Portos de Portugal
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Alberga o maior estaleiro do País

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Porto de Lisboa
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O Paraíso dos Cruzeiros

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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Notícias

PODCAST

Navios e cruzeiros: como transformam Lisboa?

 Conversas, histórias e debates sobre a importância da ligação do porto de Lisboa com a cidade e o país. O seu passado, presente e futuro. Economia, História, Ambiente, Sustentabilidade.

Um podcast da Administração do Porto de Lisboa e de toda a comunidade que gravita à volta dele, produzido pela Mensagem de Lisboa (amensagem.pt).

DA OCEAN CAY PARA ABU DHABI:

MSC FOUNDATION DEFENDE A FILANTROPIA PARA A CIÊNCIA E RESTAURAÇÃO

  A MSC Foundation reuniu-se recentemente com líderes governamentais, científicos e filantrópicos no Congresso Mundial de Conservação da IUCN. Realizados a cada quatro anos, o Congresso terminou como o maior encontro mundial, que reúne países, especialistas e organizações para definir prioridades e impulsionar ações de conservação e desenvolvimento sustentável.

Ao longo de cinco sessões—incluindo a Cimeira Filantrópica Inaugural da IUCN, o workshop sobre Turismo Costeiro Regenerativo no Médio Oriente e Norte de África, e os debtates sobre a Lista Vermelha da IUCN—a MSC Foundation partilhou a sua experiência na criação de colaborações público-privadas para a restauração marinha, pesquisa científica e educação ambiental.

A Diretora Executiva Daniela Picco destacou como a filantropia corporativa está a ampliar o impacto da conservação, com base nas aprendizagens da Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas, um antigo complexo industrial transformado pela MSC Cruzeiros num paraíso intocado para os seus passageiros, onde a Fundação lidera a restauração de corais, a formação para estudantes de ciências marinhas e iniciativas de sensibilização pública com comunidades locais e visitantes internacionais no seu Centro de Conservação Marinha.

SUGESTÃO DE LEITURA

Leixões. Uma história portuária

  “Leixões é uma história portuária que não se confina ao empreendimento considerado como a maior obra de engenharia portuguesa do séc. XIX — a construção dos molhes, na foz do rio Leça, que constituíram um porto de abrigo para os navios que demandavam o porto do Douro.

As raízes de Leixões estão no rio Douro e no seu porto que tanta importância teve no desenvolvimento da cidade que ajudou a crescer — o Porto. (...) é esta história, admirável mas pouco conhecida, que os Professores Fernando de Sousa e Jorge Alves, com um aturado trabalho de investigação, aprofundaram e que a APDL, através da edição deste livro, se propõe divulgar.

Navios «escolhem Portugal» para garantir metas de sustentabilidade, destaca responsável da Prio

  Em 2025, a Prio abasteceu mais de 50 navios e revelou ter evitado a emissão de quatro mil toneladas de CO2. Tiago Ferreira, responsável Marítimo e Novos Mercados da Prio, considera que Portugal tem condições para ser um hub sustentável como “país de mar”.

“Temos uma fábrica em Aveiro que produz combustíveis avançados, com soluções B+ que estão a ajudar a descarbonizar o sector rodoviário e marítimo: o rodoviário está mais avançado e o marítimo está mais atrasado desde logo porque os navios operam em águas internacionais, o que acaba por promover combustíveis mais pesados”, refere este especialista.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Porto de Lisboa: ponto de partida da revolução oceânica do século XV

  Se Lisboa foi sempre uma cidade portuária movimentada devido à sua posição privilegiada sobre o oceano Atlântico, foi no século XV que se deu, a partir do seu porto, uma das maiores revoluções na navegação oceânica tendo em vista territórios além-mar.

“A arquitetura das caravelas constituía uma espécie de segredo de Estado”, afirma Rui Manuel Loureiro, investigador do CHAM – Centro de Humanidades da NOVA FCSH neste artigo (2016). Por isso mesmo, não há testemunhos textuais nem iconográficos sobre os processos de construção destas embarcações que foram protagonistas das mudanças revolucionárias na navegação oceânica europeia a partir do porto de Lisboa.

Na década de 1470, a chamada “volta da Guiné” estava já implementada. A tripulação, constituída por marinheiros e soldados, largava anualmente de Lisboa numa jornada de ida e volta que demorava em média seis meses.

A 26 de fevereiro 2026, em Lisboa

Feira de Emprego e Carreiras Azuis

  A Feira de Emprego e Carreiras Azuis vai realizar-se no dia 26 de fevereiro de 2026. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. A participação está limitada ao espaço disponível no local do evento.

A Feira de Emprego e Carreiras Azuis é um evento fundamental para quem pretende trabalhar ou desenvolver atividade relacionada com cruzeiros, iates, turismo náutico, navios de carga, instalações portuárias e logística, construção e reparação naval, energias renováveis no oceano, pesca e aquicultura, segurança, serviços marítimos, ambiente e sustentabilidade, entre outros setores de atividade da economia azul.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO «SANTA MARIA MANUELA»

VASCO ALBUQUERQUE DE OREY

 Vasco Albuquerque d'Orey foi o armador da Empresa de Pesca de Viana que encomendou o Santa Maria Manuela aos estaleiros da CUF. O casco é feito de alambique, um detalhe importante pois permite que o navio navegue por mares gelados.

O navio foi batizado com o nome da esposa do proprietário do navio, Maria Manuela, mãe de 16 filhos.

Porto de Lisboa e World Monuments Fund anunciam nova fase da intervenção nos murais de Almada Negreiros

  O Secretário da Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, presidiu à apresentação do VI Volume dos Cadernos do Porto de Lisboa e à assinatura de um novo protocolo de colaboração entre a APL-Administração do Porto de Lisboa e a World Monuments Fund Portugal, intitulado Conservação e Restauro dos Painéis de Almada Negreiros na Gare Marítima de Alcântara.

Na sua intervenção o Secretário da Estado das Infraestruturas frisou que «não basta construir novas infraestruturas: temos também de cuidar das que já existem. Verbos como restaurar, recuperar e preservar são palavras-chave neste processo.»

Na cerimónia estiveram ainda presentes o Presidente do Conselho de Administração da APL, Vítor Caldeirinha, e o Presidente da WMF Portugal, Miguel Horta e Costa.

PODCAST

Um museu para interpretar o Porto de Lisboa

 Mariana Pinto dos Santos, coordenadora histórica do Centro Interpretativo dos Murais de Almada Negreiros, na doca de Alcântara do Porto de Lisboa, conta como a história deste porto se cruza com a cidade e como os murais de Almada Negreiros se tornaram um marco importantíssimo em Lisboa - tendo sido uma pedrada no charco à época.

"O nosso Porto de Lisboa" é uma parceria da Mensagem com o Porto de Lisboa . Por aqui passam temas de história escondida, curiosidades, e a vida num dos portos mais antigos do mundo, mas também economia, sustentabilidade e futuro.

Relatório revela tecnologia que transforma lixo em energia a bordo de navios de cruzeiro

  A indústria de cruzeiros tem investido pesadamente em tecnologias ambientais, e os resultados já são visíveis a bordo, indica a CLIA Brasil.
A associação revelou que o recém-lançado Relatório Anual de Tecnologias e Práticas Ambientais (ETP) mostra que os navios vêm incorporando sistemas avançados que permitem, por exemplo, transformar lixo em energia e reduzir significativamente o desperdício de alimentos.

O documento foi elaborado pela Cruise Lines International Association, a CLIA Global, e traça o perfil da frota das suas associadas, destacando avanços mensuráveis na agenda ambiental das empresas.

Madeira é o Melhor Destino de Cruzeiros da Europa 2025

 A Madeira foi eleita como o Melhor Destino de Cruzeiros da Europa 2025. Um prémio entregue pelos World Cruise Awards que, nas palavras do secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, pertence a todos os madeirenses.

“Este reconhecimento não se dirige apenas ao setor dos cruzeiros, que, de facto, muito merece. É também uma justa homenagem a todos os madeirenses, cuja simpatia, competência e arte de bem receber tornam a Madeira um destino turístico de excelência”, afirmou José Manuel Rodrigues, responsvel pela tutela da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA).

O galardão foi entregue durante a 5.ª Gala Anual dos World Cruise Awards, que decorreu este ano no Bahrein, no Médio Oriente, e foi a quarta vez consecutiva que a Região foi premiada. Em 2022 e 2023, já tinha conquistado o galardão de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa, e no ano passado os Portos da Madeira foram distinguidos como o Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade.

De forma totalmente gratuita

Porto de Leixões disponibiliza dados meteorológicos em tempo real

  A APDL não é apenas responsável pela gestão dos portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo — também presta um conjunto alargado de serviços à comunidade, reforçando a sua missão pública e o compromisso com a transparência.

Entre esses serviços, destacamos a nossa plataforma de informação meteorológica, acessível a toda a população.

No Natal e Ano Novo

MSC Musica com embarque e desembarque no Funchal

  Neste Natal e Ano Novo, a MSC Cruzeiros propõe uma grande variedade de itinerários para estas duas épocas festivas.

O grande destaque vai para os itinerários realizados pelo MSC Musica, com embarque e desembarque no Funchal, escala em Santa Cruz de Tenerife, Arrecife de Lanzarote, Puerto del Rosário, Santa Cruz de La Palma, Las Palmas de Gran Canária. Até ao dia 11 de abril de 2026, poderá embarcar em itinerários de 5,7,9 e 11 noites, com a possibilidade de voos de Lisboa e do Porto para o Funchal. Na época do Natal e Ano Novo, o navio estará no Funchal no dia 27 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026, para quem quiser realizar embarque e desembarque no Funchal numa das épocas festivas.

Deve Portugal ter Navios de Manutenção de Cabos Submarinos?

  A pergunta é meramente retórica? Possivelmente porque, infelizmente, não há actualmente em Portugal empresas nem um ecossistema económico o que, sob muitos aspectos, pareceria uma fonte de negócio evidente, como a conversa com Mário Pinho, Presidente da AIN, José Barros, ex-alto quadro da ANACOM, e Rui Ribeiro, Vice-Presidente do OEID, bem o ilustra.

POR Teresa Barros Cardoso

Pensar o Árctico para Além da Geopolítica

  O gelado Árctico continua a ser um dos pontos escaldantes do mundo, antes de mais, como é próprio da época que estamos a viver, pela imensidade dos seus recursos naturais, energéticos e minerais e que um crescente degelo tem tornado verosímil uma possível exploração a relativamente curto prazo, degelo que, por outro lado, irá permitir também uma crescente intensificação de navios a usarem as suas rotas marítimas com significativas vantagens em tempo despendido e, como tal, também em termos financeiros, assim como, porque tudo o que aí se passa afecta directamente todo o planeta, igualmente em termos Ambientais, incluindo desde questões relacionadas com a saúde dos Oceanos ao que se diz como Alterações climáticas. Mas talvez, por isso mesmo, seja também tempo de pensar o Árctico para Além da Geopolítica.

PORTOS DE LEIXÕES E VIANA DO CASTELO PARTICIPAM NO MILLENNIUM PORTUGAL EXPORTADOR 2025

  Os Portos de Leixões e Viana do Castelo marcaram presença na 20.ª edição do Millennium Portugal Exportador, realizada no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Reconhecido como o maior fórum nacional dedicado à internacionalização das empresas portuguesas, este encontro promove a criação de novas oportunidades e reforça a presença das empresas portuguesas nos mercados internacionais. Esta edição reuniu entidades nacionais e internacionais e contou com uma ampla área de exposição, complementada por um programa diversificado de conferências temáticas, cafés de debate, workshops especializados e reuniões bilaterais, fomentando contactos e parcerias estratégicas.

A participação dos Portos de Leixões e Viana do Castelo reforça o compromisso da APDL em promover as exportações e a competitividade da economia nacional, evidenciando o papel estratégico dos portos no desenvolvimento económico e na internacionalização das empresas

Sines e Suape com aproximação para parceria portuária

  O Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Nordeste do Brasil, está a negociar uma parceria estratégica com o Porto de Sines, avançando num entendimento que poderá aproximar os dois lados do Atlântico. Sines, considerado o porto europeu mais próximo da região nordestina, surge como opção natural para servir de plataforma de entrada das exportações brasileiras no mercado europeu.

As administrações dos dois portos destacam a semelhança das suas estruturas, ambas reúnem áreas industriais de grande dimensão, ligações logísticas diversificadas e interesse crescente em projectos ligados à transição energética.

Entre o mar e o risco: como se protege um porto em 2025

 Com rotas mais longas e voláteis desde o Mar Vermelho e um ambiente digital mais hostil, a segurança portuária tornou-se um dos pilares da competitividade económica e da continuidade operacional. Do tráfego ilícito à cibersegurança, o risco deixou de ser periférico para se tornar estrutural, exigindo operações, tecnologia e governaçáo à prova de stress. Portugal tem vindo a responder, do enquadramento ISPS a iniciativas como a Port Cyber Arena.
Nesta reportagem, mostra-se o que mudou e o que está em jogo.

Segurança, saúde e bem-estar a bordo

  O relatório Crew Claims Report 2025, publicado pela norueguesa Gard, descreve as principais tendências e desenvolvimentos em lesões, doenças e fatalidades de marítimos, em todo o mundo.

Com base em dados de sinistros de 2024 e em insights de mais de 6000 marítimos, o relatório revela um aumento preocupante da morte de tripulantes e enfatiza a necessidade de priorizar o bem-estar mental e físico no mar.

CNN PORTUGAL SUMMIT

Salvador Malheiro: Governo quer «catapultar» país para o mercado de carbono azul

 Salvador Malheiro, Secretário de Estado das Pescas e do Mar, adianta, na CNN Summit, que Portugal está "praticamente" a atingir a meta dos 30% de áreas marinhas protegidas dentro da sua Zona Económica Especial.
O país está, assim, muito próximo de atingir o objetivo que tem em comum com as restantes nações que representam 42% de toda a linha costeira do planeta. "Estamos todos alinhados na sustentabilidade do oceano", acrescenta.

O governante destaca que "Portugal está a afirmar-se enquanto nação marítima de excelência", com uma ZEE "enorme só atrás da França e da Inglaterra".