Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APDL concessiona Parque Empresarial da Praia Norte ao município de Viana por mais 25 anos

Esta terça-feira, 25 de junho, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) assinou com o município de Viana do Castelo um aditamento ao atual contrato do Parque Empresarial da Praia Norte, ampliando por mais 25 anos a concessão. O objetivo é permitir a rentabilização dos investimentos já efetuados pelas empresas instaladas no Parque Empresarial da Praia Norte e a viabilização de outros.

A iniciativa decorreu na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Porto de Aveiro vai receber carregamentos de eucaliptos do Brasil

O Porto de Aveiro vai receber dois carregamentos experimentais de 27 mil toneladas de eucaliptos vindos do porto de Ilhéus, no Brasil, um previsto para partir a 4 de Julho e o outro a 26 de Agosto. Segundo Regilmar Costa, director operacional da operadora logística brasileira Intermarítima Portos e Logística, o primeiro carregamento começou a chegar no dia 3 de Maio e terá de estar concluído até dia 30 de Junho.

TCGL movimenta os maiores componentes eólicos de sempre no Porto de Leixões

Depois de dois meses de recepção em cais, terminou, este mês de Junho, o embarque dos maiores componentes eólicos alguma vez movimentados no Porto de Leixões – o anúncio foi feito pelo TCGL (Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões).

25 de Junho - Dia do Marítimo

Comemora-se esta terça-feira, 25 de junho, o Dia do Marítimo (marinheiro inclui Naútica). Este ano as comemorações, a nível nacional e internacional, centram-se na importância das oportunidades relativas à igualdade de género, nomeadamente na progressão na carreira marítima das mulheres, destacando o contributo destas para o desenvolvimento do sector marítimo em toda a sua amplitude.

A DGRM deixa o seu reconhecimento a todos os marítimos e marítimas portugueses, convidando todos a juntarem-se às comemorações através da partilha de uma imagem com a hastag #IAmOnBoard nas redes sociais!

VEJA ÁLBUM COM 90 FOTOS NO FLICKR

Hippotrip no Dia do Porto de Sines #1

A edição de 2019 das comemorações do Dia do Porto de Sines, que se celebra anualmente a 19 de Junho, reuniu mais de 700 pessoas nas diversas actividades promovidas pela APS em conjunto com várias empresas da comunidade portuária.
Cerca de 150 participantes participaram na visita aos terminais portuários por terra e por mar a bordo de um veículo anfíbio. O “Hippotrip” fez a delícia de miúdos e graúdos que tiveram a oportunidade de realizar uma visita diferente ao Porto de Sines e ficar a conhecer um pouco sobre o funcionamento do maior porto do país em carga movimentada.

Centro de Documentação dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra inaugurado no Barreiro

As ministras do Mar e da Cultura inauguraram esta segunda-feira, 24 de Junho, no Barreiro, o novo Centro de Documentação dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, um investimento de 300 mil euros, que reúne um acervo documental desde os Descobrimentos à actualidade.

Lançado concurso para dragagem de manutenção do Porto de Lagos

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos publicou, em Diário da República, o aviso de abertura de concurso para adjudicação da empreitada de dragagem de manutenção do Porto de Lagos. Aquela entidade pretende gastar o valor máximo de 335.075 euros à empresa que vença o concurso e que, dessa forma, assuma o compromisso de proceder à dragagem de sedimentos, transporte e sua imersão, no Porto de Lagos.

Álbum com 47 fotos no FLICKR

IV Corrida do Porto de Sines #4

Veja um álbum com 47 registos fotográficos da quarta edição da “Corrida Porto de Sines”, na qual participaram mais de 360 atletas.
A correr 10km ou a caminhar 5km, percorreram zonas portuárias e o centro histórico da terra de Vasco da Gama. Fábio Silva, do G.D.R. São Francisco da Serra, foi o vencedor no setor masculino e Solange Guerreiro, do N. D. C. Odemira, foi a primeira classificada feminina. O Juventude Atlético Clube arrecadou o primeiro lugar na classificação por equipas.
 

Autarca de Viana do Castelo pede prioridade para Corredor Atlântico

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo solicitou à Comissão Europeia que dê prioridade à criação do Corredor Atlântico. O pedido de José Maria Costa foi feito no âmbito do fórum ‘Motorways of the Sea Forum: future maritime policy, MoS pillars and financing opportunities’, que decorreu em Bruxelas (na Bélgica). O encontro teve como finalidade discutir as auto-estradas do mar, a futura política marítima e as oportunidades de financiamento.

«Safmarine Nuba»: média de 61 movimentos por hora em destaque no Porto de Leixões

O Terminal de Contentores do Porto de Leixões, e, por arrasto, o porto nortenho, voltam à ribalta, agora devido à elevada produtividade envolvida na operação de cargas e descarga do navio ‘Safmarine Nuba’.

Álbum com 57 fotos no FLICKR

IV Corrida do Porto de Sines #3

Veja um álbum com 57 registos fotográficos da quarta edição da “Corrida Porto de Sines”, na qual participaram mais de 360 atletas.
A correr 10km ou a caminhar 5km, percorreram zonas portuárias e o centro histórico da terra de Vasco da Gama. Fábio Silva, do G.D.R. São Francisco da Serra, foi o vencedor no setor masculino e Solange Guerreiro, do N. D. C. Odemira, foi a primeira classificada feminina. O Juventude Atlético Clube arrecadou o primeiro lugar na classificação por equipas.

FIGUEIRA DA FOZ

Taça Lugrade 2019 - Campeonato Regional Norte de ANC

Decorreu nos dias 15 e 16 a Taça Lugrade 2019 - Campeonato Regional Norte de ANC e 9.º Troféu de Vela de Cruzeiro do Clube do Mar de Coimbra. A prova decorreu na Baía Oceânica da Figueira da Foz e contou com a presença de 14 embarcações e cerca de 60 velejadores, em representação de oito clubes da zona Norte.

«MARIA» e Porto de Aveiro vão colaborar na protecção e defesa do território lagunar

O Porto de Aveiro tem uma grande sensibilidade para alguns dos problemas que emergem em zonas interiores da laguna (da Ria) e está disponível para trabalhar na qualificação de espaços que não têm actividade económica e que são, por isso, zonas de fruição pública.

A garantia foi dada pela Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, Fátima Alves, durante uma reunião solicitada pelo MARIA para apresentação de cumprimentos e para esclarecimento dos princípios fundadores do Movimento.

Álbum com 64 fotos no FLICKR

IV Corrida do Porto de Sines #2

Veja um álbum com 64 registos fotográficos da quarta edição da “Corrida Porto de Sines”, na qual participaram mais de 360 atletas.
A correr 10km ou a caminhar 5km, percorreram zonas portuárias e o centro histórico da terra de Vasco da Gama. Fábio Silva, do G.D.R. São Francisco da Serra, foi o vencedor no setor masculino e Solange Guerreiro, do N. D. C. Odemira, foi a primeira classificada feminina. O Juventude Atlético Clube arrecadou o primeiro lugar na classificação por equipas.
 

SARDINHAS

Loucos por elas

Está gorda ou magra, congelada ou fresca, é da espanhola ou da portuguesa, há muita ou pouca? A sardinha provoca muitas dúvidas, polémicas e, sobretudo, muito apetite. Depois de meses de jejum, o "EXPRESSO" falou com pescadores, conserveiros, cientistas e cozinheiros e diz-nos tudo sobre o peixe mais desejado.

Ministra do Mar recupera o Titan de Leixões

No quadro dos projetos anunciados por Ana Paula Vitorino, o emblemático Titan de Leixões, que desempenhou um papel principal na génese do porto, vai ser reconstruído tendo sido lançado o concurso internacional para a sua concretização.
Os portos marítimos, a par dos faróis, fazem parte do imaginário coletivo português e a ministra do Mar vem-se empenhando em que a história da construção e evolução das estruturas portuárias, bem como a daqueles que a têm protagonizado, seja mais conhecida e integre a literacia do mar português.

Dia do Porto de Sines reuniu mais de 700 participantes

A edição de 2019 das comemorações do Dia do Porto de Sines, que se celebra anualmente a 19 de junho, reuniu mais de 700 pessoas nas diversas atividades promovidas pela APS em conjunto com várias empresas da comunidade portuária. Este dia tem o objetivo de abrir o porto e a sua componente operacional à sociedade envolvente, com particular incidência sobre as escolas, aproximando o porto e as empresas da comunidade.

Álbum com 67 fotos no FLICKR

IV Corrida do Porto de Sines #1

Veja um álbum com 67 registos fotográficos da quarta edição da “Corrida Porto de Sines”, na qual participaram mais de 360 atletas.
A correr 10km ou a caminhar 5km, percorreram zonas portuárias e o centro histórico da terra de Vasco da Gama. Fábio Silva, do G.D.R. São Francisco da Serra, foi o vencedor no setor masculino e Solange Guerreiro, do N. D. C. Odemira, foi a primeira classificada feminina. O Juventude Atlético Clube arrecadou o primeiro lugar na classificação por equipas.
 

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Fórum Oceano em destaque

Nesta edição do espaço da CPA destacamos a Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, que tem por finalidade promover o desenvolvimento da economia do Mar. Conta com mais de 100 associados, ligados a diversos sectores de actividade da economia do Mar.

Rui Azevedo, Secretário Geral, aceitou fazer uma apresentação da Fórum Oceano e das actividades que desenvolve, assim como de projectos envolvendo a região de Aveiro.

VEJA ÁLBUM COM 62 FOTOS NO FLICKR

Governo estuda solução «bypass» para repor areais a sul do rio Mondego

O Governo está a estudar a possibilidade de a reposição de areia na zona costeira da Figueira da Foz a sul do rio Mondego ser feita através de um sistema de bombagem permanente, revelou dia 15 o Ministro do Ambiente.
Conhecida como "bypass", esta é "uma solução mecânica que nunca foi tentada em Portugal e tem, naturalmente, de ser bem avaliada" antes de se avançar para a sua eventual aplicação, garantiu João Pedro Matos Fernandes, no final de uma visita aos trabalhos de reforço dunar na praia da Cova Gala.