Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
CNN Summit
Como os Portos estão a alcançar sustentabilidade e a crescer com isso
São convidados deste painel Eduardo Feio, Presidente do Porto de Aveiro; João Neves, Presidente do Conselho de Administração da APDL; Vítor Caldeirinha, Presidente do Portos de Lisboa e de Setúbal, e Pedro do Ó Ramos,Presidente dos Portos de Sines e Algarve.
![]() |
MANUELA PATRÍCIO:
Quando se desviam rotas de um porto, quem paga somos todos nós
Manuela Patrício, diretora de terminais portuários da Administração do Porto de Lisboa (APL), foi uma das oradoras de referência no segmento de debate 'Transporte, Logística e Eficiência Operacional', que a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) organizou, no contexto do evento Logipack, que decorreu na FIL.
A experiente portuária analisou o papel nacional do porto lisboeta e enfatizou a importância de se valorizar mais a utilidade estratégica deste tipo de infraestruturas na economia.
![]() |
Porto do Funchal
Domingo com a visita de dois cruzeiros
Dois navios de cruzeiro fizeram escala este domingo no Funchal:o Norwegian Pearl e o Seven Seas Mariner. Em conjunto, trouxeram à Madeira perto de três mil pessoas, na sua maioria, 2.400, passageiros.
O Norwegian Pearl chegou às 6:00 horas de Casablanca, Marrocos, e partiu às 17:00 horas em direção a Miami, Estados Unidos. Numa escala agenciada pela JFM Shipping, o Pearl navega com 2.972 pessoas, 1.951 das quais são passageiros.
Está a realizar uma viagem de 15 dias entre Barcelona (Espanha) e Miami (Estados Unidos) com paragens em Cartagena, Málaga e Cádis (todos em Espanha), Gibraltar (Reino Unido) e Casablanca (Marrocos).
![]() |
Marinas madeirenses acolheram 1.810 embarcações de recreio
Entre janeiro e setembro de 2025, as marinas da região registaram 1.810 embarcações de recreio e 3.814 tripulantes/passageiros, com acréscimos de 16,3% e 6,8%, respetivamente.
Os portos da Madeira receberam 184 navios de cruzeiro e 403.495 passageiros em trânsito (+4,5%). O Porto do Funchal registou 402.359 passageiros, principalmente europeus.
Na linha Madeira-Porto Santo passaram 319,6 mil passageiros (+0,9%). O movimento de mercadorias cresceu 2,3%, com aumento de 2,7% no descarregamento.
![]() |
Descarbonização em cruzeiros
O Porto de Barcelona inova e avança na descarbonização marítima, com um acordo histórico de oito anos entre a Repsol e a Norwegian Cruise Line Holdings, para o fornecimento de combustíveis marítimos renováveis. A partir de 2026, a Repsol fornecerá biocombustíveis – e, a partir de 2029, metanol renovável – directamente à frota da NCLH, incluindo a Norwegian Cruise Line, a Oceania Cruises e a Regent Seven Seas.
![]() |
Portos de Lisboa e Setúbal destacam compromisso com a descarbonização e eletrificação portuária
A APL - Administração do Porto de Lisboa, e a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra participaram na quarta edição do Electric Summit – Energy for Life, um dos principais fóruns nacionais dedicados à mobilidade sustentável e à transição energética. A sessão de abertura contou com a intervenção de Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas e Habitação, que destacou o papel estratégico de Portugal na transformação da mobilidade para um futuro mais limpo e eficiente.
O Presidente da APL e da APSS, Vítor Caldeirinha, integrou o painel “Energia para o transporte: baterias, hidrogénio e combustíveis sustentáveis”, onde abordou os desafios específicos do transporte marítimo e o contributo dos portos para a redução de emissões. Segundo o responsável, «o transporte marítimo enfrenta desafios acrescidos devido à elevada quantidade de energia necessária para percorrer longas distâncias, tanto no transporte de mercadorias como no setor dos cruzeiros».
![]() |
COM VÍDEO
Numa década triplicaram as escalas de cruzeiros nos portos dos Açores
Em dez anos triplicaram as escalas nos portos da região. O turismo de cruzeiros representa já, em média, 160 mil passageiros ao ano.
"No perfil da operação, há uma mudança de paradigma, metade da frota equivale navios de expedição, os chamados navios temáticos. Tem-se assistido sobretudo a uma dispersão das escalas anteriormente concentradas em Ponta Delgada por todas as ilhas dos Açores; esses cruzeiros têm a particularidade de serem pequenos, com 100 a 200 pessoas, escalam os vários portos da região e procuram um turismo sustentável", afirma a Presidente da Portos dos Açores.
![]() |
CRUZEIROS NA MADEIRA
Número de passageiros a subir 7,75% este ano
O número de passageiros de navios de cruzeiro que passaram pelo Porto do Funchal entre janeiro e outubro deste ano subiu 7,75% em relação ao mesmo período de 2024.
No total, de acordo com dados divulgados pela Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), tutelada pela Secretaria Regional da Economia, passaram pelo Porto do Funchal 477.232 mil passageiros: mais 34.328 do que em 2024. Este crescimento verificou-se também no número de escalas, que subiu 3,57%, passando de 184 em 2024, para 207 este ano.
![]() |
Carta Náutica do Porto de Lisboa | OUTUBRO 2025
Sugerimos a leitura de mais um número da Carta Náutica do Porto de Lisboa. Trata-se da edição n.º 182. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Arquivo adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
![]() |
EM MADRID NOS DIAS 18 E 19 DE NOVEMBRO
PORTOS PORTUGUESES MARCARAM PRESENÇA NA INTERNATIONAL CRUISE SUMMIT 2025
Esta foi a 15ª edição do INTERNATIONAL CRUISE SUMMIT Madrid, a principal conferência de cruzeiros da Europa, onde foram abordados os principais desafios da indústria de cruzeiros onde a IA ganha cada vez mais terreno, desempenhando um papel de liderança, seja no planeamento de itinerários, nas vendas online ou até mesmo na prevenção de impactos ambientais.
O evento contou com a presença de vários prestigiados players mundiais da indústria de cruzeiros entre companhias de cruzeiro, portos, operadoras de turismo, agências de viagens, agentes de navegação, entre outros.
Foram dois dias de conferência que permitiram debater os temas mais proeminentes da indústria e encontrar os representantes do trade. Para além de Ana Lourenço, do Porto de Lisboa, marcaram ainda presença da parte dos Portos da Madeira a Presidente do Conselho de Administração, Paula Cabaço e a Diretora Comercial, Patricia Bairrada e ainda, Jorge Cabral pelo Porto de Leixões.
![]() |
A Corrida Porto de Viana regressa em Junho de 2026
No dia 13 de junho de 2026 o Porto de Viana do Castelo volta a encher-se de cor, movimento e emoção. São 10 km de corrida ou 5 km de caminhada, num percurso único que junta o rio, o mar e a energia contagiante de quem corre com o coração.
Viva esta experiência num dos cenários mais emblemáticos de Viana e sinta o verdadeiro espírito de Outra Corrida Sem Igual.
![]() |
MADEIRA
Movimento de passageiros na linha inter-ilhas sobe 0,9% nos primeiros nove meses
Nos primeiros nove meses do ano foram contabilizados 184 navios de cruzeiro entrados nos portos da RAM, mais 23 que no mesmo período do ano passado. Na linha inter-ilhas, há um crescimento de 0,9% entre Janeiro e Setembro, segundo os dados dos transportes marítimos publicados pela Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM).
![]() |
AÇORES
Construção do Cais Multiusos da Praia da Vitória arranca em 2026
As obras de construção do Cais Multiusos do Porto da Praia da Vitória, nos Açores, devem arrancar em 2026, tendo já sido apresentadas várias candidaturas ao concurso público, revelou a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
“O processo está com o júri. Tenho conhecimento de que houve vários interessados. Agora estão na fase da pré-qualificação. Só os que forem qualificados é que passam à segunda fase”, afirmou, em declarações aos jornalistas, a titular da pasta das Infraestruturas nos Açores, Berta Cabral, durante uma visita ao Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira.
![]() |
Portos de Lisboa e Setúbal presentes na 4.ª edição do Electric Summit - Energy for Life
Os Portos de Lisboa e Setúbal marcaram presença na 4.ª edição do Electric Summit – Energy for Life, reforçando o compromisso com a descarbonização e a eletrificação portuária. No painel dedicado ao futuro da energia no transporte, Vítor Caldeirinha, o Presidente dos Portos de Lisboa e Setúbal, destacou os desafios da transição energética no setor marítimo e o papel essencial dos portos na redução de emissões.
A eletrificação total das operações e a instalação do Onshore Power Supply (OPS) no Porto de Lisboa já estão em curso— um passo decisivo para eliminar emissões enquanto os navios estão atracados e cumprir as metas europeias até 2030.
![]() |
Conflito Laboral no Sector Marítimo-Portuário
Associações e comunidades portuárias pedem intervenção do Primeiro-Ministro
As comunidades portuárias e as principais associações do sector marítimo-portuário pediram, numa carta aberta, a intervenção do primeiro-ministro, Luís Montenegro, na greve dos trabalhadores das administrações portuárias, estimando prejuízos de mais de cinco milhões de euros.
De acordo com a missiva, divulgada pela Agepor — Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, as comunidades portuárias e as principais associações representativas do setor marítimo-portuário manifestaram “a sua profunda preocupação relativamente ao conflito laboral que separa os ministérios das Finanças e das Infraestruturas do SNTAP — Sindicato Nacional dos Trabalhadores Administrativos das Administrações Portuárias”
![]() |
Porto do Funchal recebe dois navios de cruzeiro e um veleiro
O Porto do Funchal recebeu esta terça-feira dois navios de cruzeiro e um veleiro, que movimentaram 6.400 passageiros.
Depois do Mein Schiff Relax ter chegado ao Funchal no final da noite de segunda-feira, com 3.924 passageiros e 1.417 tripulantes a bordo, na manhã de terça-feira, pelas 8:00 horas, entrou na baía o Costa Fascinosa, transportando 3.502 pessoas (2.484 passageiros e 1.018 tripulantes.
Numa escala de nove horas agenciada pela Blatas, o navio da Costa Cruises prosseguiu viagem às 17:00 horas em direção ao porto canário de Santa Cruz de Tenerife. Com o italiano Fabio Bramato como capitão, o Fascinosa está a realizar uma viagem de 16 dias, que começou a 19 de novembro em Barcelona (Espanha) e termina a 5 de dezembro, na ilha francesa de Guadalupe.
![]() |
Carta Náutica do Porto de Lisboa | SETEMBRO 2025
Sugerimos a leitura de mais um número da Carta Náutica do Porto de Lisboa. Trata-se da edição n.º 181. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Arquivo adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
![]() |
Porto de Setúbal recebe visita de estudantes de Engenharia Naval do IST
O Porto de Setúbal recebeu a visita de um grupo de alunos do Curso de Engenharia Naval do Instituto Superior Técnico (IST), incluindo estudantes portugueses e internacionais, no âmbito da unidade curricular de Transporte Marítimo e Portos.
Durante a visita, os 33 estudantes tiveram oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma infraestrutura portuária de referência no panorama nacional. O programa incluiu passagens pelos terminais Tersado (multiusos), Sadoport (contentores) e Roll-on Roll-off, bem como por outras áreas operacionais do porto.
A deslocação permitiu aos alunos observar diferentes modalidades de carga, compreender as características das operações realizadas nos terminais de serviço público e ter uma visão abrangente das áreas industriais e de expansão que integram o Porto de Setúbal.
![]() |
Área marinha protegida no Algarve com 40 novos registos de espécies
Mais de 40 espécies foram registadas pela primeira vez no Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado – desde peixes a corais e invertebrados – revelam os primeiros resultados, divulgados hoje, de uma campanha científica na área protegida.
“A expedição científica, decorrida entre 02 e 07 de outubro, no Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado revelou um ecossistema de riqueza excecional, com 206 espécies identificadas, incluindo mais de 40 novos registos para esta área protegida”, refere um comunicado conjunto da Fundação Oceano Azul, do Oceanário de Lisboa e do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve.
Entre as 40 espécies que, não sendo novas para a ciência, foram agora registadas pela primeira vez no recife da Pedra do Valado – com cerca de 156 quilómetros quadrados e situado ao largo da costa dos municípios algarvios de Albufeira, Lagoa e Silves – estão peixes, gorgónias [organismos aparentados com os corais], corais duros e várias espécies de invertebrados.
![]() |
Carta Náutica do Porto de Lisboa | AGOSTO 2025
Sugerimos a leitura de mais um número da Carta Náutica do Porto de Lisboa. Trata-se da edição n.º 180. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Arquivo adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.



















