Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Regaseificação e reexportação de GNL em Sines

«Estamos a ser pioneiros», afirma Ana Paula Vitorino

«Mostrámos que, a nível dos Estados-membros da União Europeia, estamos a ser pioneiros nessa matéria, porque, para além da capacidade que já existe em Sines para regaseificação, para liquefacção e para a reexportação, temos a capacidade de aumentar as potencialidades criando capacidade para fornecer navios que utilizam o GNL para locomoção, em vez de fuel. E também temos a capacidade de, tal como fazemos para Sines, Lisboa e Madeira, podermos fazer para outras partes da Europa».

Estivadores do Porto de Setúbal aprovam novo contrato colectivo de trabalho

Estivadores aprovaram, por unanimidade, novo contrato colectivo de trabalho. 80 trabalhadores eventuais têm prioridade em futuras contratações.

Os 56 estivadores que passaram a integrar os operadores do Porto de Setúbal vão passar a ganhar 1400 euros brutos por mês. Esta foi a principal conquista dos estivadores deste porto, que aprovaram esta quinta-feira, em plenário, por unanimidade, o acordo do novo contrato colectivo de trabalho negociado entre o SEAL – Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística e as entidades patronais.

Plano para a Aquicultura em Águas de Transição

DGRM disponibiliza para Consulta Pública a proposta de PAqAT

Por determinação da Ministra do Mar, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) disponibiliza para consulta pública a proposta de PAqAT – Plano para a Aquicultura em Águas de Transição, que decorre até 12 de junho de 2019.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Concurso da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, sobre o tema «Mar»

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) apresentou, em Aveiro, a moeda comemorativa “O Mar”, desenhada por uma jovem aveirense. O desenho da autoria de Ísis Martins, aluna de 12 anos, foi o vencedor da 2.ª edição do concurso “Desenhar a Moeda”, promovido em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro. A aluna da Escola Básica João Afonso venceu o concurso com 800 participantes e viu agora a sua interpretação cunhada em moedas de prata.

Pioneiro do Rio e Grupo Sousa adquirem operação da Svitzer

A Pioneiro do Rio e o Grupo Sousa vão adquirir integralmente as duas empresas portuguesas da Svitzer, que inclui tripulação e a frota de 13+2 rebocadores que prestam serviços nos portos de Lisboa, Setúbal e Sines. O preço da transacção foi mantido confidencial. O fecho do negócio é esperado acontecer no segundo semestre, mas está sujeito a aprovação da Autoridade da Concorrência.

APDL e Câmara de Viana voltam a tentar nova concessão das marinas de Viana por 3,5 ME

A Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC) e a Câmara local vão fazer, "a curto prazo", nova tentativa de concessão das marinas de Viana do Castelo, num investimento privado estimado em 3,5 milhões de euros.

MINISTRA DO MAR DEFENDE PORTO DE SINES COMO PEÇA-CHAVE PARA UMA NOVA ERA NA RELAÇÃO PORTUGAL-CHINA

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, esteve esta quarta-feira na Conferência “Objetivos e Ideais Comuns: 40 Anos de Cooperação entre Portugal e China”, que teve lugar no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa.
A Conferência serviu para fazer uma retrospetiva da relação entre Portugal e China ao longo das últimas quatro décadas, mas também para perspetivar novas formas de cooperação entre os dois países, nomeadamente no âmbito do mega-projeto chinês Faixa e Rota (Belt and Road Initiative), que está a criar uma Nova Rota da Seda.

Despacho confirma reabertura da pesca da sardinha a 3 de Junho

Frota portuguesa poderá pescar até 5 mil toneladas até 31 de Julho, repartidas por embarcações de organizações de produtores (4.925 toneladas) e embarcações não pertencentes a tais organizações (75 toneladas).

Economia azul da UE com 658 biliões de euros em volume de negócios

São os dados mais recentes (2017) fornecidos pelo último relatório da CE sobre a economia azul da União Europeia, que também assinala um VAB de 180 biliões de euros.
De acordo com o relatório, que recorre aos números mais recentes disponíveis, em 2017, a economia azul da União Europeia (UE) empregava directamente 4 milhões de pessoas e gerou um volume de negócios de 658 biliões de euros e um valor acrescentado bruto (VAB) de 180 biliões de euros.
 

Começou a requalificação da lota de Olhão

A Docapesca já iniciou a requalificação do edifício da lota do porto de Olhão, que deverá ser executada no prazo de 120 dias e representar um investimento próximo dos 200 mil euros, no âmbito das iniciativas da empresa para reorganizar e melhorar as condições de trabalho no local.

SETÚBAL

Semana do Mar e do Pescador 2019

Perto de sete dezenas de atividades de promoção da economia do mar integram o maior programa de sempre da Semana do Mar e do Pescador, a realizar entre os dias 23 de maio e 3 de junho.

Exposições, conferências, oficinas ambientais, passeios fluviais, formação, espetáculos musicais e mostra de tradições marítimas integram o programa da Semana do Mar e do Pescador 2019, que “aprofunda a dimensão económica do certame e projeta a economia do mar no futuro” a partir do território de Setúbal, quer no contexto da pesca tradicional, quer na inclusão da aquacultura no Sado, em especial da ostricultura.

Comunidade Portuária de Leixões lamenta «campanha de desinformação» em torno das obras

A Comunidade Portuária de Leixões defende a prossecução das "tão decisivas" obras do prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões, em Matosinhos, lamentando a existência de uma "campanha de desinformação" em seu torno.

OPINIÃO

China SA, China 5G

Sines é o primeiro porto de águas profundas quando se chega do Panamá. Uma encruzilhada única entre a Ásia, Europa e África. Colocar Portugal numa lógica de hub marítimo, mas também aéreo, será vital para essa peça instrumental e decisiva no contexto da ligação da China ao mundo. Com a vantagem do português e a ligação aos países da CPLP.

Mercadorias movimentadas entre o Porto de Sines e portos chineses cresceram 20% desde 2015

A movimentação de mercadorias contentorizadas entre o Porto de Sines e os diversos portos chineses cresceu cerca de 20% (19,7%) entre 2015 e 2018. Segundo dados a que o Jornal Económico teve acesso, o total de cargas e descargas entre o Porto de Sines e os portos da República Popular da China passou de 89.669 TEU (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento), em 2015, para 107.322 TEU no ano transacto.

AÇORES

Goraz e congro foram as espécies mais valorizadas e chicharro a que mais desvalorizou

O total da pesca descarregada nos portos açorianos voltou a aumentar em Abril, alcançando os 316.370 quilos, quando no mesmo período de 2018 tinham sido 268.228 quilos.
De acordo com o SREA, nos primeiros quatro meses deste ano já foram descarregados nos portos da região 1.486.837 quilos de pescado, mais do que os 1.155.461 quilos do período homólogo do ano passado.

EQUIPA DE BIÓLOGOS DA UA ENCONTROU SOLUÇÃO CRIATIVA PARA MINORAR PROBLEMA

Casca de ostra da ria de Aveiro pode ser usada nos aquários marinhos e ajudar a preservar recifes de coral

Investigadores da Universidade de Aveiro (UA) estudam alternativas às rochas coralinas nos aquários que, muitas vezes, são extraídas ilegalmente de zonas do Indo-Pacífico, colocando cada vez mais em risco os recifes de coral. A proposta é usar casca de ostra como alternativa à rocha coralina.

A importância do mar Português no novo vídeo institucional da Marinha

A Marinha lançou esta segunda-feira, data em que se comemora o Dia da Marinha, o novo vídeo institucional.
O novo vídeo tem como objetivo evidenciar a importância do mar para Portugal e para os portugueses. O mar, para além da sua vertente histórica que possibilitou o arranque para a globalização, é um importante recurso económico para Portugal. É uma fonte de recursos naturais, essencial para a vida na terra, onde circulam pessoas e bens. É um dos maiores campos de investigação científica, onde muito está ainda por explorar. Um espaço onde se desenvolvem múltiplas atividades, onde se gera emprego e valor.

Ílhavo quer afirmar-se na aquacultura

O município de Ílhavo olha com muita atenção para a aquacultura e quer “afirmar-se, a nível regional e nacional, como um território com potencialidades e tradição” neste sector. De acordo com o Presidente da Câmara, Fernando Caçoilo, há várias diligências em curso, nomeadamente o processo de alteração do Plano Director Municipal para integração de áreas de apoio à exploração aquícola.

A aposta do município ilhavense assenta ainda no projecto CITAQUA - Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura, que a autarquia pretende implementar em parceria com a Universidade de Aveiro e o seu ECOMARE.
 

E se fôssemos nós as vítimas do plástico nos oceanos?

O projecto CH2=CH2, do fotógrafo Rúben Caeiro, tem por base uma premissa simples: "E se, em vez de animais marinhos, fôssemos nós, os seres humanos, a sofrer na pele, no corpo, os danos que resultam do contacto com o plástico?" Rúben recorda a imagem de uma tartaruga, que o marcou. "Ela estava deformada porque tinha um anel de plástico em torno do dorso".

SINES COM O DESEMPENHO «MAIS DETERMINANTE»

Carga movimentada nos portos portugueses aumenta 3,3% até Março

Os portos de Portugal Continental movimentaram mais 3,3% de carga no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2018, atingindo quase 22,7 milhões de toneladas, divulgou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). De acordo com o relatório de acompanhamento da AMT, referente ao mês de março, o acréscimo corresponde a uma variação global de cerca de 725 mil toneladas.

O porto mais determinante para este desempenho foi Sines que cresceu 642 mil toneladas, correspondente a uma subida de 5,8%, e que, com o apoio significativo de Leixões, que movimentou 235 mil toneladas (mais 5,3%), e menos expressivo de Setúbal (mais 83 mil toneladas ou 4,9%), Viana do Castelo (mais 18 mil toneladas ou 19,5%) e Faro (mais 3 mil toneladas ou 23,5%).