Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Boluda Lines reforça presença no Porto de Setúbal

A Boluda Lines prevê reforçar os seus serviços no Porto de Setúbal já em 2022. A escolha do porto de Setúbal deve-se às excelentes condições da oferta e às perspetivas de desenvolvimento futuras.

Este armador tem já dois serviços de Linha Regular no Porto de Setúbal, com escala semanal no TMS Zona 2, concessionado a Sadoport.

Porto de Sines promove-se no mercado de Madrid

Uma delegação composta por vários stakeholders do Porto de Sines visitou, esta quinta-feira, 16 de Setembro, a plataforma logística Central Iberum, em Illescas, Toledo, a cerca de 50km de Madrid. A missão teve como objetivo conhecer o funcionamento daquela plataforma que já hoje reúne operadores logísticos de referência mundial, como a Amazon, DHL e a FM Logistics.

DGRM consigna empreitada de dragagem da barra de Tavira

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) procedeu à consignação da empreitada de dragagem de manutenção do Porto de Tavira no dia 13 de setembro.

A empreitada, com um prazo de execução de dois meses, contempla a dragagem de 63.000 metros cúbicos de sedimentos de constituição predominantemente arenosa provenientes da barra, canal de entrada e zona interior que inclui a zona das Quatro Águas e a Doca de Recreio, representando um investimento total de meio milhão de euros, proveniente integralmente do Orçamento do Estado de 2021.

DE 18 A 25 DE SETEMBRO

Docapesca desenvolve Acções de Limpeza Costeira em vários Pontos do País

A Docapesca – Portas e Lotas, S.A, entidade do setor empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem como objeto a exploração de Portos de Pesca e Lotas, irá realizar ações de limpeza costeira na Póvoa de Varzim, Sines, Viana do Castelo, Sagres, Figueira da Foz e Cascais, deste sábado, dia 18, até 25 de setembro.

PORTO DE VIANA DO CASTELO REGISTA UM CRESCIMENTO DE 8,8%

O Porto de Viana do Castelo movimentou cerca de 265 mil toneladas de carga durante os primeiros oito meses de 2021. Em comparação com o ano anterior, isso representa um aumento de 8,8% na movimentação de cargas. O crescimento do volume foi impulsionado principalmente pelo aumento da movimentação dos granéis sólidos em cerca de 11% e no aumento dos granéis líquidos de cerca de 42%.

Porto de Aveiro adjudica empreitada de construção da zona de apoio logístico

No momento que anuncia crescimento na movimentação de mercadorias de mais de 17% até Julho de 2021, face ao mesmo período do ano passado, o Porto de Aveiro confirma a adjudicação da empreitada de construção da zona de apoio logístico.

Porto de Setúbal «participa» no Azores Rallye 2021

O Azores Rallye volta a começar no Porto de Setúbal. Os carros de competição e viaturas de apoio, que incluíram dois helicópteros, foram embarcados no Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal [10 de setembro] no navio ro-ro “Sea Amazon H”, numa operação a cargo da Navipor e que contou com o apoio do Porto de Setúbal.

SUGESTÃO DE LEITURA

Volta ao Mundo - 500 Anos Depois...

João Carlos Sarabando, natural da aldeia de Lombomeão, Vagos, começou cedo a maravilhar-se pelas viagens náuticas. Ainda criança, desenhava com cotos de giz, em cima de portas acabadas de pintar, os paquetes Vera Cruz e Santa Maria. Mais tarde, realizou regatas em barcos construídos com talos de milho verde, ao longo das regadeiras mestras. A canoa acabou pendurada na garagem da casa do Freixo, na margem direita do rio Douro. Mal sabia ele que estaria a poupar energias para em 2019 homenagear Fernão de Magalhães ao realizar esta “Volta ao Mundo… 500 anos depois”.

Ministro dos Transportes de Angola recebido no Porto de Sines

Enquadrado na agenda de trabalhos definida no âmbito da deslocação a Portugal, o Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas D´Abreu, visitou esta quarta-feira, 15 de setembro, o Porto de Sines, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações do Governo Português, Hugo Mendes.

Para além da componente institucional, que tem vindo a pautar o excelente relacionamento entre os portos nacionais e os portos angolanos, no seio da APP – Associação dos Portos de Portugal e da APLOP – Associação dos Portos de Língua Portuguesa, esta visita reforçou a estreita cooperação entre Sines e alguns portos daquele país, que tem vindo a traduzir-se no desenvolvimento de diversas parcerias quer na componente técnica e operacional, quer ao nível dos sistemas de informação.

AUTORIDADE NACIONAL DE SEGURANÇA VISITA O PORTO DE LEIXÕES

A APDL recebeu, no dia 13 de setembro, no Porto de Leixões, a visita da Autoridade Nacional de Segurança. A visita teve início com uma reunião de apresentação da estratégia da APDL para a transição digital e onde foram discutidos diversos aspetos relacionados com a Segurança da Informação e Cibersegurança.

A APDL destacou projetos como a criação e implementação do projeto Data Center Campus, juntamente com o Simulador “Full Mission Bridge Simulator“.

Ministros do Mar de Portugal e França debatem cooperação bilateral para eventos em 2022

O ministro do Mar português, Ricardo Serrão Santos, reuniu-se com a Ministra do Mar de França, Annick Girardin, para debater, entre outros assuntos, dois importantes eventos políticos e diplomáticos que vão decorrer no primeiro semestre de 2022, durante o qual a França presidirá ao Conselho da União Europeia.

Quota de peixe imperador atinge 80% e pesca pode ser encerrada

A quota de peixe imperador para as embarcações registadas nos portos do Continente atingiu 80% de utilização, podendo a sua pesca vir a ser encerrada a curto prazo, avisa a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Contentores crescem 17,4% até Junho, com Sines e Lisboa a liderar variações homólogas

No período Janeiro-Junho de 2021, os portos do continente movimentaram um total de 1,54 milhões de TEU no segmento dos contentores; um registo que reflecte um crescimento homólogo de 227,5 mil TEU (+17,4%) face a 2020. Os portos de Sines e Lisboa estiveram em destaque pelos crescimentos homólogos obtidos – estas performances foram sustentadas também pela generalidade das dos restantes portos nacionais.

Barcelona e a Economia Azul

Barcelona e o seu Porto estão a posicionar-se como líderes da Economia Azul, em termos da sua ampla abrangência, na Europa. Nesse contexto, difundiram o trabalho jornalistico que aqui reproduzimos e que conta com a colaboração de Miguel Marques, consultor internacional em Economia Azul.

Porto de Lisboa regista variações homólogas positivas pelo quarto mês consecutivo

Os dados relativos à movimentação de cargas nos portos do Continente no que concerne ao primeiro semestre de 2021 dão conta de um crescimento de +15,7% no Porto de Lisboa, confirmando a tendência de consolidação da recuperação de volumes processados. Este resultado, denota a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), foi, em grande parte, sustentado na boa performance do segmento contentorizado.

PORTO DE LEIXÕES RECEBEU NAVIO DE CRUZEIRO VIKING SKY

O Porto de Leixões recebeu este domingo, 12 de setembro, a escala do luxuoso navio de cruzeiro Viking Sky, da prestigiada companhia de cruzeiros Norueguesa Viking Ocean Cruises.

O Viking Sky chegou ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões bem cedo pela manhã, com 256 passageiros a bordo na sua grande maioria de nacionalidade americana, partindo ao final da tarde.

«Top Five II» na Madeira, em viagem inaugural

O Porto do Funchal recebeu, no domingo, o super-iate 'Top Five II', que faz a viagem inaugural de saída do estaleiro.

Construído nos estaleiros Hakvoort, na Holanda, foi desenhado pela Yacht Architecture & Design e não foi noticiado qual o seu primeiro proprietário. Com 61 metros de comprimentos, associa a mais recente tecnologia naval ao luxo dos iates desta categoria.

Porto de Aveiro volta a assegurar «registo das melhores marcas de sempre» no 1.º semestre

O Porto de Aveiro voltou a estar em destaque aquando do balanço da movimentação de cargas nos portos do continente – o relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) enfatiza que o porto aveirense «justifica um destaque por continuar a assegurar o registo das melhores marcas de sempre nos períodos homólogos». A infra-estrutura portuária movimentou cerca de 2,85 milhões de toneladas até Junho.

Docapesca investe nos portos de Sagres e Quarteira

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, entidade do setor empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que visa a exploração de Portos de Pesca e Lotas, concluiu a instalação de iluminação pública LED, no porto de pesca de Sagres, e lança concurso para substituição de portas nos armazéns de aprestos do porto da Quarteira.

UAlg no top 20 mundial em produção científica sobre Turismo Marinho e Costeiro

Segundo o Journal of Coastal Research, que apresenta uma revisão sobre a produção científica a nível mundial em Turismo Marinho e Costeiro, a Universidade do Algarve é a única instituição portuguesa a integrar o top 20 numa escala global, ocupando o 14º lugar.

Os resultados apresentados, através de uma análise bibliométrica, fornecem uma avaliação sistemática dos artigos científicos sobre o Turismo Marinho e Costeiro em todo o mundo, através de uma análise multidisciplinar na base de dados WoS (Web of Science). No total, 162 países contribuíram para este estudo.