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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Notícias

Porto de Sines integra debate sobre o desenvolvimento económico da Península Ibérica

  Pedro do Ó Ramos, Presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA, foi um dos Oradores do “Foro Economico del Suroeste Ibérico”, que teve lugar no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz.

Numa organização da Prensa Ibérica, o evento reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, executivos e especialistas de diversas áreas do tecido empresarial, tendo como objetivo dar destaque a um território que inclui a Extremadura e a Andaluzia Ocidental, juntamente com as regiões portuguesas do Alentejo e do Algarve, analisando os desafios estruturais e as oportunidades de crescimento de uma região que, apesar da sua dimensão e potencial, continua a ocupar uma posição periférica nos principais processos de tomada de decisão.

Emprego na Economia do Mar está a crescer

  Entre 2010 e 2022, o número de trabalhadores nas empresas directamente ligadas à Economia do Mar aumentou cerca de 70%, totalizando 138 253 empregos.

O sector de Recreio, Desporto e Turismo destacou-se com um crescimento de cerca de 120%, mas todos os setores — incluindo pesca, portos, construção naval e recursos marinhos — registaram evolução positiva.

Economia azul em Portugal: um mar de oportunidades

 A economia do mar representa 5% do PIB português e tem grande potencial de crescimento, impulsionada pela Estratégia Nacional para o Mar 2030. O setor abrange diversas áreas, desde o turismo costeiro até às energias renováveis offshore, e conta com startups inovadoras que já somam 194 milhões de euros em avaliação.

A Política Marítima Integrada da União Europeia (PMI) serve como base para a Estratégia Europeia para a Economia do Mar. A PMI visa promover o desenvolvimento sustentável de todas as atividades marítimas e costeiras, melhorando a coordenação entre diferentes políticas setoriais e incentivando o crescimento económico sustentável no setor marítimo, também conhecido como “Crescimento Azul”. Através da PMI, a UE procura garantir a proteção do ambiente marinho, promover a segurança marítima e fortalecer a cooperação internacional em assuntos marítimos, criando um quadro propício para o desenvolvimento da economia do mar em Portugal e em toda a Europa.

SUGESTÃO DE LEITURA

Sardinha, o sem fim da pesca do cerco

  O que iria ser um livro sobre a pesca da sardinha, acabou por se tornar num estudo sobre a pesca do cerco; o que se iria centrar na Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos, acabou por se estender a todo o país.

Durante quatro anos (2018-2022), a partir de embarcações sediadas no norte do país, percorreu o mar português a bordo de vários de barcos, a partir de quase todos os portos, acompanhando a vida no mar de muitas tripulações, com atenção à dimensão holística do fenómeno das pescas e aos grandes debates atuais sobre a sustentabilidade da vida marinha.

Porto de Lisboa testa resposta a cenários de ameaça em exercício anual de segurança

  O Porto de Lisboa realizou no dia 18 o seu exercício anual de proteção e segurança, no âmbito do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS), numa operação de grande dimensão que envolveu todas as instalações portuárias e a mobilização alargada das principais autoridades com responsabilidades na área da segurança marítima e portuária.

A iniciativa contou com o envolvimento ativo da equipa da APL - Administração do Porto de Lisboa, em estreita articulação com a Capitania do Porto de Lisboa e a Polícia Marítima, a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Judiciária (PJ), o Serviço de Informações de Segurança (SIS) e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), entre outras entidades.

Carta Náutica do Porto de Lisboa | NOVEMBRO 2025

  Sugerimos a leitura de mais um número da Carta Náutica do Porto de Lisboa. Trata-se da edição n.º 183. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Arquivo adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, ATÉ 31 DE MARÇO DE 2026

O Mar por objecto: As mulheres, a ciência e o outro lado do Oceano

  Esta exposição reúne um conjunto de quatorze (14) fotografias da autoria do Professor Aníbal Lemos, Diretor do Centro de Artes de São João da Madeira, que retratam Mulheres que desenvolveram a sua vida académica e profissional em torno do estudo do Oceano e do Mar Português. Os estudos destas cientistas revelaram-se promissores no conhecimento da biodiversidade marinha, na interpretação do impacto visível das alterações climáticas e contribuíram para a alteração da política de salvaguarda e sustentabilidade do Oceano.

Em conjunto, têm contribuído, junto do Estado Português e de outros organismos internacionais, nomeadamente União Europeia e ONU, para a promoção do Oceano enquanto bem-comum transversal à Humanidade.

Singularidade e Excelência na Oceanografia em Portugal

 Nação pioneira na moderna Ciência Náutica, Portugal ainda hoje continua a afirmar a sua singularidade e excelência nessa área como disso mesmo é magnífico exemplo o Instituto Hidrográfico da Marinha que permanece como uma referência mesmo em termos internacionais.

Aves marinhas são ligações «críticas» entre ilhas, oceano e pessoas

 As aves marinhas são importantes elementos de ligação entre os ecossistemas oceânicos e terrestres e reforçar a sua proteção pode ajudar a combater as alterações climáticas, a degradação dos ambientes marinhos e a perda de biodiversidade.

Quem o diz é uma equipa de cientistas que, num artigo publicado na revista ‘Nature Reviews Biodiversity’, apresenta o conceito de “economia circular das aves marinhas”. De forma simples, refere-se aos processos naturais através dos quais as aves marinhas transferem nutrientes do oceano para terra e vice-versa, moldando a biodiversidade e promovendo a saúde dos ecossistemas a múltiplas escalas.

Porto de Setúbal assinala 102º aniversário

 O Porto de Setúbal celebrou no dia 18 de dezembro o seu 102º aniversário, assinalando mais de um século de história, crescimento e contributo determinante para o desenvolvimento económico da região e do país.

As comemorações decorreram no Cais 3 do Porto de Setúbal e incluíram um programa diversificado, que envolveu colaboradores, parceiros e a comunidade portuária, reforçando a ligação do porto às pessoas que diariamente contribuem para a sua atividade e afirmação.

O programa contemplou a entrega dos Prémios Âncora aos trabalhadores aposentados, a receção aos novos colaboradores, bem como a entrega de prémios do 3.º Concurso de Fotografia do Porto de Setúbal, iniciativa que promove o olhar artístico sobre a atividade portuária e a sua envolvente.

7 razões pelas quais as sardinhas portuguesas em conserva são a melhor escolha

 Na gastronomia, as sardinhas em conserva tornaram-se uma iguaria muito apreciada e um ingrediente em diversos pratos. Entre os produtores europeus, as sardinhas portuguesas em conserva ganharam reconhecimento entre chefs, críticos gastronómicos e consumidores.

Mas o que torna as sardinhas portuguesas melhores do que as produzidas em Itália ou Espanha? Vejamos as razões pelas quais Portugal lidera o mundo na produção de sardinhas em conserva.

VISITA GUIADA

Arqueologia Náutica e Subaquática

  Quase ninguém tem isto presente: 97% do território português é composto por mar. Na imensidão do mar sobre a qual Portugal tem plena jurisdição, a chamada Zona Económica Exclusiva, ocorreram, ao longo dos tempos, inúmeros naufrágios.

Apesar de só uma ínfima parte deles estarem registados por escrito, os investigadores sabem que, apenas na Barra do Tejo, tiveram lugar muito mais de mil naufrágios e que, entre esses naufrágios, há navios de todos os outros continentes. Hoje, a arqueologia subaquática é capaz de revelar dados que até meados do séc. XX estavam vedados ao conhecimento. E muitos desses dados agora colhidos são preciosos para a construção da História.

No Forte de São Julião, em Oeiras, e no Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), em Xabregas (Lisboa), uma visita guiada pelos arqueólogos subaquáticos José António Bettencourt, Miguel Martins e Pedro Barros, pelos conservadores-restauradores Alexandra Rodrigues e João Marrocano, e pela diretora do CNANS, Isabel Pinto.

Instrumentos de Navegação a Bordo das Naus

Expansão Marítima Europeia do século XV em diante

  O período das Grandes Navegações foi marcado por importantes descobertas e inovações tecnológicas que revolucionaram a forma como os povos navegavam pelos oceanos. Entre essas inovações, destacam-se os instrumentos de navegação, como o quadrante, a bússola, o astrolábio, a sonda e a ampulheta.

Cada um desses instrumentos tinha uma função específica e foi crucial para o sucesso das expedições marítimas. Desde a antiguidade até aos dias actuais, esses instrumentos têm sido aprimorados e continuam a ser usados para navegação e orientação em alto mar. Neste artigo, explora-se a história e a função de cada um desses instrumentos.

CLIA

58% dos navios de cruzeiro podem ligar-se a terra, mas apenas 3% dos portos fornecem energia

  A CLIA, Cruise Lines International Association, divulgou no seu Relatório Anual de TEcnologias e Práticas Ambientais que actualmente 58% dos navios e cruzeiro têm tecnologia para conectarem-se a terra quando aportados, mas apenas 3% dos portos tem tecnologia para fornecer energia.

Em relação às ligações a terra, Onshore Power Supply, OPS, tecnologia que permite que a operação dos navios não seja sustentada pelo consumo de combustível nos seus motores, e que pode representar uma redução de até 98% de emissões, o número de navios com esta tecnologia é de 166, 58% da frota global.

OIT explica causas de morte no mar

  Novos dados publicados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), identificam as principais causas de morte no mar, revelando riscos críticos para a segurança e saúde.

Com dados de 51 países, a análise sublinha a necessidade urgente de sistemas de notificação mais robustos e de medidas de segurança específicas, tal como previsto na Convenção do Trabalho Marítimo de 2006.

VÍDEO

Revisitar os portos fluviais do Tejo com o Prof. Jorge Gaspar

 O terceiro dia das X Jornadas IGOT dos Professores de Geografia contou com uma visita de estudo pelos portos fluviais do Tejo, orientada pelo Prof. Jorge Gaspar, figura incontornável da Geografia portuguesa, com a colaboração dos professores Mário Vale e José Manuel Simões.
Uma visita única e de profunda aprendizagem geográfica com um sábio da Geografia portuguesa e internacional.

O Atlântico Norte e a Importância do Árctico para Portugal

 Numa visão a 360º, como lembra Nuno Sardinha Monteiro _ doutrina que Portugal foi pioneiro a impor na NATO _ compreendendo as profundas implicações do que acontece no Árctico no Atlântico Norte, bastando para tal lembrar tão só as crescentes incursões dos mais avançados submarinos nucleares russos da Frota do Norte estacionados na Base Naval na Baía de Kola, como também sublinha Armando Marques Guedes, Portugal deve olhar com máxima redobrada atenção para o Árctico, não sendo nunca de esquecer nesse enquadramento, por razões diversas, a ECA do Nordeste Atlântico aprovada recentemente por promoção de Portugal, tal como descreve Teresa Barros Cardoso.

INSCRIÇÕES ATÉ 7 DE JANEIRO DE 2026

Politécnico de Viana lança pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima

  A nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima do Politécnico de Viana do Castelo oferece uma formação online, flexível e inteiramente orientada para as exigências atuais do setor marítimo-portuário, respondendo aos desafios da globalização, digitalização e sustentabilidade. As candidaturas decorrem até 6 de janeiro.

Com um formato 100% online e a funcionar em regime pós-laboral, a pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima foi desenhada para profissionais que procuram atualizar ou aprofundar competências num dos setores estratégicos para a economia nacional e internacional. A formação destaca-se pela forte componente prática, pelo corpo docente com experiência académica e profissional e pela ligação direta às necessidades reais das operações marítimas e logísticas.

Dos Inesperados Desafios de Soberania Colocados pelos Cabos Submarinos

  Se a nova realidade da interligação dos Continentes e respectivas Nações por Cabo Submarino é hoje incontestável, essa espécie de novo nervo de intercomunicação planetária de informação também coloca desafios de afirmação de soberania, de defesa e de segurança, em muitos casos, algo inesperados, até por algumas novas capacidades tecnológicas que possibilitam, ou começam a possibilitar, para as quais, passando ainda relativamente despercebido à maioria das pessoas e, muitos em especial, dos políticos, Alexandre Santos Fernandes, José Barros e Luís Bernardino, vão no entanto começando a chamar a atenção.

Micromáquina de ondas abre caminho a novas descobertas científicas

  Investigadores da Universidade de Queensland criaram um “oceano” microscópico num chip de silício, capaz de miniaturizar o estudo da dinâmica das ondas. O dispositivo, desenvolvido na Escola de Matemática e Física, utiliza uma camada de hélio superfluido com apenas alguns milionésimos de milímetro de espessura, aplicada num chip mais pequeno do que um grão de arroz.

Segundo o investigador Christopher Baker, trata-se do menor tanque de ondas do mundo. O hélio superfluido distingue-se dos líquidos clássicos, como a água, por fluir sem resistência, permitindo observar fenómenos que normalmente se perdem à escala microscópica.

“O estudo do movimento dos fluidos fascina a ciência há séculos, porque a hidrodinâmica explica desde as ondas do oceano e os furacões até ao fluxo de sangue e de ar no nosso corpo”, explica Baker. “Usando luz laser para gerar e medir as ondas, observámos fenómenos surpreendentes — desde ondas que se inclinavam para trás, a frentes de choque e solitões que viajavam como depressões, em vez de picos. Este comportamento exótico era apenas teórico até agora”, acrescenta.