Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE SETÚBAL

Plataforma JUL arranca em Novembro

A APSS realizou três sessões de formação da plataforma JUL – Janela Única Logística destinadas a colaboradores e entidades externas com o objectivo da entrada efectiva em produção do sistema no Porto de Setúbal, com data prevista para Novembro, «constituindo um passo significativo para tornar o porto mais competitivo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais baratos».

Porto de Sines integra o maior evento ibérico de Gás Natural

O Porto de Sines participa no “Green Gas Mobility Online Event”, um congresso que se realiza de 22 a 24 de setembro, e que tem como objetivo debater temáticas relacionas com gás natural e gases renováveis, procurando encontrar respostas para os atuais desafios do setor dos transportes.

Tendo em conta o atual contexto de pandemia, todo o evento decorre online, tanto as conferências temáticas como a exposição virtual onde se pode “navegar” e conhecer a oferta das empresas participantes. O certame é organizado pela GASNAM, a associação que promove o gás natural e renovável como combustível para o transporte terrestre e marítimo em Espanha e em Portugal, que conta já hoje com os principais players ibéricos do setor.

Arranca a 1.ª fase da Ciclovia do Mondego, em terrenos do Porto da Figueira da Foz

Em celebração da Semana Europeia da Mobilidade, foi inaugurada terça-feira, 22 de setembro, a 1.ª fase da futura “Ciclovia do Mondego” entre a Figueira da Foz e a Fontela (zona norte do terminal comercial), na presença da Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa. Este troço de ciclovia ligará no futuro, a Figueira da Foz a Coimbra.

OCEANBIRD

O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável.

De acordo com um relatório do The Driven, um consórcio sueco apresentou um navio transportador de carros com capacidade para 6 mil a 7 mil veículos e para atravessar todo o Oceano Atlântico, ao mesmo tempo que reduz 90% das emissões de dióxido de carbono.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Novo cais privativo do Porto de Aveiro em destaque

O espaço da CPA destaca nesta edição um dos principais investimentos em curso na infraestrutura portuária. O novo ano vai trazer ao Porto de Aveiro um novo cais privativo, com 200 metros de comprimento.

Nova Lota do Funchal fica pronta até ao final de Setembro

A empresa responsável pela construção da nova Lota do Funchal deverá entregar ainda este mês a obra ao Governo Regional da Madeira. Os trabalhos estão em fase de conclusão e os arruamentos de acesso também caminham para o fim, garante o Executivo madeirense.

O Secretário Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, visitou a obra para se inteirar do curso final dos trabalhos e certificar-se de que algumas das alterações introduzidas já com a obra em andamento, nomeadamente a instalação do centro de embalamento, segue conforme foi projectado.

GRUPO SOUSA

Navio «Lobo Marinho» participou em simulacro de salvamento com a Força Aérea

A 11 de Setembro foi levado a cabo um simulacro de recuperação de um passageiro do navio ‘Lobo Marinho’ (que está ao serviço da Porto Santo Line), envolvendo um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa, revela o Grupo Sousa.

20 portos deslumbrantes que valem uma caminhada junto à água

Os portos são pontos de encontro, despedidas e trocas, e a marca registada de muitas cidades. Ao longo dos séculos, os portos foram-se alterando e passaram de locais de comércio e de partidas rumo ao desconhecido para locais altamente turísticos onde chegam cruzeiros de todo o mundo.

MIGUEL COSTA:

Investimentos da Portos dos Açores atingem 400 milhões de euros

Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores explica os investimentos em curso para aumentar a capacidade dos portos no arquipélago. Principais investimentos estão a ser desenvolvidos no Porto das Lajes das Flores e Porto de Ponta Delgada.

NUNO ARAÚJO:

«APDL e Porto de Leixões têm forte ligação a Matosinhos»

O Dia do Porto de Leixões celebrou-se, de forma diferente, no dia 19 de Setembro: por força das vicissitudes actuais, a comemoração decorreu de forma digital, mas a plataforma portuária espera regressar ao contacto presencial em 2021. Nuno Araújo, Presidente do Conselho de Administração da APDL, assinalou a data com um vídeo onde realçou a «forte ligação» entre o porto nortenho e o concelho de Matosinhos.

NO PORTO DE PESCA DE QUARTEIRA

Docapesca abre concurso para sinalização do estado da barra e avisos de temporal

A Docapesca abriu um concurso para a sinalização visual do estado da barra e avisos de temporal no porto de pesca de Quarteira, com o preço base de 31 mil euros, no âmbito do apoio às operações da estação salva vidas da Autoridade Marítima Nacional que foi inaugurada oficialmente a 8 de setembro.

Temível navio de guerra alemão foi encontrado ao largo da Noruega 80 anos após afundar

Um navio de guerra alemão afundado por um torpedo durante a II Guerra Mundial foi encontrado no fundo do mar ao largo da Noruega mais de 80 anos depois de ter sido atacado.

A descoberta foi feita pela Statnett, a operadora de rede elétrica estatal da Noruega, que encontrou o cruzador Karlsruhe, perdido há oito décadas, a cerca de 488 metros abaixo do nível do mar.

APDL conclui intervenção de 500 mil euros em melhorias no canal e em cais do Douro

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) acaba de anunciar a conclusão das obras de melhoria do canal e dos cais de espera a jusante da eclusa da Valeira, na Via Navegável do Douro (VND), que envolveram investimento de 500 mil euros por parte da administração portuária.

A obra teve como objetivo melhorar a segurança e a fluidez de um local que estava, até à data, interdito a embarcações com mais de 20 metros de comprimento.

PORTUGUESES DE VALOR 2020

Teresa Coelho, nova Secretária de Estado das Pescas

Teresa Coelho é nazarena, nasceu e cresceu apreciando as ondas da Nazaré, frequenta a lota "desde pequenina" e durante o seu percurso profissional esteve sempre ligada ao mar, somando um currículo extenso nesta área. Aos 18 anos deixou a sua terra natal e licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

À conversa com Gil Nadais

A União Europeia informou que Portugal terminou 2019 como principal fabricante europeu, com um total de 2,7 milhões de unidades (represemtando 23% das bicicletas europeias), por força do aumento de 42%.

A notícia serve de pretexto a uma conversa com Gil Nadais, secretário geral da ABIMOTA, a associação mais representativa do setor das duas rodas, que tem sede em Águeda.
 

Porto de Setúbal fecha Julho com total acumulado de TEU movimentados de +12,5%

Frisa assim a AMT que Setúbal «fechou o mês de Julho com um total acumulado superior a +12,5% ao volume registado no mesmo período de 2019», feito ao qual não é alheio o bom resultado homólogo verificado no sétimo mês do ano: um aumento de 26,5% na tonelagem transportada apenas em Julho e, em particular, um disparo de +51,6% na carga contentorizada. Números que espelham a trajectória ascendente do porto sadino.

PRÉMIO ESPO 2020 E A RELAÇÃO PORTO-CIDADE:

Porto de Lisboa passa à derradeira fase do concurso

Os projectos da Autoridade Portuária de Algeciras (Espanha), Porto de Amesterdão (Holanda), Administração do Porto de Lisboa (Portugal) e Puertos del Estado (Espanha) foram escolhidos a derradeira etapa do 12º Prémio da ESPO, centrado na Integração Social Portuária.

O júri seleccionou as quatro candidaturas, que entram agora na fase final do concurso, de um total de sete propostas. O tema da edição deste ano é ‘Aprimorando a relação porto-cidade, incentivando inovadores e start-ups locais a integrarem o ecossistema portuário’.

APRESENTAÇÃO DECORREU SEXTA-FEIRA

Plano de Entrada em Produção da JUL II - Piloto APS

Decorreu na tarde de sexta-feira, 18 de Setembro, uma sessão de apresentação do Plano de Entrada em Produção da JUL II – Piloto APS.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Com os Pés no Sal, no Ecomuseu Marinha da Troncalhada

Com o calor do sol, a água do mar e a brisa do vento nascem os cristais de sal. A visita pelo salgado de Aveiro serve para experimentar ser marnoto por um dia, sentir o sal e a água morna e densa da salina.
As salinas são um ponto turístico da cidade, mantidas em atividade a muito custo...

O «BEAGLE», TENDO DARWIN COMO PASSAGEIRO, NA ILHA TERCEIRA | 20.09.1836

«Gostei imenso da visita, mas não encontrei nada digno de registo»

A 27 de Dezembro de 1831 o “Beagle” partia de Plymouht Harbor, na Inglaterra, para uma expedição que devia demorar dois anos, mas que acabou por demorar quase cinco. A bordo ia Charles Darwin.
A última escala, antes de chegar a casa, ocorreu há 175 anos. A 20 de Setembro de 1836, o Beagle chegava à Ilha Terceira.
Da visita à ilha açoriana o autor da Teoria da Evolução relata um passeio pelo interior da Terceira que lhe foi oferecido pelo cônsul inglês, deixando uma frase polémica: “"Gostei imenso da visita, mas não encontrei nada digno de registo".
Uma frase que os cientistas açorianos têm vindo desde então a considerar totalmente errada.