Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Primeira operação de transferência de tripulantes na Madeira foi bem sucedida

A primeira operação de substituição de tripulantes no Funchal, desde o dia 13 de março, teve lugar na passada segunda feira, dentro do quadro normativo e legal, recentemente delineado pelo Governo Regional da Madeira, no âmbito ao combate à COVID-19.
A transferência dos tripulantes decorreu ao largo e para isso foi necessário utilizar uma embarcação aberta, com a tripulação desta embarcação, devidamente protegida com EPIs para caso suspeito, assegurando-se o distanciamento entre os tripulantes desembarcados e os tripulantes da embarcação de transferência.

Proibição de desembarque de cruzeiros prolongada até 31 de julho

O Governo decidiu manter a proibição para o desembarque de cruzeiros por mais duas semanas, até 31 de julho. A informação acaba de ser confirmada à Renascença por fonte do ministério das Infraestruturas. As únicas exceções recaem sobre cidadãos portugueses ou titulares de autorização de residência em Portugal.

De resto, e tal como acontece desde março, os cruzeiros só poderão atracar apenas para trabalhos de reparação e manutenção das embarcações.

DE VOLTA AO MAR, COM ATITUDE DE MUDAR

Actividades de Educação Ambiental 2020 em Sines

No âmbito do Programa Bandeira Azul da Europa 2020, e considerando o contexto em que vivemos este ano, a beira-mar continua a ser, indiscutivelmente, um lugar de bem-estar, mas, agora implica restrições, distâncias de segurança e um olhar atento às medidas de proteção individual.

Assim, estamos “De volta ao Mar, Com Atitude de Mudar”, tema que nos remete para a forma como nos relacionamos com o Mar e com os outros, numa mudança de comportamentos sociais e ambientais.

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve, em parceria com o Centro de Ciência Viva do Lousal, promovem um conjunto de atividades ambientais e lúdicas, dirigidas a toda a comunidade.

18 DE JULHO | TAVIRA

Sal e salinas: visita a um sistema de salinas tradicional

A paisagem de Tavira confunde-se com a história do sal. A tecnologia ancestral adaptada à paisagem da Ria Formosa faz das salinas autênticos laboratórios de química ao ar livre. Descubra como este ambiente humanizado é importante para várias espécies de aves e de seres vivos microscópicos. Acompanhe-nos neste percurso e conheça o processo de cristalização que origina os diferentes tipos de sal.

Ministro do Mar acompanhou trabalhos de mapeamento de coral vermelho ao largo de Albufeira

O Ministro do Mar acompanhou esta segunda-feira, ao largo de Albufeira, os trabalhos de uma equipa do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) que está a mapear a distribuição de coral vermelho (corallium rubrum) na costa portuguesa.

Trata-se de uma espécie vulnerável, alvo de apanha ilegal para joalharia e objetos decoração e também outras ameaças, como redes de pesca, e que Ricardo Serrão Santos está empenhado em proteger.

JOÃO SILVA (IP):

«O mundo do papel a acompanhar as cargas tem que acabar»

«O mundo do papel a acompanhar as cargas tem que acabar – não faz sentido absolutamente nenhum duplicarmos, em cada ponto das cadeias, os mesmos procedimentos, as mesmas tarefas. A missão é tornar tudo isto mais eficaz e mais barato, no fundo mais competitivo. É transformar todos estes processos em processos mais competitivos, simples e baratos. É importante para todos».

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Retirada de areia do Porto de Aveiro deverá estar concluída já em Agosto

A empreitada de retirada de areia do porto de Aveiro deverá estar concluída antes do prazo, já em Agosto, algumas semanas antes do previsto.
Inicialmente estava previsto que a empreitada terminasse em Setembro mas os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo com recurso simultâneo a várias dragas e meios pesados em terra. Tema desta edição do programa "Porto de Encontro".

REPORTAGEM DA REVISTA «VISÃO»

Isto é coral vermelho!

“Isto é coral vermelho!” A segurar uma pequena amostra do que foi recolhido no fundo do mar, é assim que Joana nos apresenta aquele bem precioso, a rama que os pescadores algarvios costumam trazer agarrada às redes, sem saberem que há quem pague milhares para ter uma joia daquela cor. “Aqui só soubemos da sua existência depois de anunciarem a detenção de uma rede ilegal”, conta a bióloga, a lembrar a notícia de há dois anos, segundo a qual a polícia marítima apanhou três portugueses e três espanhóis com 32 quilos do precioso coral que, no mercado paralelo, pode render mil euros por quilo.

DOCAPESCA INVESTE NOS PORTOS DE AVEIRO E DE VIANA DO CASTELO

A Docapesca concluiu a reabilitação dos armazéns de comerciantes de pescado do porto de pesca de Aveiro, que representou um investimento próximo dos 40 mil euros e contemplou as bandas C e D de um conjunto de quatro edifícios.

No porto de pesca de Viana do Castelo, a Docapesca terminou a construção de um telheiro metálico, com as dimensões de 37 por 4,5 metros, para o cais de descarga de pescado, que representou um investimento de 29 mil euros.
 

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Entrevista a João Lopes, Presidente da APARA

Entrevista a João Lopes, Presidente da APARA (Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro) que 'trabalha' na defesa dos interesses dos pescadores da Região de Aveiro. Recentemente empossado como Presidente, João Lopes aborda vários temas da 'actualidade ribeirinha' e fala dos objectivos de futuro da Associação.

«Número record de Bandeiras Azuis comprova qualidade das zonas balneares dos Açores»

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou, na Horta, o “número record” de Bandeiras Azuis nos Açores, num total de 42, mais três do que em 2019, considerando que “comprova a qualidade” das zonas balneares costeiras do arquipélago.
Gui Menezes salientou que, no âmbito do programa internacional Bandeira Azul, foram galardoadas zonas balneares de 11 concelhos de seis das nove ilhas do arquipélago, nomeadamente Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial, Graciosa e Pico.

QUINTA-FEIRA, 16 DE JULHO

Que peixes comemos em Tavira?

Venha descobrir quais os peixes que se podem comprar no mercado de Tavira, donde vêm e como são capturados! Poderá igualmente ficar a saber qual a sustentabilidade das capturas das várias espécies de recursos marinhos que consumimos.

Embaixada da Índia visita Sines

O primeiro secretário da Embaixada da Índia em Portugal, Amararam Gujar, e o terceiro secretário, Preetham Shivamurthy, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas. A delegação diplomática foi recebida nos Paços do Concelho. No encontro participou, igualmente, o vogal executivo da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Duarte Lynce de Faria.

Portugal sobe uma posição no ranking do Paris MoU

Boas notícias para Portugal, que voltou a escalar o ranking da White List (lista branca), organizado pelo Paris MoU on Port State Control, que avalia, num «espectro global», o desempenho qualitativo das bandeiras nacionais. Entre as 41 bandeiras classificadas na lista, o registo português surge agora na vigésima sexta posição (26ª), tendo assim subido um lugar face à colocação anterior. A trajectória lusa é de ascensão gradual.

Barra e Costa Nova: praias azuis e acessíveis num novo normal

A Câmara Municipal de Ílhavo cumpriu a tradição do içar da Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível - Praia para Todos, na Barra e na Costa Nova. Um acto que valida a boa qualidade das águas e are ais destas praias ilhavenses, mas também o facto de estarem bem equipadas, sinalizadas e acessíveis, inclusivamente para portadores de deficiência motora.
O momento foi ainda aproveitado para a assinatura de um protocolo com a Associação de Nadadores-Salvadores “RESGATÍLHAVO” para Vigilância e Segurança Balnear de 2020 nas praias da Barra, da Costa Nova e do Jardim Oudinot, tendo como parceiros a Administração do Porto de Aveiro e a PRIO.

Comportamento emocional em organismos-modelo aquáticos revisto por investigadores da Universidade de Évora

Os investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-UE) da Universidade de Évora (UÉ), Filipe Banha e Pedro Anastácio, integraram uma equipa de investigadores que reviu o conhecimento sobre comportamento emocional em organismos-modelo aquáticos, utilizando como objecto de estudo lagostins e peixes-zebra, espécies que têm uma considerável homologia genética, fisiológica e comportamental com mamíferos.

COVID-19

Ministério do Mar presta contas nos apoios à pesca

O Ministério do Mar, através da Secretaria de Estado das Pescas, tem acompanhado a situação da pesca, em contacto com as associações do sector, tendo em vista minimizar os impactos económicos na pesca e aquicultura, assim como das condições de segurança dos pescadores, decorrentes da situação epidemiológica do coronavírus COVID-19.

Porto da Figueira da Foz subscreve Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro

O Porto da Figueira da Foz assumiu o compromisso de desenvolver ações que visam a promoção de práticas circulares ao assinar o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, que é coordenado pela CCDRC.

Os compromissos assumidos pelas 84 entidades que subscreveram o pacto assentam num conjunto de medidas de cariz transformador, cujo objetivo fundamental é a aceleração da região para uma economia de base circular.

NABO MARTINS (APAT):

«Desmaterialização é imprescindível para a nossa futura vida logística»

Obstáculos serão vários mas o caminho continuará a ser trilhado com sucesso – «Trata-se de um desafio para todos. Pode, como em tudo na vida, haver alguma resistência à mudança, podendo haver actores que resistirão mais do que outros. Por isso é essencial a comissão: esta será a locomotiva deste processo. Todos os actores irão, mais facilmente, atrás de uma entidade que está legislada, regulamentada e devidamente credenciada para levar este processo adiante, enquanto que, se isto fosse apenas assente em algum voluntarismo inorgânico ou menos estruturado, as resistências seriam, eventualmente, maiores e a evolução mais lenta», considera António Nabo Martins.

Simbiose lança iniciativa de apoio ao sector aquícola ibérico com técnicas inovadoras de transformação do pescado

A Simbiose – Associação para a Promoção e Valorização dos Recursos Naturais e Tradicionais responde aos impactos da pandemia global sobre o sector da aquicultura ibérica, promovendo projecto de valorização do pescado.

Dando continuidade ao trabalho de investigação que tem vindo a ser elaborado pelo Chef Executivo António Alexandre e pela Bluegrowth, consultora de inovação tecnológica para os assuntos do mar, em torno do potencial do peixe fumado, a Simbiose estabelece linha de acção para apoiar os produtores na transformação, na promoção e no escoamento dos produtos de aquicultura sustentável.