Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ministro Da Economia Marítima de Cabo Verde no Porto de Lisboa

O Ministro da Economia Marítima de Cabo Verde, Paulo Lima Veiga, visitou o Porto de Lisboa, acompanhado pelo vice-presidente do Grupo ETE Cabo Verde, Jorge Maurício.

Nesta visita, foram recebidos na Gare Marítima de Alcântara pela Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira e pelo Vogal da APL José Castel-Branco.

Leixões: um Porto de Vanguarda e Inovação

O Porto de Leixões tem vindo a assumir, ao longo dos anos, um papel de destaque no sector portuário português, justificado pelas políticas de modernização, investimento e inovação que têm sido implementadas pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Este dinamismo da Administração Portuária espelha a importância que o sector marítimo ocupa no desenvolvimento económico nacional, motivo pelo qual, na última década, tem sido uma das fortes apostas de Portugal, com o objectivo de reforçar as trocas comerciais entre mercado interno e externo por via marítima.

Proibição de desembarque de cruzeiros prolongada até 31 de janeiro

O Governo decidiu manter a proibição para o desembarque de cruzeiros por mais duas semanas, até ao dia 31 de Janeiro. A informação foi publicada esta sexta-feira em despacho no Diário da República.

O despacho prolonga, assim, a proibição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais. As excepções recaem sobre cidadãos portugueses ou titulares de autorização de residência em Portugal.

Relatório da ONU sobre oceanos tem dedo luso

A professora Maria João Bebianno foi a única portuguesa a integrar um grupo de 25 peritos nomeados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para elaborarem o segundo relatório do estado dos oceanos. O documento demorou quatro anos a preparar e foi aprovado no final de 2020. Identifica problemas, soluções e deverá contribuir para que sejam alcançados os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU.

Porto de Sines | NÃO PARAMOS. ESTAMOS ON!

Queremos agradecer a resiliência demonstrada por todos e todas que trabalham no Porto de Sines.
Vamos continuar ao serviço das empresas importadoras e exportadoras.
Continuar a servir o País e garantir o abastecimento dos mercados em ligação ao mundo.
No Porto de Sines NÃO PARAMOS. ESTAMOS ON!
24 horas por dia / 7 dias por semana / 365 dias por ano
 

APRAM

Adjudicada obra de reabilitação do Cais do Paul do Mar

O Conselho de Administração da APRAM adjudicou a obra de reabilitação do Cais do Paul do Mar, de grande importância para a localidade, pelo valor de um milhão e 900 mil euros.
O cais apresenta vários danos, muitos deles devido a ação dos agentes naturais como a agitação marítima, que precisam de ser corrigidos, de modo a garantir a funcionalidade e segurança daquela infraestrutura marítima.

DOCAPESCA INVESTE 110 MIL EUROS NO TELHEIRO DO CERCO DO PORTO DE PESCA DA FIGUEIRA DA FOZ

A Docapesca lançou um concurso para a empreitada de reabilitação do telheiro do cerco no porto de pesca da Figueira da Foz, com o preço base de 110 mil euros.
Esta empreitada envolve o fornecimento e montagem de cobertura metálica autoportante com 898 metros quadrados, o tratamento e pintura da estrutura e a instalação de 15 luminárias LED.

DOCUMENTÁRIO RTP

Os Barcos e os Homens | Episódio 2

Viajar de barco permite ter uma sensação de liberdade que não tem preço e oferece uma paisagem sem fim a todos os passageiros. Ao longo de vias marítimas por todo o mundo, os barcos são uma ferramenta essencial do quotidiano, quer seja no transporte de mercadorias ou ajudando a levar serviços a áreas remotas.
Uma série documental que nos leva numa viagem à volta do mundo à descoberta de homens e mulheres que partilham a sua vida com um barco.
 

Grupo Garland agencia descarga record de milho no Porto de Lisboa

O Grupo Garland foi a agência de navegação responsável pela descarga de 82.640 toneladas métricas de milho provenientes do Brasil no terminal de Granéis Alimentares da Trafaria, que integra o Porto de Lisboa. Tratou-se do maior graneleiro e com maior quantidade de carga atendido pelas empresas de agenciamento de navegação do Grupo Garland e constituiu ainda um recorde na infraestrutura portuária, concessionada à Silopor Trafaria

DOCAPESCA CONCLUI REQUALIFICAÇÃO DO SISTEMA DE ÁGUA SALGADA DO PORTO DE PESCA DE MATOSINHOS

A Docapesca concluiu a obra de requalificação total do sistema de captação de água salgada, filtragem e tratamento prévio à distribuição instalado no topo da ponte-cais nº 1 do porto de pesca de Matosinhos, cujo investimento ascendeu a 248 mil euros.

Boletim Bibliográfico do Porto de Lisboa - Novembro 2020

Já se encontra disponível o número mais recente do Boletim Bibliográfico do Porto de Lisboa, referente a Novembro de 2020.

Uma edição do Centro de Documentação e Informação da APL.

Física por trás dos castelos de areia comprova teoria de 150 anos

Construir castelos de areia na praia é uma tradição consagrada pelo tempo em todo o mundo. Recentemente, ajudou uma equipa de investigadores a resolver um mistério de 150 anos: a equação de Kelvin.

Segundo o SciTechDaily, os investidores conseguiram desmistificar, em laboratório, o microscópico processo de condensação capilar. As conclusões desta equipa provam que Lord Kelvin, um dos grandes pioneiros da Física, estava certo e errado ao mesmo tempo.

VW exporta carros com um toque de batatas fritas. E passa por Portugal

O Grupo Volkswagen está apostado em tornar sustentáveis todas as áreas da sua operação, mesmo a expedição de veículos. Daí que os navios a que recorre tenham vantagens do ponto de vista ambiental.

Apostado em reduzir o impacto ambiental de toda a sua actividade, depois de investir fortemente nos veículos eléctricos e na alimentação das suas fábricas com uma maior percentagem de energia renovável, o grupo alemão concentrou-se agora nas 7700 deslocações de navios que anualmente transportam os seus modelos, visitando, entre outros locais, o Porto de Setúbal, de onde saem os T-Roc fabricados na Autoeuropa.
 

MADEIRA

Mensagem de Paula Cabaço, Presidente da APRAM

Não vamos desistir. Acreditamos e esperamos que a retoma seja realmente efetiva neste novo ano, embora estejamos conscientes que a maioria das companhias de cruzeiro apenas recomecem a sua atividade no segundo trimestre de 2021 e de forma gradual.

O momento, agora, é de reinvenção. Mesmo cientes que levará ainda algum tempo para que voltemos ao “antigo normal “, encaramos os próximos tempos como um desafio, ao qual, todos nos iremos adaptar!

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Apresentação do livro «Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau» (II)

Trata-se de um livro que retrata a gastronomia de bordo de forma "fiel". É desta forma que a chef Patrícia Borges fala sobre a “Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau ” apresentado recentemente no Museu Marítimo de Ílhavo. Esta edição, que marca a estreia da coleção “A Nossa Mesa” , tem a sua origem no Festival Gastronomia de Bordo, um evento que surgiu em 2018 apoiado no Projeto “Territórios com História.

O navio-bomba da Segunda Guerra Mundial que assusta Inglaterra até hoje

A 20 de agosto de 1944, o navio cargueiro americano SS Richard Montgomery ancorou na entrada do Rio Tamisa (Inglaterra) com uma carga, literalmente, bombástica: cerca de 9.000 bombas que seriam usadas na Segunda Guerra Mundial.

E, até hoje, continua no mesmo lugar, ainda com boa parte daquelas bombas no interior — gerando temor dos moradores da pequena cidade inglesa de Sheerness.

AVEIRO

Um Porto mais verde, melhor conectado e mais eficiente

"O futuro do Porto de Aveiro passará, seguramente, por uma aposta na diferenciação dos serviços prestados a uma vasta comunidade portuária, bem como, da capacidade de investimento para se adaptar aos desafios que atualmente se colocam ao setor portuário."

Artigo de Fátima Lopes Alves, Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A.

DGRM

José Carlos Simão analisa a fundo o desafio global do «Green Shipping»

O transporte marítimo está a ser alvo de uma transformação sem precedentes no âmbito do designado Green Shipping. Quer na Organização Marítima Internacional (OMI), quer na Comissão Europeia ao nível da DGMOVE, esta evolução está no topo das prioridades e as metas são bastante ambiciosas.

Para compreender melhor esta dinâmica e os desafios que se colocam ao transporte marítimo e aos portos, responsáveis pelo movimento de 90% das mercadorias a nível mundial, nada melhor que entrevistar José Carlos Simão, Director-Geral da DGRM (Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos).

DISPONÍVEL NO YOUTUBE

Seminário do Mar, Conferência virtual, Dezembro 2020

A Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), o CEEA ─ Centro de Estudos Estratégicos do Atlântico e o MARE (ULisboa) ― Centro de Ciências do Mar e do Ambiente organizaram a 1.12.2020 a conferência do Seminário do Mar, em modo virtual (plataforma Zoom), sob o tema “A 2.ª Avaliação do Estado Global do Oceano (Processo Regular) das Nações Unidas e o Plano de Implementação para a Década das Nações Unidas sobre a Ciência do Oceano (2021-2030)”, que foi conjuntamente proferida pela Prof.ª Catedrática Maria João Bebianno (CIMA/UAlgarve) e pelo Prof. Doutor Luís Menezes Pinheiro (CESAM/UAveiro) que teve início às 17h00.

DOCUMENTÁRIO RTP

Os Barcos e os Homens | Episódio 1

Uma jornada ao redor do mundo à descoberta de de homens e mulheres cujo barco faz parte integrante do seu dia-a-dia.