Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE SETÚBAL

Autoeuropa duplica capacidade de transporte na ferrovia com viaturas em comboios de duplo andar

A VW Autoeuropa reforçou o transporte de viaturas, por ferrovia, para o Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal em vagões de duplo andar. Com esta alteração duplica a capacidade relativamente aos comboios anteriores, passando cada comboio a carregar 265 viaturas.

RICARDO SERRÃO SANTOS:

«ENIDH será um actor da cadeia de valor numa nova Economia do Mar»

A ENIDH assinalou 97 anos de existência. Um dos grandes destaques do evento foi a participação do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, cujo discurso fechou a sessão – o governante abordou o tema da descarbonização do Shipping, frisou a «crescente importância de Portugal» no ecossistema da nova Economia Azul e na transformação sustentável do sector e realçou o contributo central da ENIDH para um futuro «mais digitalizado e descarbonizado», rumo à evolução de um Portugal «mais resiliente e sustentável».

AVEIRO

Navalria prepara estaleiro para desmantelar navios maiores

A Navalria pretende capacitar a sua unidade de reciclagem para receber navios em fim de vida de dimensões maiores. O projecto encontra-se em fase de elaboração do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) que é exigido pela entidade licenciadora.

A empresa do grupo Martifer já entregou à autoridade ambiental a Proposta de Definição do Âmbito (PDA) do projecto, que está até ao final do mês em consulta pública.

SILOPOR renova certificação ISO

A SILOPOR - Empresa de Silos Portuários, SA concluiu com sucesso o processo de renovação da certificação Alimentar ISO 22000:2018, na sequência de uma auditoria externa realizada recentemente por entidade acreditada.

A SILOPOR tem como principal objetivo melhorar continuamente os serviços e promover uma cultura de Segurança Alimentar, de modo a satisfazer os requisitos dos seus clientes, a formação de pessoal e as exigências regulamentares aplicáveis.

APDL

Formação - Espanhol de Negócios na Actividade Logística

O Centro de Formação da APDL vai realizar o curso de Espanhol de Negócios na Actividade Logística, nos dias 8, 10, 12, 15 e 17 de novembro, em formato presencial.
Este curso dirige-se aos profissionais que pretendam adquirir conhecimentos sobre os termos da língua espanhola mais utilizados, em contexto profissional.

PORTO DE AVEIRO

Terminal intermodal e linha do terminal de granéis líquidos em fase de projecto

A Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou a elaboração do projecto de construção de terminal intermodal na Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI).
A proposta vencedora representa um custo de 118.700 euros e terá de ser entregue em 140 dias.

Doca de Alcântara volta a afirmar-se como espaço para o basquetebol de 3x3

O Porto de Lisboa celebra a reabertura do campo de basquetebol de 3x3 na Doca de Alcântara. Os espaços no Porto de Lisboa, que foram um lugar histórico de torneios de 3x3 durante o final dos anos 90 e princípio de 2000, voltaram a ganhar nova vida e prometem afirmar-se como um local de eleição para os jogadores de basquetebol de rua.
O espaço situado na Doca do Espanhol recebeu uma intervenção do artista urbano Flix numa iniciativa da Administração do Porto de Lisboa e da Hoopers.

Para Ricardo Medeiros, Administrador do Porto de Lisboa, «este projeto é um dos primeiros passos na nossa visão de tornar esta zona e estes espaços cada vez mais interessantes e próximos das pessoas e das empresas que aqui estão implantadas. Estamos muito satisfeitos com o resultado e acreditamos que este espaço será muito utilizado pela comunidade local».
 

DGRM informa que foi actualizada a lista da dotação médica das farmácias de bordo dos navios

Atendendo à importância da matéria em causa, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que foi publicada a Portaria n.º 214-A/2021, que transpõe a Diretiva (UE) 2019/1834, de 24 de outubro de 2019, atualizando a lista das dotações médicas exigidas a bordo, nomeadamente medicamentos, material médico e antídotos, bem como os modelos das fichas de registo.

Aberto concurso para a concessão do Terminal Multipurpose de Sines

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) colocou no mercado o procedimento que visa a celebração de Contrato de Concessão de exploração, em regime de serviço público, do Terminal Multipurpose de Sines (TMS), vocacionado para a movimentação de mercadorias diversas, incluindo contentores, granéis e cargas de projeto.

As condições do concurso foram desenhadas com o objetivo de colocar à concorrência um processo de concessão flexível, que possa ser atrativo para operadores de média/grande dimensão com diferentes vocações, que se disponham a assegurar simultaneamente a movimentação das cargas de proximidade e a reconversão da atividade do terminal. O prazo de concessão será proposto pelos concorrentes, sujeito a um máximo de 30 anos.

Porto de Lisboa eleito pela sétima vez como melhor porto de cruzeiros da Europa

A APL – Administração do Porto de Lisboa conquista, pelo sexto ano consecutivo e pela sétima vez desde 2009, o troféu de melhor porto de cruzeiros da Europa. A votação decorreu no âmbito do Europe Winners Day 2021, dos World Travel Awards Europa, realizado virtualmente no dia 22 de outubro de 2021, em substituição da habitual Cerimónia de Gala na Europa.

Os World Travel Awards distinguem os melhores exemplos de boas práticas no setor do Turismo, e é neste sentido que a APL tem trabalhado e vai continuar a trabalhar, em conjunto com a concessionária LCP e os restantes parceiros, na prossecução de um objetivo comum: potenciar o porto e a cidade de Lisboa como um destino sustentável de cruzeiros de excelência.

Porto de Setúbal recebe delegação de empresas francesas

O Porto de Setúbal recebeu uma delegação de empresas francesas com o objetivo de promover contatos e avaliar oportunidades de negócio com congéneres nacionais em atividade nos portos de Setúbal e de Sesimbra, numa parceria entre a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a Business France, Serviço Comercial da Embaixada de França.

A iniciativa “À Descoberta do Setor do Mar em Portugal” integrada num programa de 3 dias e que abordou as temáticas “Infraestruturas Marítimas e Marinas” e “Construção Naval e Reparação Naval”, teve um primeiro momento durante a manhã, no Auditório da APSS, destinado a dar a conhecer as realidades presentes e perspetivas futuras dos portos de Setúbal e de Sesimbra. As Boas Vindas estiveram a cargo do administrador da APSS, Ricardo Medeiros, que destacou a importância desta oportunidade com potencial para o estabelecimento de parcerias com empresas que trabalham diretamente com os dois portos.

DE 26 A 31 DE OUTUBRO

Nau Victoria atraca na marina de Lagos com visitas gratuitas

A Nau Victoria, a réplica do navio do séc. XVI, que entre 1519 e 1522 conseguiu realizar a primeira volta ao mundo com os capitães Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano, vai atracar na marina de Lagos, de 26 a 31 de Outubro, numa iniciativa da “Mostra Espanha”.

Durante a permanência da nau haverá «um programa de visitas gratuitas, visitas guiadas a estabelecimentos de ensino e palestras de especialistas sobre as façanhas marítimas hispano-portuguesas», diz a organização da “Mostra Espanha 2021”.

MSC Cruzeiros regista maior embarque de portugueses nos cruzeiros Lisboa-Lisboa

A MSC Cruzeiros tem vindo a registar números record de embarque de passageiros portugueses nos cruzeiros à partida e chegada a Lisboa. O MSC Virtuosa, navio que está a operar este outono no mercado português (setembro a novembro), tem tido uma média de 900/950 passageiros em cada embarque na capital, dos quais 95% são de nacionalidade portuguesa.

A 28 DE OUTUBRO, NA APDL

Conferência: A Plataforma Continental e a exploração dos recursos marinhos

O Instituto da Defesa Nacional (IDN), em parceria com a APDL, realiza no dia 28 de outubro de 2021, pelas 18H00, no Auditório Infante D. Henrique, uma conferência subordinada ao tema “A Plataforma Continental e a exploração dos recursos marinhos“, tendo como oradores os Prof. Doutores Manuel Pinto de Abreu e João Sousa.

Governo e FEI aprovam novo fundo para startups tecnológicas ligadas à economia azul

O “Faber Blue Pioneers I Fund” é o primeiro fundo para empresas de alta tecnologia da Península Ibérica que trabalhem com o mar e no combate às alterações climáticas. O objetivo é ter 30 milhões para financiamento à inovação.

COM VÍDEO

Portugal está a aproveitar bem as potencialidades económicas do mar?

Hoje olhamos para o mar, essa imensidão que muitos dizem ser um dos grandes desígnios nacionais. A atual zona económica exclusiva de Portugal que equivale a 19 vezes o território continental português e pode aumentar para 42 vezes, tornando-se na 10ª maior do Mundo, mas o mar demora em afirmar-se como um dos pilares fundamentais da economia portuguesa. A economia do mar abrange atividades tão relevantes como a pesca, os portos ou a construção e reparação naval, mas representa apenas 5% do PIB e menos de 4% do emprego em Portugal.
Convidado: Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar.

FIGUEIRA DA FOZ

APFF ultima dossiers da marina e do Cabedelo

A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) está a ultimar os dossiers relativos aos imóveis do Cabedelo e à concessão da marina. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, a Presidente do Conselho de Administração, Fátima Alves, disse que o processo do concurso para entregar a exploração do porto de recreio a privados está em curso. Entretanto, foram recuperados passadiços degradados na infraestrutura. “Esperamos ainda este ano abrirmos o concurso”.

Governo destina verbas para cais de Santa Cruz e marina do Porto Santo

O Governo Regional da Madeira já oficializou a atribuição das verbas para o investimento na requalificação do cais de Santa Cruz e da marina do Porto Santo. O montante das verbas foi publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM), no valor de 797 mil euros no primeiro projecto e de 470 mil euros na segunda infra-estrutura.

COM VÍDEO

«Regal Princess» despediu-se do Porto do Funchal ao som de «The Love Boat»

O 'Regal Princess', com 3604 pessoas a bordo, esteve atracado no Porto do Funchal para uma escala de nove horas. Na hora da saída despediu-se ao som do tema musical ‘The Love Boat’.

O momento encantou vários entusiastas que se encontravam na baía da capital madeirense.

LEIXÕES

Terminal de Cruzeiros acolhe o SPIRIT OF ADVENTURE em escala inaugural

Encontra-se numa viagem de 14 dias que começou em Dover a 10 de outubro e que terminará em Southampton a 24 de outubro. Deste itinerário fazem parte os portos de Brest, Saint-Nazaire, La Rochelle, Santander, Leixões, Huelva e Vigo. Navega com 768 passageiros a bordo sobretudo de nacionalidade britânica, servidos por uma tripulação composta por 530 elementos.

Chegou a Leixões no domingo, 17 de outubro, em escala inaugural e, como habitual nestas ocasiões, foi realizada uma cerimónia de troca de placas entre a Autoridade Portuária e o Comandante do navio, comemorativa da sua primeira visita ao Porto de Leixões.