Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Instalação do novo Cabo Submarino da Google concluída esta terça-feira

A DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que foi concluída, esta terça-feira, na praia da Califórnia, com entrada na Estação de Cabos Submarinos de Sesimbra, na península de Setúbal, a amarração do cabo submarino de telecomunicações Equiano, permitindo ligar a África do Sul e outros países da costa ocidental africana a Portugal, numa extensão aproximada de 15 mil quilómetros, dos quais 610 quilómetros na ZEE subárea do Continente e de 769 quilómetros na ZEE subárea da Madeira.

Gouveia e Melo diz que Sines tem um papel «essencial» para uma Europa em mudança

O Chefe de Estado-Maior da Armada, o almirante Gouveia e Melo considerou no diaa 23 que Sines é “essencial” numa Europa “que está em mudança” e para um Portugal que “se quer atlântico”.

“Há duas coisas que determinam o futuro: uma é a geografia e outra é a história. Quem se esquecer disso vai de certeza errar o futuro e Vasco da Gama é exemplo disso. É a nossa história associada a uma geografia, esta geografia é Sines” que “hoje é essencial, mas será muito mais essencial com uma Europa que está em mudança e para um Portugal que se quer atlântico”, afirmou Gouveia e Melo.

Porto de Setúbal melhora estruturas de apoio à navegação local

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA concluiu duas intervenções, um trapiche de atracação das lanchas de pilotagem e uma estrutura de apoio às artes de pesca, que vão melhorar as condições de utilização de duas infraestruturas do Porto de Setúbal. Este tipo de obras, realizadas pelos serviços da empresa, estão em linha com o conjunto de ações que têm vindo a ser executadas na zona ribeirinha, reforçando as condições de operacionalidade e segurança dos utentes do porto e reforçando os laços com a cidade.

Encontros na Marina de Lisboa | ESTA QUINTA-FEIRA

Visita ao observatório de golfinhos no Tejo

No âmbito das comemorações do Dia Europeu do Mar, a Administração do Porto de Lisboa deu início, a 20 de Maio, a uma série de iniciativas relativas à protecção de mares e oceanos. Estes “Encontros na Marina de Lisboa” incluem um seminário, visitas ao observatório de golfinhos no Tejo, regatas, workshops, exposições e um simulacro de segurança e proteção ambiental. As iniciativas decorrem até 28 de Maio, sob o tema “O Mar que Protegemos”.

Esta quinta-feira decorrem duas sessões de visitas ao observatório de golfinhos no Tejo na Torre VTS, a realizar à tarde. Cada uma das sessões é limitada à inscrição de 10 pessoas.
 

MIGUEL MARQUES:

Portos Ajudam a Ultrapassar Encruzilhada

(...) É caso para dizer que, apesar das enormes dificuldades que o mundo enfrenta, os portos da União Europeia estão a implementar: o pacto ecológico, a transformação digital, uma economia que funcione para as pessoas, uma europa mais forte no mundo, o modo de vida europeu e a dar um novo impulso à democracia. Desta forma, os portos europeus estão a ajudar a ultrapassar esta grande encruzilhada em que a Europa e o Mundo se encontram.

Lisboa deverá receber 320 navios de cruzeiro este ano

O número de navios a atracar na capital continua a aumentar. Lisboa deverá receber 320 navios de cruzeiro este ano, mais 10 do que em 2019, segundo a Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros (CLIA), e quase o triplo que em 2017, no Terminal de Cruzeiros, em Santa Apolónia. Há cinco anos, a cidade recebia menos de metade dos cruzeiros (115) que receberá em 2022 e já era a cidade europeia que mais navios de cruzeiro recebia, de acordo com um estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, divulgado em 2019.

MADEIRA | COM VÍDEO

Ampliação da Pontinha pode custar 150 milhões

Até ao final de 2024, a Administração de Portos da Madeira espera ter concluído o projecto final de ampliação do molhe da Pontinha, para lançar a empreitada. A obra vai custar perto de 150 milhões de euros e há uma equipa de trabalho na APRAM que estuda fontes de financiamento. Nos últimos meses a procura de navios de cruzeiros voltou a crescer e houve casos em que foram rejeitadas escalas.

Navio-Museu Santo André reabriu com novidades

A 20 de Maio, a Câmara Municipal de Ílhavo assinalou o Dia Europeu do Mar com a reabertura do Navio-Museu Santo André, ancorado no Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré, com a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

O Presidente da Câmara, João Campolargo, salientou que se trata de “um dia particularmente feliz para o Município de Ílhavo, mas também para a região de Aveiro e para o país, na medida em que a requalificação do Navio-Museu Santo André representa a preservação da memória e a valorização da história de um território, de uma região e de um país”.

Açores lançam Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas

O Governo dos Açores iniciou dia 20 a Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas, que tem previstas 14 ações em todo o arquipélago açoriano.

A Direcção Regional de Políticas Marítimas pretende envolver todos os cidadãos, entidades públicas e privadas e organizações cívicas dos Açores para a problemática do lixo marinho, “uma preocupação que é partilhada por cada vez mais pessoas em todo o mundo”.

MADEIRA

Cruzeiros de Abril: escalas superaram abril de 2019

Os Portos da Madeira totalizaram no passado mês de abril 62 escalas de navios de cruzeiro, o que acontece pela primeira vez, nas estatísticas dos meses de abril.
Em comparação com o ano de 2019, antes da pandemia, houve mais 09 escalas no Porto do Funchal (44) e mais 07, em Porto Santo (02).
 

APSS renova compromissos com o Fórum Organizações para a Igualdade

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA renovou o acordo de compromisso com o iGen - Fórum Organizações para a Igualdade durante a Sessão Pública de Assinatura dos Acordos de Adesão/Renovação de Compromissos iGen [em 18 de maio], no Edifício Sede da Altice, que contou com a presença de Isabel Almeida Rodrigues, Secretária de Estado da Igualdade e Migrações.
 

AÇORES

Centenas de crianças celebram o Dia «Escola Azul» no Porto de Vila do Porto

Decorreu na manhã de quinta-feira, 19 de maio, no Porto de Vila do Porto (ilha de Santa Maria, Açores), a celebração do Dia “Escola Azul”, iniciativa integrada no “Programa Educativo Escola Azul”, que foi lançado em 2018 pelo Ministério do Mar e que localmente foi planeado como parceria entre a empresa pública Portos dos Açores, S.A. e a própria Escola Azul.

JOSÉ LUÍS CACHO À ANTENA 1:

Porto de Sines garante ter capacidade para ser autoestrada do gás natural

O Porto de Sines tem capacidade para ajudar a reduzir até 20% a dependência energética da Europa em relação à Rússia. É o que diz à Antena 1 o administrador do Porto de Sines. José Luís Cacho coordenou o grupo de trabalho que avaliou as condições para transformar este porto marítimo numa espécie de autoestrada de gás natural para a Europa e garante que, do ponto de vista técnico, Sines tem capacidade para exercer esse papel.

O administrador do Porto de Sines diz à Antena 1 que será necessário fazer algum investimento para que Sines possa servir de entreposto de gás natural.

Porto de Setúbal recebe alunos do For-Mar

O Porto de Setúbal recebeu um grupo de alunos do FOR-MAR (Centro de Formação das Pescas e do Mar), ação de Marinheiro – 2ª Classe do tráfego Local, no dia 17 de maio, para uma visita com o objectivo de conhecer o porto e as suas atividades.

A comitiva foi recebida no auditório do edifício sede da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, onde foi realizada uma sessão de apresentação do porto, do seu desenvolvimento e dos processos nas suas diferentes atividades, a que se seguiu uma visita aos principais terminais portuários para observação das operações portuárias e ao hangar do Trem Naval.

Encontros na Marina de Lisboa

«O mar que protegemos»

Esta sexta-feira, Dia Europeu do Mar, a Administração do Porto de Lisboa deu início a uma série de iniciativas relativas à protecção de mares e oceanos. Estes “Encontros na Marina de Lisboa” incluem um seminário, visitas ao observatório de golfinhos no Tejo, regatas, workshops, exposições e um simulacro de segurança e protecção ambiental. As iniciativas decorrem até 28 de Maio, sob o tema “O Mar que Protegemos”.

Comunidade Portuária e Logística de Sines na Assembleia Geral do Projecto PLANET

A Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) participou na primeira Assembleia Geral presencial do #PLANETproject.

A reunião, dividida em dois dias, teve lugar em Valência e contou com a representação de todos os parceiros do projecto, permitindo um maior alinhamento e conhecimento sobre os avanços do projeto.

INAUGURADO A 20 DE MAIO DE 1898

Aquário Vasco da Gama custou 60 contos de réis

O Aquário Vasco da Gama foi inaugurado em 1898, numa cerimónia integrada nas Comemorações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. A Comissão Executiva destas celebrações, desejando perpetuar a memória de tão importante acontecimento, decidiu mandar construir um Aquário com objectivos de recreio e instrução popular. A construção do edifício, da responsabilidade da Comissão Executiva do IV Centenário, teve a orientação do Engenheiro Albert Girard , um naturalista notável e o principal colaborador científico do Rei D. Carlos I.

Portugal investe 35 milhões em Sines para reexportar gás

Até ao final do ano estarão a sair de Sines navios metaneiros de pequena dimensão, em direcção aos portos do centro e Norte da Europa, carregados de gás natural liquefeito. Daqui a dois anos o Terminal da REN contará com novo depósito de armazenamento que custará 30 milhões.

20 DE MAIO

DIA EUROPEU DO MAR 2022

Esta sexta-feira, 20 de Maio, pelas 11h00, vai realizar-se, no âmbito das Celebrações do Dia Europeu do Mar 2022, uma conferência sobre a temática "Uma Economia do Mar Sustentável para o Futuro de Portugal". O evento decorre no Auditório Magalhães, Edifício do IPMA, em Algés

Porto acolhe centro tecnológico da Maersk

A Maersk passa a ter no Porto um hub tecnológico. O hub do gigante logístico dinamarquês arranca com 50 colaboradores e espera chegar aos 150 até 2023. Este passo estratégico acontece oito meses depois da aquisição da portuguesa HUUB.

Situado no Porto Office Park (POP), na zona da Boavista, o espaço ocupa um andar, com 850 metros quadrados. Considerado um dos mais modernos edifícios de escritórios da cidade invicta, o POP é constituído por dois blocos que integram as mais avançadas soluções tecnológicas e de eficiência energética, num total de 31.500 m2 de área de construção bruta e mais 15 mil m2 de áreas verdes exteriores.