integra o Grupo Yildirim, movimentou, na soma de todos os seus terminais, 5,9 milhões de TEU no que toca ao seu negócio central, a carga contentorizada. A holding alcançou 10 milhões de toneladas de Carga Geral, 3,6 milhões de metros cúbicos de carga líquida e 228.577 de CEU no segmento ro-ro.

PRAZO TERMINA A 31 DE AGOSTO DE 2021

Ílhavo abre inscrições para o 6.º Concurso de Modelismo Náutico

A Câmara Municipal de Ílhavo informa que o Concurso de Modelismo Náutico tem candidaturas abertas até 31 de Agosto de 2021, com entrega dos trabalhos entre 1 a 5 de Novembro de 2022. A sexta edição do concurso bienal tem como tema “Navios Bacalhoeiros de Arrasto de Poupa”.

Promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, através do Museu Marítimo de Ílhavo, este prémio tem um valor monetário de 3.500 euros, passando a obra galardoada a constituir propriedade da Câmara Municipal de Ílhavo e integrada no espólio do Museu Marítimo. O vencedor será anunciado a 19 de Novembro de 2022.