Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Movimento de mercadorias nos portos portugueses superou valor pré-pandemia

No terceiro trimestre de 2021, os portos portugueses movimentaram 20,8 milhões de toneladas, mais 1% face ao terceiro trimestre de 2019, segundo o INE.

Porto de Lisboa lança segunda webcam TejoLIVE

A Administração do Porto de Lisboa (APL) já tem em funcionamento a segunda webcam do projeto TejoLIVE, um serviço gratuito 24 horas por dia, com imagens e visão global entre a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama, através de uma webcam instalada em Cacilhas.

O Porto de Lisboa lançou o serviço TEJO LIVE em maio deste ano, com imagens de uma webcam instalada no 7º piso do Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo e Segurança (Edifício VTS, em Algés), permitindo a visão da área de aproximação ao porto de Lisboa e uma perspetiva privilegiada do rio Tejo.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Revista Argos n.º 9 já disponível

A nona edição da Argos – Revista do Museu Marítimo de Ílhavo tem como tema “Bacalhau: Alimento, Sociedade e Cultura”. Neste número, dedicada ao bacalhau, o “peixe que mudou o mundo”, como o considerou Mark Kurlansky, procura-se perceber qual a relação que outras nações têm com o nosso “fiel amigo”, em termos industriais, socioculturais e económicos. Por isso, esta é a mais internacional edição da revista Argos, que nos traz perspetivas de vários cantos do mundo sobre o bacalhau enquanto alimento, na sociedade e como cultura, que nos ajudará a compreender melhor o porquê desta relação tão próxima dos portugueses com o bacalhau.

Desenhando a Porta do Pacífico

Desenhando a Porta do Pacífico reúne cerca de setenta cartas náuticas, mapas e outras representações visuais do Estreito de Magalhães, desenhadas no período compreendido entre 1520 e 1671. A Editora, em parceria com a Estrutura de Missão que comemora os 500 anos da viagem de circum-navegação, publica uma obra monumental, tanto pela beleza da iconografia como pelo estudo inédito agora publicado.

Governo dos Açores avança com compensação aos armadores da pesca do atum

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, vai avançar com uma compensação aos armadores da pesca do atum.
Manuel São João referiu que foi alcançado acordo quando a uma compensação de 50 euros por tonelada a atribuir a todos os armadores cujas embarcações efetuaram descargas de atum bonito que não no seu porto de registo.

Marinha realiza missão de estudo do plástico e seus efeitos

O NRP Andrómeda terminou a 1 de dezembro a missão “I-PLASTIC 2021”, entre Aveiro e a Figueira da Foz. Esta missão, realizada em colaboração com o Instituto Hidrográfico, contou com o apoio de quatro técnicos daquela unidade da Marinha, embarcados na lancha hidrográfica Andrómeda.

​A missão “I-PLASTIC 2021” tem como objetivo a recolha de amostras superficiais de sedimentos e de amostras para análise de microplásticos à superfície da água, por arrasto horizontal e, nos primeiros vinte metros da coluna de água, por arrasto vertical.

«Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras»

Dóris dos Santos é a vencedora

“Arte, museus e memórias marítimas. Identidade e representação visual da Nazaré”, da autoria de Dóris Joana Simões dos Santos, foi o trabalho vencedor da quinta edição do “Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras”, instituído pela Câmara Municipal de Ílhavo, através do Museu Marítimo de Ílhavo. O anúncio do vencedor do galardão aconteceu no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar.

De acordo com o júri, a obra distinguida, que resulta de uma tese de doutoramento realizada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, “constitui um contributo muito relevante e inovador para os estudos de cultura marítima e conjuga diversas dimensões que correspondem aos objetivos do Prémio Octávio Lixa Filgueiras”.

Porto de Lisboa recebe 9.500 toneladas de Carril para a IP

O Porto de Lisboa está a receber 4.744 toneladas de Carril, adquiridas pela IP-Infraestruturas de Portugal, destinadas à obra para a duplicação da Linha do Oeste. Uma operação logística de grande complexidade técnica, nomeadamente no desembarque do material.

Ao longo da passada semana foram desembarcadas 823 unidades, sendo 760 de 108 metros e 63 unidades de 72 metros. No total, serão descarregados carris em dois navios, estando o segundo previsto para meados do próximo mês de dezembro, somando aproximadamente 9.500 toneladas de carris.

Nova aplicação para smartphone JUL Mobile já se encontra disponível

A Janela Única Logística (JUL) dispõe de uma nova aplicação para smartphone dedicada à gestão da escala dos navios. Nesta primeira fase estão disponíveis as funcionalidades de consultar escalas, fichas de navio e entradas e saídas em porto. É também possível ter acesso às listas de manobras, assim como alterar previsões de ETA e ETD e confirmar dados de entrada e saída. Permite ainda consultar a emissão de autorizações de entrada e, para as autoridades competentes, proceder à emissão dessas autorizações.

A disponibilização desta aplicação possibilita aos utilizadores o desempenho das suas atividades com maior produtividade, garantindo uma maior flexibilidade e portabilidade a todos os membros das comunidades portuárias nacionais que utilizam a JUL.

Reorganização de trânsito da Avenida da Liberdade, Leça da Palmeira

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., informa que, no âmbito da obra de Prolongamento do Quebra Mar e das Acessibilidades Marítimas que a APDL está a realizar no molhe Norte, brevemente serão iniciados os trabalhos com vista à reorganização do trânsito na Av. da Liberdade, junto ao Forte de Nossa Senhora das Neves, de forma a criar um corredor dedicado para as viaturas pesada da referida obra.

A APDL procura, com este arranjo, minimizar os impactos na circulação rodoviária, pedonal e via ciclável, mantendo o mesmo número de vias e parqueamento pré-existente. Continuará a existir o mesmo contingente de tráfego a circular nas vias destinadas a veículos, peões e bicicletas, que apenas é reorganizado, sem quaisquer impactos de distância, volume, tempo ou acesso para os seus utilizadores e para a comunidade.

PROGRAMA DAS FUNDAÇÕES OCEANO AZUL E CALOUSTE GULBENKIAN

Portuguesa Blue Oasis Technology foi uma das startups vencedoras

A startup portuguesa Blue Oasis Technology foi uma das três vencedoras da 4ª edição do programa de aceleração para empresas da bioeconomia azul Blue Bio Value (BBV), organizado pelas fundações Oceano Azul e Calouste Gulbenkian. Quem também se destacou foram os empreendedores noruegueses da Tekslo Seafood e os argentinos da FeedVax.

Com menos de um ano de vida, a Blue Oasis Technology desenha, constrói e instala “recifes” artificiais que permitem a recuperação de ecossistemas marinhos danificados e a reversão do declínio da biodiversidade do oceano. A solução que desenvolveu, BluBoxx, permite também o registo de parâmetros ambientais e a transmissão de dados.

2022 | 35 anos do Programa Bandeira Azul

A Bandeira Azul celebra, em 2022, 35 anos e é o momento de refletir sobre o futuro das nossas Praias e, sobretudo, de ser uma parte ativa na estratégia adoptada por um Portugal resiliente no que respeita as Alterações Climáticas.

Ao longo destes 35 anos, a Bandeira Azul ajudou a educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas através de um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social, Envolvimento Comunitário e Proteção de Ecossistemas.

Aveiport participou em nova carga de projecto

Navio «Constance» escalou o Porto de Aveiro

A empresa portuguesa Aveiport, operadora portuária, voltou a estar envolvida, recentemente, numa carga de projecto, na sequência da escala do navio ‘Constance’ no Porto de Aveiro. O navio tinha como destino final o Porto de Antuérpia, na Bélgica.

«A coordenação da operação com a pré-recepção e posicionamento das peças de grande dimensão, com a maior a atingir as 96 toneladas, e um plano de lifting adequado saldou-se em mais um embarque bem sucedido», adianta a Aveiport.

A Escola vai ao Porto da Figueira da Foz

Realizou-se a 23 de Novembro o segundo dia da iniciativa "A Escola Vai ao Porto", inserida no Open Days do Porto da Figueira da Foz. Desta feita, marcaram presença nas actividades 80 alunos do 4º ano pertencentes aos quatro agrupamentos de escolas da Figueira da Foz.

Politécnico da Guarda vai criar Laboratório Colaborativo em Logística

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai criar um Laboratório Colaborativo em Logística que irá juntar investigadores nacionais e internacionais para estudarem as redes e os circuitos logísticos da região e do país.
O anúncio foi feito pelo presidente do IPG, Joaquim Brigas durante a cerimónia de apresentação da pós-graduação em Logística.

Relato da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães candidato à Memória do Mundo da UNESCO

Portugal e Espanha vão submeter à UNESCO documentos sobre a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, numa candidatura conjunta ao Registo da Memória do Mundo, anunciou o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, após a 4ª reunião da Comissão Nacional das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, em Lisboa.

Santos Silva detalhou que se trata de um conjunto de 15 documentos, incluindo o Diário de Pigafetta, cronista da viagem; um relato indirecto, por Fernando de Oliveira; e 13 documentos que existem nos arquivos nacionais de Portugal e Espanha, “que permitem compreender, também de outros pontos de vista, o significado absolutamente inaugural da viagem de circum-navegação”.

ÍLHAVO

Adjudicada a elaboração do projecto da remodelação da avenida do porto bacalhoeiro

A Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou a elaboração do projecto de requalificação da avenida marginal do porto de pesca do largo na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, o porto bacalhoeiro como é conhecido.

A empresa seleccionada entre 10 concorrentes foi contratada por 38.500 euros e tem agora 180 dias para entregar a proposta.

PRAZO TERMINA A 31 DE DEZEMBRO

DGRM realiza consulta pública do Relatório do Programa de Monitorização para 2.º Ciclo da Diretiva Quadro Estratégia Marinha

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), enquanto Autoridade Competente para a Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM), transposta para o direito interno pelo Decreto-Lei n.º 108/2010, de 13 de outubro, na sua atual redação, informa que se encontra aberto o período de consulta pública referente ao Relatório do Programa de Monitorização (PMo) para o 2.º Ciclo da DQEM, que se prolonga até 31 de dezembro de 2021.

COM VÍDEO

Ligação sem fios entre a superfície da água e o fundo do mar

O INESC-Tec e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera desenvolveram uma solução de comunicações de longo alcance para ambiente subaquático. A tecnologia torna possível uma ligação sem fios entre a superfície da água e o fundo do mar.

Entrevista a Rui Campos, do Instituto de Engenharia e Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

APSS renova certificação do Sistema de Gestão de Qualidade

A APSS, SA renovou a certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade no âmbito da ISO 9001:2015. O certificado foi emitido em novembro e tem validade de três anos, sujeito a auditorias de acompanhamento.

O processo de certificação foi conduzido pela Lloyd´s Register e envolveu a participação ativa, através de contributos, dos colaboradores de algumas das áreas da empresa.