Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Nova geração de certificados electrónicos para o Mar ganha escala

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), organismo sob a tutela do Ministério do Mar, tem vindo a acelerar a adopção dos certificados electrónicos como output dos seus processos, todos eles resultantes de pedidos dos seus clientes realizados on-line no Balcão Eletrónico do Mar (BMar).

2.ª EDIÇÃO DOS «BAPTISMOS DE MERGULHO» #2 | PORTO DE AVEIRO / CPA

Veja álbum com 95 fotos no FLICKR

A APA - Administração do Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro organizaram, a 17 de Agosto, a segunda sessão de baptismos de mergulho, iniciativa que excedeu as expectativas, com a adesão de várias dezenas de veraneantes.
A exemplo do que aconteceu na jornada inaugural, a 2 de Agosto, os baptismos de mergulho estiveram a cargo da Escola Trilhos d' Água, tendo decorrido durante toda a tarde na Praia Velha (Praia do Farol).

Álbum com 95 registos fotográficos.

Com subida de +9,6% até Junho, Terminal de Contentores de Leixões reforça quota de mercado

No balanço semestral, «o movimento de contentores aumentou 9,6% e chegou aos 344 mil TEU» em Leixões, frisa a concessionária do terminal. «Sublinhe-se, ainda, o facto de o tráfego de contentores em Leixões ser quase exclusivamente com o hinterland».

ORGANIZAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO E DA CPA | VEJA ÁLBUM COM 100 FOTOS NO FLICKR

2.ª edição dos «Baptismos de mergulho» suplantou as expectativas!

A APA - Administração do Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro organizaram este sábado, 17 de Agosto, a segunda sessão de baptismos de mergulho, iniciativa que excedeu as expectativas, com a adesão de várias dezenas de veraneantes.
A exemplo do que aconteceu na jornada inaugural, a 2 de Agosto, os baptismos de mergulho estiveram a cargo da Escola Trilhos d' Água, tendo decorrido durante toda a tarde na Praia Velha (Praia do Farol).
Participação gratuita, destinada a maiores de 10 anos.

 

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global baseado na sustentabilidade. Inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre os quais um dedicado à conservação dos oceanos (ODS 14).

VÍDEO

Histórias do Fundo do Mar

"Histórias do Fundo Mar" resulta de um trabalho de escrita colaborativa realizado em 2009/2010 por professores e alunos do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira. Pretendeu-se, numa perspectiva de articulação vertical, que os alunos criassem, colectivamente, um texto que percorresse todos os ciclos do Ensino Básico.

A formação decorre em Setembro e é certificada pela ACT

APDL promove curso de segurança no trabalho

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) está a promover um curso de Técnico Superior de Segurança no Trabalho. A formação, certificada pela Autoridade para as Condições do trabalho (ACT), tem início marcado para 23 de setembro.

A decorrer no Centro de Formação da APDL, a formação presencial de 540 horas é destinada a todos aqueles que pretendam qualificar-se na área de segurança e saúde no trabalho, desde que sejam titulares de cursos superiores.

ÍLHAVOS, MURTOSEIROS E VARINOS

Movimentos migratórios de populações marítimas portuguesas

É hoje ponto assente que ílhavos, murtoseiros e varinos se deslocavam pela costa em busca de locais piscosos, estabelecendo-se, num primeiro tempo, apenas na época da safra, construindo para isso habitações precárias com materiais locais (palheiros), que eram abandonados após o período de pesca, para num segundo tempo se sedentarizarem, dando assim nascimento a praticamente todas as praias de palheiros entre a laguna de Aveiro e a Praia da Vieira. Em alguns locais constituíram importantes comunidades, como na Nazaré,
onde os ílhavos foram um dos grupos mais importantes, senão o mais importante.

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. Conjuga conhecimentos numa abordagem científica e tecnológica aos ecossistemas aquáticos. Desenvolve atividades orientadas para desafios da sociedade, em parceria com entidades nacionais e internacionais.
Raio de acção: Lisboa, Sines e Figueira da Foz.
 

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Rei D. Carlos - Os quatro iates e as campanhas no mar

O principal passatempo do Rei em Cascais era explorar o mar no seu iate. A partir de 1896 desenvolveu 12 expedições para inventariar a fauna subaquática na costa portuguesa. As campanhas oceanográficas, pelo espaço que exigiam em alto mar para ter, por exemplo, um laboratório a bordo, levaram o Rei a adquirir sucessivamente quatro iates, todos baptizados com o nome da mulher.

Corrida entre navios e contentores no Porto de Leixões é já em Setembro

A 6.ª edição da Corrida do Porto de Leixões está a chegar! A emblemática prova efectuada no interior da área portuária realiza-se no dia 15 de Setembro e a grande partida está marcada para as 10h00, no Terminal de Cruzeiros, em Matosinhos.

CIÊNCIA VIVA - 21 DE AGOSTO, EM FARO

Cidadania no Mar, Segurança a Dobrar

Acção do "Programa Cidadania Marítima”, da Polícia Marítima, que tem como lema “Cidadania no Mar, Segurança a Dobrar”.
Realizar-se-á uma pequena apresentação por elementos do Comando Regional da Polícia Marítima do Sul e do Comando Local da Polícia Marítima de Faro, seguida de uma visita ao Museu Marítimo e uma experiência prática de navegação na Ria Formosa, a bordo de uma embarcação da Polícia Marítima.

SUGESTÃO DE LEITURA

Mar pela Proa, de Dias de Melo

Mar pela Proa assume, na aventura dos baleeiros arrostados com uma tormenta, uma dimensão verdadeiramente épica. Por um lado, temos a considerar o sentimento de pertença a um grupo e o companheirismo na construção de uma “obra” (a Companhia Nova), por outro, é de relevar batalha do(s) homem(ns) frente aos elementos, num esforço desmedido para salvarem a vida – mas também o sonho (as embarcações). A lição épica só a reconhecemos, todavia, no fim, quando António Marroco (o herói que se destaca por ser o que mais agruras enfrenta até vencer o mar) diz acreditar que é possível o recomeço.

DOCUMENTÁRIO DE 1952

Concursos de Construções na Areia

Documentário de Gentil Marques, reportando os tradicionais e muito concorridos concursos de construções na areia. Filme de 1952 disponibilizado online pela Cinemateca Portuguesa.

Turistas vão poder visitar as ruínas do Titanic (no fundo do mar)

Para os fãs do Titanic dispostos a gastar, a companhia de exploração privada Ocean Gate oferecerá passeios até os destroços do navio Titanic, que afundou em 1912 no Atlântico Norte.

Por 125 mil dólares, será possível submergir os 4 quilómetros até ao famoso navio, num clima agradável e acolhedor ao lado de especialistas na história do Titanic. “Isso amortecerá o congelamento e as duas horas de descompressão nas águas profundas”, afirma o ex-banqueiro de investimentos Stockton Rush, fundador da Ocean Gate.

Albufeira - intervenção no porto de pesca

A Docapesca - Portos e Lotas efectuou uma intervenção no porto de pesca de Albufeira, que teve como objectivo melhorar as condições para a atracagem de embarcações.
Segundo revela a empresa, encontra-se já concluída a requalificação do sistema de bóias de amarração de embarcações naquele porto algarvio, com capacidade total para 40 barcos. A Docapesca acrescenta que esta intervenção implicou a substituição de todos os pontos de amarração.

«PROJECTO LEVA PORTUGAL AO MUNDO»

A história atribulada do «NADA»

O NADA é o mini-veleiro que foi trabalhado pela Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (Almada) no âmbito do projecto “Leva Portugal ao Mundo”. Aos alunos do 7.º ano que participaram neste projeto coube a responsabilidade de batizar o pequeno veleiro.
A escolha recaiu em NADA (Navio Anselmo de Andrade), uma referência ao nome da escola combinada com uma nota de esperança: porque quem nada não se afoga…

ÁLBUM COM 32 FOTOS NO FLICKR

Bom Dia Setúbal! (4)

Álbum com 32 fotografias de vários autores, retratando as belezas ímpares de Setúbal. Imagens que integram a rubrica “Bom Dia Setúbal!”, publicadas na página da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) no Facebook.

DOCUMENTÁRIO DE ARMANDO DE MIRANDA, 1938

Charming Algarve | Algarve Encantado

Revisitando o Algarve de tempos idos, em documentário de Armando de Miranda, disponibilizado online pela Cinemateca Portuguesa. "Charming Algarve" - "Algarve Encantado", filme de 1938.

Biqueirão também já pode ser pescado à sexta-feira

A DGRM — Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que, desde 8 de Agosto, passou também a ser permitida a pesca de biqueirão (Engraulis encrasicholus) à sexta-feira.

Explica aquela Direcção-Geral que “considerando a evolução das descargas efectuadas desde 1 de Julho último, considera-se poder ser autorizada a captura de biqueirão à sexta-feira”.