Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ANTÓNIO COSTA:

Gasoduto em Portugal já tem percurso definido e trabalhos estão «muito avançados»

O Primeiro-Ministro garantiu esta sexta-feira que o percurso português do gasoduto para o centro da Europa já está definido, estando os “trabalhos muito avançados”, e assegurou que a Península Ibérica pode substituir "grande parte" do gás importado da Rússia.

“Nós temos os trabalhos muito avançados: são cerca de, creio, 160 quilómetros entre Celorico da Beira e o ponto da fronteira onde amarramos com a rede espanhola”, sublinhou António Costa aos jornalistas sobre as declarações feitas na quinta-feira pelo chanceler alemão, Olaf Scholz, que apelou à construção de um gasoduto entre Portugal e o centro da Europa.

JOSÉ MARIA COSTA

O mar é porventura o maior factor de coesão dos portugueses

O mar faz parte da sua vida. Por isso, assegurar um oceano sustentável para as gerações vindouras foi sempre uma das suas missões nos cargos que desempenhou. Nasceu em Lourenço Marques (aCtual Maputo), Moçambique, em 1961. Formado em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto em 1985, José Maria Costa foi Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo entre 2009 e 2021. Hoje, abraça a pasta do Mar, com funções de secretário de Estado e tem o objectivo de tornar a Economia do Mar uma realidade verdadeiramente concretizada.

Em 2023 serão mais de 48 milhões os cruzeiristas na Europa

Os portos europeus deverão receber, já em 2023, mais de 48 milhões de cruzeiristas. Ainda assim, este número fica abaixo do registado em 2019. Os dados foram avançados pela Cruise Lines International Association (CLIA).

O estudo da CLIA estima que os portos europeus venham a receber um total de 48,6 milhões de passageiros de cruzeiros já em 2023, um número que suplantará em 26% os 38,6 milhões de cruzeiristas que deverão ser movimentados nos portos europeus este ano. No entanto, não se trata ainda da recuperação total da indústria de cruzeiros face aos indicadores de 2019, ano em que os portos da Europa movimentaram 53,2 milhões de cruzeiristas.

A 23 DE SETEMBRO, NO HOTEL CASCAIS MIRAGEM

Agentes de Navegação reúnem-se no X Congresso AGEPOR

A AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, realiza no dia 23 de setembro o X Congresso AGEPOR, no Hotel Cascais Miragem.
O X Congresso AGEPOR tem como lema “O Mar é Tudo” e vai reunir não só a comunidade dos agentes de navegação como também representantes do sector marítimo-portuário, dos transportes e da logística.

Marina de Lisboa comprometida com a defesa do ambiente

A Marina de Lisboa, com as suas quatro docas de recreio, geridas de forma integrada pela Administração do Porto de Lisboa e localizadas na margem norte do rio Tejo (Alcântara, Santo Amaro, Belém e Bom Sucesso), disponibiliza vários serviços e tem capacidade para cerca de
900 embarcações. Com uma localização privilegiada na área ribeirinha de Lisboa, os seus clientes podem beneficiar ainda de todos os serviços que uma grande metrópole tem para oferecer.

Pesca Ó Peixe

Repórteres pela Literacia do MAR

O projecto Pesca Ó Peixe - Repórteres pela Literacia do MAR é um projecto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa cofinanciado pelo EEA Grants.

Este projecto visa aumentar a baixa literacia do mar e recuperar o conhecimento costeiro promovendo actividades multigeracionais através da capacitação de jovens repórteres pela literacia do mar.

De Sines para o resto da Europa. Olaf Scholz defende gasoduto em Portugal

António Costa responde: Alemanha pode contar a 100% com o empenho de Portugal

O chanceler da Alemanha defende a construção de um gasoduto em Portugal, que servirá para garantir o abastecimento dos países europeus mais dependentes da Rússia em termos energéticos.
Olaf Scholz considera que esta infraestrutura seria capaz de ajudar a atenuar a dependência energética em relação à Rússia.

António Costa já respondeu, garantindo que "a Alemanha pode contar a 100% com o empenho de Portugal para a construção do gasoduto".
Segundo o chefe do executivo, até à concretização desse gasoduto, “o Porto de Sines poderá ser utilizado como plataforma logística para acelerar a distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL) para a Europa”.
 

Luxuoso «Deutschland» visita três ilhas açorianas

O terminal de cruzeiros da Portas do Mar recebe esta sexta-feira a escala do Deutschland, um dos navios que opera para a conceituada companhia alemã Phoenix Reisen, que regressa aos Açores depois de uma ausência de cerca de quatro anos.

Esta escala em Ponta Delgada está inserida num interessante cruzeiro de 20 noites, iniciado no dia 2 na cidade alemã de Bremerhaven, e que contempla escalas em Leixões, Lisboa, Porto Santo, Funchal, Ponta Delgada, Horta, Angra do Heroísmo, Vigo na Espanha, Guernsey e Dover na Grã Bretanha e Ljmuiden nos Países Baixos , antes do regresso a Bremerhaven no dia 22.

Docapesca lança concurso público para reabilitação da retenção marginal fluvial de Vila Real de Santo António

A Docapesca já lançou o concurso público para a a reabilitação da retenção marginal fluvial de Vila Real de Santo António.

Com um investimento de 520 mil euros, a intervenção tem como objectivo consolidar a estrutura física de retenção marginal do Rio Guadiana, na faixa reservada ao terminal transfronteiriço (embarque e desembarque das carreiras fluviais entre Vila Real de Santo António e Ayamonte, em Espanha), e será realizada em 3 troços contíguos da marginal.

Campanha para a conservação do cavalo-marinho arranca nas Ilhas da Ria Formosa

Uma iniciativa para informar o público acerca da população ameaçada de cavalos-marinhos da Ria Formosa acaba de ser lançada pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e pelo Almancil International Rotary Club (AIRC).

De acordo com o CCMAR, em 15 anos, a população de cavalos-marinhos na Ria Formosa diminuiu mais de 90%, encontrando-se actualmente em risco.

Há mar e mar e estas praias portuguesas são para ir e voltar

Se se considera um apaixonado por praias, provavelmente, já fez uma lista que gostaria de visitar ou experiências para fazer antes de morrer. Pois bem, aqui tem uma lista de praias imperdíveis para começar a riscar quando viajar por Portugal.

São praias fantásticas, de norte a sul do país, sem esquecer as ilhas, que nos relembram que vivemos num cantinho do paraíso.

Do mar à lata, há prémios para as melhores fotografias sobre conservas de peixe

O primeiro concurso de fotografia da associação dos industriais de conservas de peixe tem uma viagem a Estocolmo, 500 euros em material fotográfico e 300 euros em aulas de fotografia para dar.

A Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP ) organiza a primeira edição do prémio em parceria com o Instituto Português de Fotografia, e está a receber candidaturas de fotógrafos amadores e profissionais, com mais de 18 anos, até 15 de Setembro.

SÃO MIGUEL, AÇORES

Grupo Sousa investe 11,5 milhões de euros em terminal logístico

O Grupo Sousa, da Madeira, acaba de investir 11,5 milhões de euros num terminal logístico que está em fase de conclusão nos arredores de Ponta Delgada.
O Logislink é um terminal de grande dimensão, semelhante ao que a empresa tem na Madeira, dedicado ao armazenamento e distribuição de produtos, e a sua construção envolveu quatro empresas da Madeira.

DGRM conclui dragagens na Póvoa de Varzim e Vila do Conde

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que já foi concluída a fase de Dragagens 2022 na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde, sob responsabilidade da DGRM, no âmbito do Contrato Plurianual para os Portos do Norte.

Na Póvoa de Varzim os trabalhos terminaram na semana passada, tendo compreendido a dragagem da barra (-6.0m ZH), canal de acesso ao porto (-5.0m ZH) e cais dos combustíveis (-2.5m ZH), totalizando um volume de cerca de 80.000 metros cúbicos de sedimentos removidos.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

À conversa com Hugo Ferreira, Presidente da Associação Empresarial de Sines

O Programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) conversou com Hugo Ferreira, reeleito Presidente da Associação Empresarial de Sines, sobre os desafios que o sector enfrenta nos próximos anos, tendo em conta os investimentos de cerca de de 17 mil milhões de euros anunciados para o complexo portuário e industrial de Sines.

Nesta conversa, o destaque vai também para o trabalho que está a ser desenvolvido pela associação com vista à internacionalização das empresas, para colmatar as dificuldades no que respeita a falta de mão-de-obra e também o alojamento.
Hugo Ferreira fez ainda o ponto de situação sobre a criação de uma Feira Industrial Internacional no concelho de Sines.

Mar 2020 atinge 68% de execução até Julho

O programa operacional Mar 2020 atingiu 68% de execução até Julho, com 267,4 milhões de euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) realizados.

“Em finais de Julho, a taxa de execução do Mar 2020 ascende a 68%, o que significa que dos 392,5 milhões de euros do FEAMP atribuídos a Portugal estão executados 267,4 milhões de euros”, lê-se numa nota agora divulgada.

PROGRAMA «PORTO DE ENCONTRO»

Entrevista a Paulo Morgado

A Universidade de Aveiro assinou um protocolo de doação de peças cerâmicas arqueológicas provenientes de meio subaquático da Laguna de Aveiro, no contexto da inauguração da exposição “A arqueologia subaquática da Laguna de Aveiro” patente no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro.

Festival do Bacalhau anima Ílhavo, tendo a Noruega como país convidado

O Festival do Bacalhau de Ílhavo decorre até 14 de Agosto, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, “palco da melhor gastronomia, onde o bacalhau é preparado, de mil e uma maneiras, por 14 associações locais, herdeiros do conhecimento de uma longa história associada à pesca do bacalhau”.

O “fiel amigo” é “rei e senhor” de degustações, provas, concursos e showcookings.

Uma delas fica em Portugal

As praias mais insólitas do mundo

Não cumprem a imagem ideal que temos de praia, mas encantam pela diferença. Conheça algumas praias que fogem do habitual.

OVAR

Cenário expõe «vidas e memórias» de 18 anos à volta dos barcos

“Os Barcos, vidas & memórias” é o título de uma exposição organizada pelo Cenário – Centro Náutico da Ria de Ovar.

A mostra encontra-se patente na Escola de Artes e Ofícios, em Ovar, até 30 de Setembro. Desenhos, madeiras, barcos e vídeos que fazem “uma síntese muito sintética” do trabalho da colectividade náutica ao longo de 18 anos, que comemora em 2022.