Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal contribui para oceanos mais limpos

O Porto de Setúbal está a criar medidas para a redução da poluição dos oceanos com a aplicação de incentivos no tarifário para o tratamento e valorização integral de todos os tipos de resíduos gerados pelos navios durante as suas jornadas no mar, a vigorar já no início de 2022. Estas medidas constam de taxas fixas pelo tratamento de todos os resíduos dos navios, incentivando os armadores a aderirem a esses serviços.

DIA DO PORTO DE SINES

Conferência internacional disponível em vídeo, na web

A 18 de junho, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) organizou um webinar e conferência internacional para assinalar o "Dia do Porto de Sines". O complexo portuário, industrial e logístico de Sines nasceu em 1971 com a publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines, e após cinquenta anos assiste-se a um mundo diferente e em constante mudança.

MARIA JOÃO CATANHO FERNANDES:

O novo cruzeiro entre as ilhas portuguesas é uma boa iniciativa

Maria João Catanho Fernandes, proprietária da Madeira Viagens, encara o novo cruzeiro entre as ilhas portuguesas como “uma boa iniciativa, se pensarmos que até aqui, não tínhamos nenhum cruzeiro com este percurso entre os dois arquipélagos.”
Considera que seria “excelente haver um cruzeiro regular entre os arquipélagos da Madeira e dos Açores, obviamente tendo em conta, nomeadamente o factor económico, a duração do itinerário e até o tipo de navio.”

JOSÉ LUÍS CACHO E O FUTURO DO PORTO DE SINES:

«Continuaremos empenhados em seguir na linha da frente»

O Presidente do Conselho de Administração da APS abriu os trabalhos do webinar e da conferência internacional que, a 18 de Junho, assinalaram o "Dia do Porto de Sines".
Depois de curta viagem pela história, com ancoradouros nas etapas mais significativas do Porto de Sines, o líder da APS enfatizou o papel fulcral do Porto de Sines: “No centro deste complexo industrial e logístico, o Porto de Sines chama a si o papel de elo fulcral de ligação entre os stakeholders, promovendo e dinamizando a actividade industrial”.

NOVOS LIMITES SOBRE CAPTURA DIÁRIA DE SARDINHA ENTRARAM EM VIGOR

Aumento do limite de captura diária por embarcação

Através de Despacho do Diretor-geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), foram divulgadas as novas medidas de gestão da pesca da sardinha, que permitem um aumento diário de captura por tipo de embarcação.

O parecer do ICES (International Council for the Exploration of the Sea) emitido no dia 18 de junho veio confirmar as boas expectativas do estado do recurso, e a quota total para o ano de 2021 irá agora ser acordada entre Portugal e Espanha, que tem gerido, a pescaria em conjunto, com base num Plano de Recuperação e Gestão da Sardinha.

Portos dos Açores tem nova administração, liderada pelo Capitão-Tenente Rui Terra

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, desejou sucesso à nova administração da Portos dos Açores, liderada pelo Capitão-Tenente Rui Terra, sublinhando que a empresa “representa muito” para a Região.

Falando na cidade da Horta, após a tomada de posse da nova administração, José Manuel Bolieiro destacou o papel da Portos dos Açores quer em “matéria da estratégia de coesão territorial e da ligação fundamental por via marítima” entre as ilhas dos Açores quer pela sua “gestão de infra-estruturas portuárias” da Região.

NUNO MASCARENHAS:

Sines é «verdadeiro ecossistema» com «papel estratégico no país»

Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, foi um dos oradores de destaque do evento’‘Imagine Sines: Sustentabilidade e inovação conectando o futuro‘, ocorrida a 18 de Junho. O autarca enfatizou o crescimento da região em termos sócio-económicos, muito à boleia da gradual evolução da infra-estrutura portuária. Agora, a região, que tem um «papel estratégico para o país», vive um «período de enorme transformação», inigualável em mais de cinco décadas. Um novo ciclo se inicia.

«World Voyager» - decorre o segundo cruzeiro

Os 88 passageiros do “World Voyager” que embarcaram no Porto do Funchal há dias atrás, estão neste momento de visita às nove ilhas dos Açores para no final, regressarem ao porto de partida, no dia 24 de junho.
É o segundo cruzeiro pelas ilhas portuguesas, uma rota que tem vindo a despertar interesse junto dos agentes de viagens.

A primeira escala deste navio de luxo na Madeira serviu não só para de alguma forma marcar a retoma da atividade que os especialistas dizem “vai ser lenta e gradual”, mas sobretudo, para testar o protocolo e diversos procedimentos adotados pela APRAM, S.A.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Iniciação ao Modelismo Naval

O dóri, pequeno herói da pesca do bacalhau à linha, que corajosamente enfrentava o Atlântico Norte, é o foco da formação em modelismo náutico, que o Museu Marítimo de Ílhavo se encontra a promover, em colaboração com a TEAM (Truques & Engenhocas Associação Modelismo), até 31 de julho.
O modelismo naval é tão antigo quanto a história humana, existindo modelos feitos há mais de 4000 anos. Um modelo naval tinha o objetivo de prever como ficaria a embarcação depois de construída. Hoje em dia, a construção destes modelos têm um carácter recreativo e são uma das formas de preservar a história da construção naval e da própria embarcação.
Nesta formação, a construção de réplicas é feita à escala e o mais fiel possível ao modelo original.

EDIÇÃO N.º 129

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Maio 2021

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 129. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Helena Silva fala da certificação do Sistema de Gestão da Conciliação

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) na rádio M24 (Santiago do Cacém), conversa esta semana com Helena Silva, directora de recursos humanos da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), sobre a obtenção do certificado do seu Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal dos trabalhadores.

Rota dos Cais, um passeio entre a história e a natureza

A Terra Marinhoa (que abrange o território da Murtosa, bem como as freguesias de Veiros e Pardilhó, do vizinho concelho de Estarreja) é conhecida pela sua variedade de cais e ancoradouros, cheios de história e importância naquelas que eram as grandes plataformas comerciais da Ria de Aveiro. Estes canais eram uma verdadeira autoestrada, por onde tudo partia e chegava, todos os dias, desde sal e materiais de construção, a madeira, peixe, e claro, pessoas.

ENIDH faz progressos no teste da propulsão da embarcação autónoma USV-enautica1

Encontra-se em desenvolvimento e teste – em ambiente virtual e real – o modelo de embarcação autónoma USV-enautica1, no contexto do projecto SEA2FUTURE, do Centro de Investigação e Desenvolvimento (CID) da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).

Contentores atingem 742 mil TEU até Março e sobem 10% face ao primeiro trimestre de 2020

Nos primeiros três meses de 2021, a movimentação de contentores nos portos do Continente cresceu +10% face ao mesmo período de 2020: um total de 742 mil TEU foram movimentados, traduzindo esse valor um aumento homólogo de +67,2 mil TEU. Sines foi crucial nesta evolução.

Porto de Aveiro mantém record de tonelagem e excede em 4% valor registado em 2020

De acordo com dados compilados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), o Porto de Aveiro voltou a mostrar-se no topo da sua forma, ao bater novamente recordes de movimentação de tonelagem no primeiro trimestre de 2021, excedendo em 4% o valor máximo, fixado em 2020.

Portos de Setúbal e de Sesimbra melhoram Assinalamento Marítimo

Estão em curso trabalhos de melhoria do Assinalamento Marítimo no Porto de Setúbal, integrados no Projecto de Melhoria da Acessibilidade Marítimas, e no Porto de Sesimbra, que visam garantir os níveis de excelência na segurança e operacionalidade nos dois portos.

Em Setúbal, os trabalhos incluem a montagem de cinco novas boias de assinalamento marítimo na zona central do Canal Norte e de uma marca de Setores no miradouro da Bela Vista. A Empreitada a cargo da empresa Ahlers Lindley, representa um investimento de cerca de 63 mil euros.

Bandeira Portuguesa melhora posicionamento no Port State Control

Graças ao bom cumprimento das Convenções Internacionais pelos navios que arvoram a Bandeira Portuguesa, Portugal, em 2020, subiu dois lugares e acaba de progredir nas estatísticas do Memorando de Entendimento (MoU) de Paris sobre desempenho dos Estados de Bandeira, dentro desta importante região de Port State Control (PSC).

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), enquanto Administração Marítima Nacional, congratula-se por este resultado e agradece o esforço de todas as partes envolvidas, desde logo, os próprios Inspetores de Bandeira da DGRM, a Comissão Técnica do RIN-MAR, as Organizações Reconhecidas com protocolo assinado com Portugal e os próprios Armadores.

MADEIRA

Secretário Regional do Mar quer alargar formação profissional aos pescadores e operadores da área das pescas

O secretário Regional de Mar e Pescas da madeira considera que as acções de formação profissional nas áreas do manuseamento de produtos alimentares, como é o caso do pescado, “são importantes para assegurar qualidade e segurança alimentar”.

Teófilo Cunha procedeu à entrega de diplomas a 18 funcionários das lotas, postos de recepção de pescado e entrepostos, que finalizaram 16 horas de formação profissional direccionadas para “boas práticas de higiene e segurança alimentar”.

AOMAR | MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Inscrições abertas para participar em filmagens

Estão abertas as incrições para participar nas filmagens de “AoMar”, a nova criação de Graeme Pulleyn, Patrick Murys e Ricardo Augusto, que conta com a participação da comunidade, com ou sem experiência em teatro - homens, mulheres, crianças de todas as idades, dos concelhos de Ílhavo, Águeda, Viseu, Trancoso, Guarda e Almeida. A comunidade participará nas filmagens, que integram o espetáculo de palco, que será apresentado em Ílhavo e em digressão nacional, durante o ano de 2022.

PEDRO NUNO SANTOS

Porto de Sines «vai ser parte da mudança de paradigma» no sector energético

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta sexta-feira, 18 de Junho, que o Porto de Sines “vai ser parte da mudança de paradigma em Portugal e na Europa” no sector energético, assim como foi capaz de “se desenvolver” ao longo dos anos, atraindo “outro tipo de actividades”.

Pedro Nuno Santos falava na sessão de encerramento da conferência “Imagine Sines: Sustentabilidade e inovação conectando o futuro”, no âmbito do 50.º aniversário do Porto de Sines, que se assinalou esta sexta-feira.