Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Rui Pedro Silva Filipe é o novo Capitão do Porto de Sines

No dia 19 de setembro, Rui Pedro Silva Filipe tomou posse como Capitão do Porto de Sines e Comandante-local da Polícia Marítima, substituindo Manuel Sá Coutinho, em funções desde 2016.

Na cerimónia, que teve lugar nas instalações da Capitania do Porto de Sines, estiveram representadas as autoridades locais e diversos parceiros da Comunidade Portuária local.

ESTA QUINTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO

Administração do Porto de Aveiro realiza a 9.º Reunião do Comité de Acompanhamento do Projeto Cidades CENCYL+

Esta quinta-feira, dia 19 de setembro, pelas 11h, a Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) promove na sua sede a 9.ª reunião do Comité de Acompanhamento do projecto Cidades Cencyl+.

Trata-se de projeto de cooperação entre as regiões Centro de Portugal e de Castela e Leão destinado a promover o desenvolvimento económico e sustentabilidade ambiental de ambas as regiões, através de ações comuns nas áreas da educação, turismo e do transporte e logística.

PORTO DO FUNCHAL

Cruzeiros: record em novembro e crescimento em 2019

O Porto do Funchal deverá registar, no mês de novembro, um record no movimento mensal de passageiros que se calcula ultrapasse as 100 mil pessoas, num total de 54 escalas.

Novembro deverá ser o mês com mais escalas, em 2019, seguido de dezembro (46) e de abril (44).

ESTE SÁBADO

Dia aberto no Porto de Leixões com programa imperdível

O Dia do Porto de Leixões’ realiza-se já este sábado, dia 21 de setembro. A iniciativa que abre as portas da infraestrutura portuária à cidade com atividades para todas as faixas etárias, entre as 10h00 às 19h00 dá início ao seu programa com um concerto de Música de Câmara pelos Solistas da Orquestra Barroca Casa da Música, na noite de véspera (20 de setembro), e termina com um Sunset ao som do DJ Jorge Vieira. A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) estima receber mais de 25 mil visitantes nesta edição.

ESTA QUINTA-FEIRA

Ministra do Mar visita obra no Cais do Leverinho em Gondomar

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, visita esta quinta-feira, pelas 15h30, acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, as obras que decorrem no Cais do Leverinho.

Promovida pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, num investimento de 1.96 milhões de euros, esta obra visou a criação de infraestruturas logísticas capazes de criar melhores condições para a recolha de resíduos sólidos, abastecimento de víveres, abastecimento de água potável e fornecimento de energia elétrica, integrado no Projeto-Piloto (faturação automática com acesso à Janela Única Portuária (JUP), que visa incrementar a sustentabilidade ambiental.

Terminal de Contentores de Alcântara viveu o seu primeiro «Dia Aberto»

Decorreu no sábado, dia 14 de Setembro, o primeiro ‘Dia aberto’ na Yilport Liscont, uma acção inédita no Terminal de Contentores de Alcântara, a operar desde 1984.

A iniciativa, levada a cabo pela operadora Yilport teve como duplo objectivo dar a conhecer o espaço de trabalho dos pais às suas famílias, bem como sensibilizar para as questões de segurança no Terminal.

A 15 DE OUTUBRO

Lisboa acolhe Feira do Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio

O Hotel Olissippo Oriente, em Lisboa, acolhe dia 15 de outubro a Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio. O certame, com entrada gratuita, reúne empresas nacionais e internacionais que promovem as suas oportunidades de emprego que rem cruzeiros, que rem iates.

O objetivo desta feira é promover o trabalho em navios de passageiros e de carga, e transmitir informação sobre as oportunidades de carreiras. Segundo dados das empresas, serão oferecidas oportunidades de trabalho para cerca de 300 candidatos.

A 20 DE SETEMBRO, EM LISBOA

Fórum «500 Anos de Circum-navegação. Uma Viagem pelo Legado de Magalhães»

Sexta-feira, dia 20 de Setembro, pelas 17h, realiza-se no Museu de Marinha o Fórum “500 Anos de Circum-navegação. Uma Viagem pelo Legado de Magalhães”.

Destaque, ainda, para o restante conjunto de iniciativas que visam assinalar a data de início da viagem de Fernão de Magalhães, no âmbito do Programa de Comemorações do quinto centenário da Circum-navegação (2019-2022).

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático do país

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo.
"Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. O neolítico não estávamos à espera e muito menos no sítio onde está", avança Tiago Fraga, diretor científico da equipa de arqueólogos, sobre os vestígios daquele que será o primeiro sítio pré-histórico subaquático do país.
 

VEJA 4 ÁLBUNS NO FLICKR

Nossa Senhora dos Navegantes 2019 | Antes da partida

Veja 4 álbuns com um total de 200 fotografias reportando os momentos que antecederam a procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, na Gafanha da Nazaré, Ílhavo.

Fernão de Magalhães: O génio que cometeu um erro que o matou

O navegador português Fernão de Magalhães foi um génio, ao "acertar à primeira com a travessia do Pacífico", mas cometeu um erro que terá precipitado a sua morte nas Filipinas, defende o historiador Luís Filipe Thomaz.

Em entrevista à agência Lusa, a propósito dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação da Terra, feita por Magalhães e Elcano entre 1519 e 1522, o historiador disse que "a genialidade" do navegador português está no feito inédito de ter atravessado o oceano Pacífico à primeira tentativa.

A 19 DE OUTUBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Seminário «Desafios do Mar Português»

Desde 2012, as várias edições do Seminário ‘Desafios do Mar Português’ têm vindo a afirmar-se no panorama da cultura marítima como eventos de referência a nível nacional, trazendo para a linha da frente as problemáticas em torno da relação de Portugal com o Mar.

A 8.ª edição terá como tema “Portugal e o Mar: um novo regresso” e está agendada para o dia 19 de outubro, por ocasião do 18º Aniversário da Ampliação e Remodelação do Museu Marítimo de Ílhavo.

PERSPECTIVA INÉDITA DA PROCISSÃO MARÍTIMA

Nossa Senhora dos Navegantes 2019 | GOPRO à proa!

Vídeo com a primeira parte do percurso da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, do Cais dos Bacalhoeiros até São Jacinto, a 15 de Setembro de 2019.
Uma perspectiva única, diferente do habitual, através de uma GOPRO instalada na proa da traineira “Jesus nas Oliveiras”.

Porto do Funchal vai fazer primeiro «turnaround» até aos 1.500 passageiros

O Porto do Funchal vai alugar equipamentos de raio-X para efetuar o primeiro 'turnaround' de até 1.500 passageiros, revelou à Lusa a Administração dos Portos da Madeira (APRAM).

"A APRAM vai alugar equipamentos de raios-X para o primeiro 'turnaround' (navios com partida e chegada ao Funchal, e não apenas a fazer escala), com movimentos médios de 1.000 a 1.500 passageiros, a acontecer nos dias 4, 5 e 6 de dezembro próximo, com o navio "Mein Schiff Herz", explicou à Lusa a presidente do conselho de administração da APRAM, Lígia Correia.

MINISTRA DO MAR:

Novas embarcações reforçam segurança da Via Navegável do Douro

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, frisou esta terça-feira que as cinco novas embarcações colocadas em funcionamento pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) “reforçam a segurança” da Via Navegável do Douro (VND).

“Não nos podemos esquecer que às vezes aqui se trabalha em condições adversas de mau tempo e ondulação elevada, sendo de facto muito necessário garantir condições de segurança e de conforto. E o [rio] Douro cada vez mais tem turismo de cruzeiro, atividade de pesca e navegação de mercadorias. É fundamental que exista a segurança da navegação”, disse Ana Paula Vitorino.

COM VÍDEO

Novas descobertas arqueológicas no Tejo

Missão científica que junta várias instituições identificou 12 novos alvos de estudo nas imediações do Bugio. Foram descobertos três importantes navios naufragados na foz no rio Tejo, dois deles em madeira e um em ferro que são agora o centro das atenções da arqueologia náutica.

Entre mais de dez identificados ao todo este Verão, estes foram localizados junto ao Farol do Bugio, muito perto do sítio onde está também a Nau da Carreira das Índias, considerada a maior descoberta da década.

INVESTIGAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Nanomateriais à base de algas limpam águas contaminadas

Os biopolímeros extraídos de fontes naturais, como é o caso das algas abundantes no litoral nacional, podem ser enormes aliados na remoção de poluentes da água. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que nanomateriais preparados a partir destes biopolímeros têm a capacidade de remover da água antibióticos e outros fármacos, herbicidas e ainda corantes orgânicos utilizados pela indústria, poluentes estes que são difíceis de eliminar pelas estações de tratamento de águas residuais.

4.ª Edição da Pós-Graduação em Logística e Gestão de Transportes

Encontram-se abertas as inscrições para a 4.ª Edição da Pós-Graduação em Logística e Gestão de Transportes, a ser ministrada pela Coimbra Business School.

Trata-se de uma Pós-Graduação inovadora com foco na Gestão do Armazém e dos Stocks, na Gestão dos Transportes e da Distribuição, na Internacionalização, nos Incoterm e nas Parcerias Logísticas e, de modo diferenciador, nos diferentes modais de transporte e na sua interoperabilidade. Importante destaque aos SI e às ferramentas de apoio à decisão e ao planeamento logístico.

19 A 22 DE SETEMBRO

Semana do Mar está de volta a Setúbal

A Semana do Mar volta à frente ribeirinha da cidade, entre os dias 19 e 29, com um programa ecléctico que inclui visitas a navios emblemáticos, conferências, passeios em embarcações tradicionais e baptismos de mar.

O evento, uma organização conjunta da Câmara Municipal, da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Aporvela e da Marinha Portuguesa, com diversas parcerias e patrocínios, celebra a crescente relação da cidade com o rio e promove as actividades relacionadas com a denominada economia azul.

MADEIRA

Um dos últimos baleeiros

“As embarcações eram maneiras, não era cá como estas embarcações que há agora, isto agora… eles vão ao fim do mundo”, conta Manuel Moreira.