Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MARC RECHTER:

Hidrogénio em Sines «vai ter um impacto maior na economia portuguesa do que a Autoeuropa»

No futuro, Sines vai poder exportar energia, como se fosse petróleo, mas limpo. Para Portugal é uma oportunidade maior do que a Autoeuropa. Se for bem implementado vai ter maior impacto na economia portuguesa do que a Autoeuropa. E não só em termos de exportações, porque também vai permitir reduzir em 20% a importação de gás natural. Faz sentido, mas não é simples de executar. Tem de ser um esforço colaborativo entre muitos atores de países diferentes, governos e empresas, e temos e manter velocidade.

SUBSTITUIÇÃO DE PROJETORES DE VAPOR DE SÓDIO POR LED NA ILUMINAÇÃO DOS TERMINAIS PORTUÁRIOS

Porto de Aveiro na rota da Descarbonização

Considerando os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas, em concreto a melhoria do desempenho ambiental e o incremento da eficiência energética, definiu a Administração do Porto de Aveiro uma estratégia de descarbonização para o triénio 2019-2021, onde se inclui a ação de modernização dos equipamentos de iluminação pública, através da substituição dos projetores de vapor de sódio por equipamentos de tecnologia LED.

Esta iniciativa está alinhada com a Estratégia Nacional para a Neutralidade Carbónica da Economia Portuguesa 2050.

YILPORT LEIXÕES VOLTA A TESTAR OS 3000 TEU/DIA

"Faltou um bocadinho assim...” para o Terminal de Contentores de Leixões voltar a tocar a marca dos 3000 TEU movimentados num único dia. A fasquia ficou perto no dia 7 de Fevereiro, o melhor dia da semana nº 6, quando foram movimentados 2817 TEU, relativos à descarga/carga de 1691 contentores de seis navios, entre eles o que viria a ser o Navio da Semana.

20 DE FEVEREIRO

Ericeira acolhe 1º encontro «Economia do Mar - Por Rumos a Navegar»

Vai realizar-se no dia 20 de Fevereiro um encontro científico dedicado aos temas “Visibilidade, Comunicação, Imagem, História Marítima, Artes e Letras”.

Este evento, promovido pelo grupo de trabalho EcoMar XXI, terá lugar em dois locais: durante a manhã na Ericeira Business Factory – EBF (com entrada limitada aos membros das sessões paralelas), e durante a tarde no auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, aberto ao público em geral.

VÍDEO

Ministro do Mar fala dos preparativos para a Conferência dos Oceanos de Lisboa

Neste Destaque ONU News Especial, Ricardo Serrão Santos comenta a reunião preparatória para a grande Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que acontece em junho, na capital portuguesa. O governante fala também do papel de Portugal no combate às alterações climáticas.

PORTO DE LEIXÕES

Câmara de Matosinhos visita as Obras de Requalificação do Terminal de Contentores Sul

No dia 13 de fevereiro, representantes da autarquia de Matosinhos visitaram, a convite da Yilport, as obras de requalificação do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões.

A comitiva, constituída pela Câmara de Matosinhos, representada pela Presidente, Luísa Salgueiro e Executivo, o Vice-Presidente Fernando Rocha e demais Vereadores, Correia Pinto, Valentim Campos e José Pedro Rodrigues, pelos Administradores da Matosinhos Habit, Tiago Maia e Matosinhos Sport, Vasco Pinho e Helena Vaz, tiveram a oportunidade de ver, no terreno, o curso desta importante obra de requalificação infraestrutural. A conclusão da obra está prevista ocorrer até ao final deste ano 2020.

Enviado de Trump vai falar com França e Espanha para defender gasoduto importante para Sines

O enviado de Donald Trump a Portugal e à Europa vai falar com os líderes de França e Espanha para defender a construção de um gasoduto importante entre os dois países. Este gasoduto pode potenciar o porto de Sines como uma das portas de entrada de gás natural na Europa, incluindo o gás de xisto norte-americano.

ESCOLA AZUL

Alunos de escolas de Olhão realizam actividades relacionadas com a ecologia marinha

No dia 6 de fevereiro, a comunidade escolar da E.B. 2,3 Dr. João Lúcio, em Bias do Sul, pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, assistiu ao hastear da bandeira “Escola Azul”.

A “Escola Azul” é um programa educativo do Ministério do Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano em Portugal. A escola procedeu à referida candidatura no ano letivo de 2018 / 2019 e acabou, no mesmo ano, por ser integrada na rede “Escola Azul”.

WISTA Portugal torna-se membro da Associação de Armadores da Marinha de Comércio

A WISTA Portugal anunciou ter-se tornado membro da AAMC (Associação de Armadores da Marinha de Comércio).

«Ao aderir à AAMC, e além de reforçar as iniciativas comuns a serem desenvolvidas pelas duas associações em Portugal, o WISTA Portugal ganha mais influência e participação nas discussões realizadas no nível da ECSA», realça a organização internacional, que desde Setembro de 2018 detém também representação em Portugal, através da WISTA Portugal, pela primeira vez apresentada durante o evento Portugal Shipping Week.

AÇORES

Requalificação do Porto das Pipas voltará a «virar Angra do Heroísmo para o Mar»

A visão é do presidente do do município de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses: o projecto de requalificação do Porto de Pipas vai voltar a virar Angra do Heroísmo para o Mar, contrariando uma tendência de afastamento. A opinião foi proferida na sequência do anúncio do arranque das obras, que deverá acontecer ainda durante este primeiro semestre de 2020.

Entidades portuguesas e galegas unidas para melhorar previsões e aumentar segurança de portos

Entidades do Norte de Portugal e da Galiza uniram-se para, através da instalação e aperfeiçoamento de radares de observação, melhorarem a "capacidade das previsões atmosféricas" e com isso contribuírem para uma maior segurança dos portos e da população.

"Este projeto pode melhorar e muito a capacidade operacional dos portos", disse, em declarações à Lusa, José Carlos Matos, responsável pela área da energia eólica do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), no Porto.

29 de Fevereiro, às 21h, na Sala de Cinema do CC Malaposta

MAR DE SINES - A RESILIÊNCIA DAS GENTES DO MAR

Sines, complexo industrial e porto atlântico. Os contornos dos grandes navios no horizonte já se tornaram uma imagem familiar. Mas, por entre estes gigantes, resiste uma geração que representa a pesca tradicional e resiliência de uma atividade que teima em resistir à passagem do tempo. Entre tradição e inovação, a pesca continua a ser em Sines uma força viva.

Durante um ano, a equipa de Mar de Sines percorreu esta costa e conviveu diretamente com as suas comunidades costeiras, registando a forma como estas vivem com o mar e os seus recursos.
O mar é o ponto de atracção para onde todos os protagonistas convergem. Este mar é simultaneamente o adversário a enfrentar e a figura paternal que dá o sustento.

Comunidade Portuária e Logística de Sines elege os Órgãos Sociais para o triénio 2020-2022

A Assembleia Geral da CPSI - Comunidade Portuária de Sines elegeu os Órgãos Sociais para o triénio 2020-2022, mantendo-se Jorge d’Almeida como Presidente da Direção. Na mesma sessão foram também introduzidas alterações estatutárias que alavancam o papel da associação enquanto motor de promoção do porto e da região.

A designação da associação foi alterada para Comunidade Portuária e Logística de Sines, com o objetivo de reforçar o âmbito da associação no setor da logística, e foi também alargado o número de vogais da Direção, possibilitando uma melhor resposta aos desafios que a associação enfrenta face aos investimentos em curso e planeados para Sines.

Medidas de contingência de saúde pública relativas ao «COVID-19» em execução no Porto de Sines

Ciente da atual situação e em articulação estreita com as autoridades competentes, a APS informa que, na sua área de jurisdição, foram tomadas diversas medidas relativas à epidemia causada pelo “COVID-19”, na sequência das orientações recebidas da Autoridade de Saúde local.

Porto de Lisboa recebeu visita da comitiva da Universidade de TU Delft (Países Baixos)

O Porto de Lisboa recebeu uma visita da comitiva da Universidade de TU Delft – 27 alunos compuseram esta comitiva, com diversas nacionalidades, do Mestrado TIL (Transport Infrastructures and Logistics), que está englobado em três faculdades – Engenharia Civil, Mecânica e Gestão – da Universidade TU Delft (localizada nos Países Baixos).

SINES

Investimento superior a 2.5 mil milhões de euros pode duplicar a população do concelho

Milhares de milhões para nova refinaria da Repsol, expansão do porto, cabo transatlântico e terminal de hidrogénio vão aumentar a população da cidade e dos concelhos vizinhos, que tem estado em declínio.

António Costa salienta posição estratégica de Portugal ao Secretário da Energia dos EUA

O Primeiro-Ministro defendeu que os portos nacionais estão numa importante posição geográfica, situando-se na confluência de três importantes rotas marítimas: a africana, a mediterrânica e a transatlântica. Essa característica, de acordo com o líder do executivo, “tem despertado o interesse na cooperação com os Estados Unidos, em particular na área da segurança energética”.

“O número de terminais de GNL [gás natural liquefeito] tem vindo a crescer nos Estados Unidos, numa clara indicação de que a capacidade norte-americana de exportação deste recurso venha a aumentar exponencialmente no futuro”, disse. Ora, segundo o primeiro-ministro, o Porto de Sines dispõe de potencial para servir de “ponto intermédio para outros portos na Europa e em África”.

Estação Costeira Porto de Abrigo prestou 5.086 atendimentos em 2019

A Estação Costeira Porto de Abrigo prestou, em 2019, um total de 5.086 atendimentos de apoio à pesca e às atividades marítimas. De acordo com comunicado da Porto de Abrigo, 4.818 atendimentos foram na área da pesca, 200 na náutica de recreio, 15 no segmento do comércio e 53 de entidades públicas.

FIGUEIRA DA FOZ

Museu do Mar poderá ser instalado no Cabo Mondego

O Presidente da Junta de Buarcos e São Julião, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, revelou: “Játive uma boa novidade; o presidente da câmara disse que já tem um local”. Carlos Monteiro, acrescentou o autarca buarcosense, numa tertúlia pública em que participava, avançou com a hipótese de a autarquia instalar o ambicionado equipamento nas instalações da antiga fábrica de cal hidráulica do Cabo Mondego.

GUI MENEZES:

Novo quadro legal da pesca açoriana reforça competências da Região

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, na Assembleia Legislativa, na Horta, que o novo quadro legal da pesca açoriana “salvaguarda a Autonomia e reforça as competências da Região em matérias de gestão dos recursos e a pesca nos Açores”.

“É por essa razão que temos um quadro legal próprio para a pesca”, frisou Gui Menezes, durante o debate sobre uma proposta de alteração ao regime jurídico da pesca nos Açores, que foi aprovada em plenário.