Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

INÍCIO DA EMPREITADA DO PORTO SECO DA GUARDA

  Iniciaram-se esta semana os trabalhos para a implementação do Porto Seco da Guarda, a primeira infraestrutura deste género em Portugal.
A obra, promovida pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., tem um prazo de 9 meses para a sua conclusão e foi adjudicada pelo valor de 3.768.552,82 €.

Os trabalhos envolvem o prolongamento das vias-férreas existentes, a execução de um parque para depósito e movimentação de mercadorias com cerca de 30.000 m2, dois edifícios de apoio às operações e todo um conjunto de infraestruturas associadas, tais como controlos de acessos e videovigilância.

Os Açores querem proteger um «paraíso» no oceano enquanto ainda há peixe

 A pesca com braços esticados, a pesca com olho na linha costeira e tacto no mar: uns minutos na embarcação de Leonardo Rebelo e um jogo tridimensional apresenta-se, mesmo se o pescador está apenas a fazer uma demonstração para jornalistas, mesmo se a linha não tem o isco que usa normalmente na sua arte.

Mas há cerca de 20 anos que o pescador vai para o mar fazer pesca tradicional, desde a sua adolescência, e a profissão está viva no seu corpo. Ela revela-se com os seus saberes e as suas técnicas, como usar o comprimento dos braços para medir o tamanho da linha, ou definir pontos ao longo da costa para saber situar a sua embarcação, no meio do mar dos Açores.

FORMULA 1 E CRUISE DIVISION DO MSC GROUP PROLONGAM A PARCERIA GLOBAL ATÉ 2030

  A Formula 1 e a Cruise Division do MSC Group, composta pela MSC Cruzeiros e pela Explora Journeys, anunciaram uma extensão da sua parceria de vários anos que a verá continuar como “Global Partner” do desporto até 2030.
O anúncio marca a renovação antecipada da parceria, iniciada em 2022, com a Formula 1® e a Cruise Division do MSC Group desfrutando de um relacionamento de sucesso baseado na paixão partillhada por inovação, excelência, viagens e entretenimento.

Estudo liderado por Catarina Frazão Santos traça novo rumo para a protecção dos oceanos

 Um artigo recentemente publicado na revista npj Ocean Sustainability, do grupo Nature, propõe uma nova abordagem para a gestão e conservação dos oceanos face às crescentes ameaças ambientais e climáticas. O trabalho é liderado pela investigadora do MARE Catarina Frazão Santos.

A investigação aponta caminhos inovadores para articular dois instrumentos-chave na gestão marinha: o ordenamento do espaço marinho (OEM) e o planeamento de áreas marinhas protegidas (AMP). Ao explorar como estas abordagens podem ser complementares, o estudo lança as bases para uma ação mais eficaz em defesa da sustentabilidade oceânica.

MARE-ULisboa, MAREFOZ e MARE-UÉvora

O MARE VAI À PRAIA

 Com os investigadores do MARE, os alunos visitarão uma praia rochosa e a sua zona de maré e poderão verificar in situ a biodiversidade proporcionada por estas áreas. Ficarão ainda a conhecer a relação que os organismos estabelecem com o seu habitat e as adaptações anatómicas e comportamentais que desenvolvem em relação ao meio e às condições a que estão sujeitos.

Navio Ocean Victory passa o Verão na Pontinha

  É uma estreia absoluta na Madeira. O navio de cruzeiro Ocean Victory chegou ao Funchal para uma escala de quase três meses.

O navio expedicionário de luxo, da classe polar tem previsto permanecer na Madeira até ao início do mês de Outubro, data em que se reposicionará para a época de cruzeiros na antártica. Sem passageiros, apenas 28 tripulantes, o Ocean Victory entrou no Porto do Funchal pelas 9 horas, proveniente de Gibraltar. O comandante é o romeno Simion Costin.

Scarlet Lady, da Virgin Voyages, a 22 e 23 de Julho em Lisboa e Leixões

  Lisboa e Leixões preparam-se para receber o «Scarlet Lady», da Virgin Voyages, nos dia 22 e 23 de julho, respectivamente.
Oportunidade para uma escapadinha de Verão com tudo incluído, só para adultos. O navio parte de Lisboa e vai escalar no Porto de Leixões, no dia seguinte, e Corunha, na Galiza, antes de chegar a Portsmouth, Inglaterra, depois de um dia inteiro de navegação.

Projeto Emc2 - Livro de Actividades - Explorar Matos de Camarinha da Costa

O projeto Emc2 “Explorar Matos de Camarinha da Costa” promove actividades de aprendizagem na natureza sobre a riqueza da flora costeira.

As actividades “Visita de Estudo” e “Botânica e Arte” centradas na camarinha - Corema album (L.) D. Don – realçam o valor das plantas endémicas. Este livro disponibiliza várias fichas para futuro uso por qualquer organização e/ou escola interessada.

Porto de Lisboa celebra parceria com a Galp para a instalação de unidade de produção fotovoltaica

APL reforça aposta na descarbonização da actividade portuária

  A Administração do Porto de Lisboa (APL) vai avançar com a colocação, em fase experimental, de uma unidade de produção fotovoltaica inovadora na cobertura do edifício Infante D. Henrique, junto à Gare Marítima de Alcântara, no âmbito de uma parceria com a Galp. Esta iniciativa integra painéis solares flexíveis, desenvolvidos em colaboração com empresas da rede de inovação da Galp, nomeadamente a portuguesa Luxoenergy, a alemã Sunoyster e a chinesa Sunman, adaptando-se a superfícies curvas ou metálicas, onde os painéis tradicionais têm dificuldade em ser instalados.

Prevê se uma produção anual de cerca de 72,5 MWh (Megawatt hora), evitando a emissão de aproximadamente três toneladas de dióxido de carbono, comparando com a energia da rede elétrica convencional. Uma ação que se enquadra na estratégia global do Porto de Lisboa para descarbonização da actividade portuária.

APOL elege nova Direcção para o triénio 2025-2027 e reforça compromisso com o sector

  A Associação Portuguesa de Operadores Logísticos (APOL) anunciou a eleição dos seus novos órgãos sociais para o triénio 2025-2027, num contexto marcado pela crescente importância estratégica da logística em Portugal.

Vítor Figueiredo, da Logifrio – Grupo Zolve, mantém-se na presidência da Direcção, assegurando continuidade e estabilidade no projeto associativo. A nova composição dos órgãos sociais reflete a vitalidade da associação, com a entrada de Luís Freitas, da Luís Simões, para a Direção, e de Luís Pedro, da Torrestir, na Mesa da Assembleia Geral.

Sugestão de leitura

A Eloquência da Sardinha, de Bill François

  Nesta obra única e muito eloquente, o autor francês Bill François convida-nos a uma viagem pelos mistérios do mundo submarino, transportando-nos com simplicidade e humor ao encontro das baleias que fazem música ou ao bacalhau que descobriu a América. Revela-nos a sabedoria da sardinha, a destreza do atum-rabilho e faz-nos ouvir o canto das vieiras.

Um livro que ressignifica a forma como pensamos quem vive dentro de água sob a forma de manifesto em defesa dos oceanos.
Saibamos, pois, escutar para seguir em frente.

Ciência Viva no Laboratório 2025 | EM SETÚBAL, A 14 E 25 DE JULHO

Sustentabilidade e Pesca Artesanal - Navegando com a arte xávega na Costa da Caparica

 Este estágio de verão oferece-te a oportunidade de mergulhar no mundo da investigação da literacia oceânica, participando activamente numa investigação sobre a pesca artesanal. Esta investigação está a ser desenvolvida numa das artes de pesca local - a arte xávega, hoje reconhecida como património cultural imaterial de Portugal.

ATÉ 19 DE OUTUBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição «Azul em Festa»

 No Museu Marítimo de Ílhavo encontra-se patente a exposição "Azul em Festa", com a curadoria da Fátima Marques Pereira. Esta exposição homonageia o olhar, o gesto e a presença das mulheres no território simbólico e real do mar.

Assinalando os 50 anos do Dia Internacional da Mulher, instituído pela ONU em 1975, a exposição reúne obras de artistas mulheres que exploram o mar enquanto espaço vivido, imaginado e transformado, um lugar onde se entrelaçam o íntimo e o coletivo, o corpo e a paisagem, a história e o presente.

Faro adere à coligação para a resiliência costeira da ascensão dos oceanos

A Câmara Municipal de Faro deliberou recentemente aprovar a ratificação da carta de adesão à Coligação para a Resiliência Costeira da Ascensão dos Oceanos. Esta decisão formaliza a integração do município nesta importante iniciativa internacional, alinhada com os seus esforços contínuos na mitigação dos impactos nas zonas costeiras.

A adesão do Município de Faro à Coligação representa um compromisso voluntário em implementar acções alinhadas com os objetivos desta aliança. Faro, cujo território costeiro está exposto a diversas ameaças climáticas, tem vindo a desenvolver ações no domínio da adaptação e resiliência, nomeadamente através de projetos baseados na natureza e cooperação com entidades científicas e internacionais.
 

 

Blue Compass: nova edição

 Está disponível a 5.ª edição do Blue Compass, nesta que é uma versão revista, aumentada, melhorada e, agora, também interactiva.

Com base nos dados disponíveis no Hub Azul Dealroom, plataforma reconhecida pela Comissão Europeia como uma fonte de dados-chave no Blue Economy Report 2024, este relatório fornece uma análise abrangente das tendências de investimento de capital de risco (VC) na Economia Azul durante 2023-24, e especificamente no quarto trimestre de 2024.
A sua leitura permite obter insights sobre o desempenho dos múltiplos setores, tecnologias emergentes e mudanças nas prioridades dos investidores.

Férias Divertidas em Ìlhavo | Dos 6 aos 14 anos

Programa «Safra» - De 30 de Junho a 1 de Agosto

  O Programa Municipal Férias Divertidas consiste, desde a sua conceção, na realização de atividades de caráter desportivo, lúdico e educativo. Baseia-se na criação de vários programas adaptados a cada faixa etária, compostos por diferentes atividades com temáticas diferentes.

As Férias Divertidas conquistaram uma significativa relevância pela tipologia de apoio às famílias, sendo uma das atividades centrais da política da Câmara Municipal de Ílhavo para a área da Juventude, fundamental para o estímulo à aquisição de novas aprendizagens e descobertas, promovendo o conhecimento e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, assim como hábitos e práticas de vida saudável.

Este programa destina-se a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos de idade.

MARE-ULisboa e MARE-UÉvora

BIÓLOGO POR UM DIA

  Nesta sessão é dado a conhecer o trabalho desenvolvido pelos biólogos e como este contribui para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade. Os alunos irão aprender a identificar diferentes espécies de peixe da nossa costa, distinguindo as suas características externas e diferentes adaptações ao habitat, irão ainda assistir à dissecção de um exemplar, podendo assim observar a sua anatomia interna. No final, todos irão entender que o consumo sustentável de pescado contribui para um oceano mais saudável.

MSC CRUZEIROS ASSINA ENCOMENDAS DE DOIS NOVOS NAVIOS DA CLASSE «WORLD» A SEREM CONSTRUÍDOS EM FRANÇA PELOS CHANTIERS DE L’ATLANTIQUE

  A MSC Cruzeiros assinou recentemente duas novas encomendas para os seus navios da Classe “World”. A encomenda com o construtor naval Chantiers de l’Atlantique fará com que o número total de navios da Classe “World” na frota da MSC Cruzeiros aumente para seis. Os dois novos navios encomendados- atualmente denominados “World Class 5 e 6”- serão entregues em 2029 e 2030, respetivamente, e demonstram o compromisso contínuo da Companhia com França e com a construção naval europeia.

Parque de energia de ondas em Esposende pode diminuir erosão costeira

  Investigadores concluíram que um parque de energia de ondas em Esposende, Braga, podia proteger a costa da erosão, devido à diminuição da agitação marítima, e sugerem a replicação da análise noutros pontos do país.

O estudo do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) permitiu “transformar um problema – a erosão costeira ao largo de Esposende – numa oportunidade multifuncional de produção de energia marinha renovável e de proteção costeira, que pode não só servir a população local, mas providenciar um ponto de partida para outros trabalhos ao largo da costa Portuguesa”.

Em comunicado, o CIIMAR assinala que, “ao incorporar a energia das ondas, Portugal poderia tornar-se virtualmente autossuficiente ou mesmo exportador de eletricidade, marcos fundamentais para as estratégias nacionais e europeias de transição energética ‘verde’ e de autonomia”.

Dessalinização | actividade emergente da economia azul | oportunidades e desafios

 A dessalinização é actualmente considerada uma atividade emergente da economia azul, em paralelo com a biotecnologia azul e as energias renováveis oceânicas. A possibilidade de produzir água doce a partir de água do mar, água salobra ou águas residuais – processo conhecido como dessalinização – constitui uma das possíveis acções para enfrentar o desafio da escassez de água e da (in)segurança hídrica.