Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE AVEIRO SOMA MAIS UMA CARGA DE PROJECTO

Grua de 600 toneladas segue para a Base Naval de Toulon

Saiu esta terça-feira, do Porto de Aveiro, o navio “Happy Dover”, transportando uma grua construída pela Eurocrane – Equipamentos de Elevação, S.A. A grua, que pesa 600 toneladas, destina-se à Base Naval de Toulon, em França, tendo sido colocada no navio no domingo, 19 de Janeiro.
A sua construção, iniciada em Maio de 2019, ocupou uma área de 5.600m2 de terrapleno.
A operação de estiva no “Happy Dover” foi efectuada pela Aveiport (Grupo ETE).

Pilar Miranda (Porto de Huelva):

«Portugal é um dos principais parceiros comerciais da Andaluzia»

Realizou-se, dia 15, em Lisboa, o Fórum Empresarial Andaluzia Portugal 2020, organizado pela Extenda (Agência Andaluz para o Desenvolvimento Externo), entidade que integra o Ministério da Administração Pública espanhol – o organismo tem como objectivo fomentar as relações comerciais e os investimentos bilaterais entre os dois territórios. No contexto do Corredor Atlântico, buscaram-se sinergias entre portos lusos e espanhóis – para Pilar Miranda, presidente da Autoridade Portuária de Huelva, Portugal tem «interesse prioritário».

Portos dos Açores adjudica reparação dos pilares nascentes do cais de Vila do Porto

A Portos dos Açores adjudicou a reparação dos pilares nascentes do cais de passageiros do Porto de Vila do Porto à empresa Marques SA.

A reparação, que vai agora ter início, enquadra-se no conjunto de reparações urgentes decorrentes dos efeitos da passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores em outubro de 2019, e insere-se no plano de manutenção preventiva das estruturas portuárias dos Açores.

Documentário ambiental «Mar Urbano Lisboa» seleccionado para vários festivais internacionais

O documentário 'Mar Urbano Lisboa' começa agora o percorrer festivais internacionais. Trata-se de um documentário sobre os recursos do Estuário do Rio Tejo. Já foi selecionado para o Eco Film Festival na Malásia e vai agora para festivais dedicados ao ambiente e à crise climática.

Porto de Ponta Delgada com capacidade de movimentação de carga reforçada

O Porto de Ponta Delgada tem a sua capacidade de movimentação de contentores em parque reforçada com mais dois empilhadores do tipo “Reachstacker”de 45 toneladas. As duas máquinas, que chegaram em regime de aluguer, estão agora ao dispor da operação e servirão para a reforçar até à efetiva entrada em atividade de duas máquinas novas cujo processo de aquisição está a decorrer de acordo com a necessária tramitação contratual.

Porto de Portimão , 50 Anos de Cruzeiros

O Porto de Portimão tem, ao longo dos tempos, vindo a ganhar uma importância acrescida no contexto regional. A 28 de Maio de 1941, o diário lisboeta “A Voz” consagrou num número especial dedicado a Portimão, que designou como “florescente e laboriosa cidade”; quanto ao movimento marítimo, também em 1939, entraram no porto de Portimão 302 navios com 193.744 t, 204 dos quais com propulsão mecânica.

APTMCD reelegeu os Corpos Sociais para o triénio 2020-2022

Os associados da APTMCD – Intermodal Portugal, a agência portuguesa de promoção do transporte marítimo de curta distância, optaram, em assembleia geral, por renovar a confiança nos dirigentes que lideraram os destinos da Intermodal Portugal no último triénio.

Desta feita, a estrutura dos diferentes órgãos manteve-se praticamente inalterada, com a Direcção confiada aos armadores da marinha de comércio (AAMC), aos agentes de navegação (AGEPOR), à Containerships, Liscont, APA e APDL.

PÚBLICO

Sines compensa descarbonização com contentores e gás natural

Pela positiva, em 2019 o porto registou o crescimento de 44% na movimentação de gás natural, que contrariou as quebras nos outros segmentos.
O terminal GNL mostra forte tendência de crescimento e capacidade para ajudar a compensar, no futuro, a queda de actividade nos segmentos de carga menos amigos do ambiente.

Ship2iberia em Antuérpia, a 30 de Janeiro

A 30 de Janeiro realiza-se, em Antuérpia, o Ship2iberia, evento que tem como obejctivo o comércio marítimo e o transporte marítimo entre a Flandres e Portugal/Espanha e os portos ibéricos mais relevantes para o porto de Antuérpia e para outros prestadores de serviços marítimos.

Grupo Sousa perspectiva 2020

O maior armador português tem vindo a crescer muito na última década, chegando ao ponto de constar na lista dos 100 maiores armadores a nível mundial da Alphaliner. Neste novo ano, a portuguesa sediada no arquipélago da Madeira enfrenta novos desafios e apresentou as suas expectativas referentes a 2020.

Centro de Mar do navio Gil Eannes acolhe Museu Virtual da Memória Marítima

O Centro de Mar, valência instalada a bordo do navio hospital Gil Eannes, está a sofrer uma empreitada de refuncionalização para acolher o novo Museu Virtual da Memória Marítima, uma infraestrutura para a promoção da Ciência e do Conhecimento do Mar de Viana, inscrita na Agenda de Ciência e de Conhecimento do município (quadriénio 2017-2021).

Viana do Castelo recebe centro europeu de teste de robôs marítimos

O primeiro centro europeu de teste de robôs marítimos em ambiente real vai ser criado na costa de Viana do Castelo. O Atlantis Test Center visa validar as soluções robóticas nas «condições climatéricas mais extremas do Oceano Atlântico», em especial nos trabalhos de inspecção e manutenção das infraestruturas eólicas offshore.

Relatório da reavaliação do meio marinho dos Açores em consulta pública até 10 de fevereiro

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, concluiu recentemente a reavaliação do estado ambiental das águas marinhas dos Açores, da qual resultou um conjunto de novas metas ambientais, com o objetivo de garantir o bom estado ambiental do meio marinho.

Os resultados do relatório da reavaliação do estado ambiental do meio marinho do arquipélago encontram-se em consulta pública até 10 de fevereiro na página da Direção Regional dos Assuntos do Mar na Internet.

Esclarecimento do Porto de Setúbal

Face às notícias transmitidas recentemente, relativas à morte de 4 golfinhos no Estuário do Sado, vem a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA esclarecer que segundo informação recebida por parte do ICNF:

1. Foi registado o arrojamento de 4 golfinhos oceânicos comuns, entre o Carvalhal e a Comporta, no final do mês de dezembro, sendo que a morte destes mamíferos se prende com as condições climatéricas extremas que se verificavam à época (...)

Exposição: «One - O Mar Como Nunca o Sentiu» no Oceanário de Lisboa

“One – O Mar como nunca o sentiu” é uma homenagem ao oceano, através de uma instalação artística que proporciona uma experiência imersiva e única.Uma obra que vive de imagens realizadas exclusivamente no mar de Portugal, desde os Açores, Algarve, Costa Alentejana, Cascais, Sintra, Nazaré e Aveiro, o resultado de dois anos de produção incluindo oito meses de filmagens.

Crescimento exponencial de Gás Natural como nova aposta do Porto de Sines

O Terminal de Gás Natural de Sines obteve uma excelente performance em 2019, registando um crescimento de 44,5%, face ao período homólogo, ultrapassando os 4 milhões de toneladas, o que lhe permitiu reforçar a sua posição de principal porta de entrada de GNL no país, sendo responsável por cerca de 90% do consumo nacional.

Porto de Aveiro na Rota do Crescimento Sustentável

O Porto de Aveiro é uma referência como centro logístico para o tecido industrial da região Centro. Ao assegurar a prestação de serviços portuários e marítimos eficientes, orientados para as necessidades logísticas das empresas exportadoras da região, tem contribuído significativamente para o aumento da competitividade do tecido empresarial instalado no seu hinterland.

Artigo publicado na Revista de Marinha.
 

Laboratório de Ciências do Mar vai nascer em Sines

A Universidade de Évora (UÉ) e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) assinaram quarta-feira, 15, em Sines, o acordo que permitirá o avanço do novo espaço do Laboratório de Ciências do Mar da UÉ (CIEMAR). Para tal, as duas entidades irão estabelecer um contrato de concessão de uso privativo de uma parcela de terreno do domínio público, localizada a norte do cabo de Sines, onde serão construídas as novas instalações do CIEMAR.

A 22 DE JANEIRO

Apresentação do livro «A ferrovia em Portugal: passado, presente e futuro»

"A ferrovia em Portugal: passado, presente e futuro”, de Francisco Furtado, é apresentado no dia 22 de Janeiro (4ª feira), às 18h30, na Sala do Rei da Estação do Rossio, em Lisboa.

Porto de Sines ambiciona «crescimento de dois dígitos» nos contentores

O Porto de Sines prevê alcançar este ano "um crescimento de dois dígitos na carga contentorizada", depois de um decréscimo em 2019, disse esta quinta-feira o Presidente da administração.

"O ano de 2020 vai ser muito importante para o Porto de Sines, porque vamos retomar o ciclo de crescimento de anos anteriores e, mesmo na carga contentorizada, acredito que vamos ter um crescimento de dois dígitos", assegurou o Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho.