Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Equipa EMEPC participa na Campanha EXPLOSEA à Antártida

Entre os dias 9 de Fevereiro e 19 de Março de 2019, elementos da EMEPC (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental), estiveram na Antártida a participar na campanha EXPLOSEA, no âmbito da colaboração existente entre a EMEPC e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Instituto Geológico y Minero de España (CSIC/IGME). A campanha na Antártida decorreu a bordo do navio espanhol BIO Hespérides (A33), ao largo das Ilhas da Decepcion e Livingston, no arquipélado de Shetland do Sul.

Navio de cruzeiro «Serenissima» na Figueira da Foz

Quarta-feira, 24 de Abril, o Porto da Figueira da Foz recebeu o navio de cruzeiro "Serenissima". Proveniente de Lisboa, atracou na Figueira da Foz pelas 07:30.
É já a segunda escala do navio neste porto, atestando a satisfação com as condições e oferta turística disponibilizada.
As excursões em terra tiveram uma vez mais Coimbra como destino, mais especificamente a Universidade, Biblioteca Joanina e baixa da cidade.

A 14 de maio de 2019, no Centro de Congressos de Lisboa

Evento de matchmaking no âmbito do Programa Crescimento Azul

No dia 14 de Maio de 2019, às 10.00h, no Centro de Congressos de Lisboa decorre uma conferência sobre o tema "Working together for a Sustainable Blue Growth", organizado pela DGPM enquanto Operador do Programa Crescimento Azul.

Nórdicos formalizam primeiro apelo para Tratado internacional contra plásticos no oceano

Os ministros do ambiente da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, reunidos no âmbito do Conselho Nórdico, em Reiquejavique, na Islândia, formalizaram o primeiro apelo para a concretização de um Tratado internacional que promova a remoção do plástico dos oceanos à escala global.

Na declaração conjunta, que foi enviada à União Europeia, G7, G20 e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os ministros também apelam ao Conselho Nórdico para que prepare um estudo sobre que elementos devem ser incluídos num acordo global contra os microplásticos e os resíduos plásticos no ambiente marinho.

Presidente da República visita stand da APS na Ovibeja

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido no stand da APS presente na 36.ª Ovibeja. Na breve visita ao stand, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se bastante interessado na actividade do maior porto nacional, com especial enfoque nos futuros projectos de expansão. Sendo o Presidente da República um fervoroso leitor, foi aproveitado o ensejo para presenteá-lo com o livro comemorativo do 40.º Aniversário da APS – "Porto de Sines - 40 Anos, 40 Imagens”.

Esta foi a 7.ª edição da iniciativa, que contou com uma centena de participantes

Porto de Leixões assinalou Dia Mundial do Livro com a escritora Dulce Maria Cardoso

O Porto de Leixões celebrou o Dia Mundial do Livro, 23 de Abril, com um encontro com a escritora Dulce Maria Cardoso, autora do recente livro “Eliete — A vida normal”. A iniciativa, que decorreu no Centro de Formação da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), em Leça da Palmeira, contou com uma centena de participantes.

Açores e Madeira com 70 toneladas de quota de atum rabilho para 2019

A quota de atum rabilho para as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira pode atingir as 70 toneladas, para além das 100 toneladas de possibilidades de pesca que já detêm para esta espécie enquanto captura acessória.

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, na Horta, que já há algumas semanas que os barcos açorianos podem fazer pesca dirigida ao atum-rabilho, salientando que é “fruto, também, de um trabalho que o Governo Regional fez junto da Comissão Europeia e da Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT)”.

MEDWAY

Serviço Sevilha-Porto de Sines evolui para diário dada a intensa procura

O serviço da Medway que arrancou em Abril de 2018, com o objectivo de fazer uma ligação ferroviária entre Sevilha e o Porto de Sines, passa agora para uma rotação diária (seis vezes por semana).

«A procura verificada por este serviço – que era feito três vezes por semana – fez com que a empresa tivesse a necessidade de avançar para uma solução de rotação diária que já começou a 8 de Abril», comunicou a empresa.

Ligação marítima entre Portimão e a Madeira regressa em Julho

Estão agendadas doze ligações em 2019, uma por semana, com saída da cidade de Portimão às terças-feiras e chegada ao Funchal às quartas. A viagem dura menos de 24 horas.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Mar Film Festival 2019 - Programa

O cinema volta a entrar pelo Museu adentro, para a terceira edição do Mar Film Festival, de 26 a 28 de Abril. O mar será a âncora de todas as curtas e longas metragens, documentários, filmes de ficção e de animação, que o Mar Film Festival vai exibir durante três dias, no Museu Marítimo de Ílhavo.

Uma Faixa, Uma Rota

Pequim «profundamente» agradecida a Portugal por aderir ao seu projecto

A China afirmou esta terça-feira "apreciar profundamente" a participação de Portugal na iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota', apontando a localização estratégica do país, um dos primeiros da Europa ocidental a aderirem à visão internacional de Pequim.

Concluído grande parte do levantamento topo-hidrográfico em Sines

Já foi sondada 90 % da área de interesse, foram executados 50% dos trabalhos topográficos de praias e deu-se por concluída a topografia para actualização cartográfica do porto de Sines, segundo comunicado do Instituto Hidrográfico. Concluída com sucesso, aguarda-se que os resultados sejam aplicados na actualização da carta náutica oficial da área do porto de Sines, procedimento comum em qualquer levantamento hidrográfico realizado pela Brigada Hidrográfica (BH).

Cruzeiro das Ilhas volta a integrar a operação da Atlânticoline

O Cruzeiro das Ilhas passou, dia 9 de abril, na inspeção e provas de mar realizadas pela DGRM, que considerou que a embarcação reúne as condições para a emissão dos certificados de segurança e navegabilidade, permitindo assim que o navio seja integrado na operação da Atlânticoline.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES | PARA OUVIR EM PODCAST

Telma Lau, mulher-piloto, no programa da CPSI na Rádio M24

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24, continua a dar destaque às mulheres que desenvolvem funções de piloto de barra no Porto de Sines. Desta vez é nossa convidada Telma Lau, a segunda mulher-piloto a exercer estas funções no porto alentejano.

Natural de Lisboa, a jovem aceitou o convite para contar um pouco da sua história, que começa num curso no qual ingressou depois de uma tentativa falhada para seguir Medicina. A decisão apanhou a família de surpresa, mas Telma rapidamente singrou nesta área.

PORTOS COM A MAIOR FATIA

Programa de Estabilidade prevê investimentos de mais de 8.600 milhões até 2023

O Programa de Estabilidade prevê investimentos de mais de 8.600 milhões de euros em transportes e infra-estruturas até 2023, com os portos e a ferrovia a serem os mais beneficiados pelo programa. A área com maior investimento previsto é a portuária, que, entre 2018 e 2023, deverá receber 6.109 milhões de euros.

Viana do Castelo defende corredor atlântico para fazer face a cenário pós-Brexit

O presidente da Câmara de Viana do Castelo defendeu um corredor Atlântico ferroviário a ligar os portos portugueses aos do norte de Espanha e França, até à Normandia para fazer face a um cenário pós-Brexit.

Para José Maria Costa, que participou, em Dublin, num seminário promovido pela Comissão Europeia sobre as ligações entre portos e cidades na bacia Atlântica, a possibilidade de saída do Reino Unido da União Europeia, "torna ainda mais urgente um reforço da cooperação entre as cidades e os portos do Atlântico".

Professores de Geografia no Porto de Aveiro

No âmbito do XXXIII Encontro Nacional de Professores de Geografia, subordinado ao tema "Coesão territorial. Cidades Médias. Mobilidade", que decorreu em Aveiro, nos dias 11, 12 e 13 de abril, o Porto de Aveiro recebeu a visita de um grupo de professores.
Na ocasião, os docentes tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação da empresa, visitando ainda os principais terminais.

Estações Náuticas de Portugal

2ª fase das candidaturas ao processo de certificação decorre até 31 de maio

A 2ª fase das candidaturas ao processo de certificação de Estações Náuticas de Portugal decorre entre 1 de março a 31 de maio de 2019. O Regulamento e o Formulário de Candidatura podem ser consultados aqui.

Medway investe 1 ME na Zona Industrial e Logística de Sines

A Medway assinou com a aicep Global Parques um contrato de instalação de um novo investimento em logística na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines. De acordo com a empresa, este investimento “vai permitir alargar a prestação dos seus serviços no Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines” e está avaliado em cerca de 1 milhão de euros por um período de 20 anos e com uma área superior a 30 mil metros quadrados.

COMUNICADO DO MINISTÉRIO DO MAR

Novo Conselho de Administração da APA - Administração do Porto de Aveiro

Reproduzimos comunicado emitido pelo Ministério do Mar a propósito do novo Conselho de Administração da APA - Administração do Porto de Aveiro, nomeado em Assembleia Geral da Empresa a 15 de Abril.