Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Cruzeiros trazem 10.600 pessoas para passar o dia na Madeira

  O Porto do Funchal recebeu esta terça-feira mais de 10.600 pessoas, que chegaram a bordo de três navios de cruzeiro.

Depois de no final da noite de segunda ter chegado à Madeira o Mein Schiff Relax, que passou a noite na pontinha com 3.911 passageiros e 1.434 tripulantes, na manhã de terça chegaram o Marella Voyager (1.892 passageiros e 781 tripulantes) e o AIDAbella (2.045 passageiros e 614 tripulantes).

INSCRIÇÕES ATÉ 7 DE JANEIRO DE 2026

Politécnico de Viana lança pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima

  A nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima do Politécnico de Viana do Castelo oferece uma formação online, flexível e inteiramente orientada para as exigências atuais do setor marítimo-portuário, respondendo aos desafios da globalização, digitalização e sustentabilidade. As candidaturas decorrem até 6 de janeiro.

Com um formato 100% online e a funcionar em regime pós-laboral, a pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima foi desenhada para profissionais que procuram atualizar ou aprofundar competências num dos setores estratégicos para a economia nacional e internacional. A formação destaca-se pela forte componente prática, pelo corpo docente com experiência académica e profissional e pela ligação direta às necessidades reais das operações marítimas e logísticas.

Dos Inesperados Desafios de Soberania Colocados pelos Cabos Submarinos

  Se a nova realidade da interligação dos Continentes e respectivas Nações por Cabo Submarino é hoje incontestável, essa espécie de novo nervo de intercomunicação planetária de informação também coloca desafios de afirmação de soberania, de defesa e de segurança, em muitos casos, algo inesperados, até por algumas novas capacidades tecnológicas que possibilitam, ou começam a possibilitar, para as quais, passando ainda relativamente despercebido à maioria das pessoas e, muitos em especial, dos políticos, Alexandre Santos Fernandes, José Barros e Luís Bernardino, vão no entanto começando a chamar a atenção.

Micromáquina de ondas abre caminho a novas descobertas científicas

  Investigadores da Universidade de Queensland criaram um “oceano” microscópico num chip de silício, capaz de miniaturizar o estudo da dinâmica das ondas. O dispositivo, desenvolvido na Escola de Matemática e Física, utiliza uma camada de hélio superfluido com apenas alguns milionésimos de milímetro de espessura, aplicada num chip mais pequeno do que um grão de arroz.

Segundo o investigador Christopher Baker, trata-se do menor tanque de ondas do mundo. O hélio superfluido distingue-se dos líquidos clássicos, como a água, por fluir sem resistência, permitindo observar fenómenos que normalmente se perdem à escala microscópica.

“O estudo do movimento dos fluidos fascina a ciência há séculos, porque a hidrodinâmica explica desde as ondas do oceano e os furacões até ao fluxo de sangue e de ar no nosso corpo”, explica Baker. “Usando luz laser para gerar e medir as ondas, observámos fenómenos surpreendentes — desde ondas que se inclinavam para trás, a frentes de choque e solitões que viajavam como depressões, em vez de picos. Este comportamento exótico era apenas teórico até agora”, acrescenta.

NO NAVIO MUSEU SANTO ANDRÉ, ATÉ 22 DE FEVEREIRO DE 2026

Exposição «Virar o Bacalhau: as mulheres das secas»

  Enquanto os homens, no mar, enfrentavam os perigos das campanhas do bacalhau, as mulheres suportavam as agruras do labor das secas em terra.

Esta exposição reflete sobre as condições do trabalho feminino, dominante nos secadouros do bacalhau, evidenciando o seu papel fundamental, quase desvalorizado ou esquecido perante a centralidade assumida pela pesca e a visão patriarcal sobre ela.

MSC CRUZEIROS ANUNCIA DUAS NOVAS ENCOMENDAS DE NAVIOS DA CLASSE WORLD

  A MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique anunciaram recentemente um prolongamento da sua longa parceria com a encomenda de mais dois navios da classe World- os números 7 e 8- com entrega prevista para 2030 e 2031.

Avaliadas em 3,5 mil milhões de euros, as encomendas agora anunciadas elevam o investimento total da MSC Cruzeiros nos quatro navios encomendados em França este ano para quase 7 mil milhões de euros. Somando-se aos navios da Classe World já em construção, permitirá aumentar o investimento direto total da empresa atualmente comprometido em França para 10,5 mil mihões de euros. Este importante plano industrial reflete a confiança do armador no futuro do turismo de cruzeiros e o seu compromisso contínuo com a excelência na construção naval em França e em toda a Europa.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Do oceano para o Tejo: o que a arqueologia marítima revela sobre Lisboa

  O porto de Lisboa transformou-se numa das maiores vias de transação marítima na Idade Moderna. Descobertas de embarcações na cidade revelam que não eram apenas os navios de transporte fluvial e transoceânico que entravam nos ancoradouros: também os de transporte colonial faziam parte das rotas que chegavam à cidade.

Do mundo para o porto de Lisboa, os navios que passeavam pelas águas do Tejo provocaram uma “profunda alteração da zona ribeirinha, transformada em centro logístico e mercantil de um império marítimo que se começava a construir, onde se foram instalando estruturas produtivas, como estaleiros; logísticas, como os cais e os armazéns; ou de poder, como a alfândega”, aponta José Bettencourt, em conjunto com cinco investigadores do Centro de Humanidades (CHAM) da NOVA FCSH, no capítulo de livro (2018) “Meios, vias e trajectos: entrar e sair de Lisboa”.

PODCAST

Navios e cruzeiros: como transformam Lisboa?

 Conversas, histórias e debates sobre a importância da ligação do porto de Lisboa com a cidade e o país. O seu passado, presente e futuro. Economia, História, Ambiente, Sustentabilidade.

Um podcast da Administração do Porto de Lisboa e de toda a comunidade que gravita à volta dele, produzido pela Mensagem de Lisboa (amensagem.pt).

DA OCEAN CAY PARA ABU DHABI:

MSC FOUNDATION DEFENDE A FILANTROPIA PARA A CIÊNCIA E RESTAURAÇÃO

  A MSC Foundation reuniu-se recentemente com líderes governamentais, científicos e filantrópicos no Congresso Mundial de Conservação da IUCN. Realizados a cada quatro anos, o Congresso terminou como o maior encontro mundial, que reúne países, especialistas e organizações para definir prioridades e impulsionar ações de conservação e desenvolvimento sustentável.

Ao longo de cinco sessões—incluindo a Cimeira Filantrópica Inaugural da IUCN, o workshop sobre Turismo Costeiro Regenerativo no Médio Oriente e Norte de África, e os debtates sobre a Lista Vermelha da IUCN—a MSC Foundation partilhou a sua experiência na criação de colaborações público-privadas para a restauração marinha, pesquisa científica e educação ambiental.

A Diretora Executiva Daniela Picco destacou como a filantropia corporativa está a ampliar o impacto da conservação, com base nas aprendizagens da Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas, um antigo complexo industrial transformado pela MSC Cruzeiros num paraíso intocado para os seus passageiros, onde a Fundação lidera a restauração de corais, a formação para estudantes de ciências marinhas e iniciativas de sensibilização pública com comunidades locais e visitantes internacionais no seu Centro de Conservação Marinha.

SUGESTÃO DE LEITURA

Leixões. Uma história portuária

  “Leixões é uma história portuária que não se confina ao empreendimento considerado como a maior obra de engenharia portuguesa do séc. XIX — a construção dos molhes, na foz do rio Leça, que constituíram um porto de abrigo para os navios que demandavam o porto do Douro.

As raízes de Leixões estão no rio Douro e no seu porto que tanta importância teve no desenvolvimento da cidade que ajudou a crescer — o Porto. (...) é esta história, admirável mas pouco conhecida, que os Professores Fernando de Sousa e Jorge Alves, com um aturado trabalho de investigação, aprofundaram e que a APDL, através da edição deste livro, se propõe divulgar.

Navios «escolhem Portugal» para garantir metas de sustentabilidade, destaca responsável da Prio

  Em 2025, a Prio abasteceu mais de 50 navios e revelou ter evitado a emissão de quatro mil toneladas de CO2. Tiago Ferreira, responsável Marítimo e Novos Mercados da Prio, considera que Portugal tem condições para ser um hub sustentável como “país de mar”.

“Temos uma fábrica em Aveiro que produz combustíveis avançados, com soluções B+ que estão a ajudar a descarbonizar o sector rodoviário e marítimo: o rodoviário está mais avançado e o marítimo está mais atrasado desde logo porque os navios operam em águas internacionais, o que acaba por promover combustíveis mais pesados”, refere este especialista.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Porto de Lisboa: ponto de partida da revolução oceânica do século XV

  Se Lisboa foi sempre uma cidade portuária movimentada devido à sua posição privilegiada sobre o oceano Atlântico, foi no século XV que se deu, a partir do seu porto, uma das maiores revoluções na navegação oceânica tendo em vista territórios além-mar.

“A arquitetura das caravelas constituía uma espécie de segredo de Estado”, afirma Rui Manuel Loureiro, investigador do CHAM – Centro de Humanidades da NOVA FCSH neste artigo (2016). Por isso mesmo, não há testemunhos textuais nem iconográficos sobre os processos de construção destas embarcações que foram protagonistas das mudanças revolucionárias na navegação oceânica europeia a partir do porto de Lisboa.

Na década de 1470, a chamada “volta da Guiné” estava já implementada. A tripulação, constituída por marinheiros e soldados, largava anualmente de Lisboa numa jornada de ida e volta que demorava em média seis meses.

A 26 de fevereiro 2026, em Lisboa

Feira de Emprego e Carreiras Azuis

  A Feira de Emprego e Carreiras Azuis vai realizar-se no dia 26 de fevereiro de 2026. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. A participação está limitada ao espaço disponível no local do evento.

A Feira de Emprego e Carreiras Azuis é um evento fundamental para quem pretende trabalhar ou desenvolver atividade relacionada com cruzeiros, iates, turismo náutico, navios de carga, instalações portuárias e logística, construção e reparação naval, energias renováveis no oceano, pesca e aquicultura, segurança, serviços marítimos, ambiente e sustentabilidade, entre outros setores de atividade da economia azul.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO «SANTA MARIA MANUELA»

VASCO ALBUQUERQUE DE OREY

 Vasco Albuquerque d'Orey foi o armador da Empresa de Pesca de Viana que encomendou o Santa Maria Manuela aos estaleiros da CUF. O casco é feito de alambique, um detalhe importante pois permite que o navio navegue por mares gelados.

O navio foi batizado com o nome da esposa do proprietário do navio, Maria Manuela, mãe de 16 filhos.

Porto de Lisboa e World Monuments Fund anunciam nova fase da intervenção nos murais de Almada Negreiros

  O Secretário da Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, presidiu à apresentação do VI Volume dos Cadernos do Porto de Lisboa e à assinatura de um novo protocolo de colaboração entre a APL-Administração do Porto de Lisboa e a World Monuments Fund Portugal, intitulado Conservação e Restauro dos Painéis de Almada Negreiros na Gare Marítima de Alcântara.

Na sua intervenção o Secretário da Estado das Infraestruturas frisou que «não basta construir novas infraestruturas: temos também de cuidar das que já existem. Verbos como restaurar, recuperar e preservar são palavras-chave neste processo.»

Na cerimónia estiveram ainda presentes o Presidente do Conselho de Administração da APL, Vítor Caldeirinha, e o Presidente da WMF Portugal, Miguel Horta e Costa.

PODCAST

Um museu para interpretar o Porto de Lisboa

 Mariana Pinto dos Santos, coordenadora histórica do Centro Interpretativo dos Murais de Almada Negreiros, na doca de Alcântara do Porto de Lisboa, conta como a história deste porto se cruza com a cidade e como os murais de Almada Negreiros se tornaram um marco importantíssimo em Lisboa - tendo sido uma pedrada no charco à época.

"O nosso Porto de Lisboa" é uma parceria da Mensagem com o Porto de Lisboa . Por aqui passam temas de história escondida, curiosidades, e a vida num dos portos mais antigos do mundo, mas também economia, sustentabilidade e futuro.

Relatório revela tecnologia que transforma lixo em energia a bordo de navios de cruzeiro

  A indústria de cruzeiros tem investido pesadamente em tecnologias ambientais, e os resultados já são visíveis a bordo, indica a CLIA Brasil.
A associação revelou que o recém-lançado Relatório Anual de Tecnologias e Práticas Ambientais (ETP) mostra que os navios vêm incorporando sistemas avançados que permitem, por exemplo, transformar lixo em energia e reduzir significativamente o desperdício de alimentos.

O documento foi elaborado pela Cruise Lines International Association, a CLIA Global, e traça o perfil da frota das suas associadas, destacando avanços mensuráveis na agenda ambiental das empresas.

Madeira é o Melhor Destino de Cruzeiros da Europa 2025

 A Madeira foi eleita como o Melhor Destino de Cruzeiros da Europa 2025. Um prémio entregue pelos World Cruise Awards que, nas palavras do secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, pertence a todos os madeirenses.

“Este reconhecimento não se dirige apenas ao setor dos cruzeiros, que, de facto, muito merece. É também uma justa homenagem a todos os madeirenses, cuja simpatia, competência e arte de bem receber tornam a Madeira um destino turístico de excelência”, afirmou José Manuel Rodrigues, responsvel pela tutela da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA).

O galardão foi entregue durante a 5.ª Gala Anual dos World Cruise Awards, que decorreu este ano no Bahrein, no Médio Oriente, e foi a quarta vez consecutiva que a Região foi premiada. Em 2022 e 2023, já tinha conquistado o galardão de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa, e no ano passado os Portos da Madeira foram distinguidos como o Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade.

De forma totalmente gratuita

Porto de Leixões disponibiliza dados meteorológicos em tempo real

  A APDL não é apenas responsável pela gestão dos portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo — também presta um conjunto alargado de serviços à comunidade, reforçando a sua missão pública e o compromisso com a transparência.

Entre esses serviços, destacamos a nossa plataforma de informação meteorológica, acessível a toda a população.

No Natal e Ano Novo

MSC Musica com embarque e desembarque no Funchal

  Neste Natal e Ano Novo, a MSC Cruzeiros propõe uma grande variedade de itinerários para estas duas épocas festivas.

O grande destaque vai para os itinerários realizados pelo MSC Musica, com embarque e desembarque no Funchal, escala em Santa Cruz de Tenerife, Arrecife de Lanzarote, Puerto del Rosário, Santa Cruz de La Palma, Las Palmas de Gran Canária. Até ao dia 11 de abril de 2026, poderá embarcar em itinerários de 5,7,9 e 11 noites, com a possibilidade de voos de Lisboa e do Porto para o Funchal. Na época do Natal e Ano Novo, o navio estará no Funchal no dia 27 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026, para quem quiser realizar embarque e desembarque no Funchal numa das épocas festivas.