Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto do Funchal atingiu quase meio milhão de passageiros em 11 meses

O Porto do Funchal recebeu 496.231 passageiros, entre Janeiro e Novembro, nas 244 escalas dos navios de cruzeiro que visitaram a região, destacando-se o mês de Novembro como o melhor dos últimos cinco anos.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, registaram-se crescimentos que ultrapassaram os 10% no movimento de passageiros e 3% no número de escalas.

Yilport Leixões voltou a superar a marca dos 3300 TEU num só dia

Em apenas um dia, a Yilport Leixões voltou a superar os 3300 TEU no âmbito da movimentação de carga contentorizada. Este novo registo foi alcançado no último dia de Novembro, «que acabou por ser o melhor dia da semana 48», adianta a concessionária que opera no Porto de Leixões.

Sines e o potencial para ser «o grande conector da Europa» na Rota da Seda do Século XXI

A visão de um corredor que agregue e coloque em comunicação o eixo Madrid-fronteira portuguesa é a grande proposta do movimento independente e privado que promove o Corredor Sudoeste Ibérico – o projecto defende a promoção de um dinamismo transfronteiriço, a edificação de uma rede capaz de combater o isolamento das regiões do Alentejo e da Extremadura. O objectivo é o de implantar uma rede capaz de dar corpo ao fluxo de mercadorias, passageiros e até mesmo informação. Na visão global do projecto, Sines surge como elo fundamental na ligação da Europa ao mundo.

Porto de Sines realiza exercício pioneiro com Gás Natural

O dia 6 de dezembro marcou a realização do primeiro treino prático com fogo real de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto de Sines, que envolveu a REN Atlântico, concessionária do terminal especializado onde é movimentada o produto em questão, e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Durante o treino foram inflamados cerca de 3 metros cúbicos de gás natural liquefeito, em obstáculo do tipo “pool fire”, correspondentes a cerca de 1800 metros cúbicos de gás natural na sua forma gasosa, o que permitiu treinar técnicas de contenção e dispersão de pluma, controlo de vaporização e extinção de incêndio.
 

PORTO DE ENCONTRO | PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA

Seminário Nacional «Jovens Repórteres para o Ambiente»

O Município de Ílhavo acolheu o Seminário Nacional 'Jovens Repórteres para o Ambiente', no Museu Marítimo de Ílhavo. O Seminário reuniu 180 participantes, entre alunos e professores-coordenadores, permitindo a partilha de experiências e objetivos comuns, o debate de estratégias e metodologias inerentes ao Projeto, e o desenvolvimento de trabalhos de investigação, jornalismo, fotografia e multimédia na área ambiental e marítima.

Lisboa e Almada vão ser ligadas por táxi fluvial

No decorrer da apresentação das obras de requalificação da frente ribeirinha de Lisboa na zona do Terreiro do Paço, foi anunciado que haverá uma ligação de táxi fluvial entre Lisboa e Porto Brandão, no concelho de Almada.

O Novo Cais de Lisboa vai permitir construir um jardim frente à Estação Sul-Sueste e à saída do Metro do Terreiro do Paço e limpar o rio Tejo junto ao Cais das Colunas. O investimento neste projeto será de 27 milhões de euros, dos quais 16 milhões têm origem no fundo de desenvolvimento turístico e o restante valor – 11 milhões de euros – serão viabilizados pela Associação de Turismo de Lisboa.

MOTORISTAS

APP integrou Grupo de Trabalho responsável pelo Acordo-Quadro

O acordo-quadro resultante do grupo de trabalho criado para avaliar o funcionamento das cargas e descargas, foi assinado sexta-feira entre Governo, patrões e sindicatos.
O documento reuniu o consenso de entidades patronais, sindicatos e associações diversas (entre elas a Associação dos Portos de Portugal), tendo o coordenador do grupo de trabalho destacado o carácter inovador do mesmo e a abrangência a matérias que, não sendo pecuniárias para os motoristas, são de extrema relevância para o bom funcionamento de todo o sistema de transportes, apontando para melhorias na eficiência das operações e condições de trabalho.

Portos dos Açores, S.A. tem novo portal electrónico

A Portos dos Açores SA tem um novo portal electrónico que substituiu a antiga página de internet desta empresa pública regional.

A nova plataforma vem ao encontro do Programa do Governo dos Açores sufragado nas últimas eleições legislativas regionais que definiu como objetivo, entre outros, o “aumento da notoriedade e representatividade” dos portos açorianos. No mesmo documento, está plasmada a conversão da página de Internet da Portos dos Açores SA num portal apelativo e interativo.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

9.ª edição do Business2Sea

O Espaço da CPA dá um destaque especial ao Fórum do Mar. A Administração do Porto de Aveiro, em parceria com a a Comunidade Portuária de Aveiro, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e Universidade de Aveiro marcou presença, em stand conjunto, na 9ª edição do Business2Sea.

Além dos debates e da exposição, Fátima Lopes Alves, Presidente do Porto de Aveiro, destacou o trabalho do grupo envolvido no plano de acção para a estratégia do Atlântico impulsionado pela UE.

Projecto «A pesca por um mar sem lixo» arranca no Porto de Sines

O projecto “A pesca por um mar sem lixo” arrancou dia 4 no Porto de Sines, com o objectivo de reduzir os resíduos no mar, através do apoio à adopção de boas práticas ambientais por parte dos pescadores, promovendo a valorização e reciclagem desses resíduos.

Governo dos Açores avança com contratação de navio para abastecimento às Flores

O Governo dos Açores vai avançar com a contratação de um navio para garantir o abastecimento de carga às Flores, ilha açoriana afetada pela passagem do furacão “Lorenzo”.

Porto de Aveiro integra Estação Náutica de Ílhavo

No dia 29 de novembro, O Porto de Aveiro assinou o “Protocolo de Colaboração para o Desenvolvimento e Dinamização da Estação Náutica do Município de Ílhavo”, que se desenvolve no âmbito da rede das “Estações Náuticas de Portugal”.

A assinatura do protocolo decorreu no cais Criativo da Costa Nova, e foi assinado por cerca de 40 entidades, púbicas e privadas, nomeadamente a Câmara Municipal de Ílhavo, que lidera o projeto da Estação Náutica do Município de Ílhavo, o Turismo de Portugal, a Universidade de Aveiro, o Centro de Formação For-Mar, o ISCIA e a Câmara de Comércio e Indústria de Aveiro, entre outras.

EM 2050

Hidrogénio vai valer 14% da energia consumida em Portugal

Daqui a uma década, Portugal poderá estar a produzir até 395 mil toneladas de hidrogénio verde, dependendo das metas de descarbonização, mais ou menos ambiciosas, e também da redução de custos (entre 50% e 90%) estimada para a produção desta fonte de energia. A conclusão é do estudo “Avaliação do potencial do hidrogénio no sistema energético nacional”, da autoria de três investigadoras portuguesas do Center for Environmental and Sustainability Research (CENSE), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova (FCT-Nova).

Governo «convida» empresas norte-americanas para o Porto de Sines

O Executivo de António Costa espera que empresas norte-americanas apresentem ofertas no âmbito da construção do novo terminal de contentores de Sines.

Arrancam os workshops para implementação da JUL nos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz

Iniciaram-se no dia 4 de dezembro os workshops para implementação da Janela Única Logística (JUL) com as comunidades portuárias dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, tendo em vista a entrada em funcionamento no primeiro trimestre de 2020.

A JUL é um projeto de âmbito nacional, com um investimento público de 5,1M€, que traduz a total digitalização das cadeias logísticas utilizadoras dos portos nacionais, tendo em vista alargar a gestão dos fluxos de informação ao longo de toda a cadeia logística, integrando o transporte marítimo e os portos nacionais com os modos de transporte terrestres e a ligação aos portos secos, numa lógica de intermodalidade, bem como na ligação aos portos internacionais.
 

Garland Navegação integra o porto de Tilbury na sua rota do norte da Europa

A X-Press Feeder Services vai passar a escalar o porto de Tilbury, na Inglaterra, ao agenciar um dos dois navios contentorizados, com capacidade para 740 TEU de capacidade efetiva, que terá a operar na rota NIX 1, que liga Portugal e Roterdão, na Holanda.

 

Cluster norte-americano atribuiu prémio de parceiro internacional à Fórum Oceano

A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, entidade responsável pela dinamização do Cluster do Mar Português, foi distinguida com o Prémio ‘International BlueTech Partner’, atribuído pelo Cluster TMA BlueTech (anteriormente designado The Maritime Alliance), com sede em San Diego, nos Estados Unidos da América (EUA).

PALESTRA COM O Ministro das Infraestruturas, PEDRO NUNO SANTOS

«Os desafios da indústria ferroviária nacional», a 12 de Dezembro

A Transportes em Revista e a SRS Advogados organizam, a 12 de Dezembro, uma palestra com a intervenção de Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação, sobre o tema “Os desafios da indústria ferroviária nacional”.

A palestra tem lugar no Auditório da SRS Advogados, em Lisboa.
 

DGRM E EMSA divulgam importância das suas áreas de atuação

Conferência na Escola Náutica Infante D. Henrique abordou segurança e vigilância marítima

A DGRM- Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos juntamente com a EMSA - European Maritime Security Agency organizaram uma Conferência onde abordaram temas como a segurança e a vigilância marítima, proteção dos navios e das instalações portuárias, a digitalização de processos, o controlo de tráfego marítimo, a pesca e a aquicultura, a prevenção e o combate à poluição, o ordenamento marítimo e a preservação dos recursos marinhos, passando pela regulamentação, inspeção e o controlo das atividades desenvolvidas nestes âmbitos.

ATÉ 19 DE JANEIRO DE 2020, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição «Ode ao 31 de Janeiro», de Luís Pavão

Exposição composta por dez fotografias de grande formato, imagens de peixes produzidas pelo fotógrafo Luis Pavão nos últimos dois anos. São fotografias realizadas em estúdio, a preto e branco e impressas em câmara escura, em papel fotográfico. Cada fotografia apresenta-nos apenas um peixe, com fundo escuro, fotografado com todo o cuidado para destacar os detalhes. A iluminação é trabalhada para reproduzir da melhor forma os volumes e o detalhe, as escamas e barbatanas são cuidadosamente colocadas para uma boa apresentação.