Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VEJA ÁLBUM COM 83 FOTOS NO FLICKR

Festival dos Canais 2019 #2

Álbum com 83 registos fotográficos dos dois primeiros dias do Festival dos Canais.
O festival é promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, através do Teatro Aveirense. Iniciado dia 17, decorre até 21 de Julho em vários locais da cidade, propondo mais de 280 iniciativas por artistas de 16 países - sempre com entrada livre.
 

Ministra do Mar encerra 1.ª Edição do Curso de Operadores de VTS

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu esta sexta-feira à sessão de encerramento da 1.ª Edição do Curso de Operadores de VTS (Vessel Traffic Service), realizada na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).
No curso participaram operadores provenientes da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines, tendo, nesta sessão, sido entregues os diplomas aos formandos que concluíram a fomação com sucesso.

Terminal de Cruzeiros de Leixões com visitas guiadas aos domingos, durante todo o dia

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões passa a estar aberto ao público, para visitas guiadas, durante todo o dia aos domingos. Entre as 09h30 e as 17h30 é agora possível conhecer todos os recantos daquele que já é um ícone arquitectónico da Região Norte do país.

ESTE SÁBADO

Navio de cruzeiro «Braemar» no Porto de Lisboa

Este sábado, 20 de Julho, o Porto de Lisboa recebe o navio "Braemar", que se encontra a realizar um cruzeiro de 14 noites. Tem Southampton como homeport e Málaga, Barcelona, Marselha, Port Mahon, Cartagena e Lisboa como portos de escala.

Antes de terminar missão

NRP Viana do Castelo abre a visitas ao público na ilha do Faial

O Navio da República Portuguesa (NRP) Viana do Castelo estará aberto ao público para visitas este domingo, 21 de julho de 2019, no período das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 horas, no cais comercial na Horta, Ilha do Faial.

​Durante a permanência nos Açores, o navio foi visitado por mais de um milhar de​ pessoas e esta é a última oportunidade de visitar o navio da Marinha durante a presente missão, que termina no dia 24 de julho.

Movimento de passageiros dos Portos do Funchal e Porto Santo cresceu 90% em 15 anos

São 57 anos, embora a APRAM só tenha começado a celebrar o aniversário do Porto do Funchal, instituindo o ‘Dia do Porto’, em 2017. Mas ele foi inaugurado a 18 de Julho de 1962, e desde então a baía do Funchal recebe navios e navegadores, entre eles turistas que, nas palavras da presidente do Conselho de Administração da APRAM, “quebraram o isolamento e trouxeram o cosmopolitismo à nossa cidade”.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES - ESTE SÁBADO, NA M24

Documentário «Sines e o Mar» em destaque

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24 dá a conhecer o novo documentário 'Sines e o Mar', do realizador Francisco Manso, apresentado dia 11 de julho, no auditório da Administração do Porto de Sines.

Para assinalar a passagem dos 522 anos desde a partida da 1.ª Armada de Vasco da Gama à descoberta do caminho marítimo para a Índia, a Comunidade Portuária de Sines uniu-se à Câmara Municipal de Sines e à Administração dos Portos de Sines e do Algarve para darem a conhecer, através de um documentário, a ligação entre a viagem épica e a cidade berço de um dos navegadores mais conhecidos de toda a história mundial.

Encomendas de navios com declínio recorde

No segundo trimestre de 2019 as encomendas de navios desceram para os níveis mais baixos de que há registo. Segundo a VesselsValue, os navios graneleiros apresentaram uma descida de 73% em comparação com o primeiro trimestre de 2018.

SUGESTÃO DE LEITURA

Mares de Sesimbra

No fim do século XIX, os trabalhadores marítimos viam a área que as armações exploravam, e onde permaneceram até meados do século XX, como pertencentes à sua própria identidade, tendo-se formulado um desejo dos sesimbrenses: proteger com medidas excepcionais os mares cuja riqueza e diversidade biológica reconheciam há muitas gerações, preservando ao mesmo tempo os laços de solidariedade na sua própria comunidade.

VÍDEOFOTO

Boa Tarde Sesimbra! (4)

Vídeo com 28 fotografias de vários autores, instantâneos que captam com mestria os múltiplos encantos da vila piscatória de Sesimbra.
Imagens que integram a rubrica “Boa Tarde Sesimbra!”, publicadas na página da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) no Facebook.

SINES

ALCANÇADO ACORDO PARA EXPANSÃO DO TERMINAL XXI COM INVESTIMENTO PRIVADO DE 547 MILHÕES DE EUROS

Foi dado mais um importante passo na concretização da “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente - Horizonte 2026”, aprovada pelo XXI Governo Constitucional através da RCM n.º 175/2017, de 24 de novembro de 2017, na componente prevista para o Porto de Sines, com o acordo assinado esta quarta-feira que permitirá a concretização da 3ª fase de expansão do Terminal XXI.

Este acordo, assinado no seio da comissão de negociação nomeada pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, representa um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pelo concessionário, a PSA Sines, ao longo do prazo do contrato de concessão, que compreende não só a expansão do cais de acostagem e respetivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores.

 

Primeiro-Ministro destaca investimento nas ligações de Sines a Espanha e de Leixões à Galiza

A 15 de Julho, António Costa elogiou os investimentos previstos para a ferrovia nacional, considerando as obras de modernização da Linha do Douro, inauguradas nesse dia, «uma das peças importantes do grande programa ferrovia 2020». O Primeiro-Ministro enalteceu também a aposta nas ligações do Porto de Sines a Espanha e do Porto de Leixões à Galiza.

DE 20 DE JULHO A 4 DE AGOSTO

Porto de Setúbal na Feira de Santiago

O Porto de Setúbal marca presença na Feira de Sant’iago 2019, entre 20 de julho e 4 de agosto, com um stand que aposta na mostra de alguns dos melhores produtos regionais com ligação ao mar. Ostras e conservas são apenas dois exemplos. Vai saber bem uma visita ao stand do Porto de Setúbal para conhecer melhor as suas atividades.

APAT:

Memorando APL-Yilport Liscont é «excelente notícia» para o Porto de Lisboa

A cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento sobre a renegociação da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara contou com a presença de António Nabo Martins, presidente executivo da APAT. A associação reagiu com satisfação à consumação do acordo, afirmando que este desenvolvimento se trata de «uma excelente notícia» para o porto lisboeta.

19 A 21 DE JULHO

Festa dos Pescadores de Matosinhos

A Festa do Mártir São Sebastião é toda dos pescadores de Matosinhos. Da Igreja Matriz sai uma majestosa procissão que vai até à Doca Pesca. Os pescadores exprimem ao seu santo padroeiro toda a sua devoção e pedem-lhe um mar farto e seguro. Vestem os seus filhos de anjinhos, carregam o andor do Mártir S. Sebastião e engalanam os seus barcos para que sejam benzidos, juntamente com o mar.

Portugal em exercício de Geminação para uma Parceria de Energia Eólica Offshore

O WavEC Offshore Renewables anuncia que o projecto TWIND, dedicado à área da energia eólica offshore, foi aprovado para financiamento no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020 da UE. O projecto é coordenado pelo WavEC e reúne outras três entidades de investigação de renome a nível internacional: Tecnalia Research & Innovation (Espanha), Offshore Renewable Energy Catapult (Reino Unido) e Universidade Técnica de Delft (Países Baixos).

Navio de investigação «Noruega»

Navio de investigação com capacidade para investigação costeira e oceânica foi construído em Bergen, na Noruega, nos estaleiros Mjellem & Karlsen. No dia 1 de setembro de 1978 foi oferecido pela Noruega a Portugal.

Da configuração básica do navio fazem parte laboratórios de Hidrografia, Biologia, Química, Amostragem e Acústica. Este navio dedica-se à realização de campanhas de bio-oceanografia e pescas, que estudam oceanografia e plâncton, sedimentos e fauna bentónica, realizando ainda rastreio acústico, arrasto pelo fundo e arrasto pelágico. É um elemento fundamental das campanhas de monitorização previstas no Plano Nacional de Amostragem Biológica.

PORTO DE LISBOA RECEBE CARGA DE PROJECTO COM DESTINO A VIALONGA

Uma operação com carga de grandes dimensões ocorreu esta semana no Terminal Multiusos do Beato (TMB), localizado na Plataforma Oriental do Porto de Lisboa.
A descarga de 10 reservatórios de grande dimensão - com 25.00mx7.30mx7.50m e 40 toneladas, cada - oriundos de uma das fábricas da Heineken, localizada na Sérvia, e embarcados no porto romeno de Constança, no navio “FWN SPLENDIDE”, o qual foi agenciado pela Portmar, Lda., terá como destino final a fábrica de cerveja da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), localizada em Vialonga, no Concelho de Vila Franca de Xira.

Praias do Barlavento com bandeira que sinaliza radiação ultravioleta

O projecto "Há UV" na praia está presente em duas praias do município de Portimão (Praia da Rocha e Praia do Vau), uma na Praia Grande, concelho de Lagoa e duas, no concelho de Lagos, na Meia Praia e Praia de Porto de Mós.

Segundo o coordenador do projecto, o professor Francisco Pereira, o objectivo passa por evidenciar aos banhistas um conjunto de 5 bandeiras de cor diferente, indicativas da intensidade solar em termos de radiação ultravioleta, sendo que a mais grave é a cor vermelha

Gaspar, o primeiro golfinho boto-branco ibérico, tem visitado as praias do Porto e Matosinhos

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado com um filhote.