Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Produção de hidrogénio e amónia verdes em Sines avança com contratação da NextChem

O MadoquaPower2X, consórcio liderado pela empresa portuguesa Madoqua Renewables para desenvolver e operar uma unidade de produção integrada de hidrogénio renovável e amónia verde em Sines, assinou, em Milão, um contrato de serviços de engenharia com a empresa NextChem que faz parte do grupo italiano Maire Tecnimont S.p.A.

O objetivo dos serviços de engenharia inclui estudos iniciais, revisão tecnológica e de processos, análise de modularidade e logística, bem como “front end loading” da engenharia necessária para as autorizações e licenciamento do projeto. O acordo foi assinado durante a feira GasTech, na presença do Secretário de Estado do Ambiente e Energia, João Galamba.

Porto de Leixões recebeu dois navios de cruzeiro no Dia Mundial do Turismo

O Porto de Leixões recebeu dois navios de cruzeiro no Dia Mundial do Turismo.
O Terminal de Cruzeiros acolheu o MSC POESIA da MSC Cruises que navega com 2.050 passageiros a bordo.
Encontra-se numa viagem de 13 dias de Copenhaga a Barcelona visitando Rostock, Zeebrugge, Ferrol, Leixões, Lisboa, Cádis, Málaga, Alicante e Palma de Maiorca.

Docapesca adjudica obras nos portos do Rio Arade e Santa Luzia

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. adjudicou duas obras na região do Algarve, mais concretamente nos portos de pesca de Santa Luzia e do Rio Arade, num investimento de cerca de 79 mil euros.

A obra de reabilitação da ponte de acesso ao cais flutuante do porto de pesca de Santa Luzia visa a reposição das condições de utilização desta infraestrutura e decorre dos danos provocados pelo embate de uma embarcação. A concretização desta empreitada prevê a desmontagem e posterior montagem da ponte de acesso após a beneficiação a efetuar, bem como a reparação da estrutura de betão da ponte-cais. Quanto à adjudicação das obras do porto do Rio Arade (Lagoa), irá providenciar a intervenção na cobertura dos armazéns do bloco B do núcleo dos estaleiros navais deste porto, tendo como objetivo a reposição das condições de impermeabilização destes espaços.

ESTA QUINTA-FEIRA

DGRM assinala Dia Mundial do Mar

A DGRM – Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos assinala esta quinta-feira, dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Mar. A DGRM associa-se a estas comemorações renovando os valores da inovação e da eficiência energética, reforçando a necessidade de estabelecer parcerias eficazes, incluindo parcerias multissetoriais, público-privadas, intersectoriais, interdisciplinares e científicas, inclusive incentivando a partilha de boas práticas, dando visibilidade a parcerias de bom desempenho e criando espaço para interação significativa, networking e capacitação.

Recurso educativo digital «Era uma vez um peixe chamado bacalhau…»

No âmbito do projecto “Era uma vez um peixe chamado bacalhau: para uma utilização sustentável dos recursos marinhos”, foi criado o recurso educativo digital “Era uma vez um peixe chamado Bacalhau”, que envolve um conjunto de memórias relacionadas com a pesca do bacalhau, sendo exploradas diferentes dimensões associadas a esta temática: História e Cultura, Vida a Bordo, Biologia, Pesca e Sustentabilidade.

Com base neste recurso, são propostos vários desafios para a exploração didática das temáticas. O recurso é de utilização livre e destina-se ao público em idade escolar, em particular aos alunos do 1º e 2º ciclos de escolaridade.

Norwegian Prima: com a Europa à proa na nova prima-dona dos mares

Pertence a uma nova classe de navios e vem cheio de experiências “exclusivas”: da pista de karting em três níveis a uma espécie de “queda-livre” por dez conveses. Mas há também atracções mais subtis, a apontar discretamente para um potencial futuro da indústria. O "Público" de Reiquiavique a Amesterdão, entre convidados, depois de um baptismo-concerto da madrinha-cantora Katy Perry.

Portugal quer ser porta de entrada do agronegócio brasileiro na Europa

O embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, afirmou que o país ambiciona ser uma porta de entrada importante do agronegócio brasileiro na Europa, através do Porto de Sines.

“O Transporte de bens do agronegócio do Brasil para a Europa, através do nosso terminal de Sines é um assunto que interessa muito e que pode ser potenciado”, disse Luis Faro Ramos, em Brasília, à margem da reunião anual da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, na Embaixada de Portugal, em Brasília.

FIGUEIRA DA FOZ

Santana Lopes recebe administração portuária

A nova administração dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz, que inclui o figueirense Carlos Monteiro, foi recebida pelo presidente da autarquia, Santana Lopes. Foi uma reunião para apresentação de cumprimentos, mas também para abordar assuntos prementes relacionados com a segurança na barra, obras de aprofundamento do canal de navegação e da bacia de manobras, dragagens e reposição de areias na margem sul.

CANDIDATURAS ABERTAS

Curso «Aplicação de técnicas geofísicas em Geologia Marinha e impacto ambiental»

Estão abertas candidaturas, até ao final do corrente mês de Setembro, para a primeira edição do curso “Aplicação de técnicas geofísicas em Geologia Marinha e impacto ambiental“.

Permitida pesca de mais 309 toneladas de bacalhau em 2023 junto ao Canadá

“O total admissível de captura de bacalhau na divisão 3M, contígua à zona económica exclusiva do Canadá, vai aumentar 52% (mais 309 toneladas) em 2023 face ao permitido anteriormente, revelou o Ministério da Agricultura e Alimentação.

Numa nota, o ministério refere que a decisão sobre este aumento no ‘stock’ de bacalhau face ao total admissível de captura (TAC) anterior foi tomada na 44.ª Reunião Anual da Organização de Pescas do Atlântico Noroeste (NAFO), que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto.”

Portugal assume vigilância e inspecção no mar

A DGRM - Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, iniciou a 9 de Setembro uma missão com um navio da Marinha Portuguesa, NRP SETÚBAL, com uma equipa de inspeção de pescas composta por quatro Inspetores de Pescas da União (DGRM), um coordenador da EFCA, um da ANP/Estónia e dois da ANP/Portugal.

A 8 de Outubro, no Porto de Leixões

Novo navio de luxo construído em Viana vai estar aberto ao público

O quarto navio de expedição oceânica, encomendado pelo empresário Mário Ferreira e construído pelos estaleiros de Viana do Castelo vai estar pronto no final deste mês. Antes de se fazer ao mar, a embarcação vai estar aberta para visitas no dia 8 de outubro, sábado, no Porto de Leixões, em Matosinhos.

O anúncio foi feito pelo empresário português, que explica que decidiu mostrar o World Traveller ao público devido aos inúmeros pedidos de “portugueses que gostariam de conhecer um destes belos navios construídos por mãos portuguesas”.

VILA REAL DE SANTÓNIO E TAVIRA

Comandante João Afonso Martins é o novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima

O Comandante João Afonso Martins tomou posse como novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e de Tavira, rendendo no cargo o Comandante Rui Vasconcelos de Andrade.

A cerimónia realizou-se nas instalações da Capitania de Vila Real de Santo António e foi presidida pelo Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, Contra-almirante Nuno Noronha Bragança.

Record de escalas de navios de cruzeiro superado este domingo

A crescente atractividade que os portos açorianos têm granjeado junto dos principais armadores/operadores de cruzeiros da actualidade, tem-se traduzido, nos últimos anos, em resultados assinaláveis, consolidando a imagem da Região como um destino de eleição, referência nas principais rotas atlânticas da actualidade.

Na última década, esta indústria registou significativos crescimentos, nomeadamente o ultrapassar da barreira das 100 escalas e dos 100 mil passageiros, em 2012, ou em 2017, quando foram registados um novo máximo de escalas, com 152 visitas. No ano seguinte, mais um record, desta feita com164 mil passageiros a visitar os Açores a bordo de navios de cruzeiros.

Escola do Mar dos Açores está certificada

A Escola do Mar dos Açores, inaugurada há dois anos, no Faial, já está certificada como entidade formadora, e pretende ser "um auxiliar" na formação da classe piscatória e suas comunidades, anunciou o presidente do Governo açoriano.

“Finalmente a Escola do Mar está devidamente certificada e pretende ser um auxiliar na formação, na preparação dos nossos pescadores e das nossas comunidades”, disse José Manuel Bolieiro.

Realizou-se a 3.ª Conferência «As Cidades e a Logística»

A 3ª edição da Conferência «As Cidades e a Logística», promovida pela APLOG, decorreu dia 21 no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Organizada sob um formato de painéis de discussão, numa conversa aberta e pragmática, envolveu autarcias, neste caso a Câmara Municipal de Matosinhos e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, organismos públicos, CCDRN e empresas de referência em vários setores deste o retalho, à tecnologia, passando pelos transportes e mobilidade, com objetivo de ajudar na reflexão e desenvolvimento em temas de logística que envolvem todos estes agentes e tem impacto na vivência nas cidades.

Porto de Aveiro continua a crescer

O Porto de Aveiro registou um crescimento de 1,7% no mês de agosto, face ao período homólogo, movimentando 438.294 toneladas. No acumulado do ano verificou-se um aumento de 3,5%, num total de 3.887.251 toneladas.

Os granéis sólidos foram a tipologia de carga que mais cresceu no mês em análise, com um aumento de 12,6%, impulsionados pelos minerais não metálicos.

X Congresso AGEPOR - O Mar é Tudo

Portugal precisa de aumentar competitividade dos portos e do seu hinterland

A AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal reuniu esta sexta-feira a comunidade do sector marítimo-portuário, logístico e dos transportes, durante o seu X Congresso, que teve lugar em Cascais.

Seis anos após a realização do último congresso, o presidente da AGEPOR, João Silva, realçou que o Mundo mudou “muitíssimo”, e que as alterações ocorridas afetaram profundamente todo o setor. No entanto, salientou, a resiliência que caracteriza as gentes do mar não permitiu que existissem quebras na cadeia logística durante o período mais crítico da pandemia e, agora, da guerra: “É verdade que os congestionamentos aconteceram nos principais portos. É verdade que o desajuste entre a oferta e a procura resultaram em fretes mais altos. Mas é também verdade que, tirando algumas exceções, pontuais, que têm muito mais a ver com a produção que com o transporte, a cadeia logística resistiu, reinventando-se praticamente todos os dias e garantindo que as prateleiras dos supermercados por esse mundo fora não ficassem vazias”.

Grupo Sousa investe 28 milhões de euros na aquisição de navio porta-contentores

O Grupo Sousa, através do seu armador GS Lines, acaba de adquirir, e registar no Registo Internacional de Navios da Madeira (RINMAR), mais um navio porta-contentores com capacidade para 1.577 contentores, Tonelagem de Arqueação Bruta de 17.294 toneladas e com um comprimento de 172 metros.

Trata-se do navio Marine Taraba, construído em 2008, navio 'gémeo' do Raquel S, comprado em 2018 pela GS Lines e que, recorde-se, é até hoje o maior navio porta-contentores alguma vez detido por armadores portugueses.

Programa da Gulbenkian e da Oceano Azul para aceleração de empresas da economia azul selecciona 18 startups

“O programa “Blue Bio Value Aceleração”, promovido pela Fundação Oceano Azul e Fundação Calouste Gulbenkian, seleccionou 18 startups provenientes de 12 mercados, segundo anunciado em comunicado.

A quinta edição do programa recebeu 84 candidaturas provenientes de 39 países de 5 continentes, e os “premiados” são 18 startups que têm origem em Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Croácia, Lituânia, Polónia, Noruega, Canadá, Estados Unidos da América, Hong Kong e Chile.