Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTA SEXTA-FEIRA

Ministro das Infraestruturas e da Habitação visita o Porto de Sines

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, realiza esta sexta-feira, 15 de novembro, às 11:00, uma visita de trabalho ao Porto de Sines para acompanhar o desenvolvimento dos projetos de investimento previstos para esta infraestrutura portuária.

Nesta deslocação, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação é acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda. No Porto de Sines, o Ministro e o Secretário de Estado reunirão com o Conselho de Administração, seguindo-se uma visita ao Centro de Sistemas e Helpdesk, ao Centro de Controlo de Tráfego e terminais portuários.

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação recordou, sobre o Porto de Sines, que se trata da maior infraestrutura nacional, com um peso atualmente de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, valor que quase duplicará com os investimentos que estão previstos para aquele porto.

15 DE NOVEMBRO

AVEIRO - O Porto de Pesca Costeira, a Lota, os peixes e os pescadores

Visita às instalações da Docapesca no Porto de Pesca Costeira, incluindo a lota.

Conhece realmente o circuito do peixe? Conhece realmente por onde passou aquele peixinho que faz as suas delícias depois de cozinhado? Aproveite esta visita para saber as etapas entre a pesca e a venda ao consumidor final, para conhecer os protagonistas desta história - os peixes, e ainda para ter um vislumbre da vida dos pescadores costeiros em Portugal...

Navegabilidade do Guadiana até ao Pomarão concluída até final do mês

As obras de desassoreamento e colocação de sinalética marítima do troço do Guadiana entre Alcoutim e Pomarão estará concluída até final de Novembro, anunciou a Câmara de Mértola. Na prática, isto significa que será possível, muito em breve, navegar em segurança até esta pequena, mas emblemática, localidade mertolenese, de dia e de noite.

WORKSHOP DO OCEANÁRIO DE LISBOA

«Plasticologia marinha»

Atualmente, o problema dos plásticos no oceano pesa cerca de oito milhões de toneladas por ano. Apesar de o plástico ter uma grande variedade de utilizações, é importante alertar para o seu uso descontrolado e para o impacto no planeta e no Homem. Mais do que tudo, é urgente mudar a nossa relação com este material.

Além de sensibilizar, neste workshop são partilhadas atividades hands-on, ferramentas criativas e conselhos práticos e sustentáveis, que promovem a alteração de comportamentos e pretendem ajudar a minimizar e a mudar o rumo deste flagelo de plástico.

PORTOS DOS AÇORES, S.A. EFECTUA DRAGAGENS NO PORTO DAS LAJES DAS FLORES

A Portos dos Açores SA, está a efetuar dragagens no interior da baia do Porto das Lajes das Flores. Estes trabalhos irão permitir um aumento da extensão de área acostável de cerca de 65 para 100 metros com fundos que passarão de -4 para -5 (ZH) o que irá facilitar a operação de navios e embarcações de maior porte contribuindo, assim, para a melhoria do abastecimento à ilha. Estão a ser removidos grandes blocos de pedra e betão depositados, na decorrência do Furacão Lourenço, na zona molhada do porto.

A 16 E 18 DE NOVEMBRO

Jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar 2019

A Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) e a Câmara Municipal de Vila do Conde (CMVC) promovem conjuntamente uma jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar de 2019 sob o tema “A Água: Condição da Vida na Terra” assinalada em dois tópicos e momentos diferentes:
― 16 de novembro (sábado), Dia Nacional do Mar, em Vila do Conde, “O Mar Oceano na Descoberta do Mundo”.
― 18 de novembro (2.ª feira), em Lisboa, na sede da SGL (Rua das Portas de S. Antão, 100) , “O Oceano e a Sobrevivência Global”.

ESTA QUINTA-FEIRA

Veleiro-escola canadiano «Gulden Leeuw» escala o Porto do Funchal

Atraca esta quinta-feira, no Porto do Funchal o clássico veleiro holandês ‘Gulden Leeuw’, construído em 1937, onde seguem a bordo 68 alunos de 10 nacionalidades e 10 tripulantes.

Nesta escala, cujo agenciamento está a cargo da ‘Transinsular Madeira – Grupo ETE’, o navio-escola irá permanecer no porto do Funchal até à segunda-feira, 18 de novembro, continuando o roteiro de navegação que envolve 20 portos situados em 4 continentes.

Porto da Figueira da Foz quer ser a âncora das exportações da Região Centro

O Porto da Figueira da Foz quer ser a principal porta do comércio internacional da região centro. Nesse sentido, está a mobilizar investimentos, operadores portuários, agentes de navegação e empresários, como ficou demonstrado na conferência "Desafios da Exportação", organizada pelo REGIÃO DE LEIRIA e pelo Jornal da Bairrada.

DE 15 A 17 DE NOVEMBRO

Ílhavo celebra Dia Nacional do Mar com programa diversificado

A Câmara Municipal de Ílhavo assinala, de 15 a 17 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma programação centrada na identidade do Município, espelhada no lema “O Mar por Tradição”.

A relação ancestral com o oceano e o impacto social e económico que a Pesca do Bacalhau sempre projetou no Município Ílhavo e nas suas gentes são o mote para um conjunto de iniciativas promovidas pelo Museu Marítimo de Ílhavo, das quais se destaca, pelo carácter inovador e inédito, o teatro culinário “O Presente de César. Quem vai ao mar não volta à terra”.

Oceanário de Lisboa organiza workshops para professores

O Oceanário de Lisboa desenvolve acções de formação para professores e educadores de todos os níveis de ensino, onde são fornecidas ferramentas e desenvolvidas actividades que podem ser facilmente integradas no contexto escolar.

Os professores são os mais fortes aliados na mobilização e consciencialização dos alunos para uma cidadania azul, a partir de temas relacionados com o oceano e a conservação dos ecossistemas.

Porto de Lisboa recebe delegação da Câmara Brasil-Portugal no Ceará

Uma comitiva da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal visitou o Porto de Lisboa, tendo sido recebidos pela Presidente da APL, S.A, Lídia Sequeira.
O encontro teve início com uma breve apresentação do sistema portuário nacional, seguindo-se com maior detalhe a explicação das diversas infraestruturas portuárias existentes nas duas margens do rio Tejo, bem como o funcionamento da Janela Única Portuária, como plataforma digital aglutinadora de todos os parceiros públicos e privados, relacionados com a atividade portuária no Porto de Lisboa.

Corredor Sudoeste Ibérico «significará menores custos de transporte», frisa Antonio García Salas

A visão de um corredor que agregue e coloque em comunicação o eixo Madrid-fronteira portuguesa é a grande proposta do movimento independente e privado que promove o Corredor Sudoeste Ibérico – o projecto defende a promoção de um dinamismo transfronteiriço, a edificação de uma rede capaz de combater o isolamento das regiões do Alentejo e da Extremadura. O objectivo é o de implantar uma rede capaz de dar corpo ao fluxo de mercadorias, passageiros e até mesmo informação. No fundo, abolir fronteiras e convergir para uma melhor sintonia infra-estrutural e logística.

A 14 E 15 DE NOVEMBRO

SEMINÁRIO BANDEIRA AZUL 2019

O Seminário Nacional do Programa Bandeira Azul, que constitui uma base importante de trabalho multidisciplinar, procura contribuir para a construção de uma sociedade de baixo carbono, mais racional e eficiente na utilização dos recursos e socialmente equitativa.

Neste sentido, o Seminário Bandeira Azul 2019 realizar-se-à nos dias 14 e 15 de novembro no Parque Biológico de Gaia. Durante o seminário vão decorrer palestras cujo objetivo é trabalhar o tema que vai ser divulgado durante o seminário e ainda serão organizadas visitas, entregas de prémios, etc. com o propósito de fazer um balanço do Programa Bandeira Azul e preparar o ano 2020.

Exposição imersiva sobre a missão da Polícia Marítima na Grécia inaugurada em Quarteira

Foi inaugurada, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, a exposição relativa à missão da Polícia Marítima na Grécia, da autoria do jornalista da RTP David Araújo, integrada nas comemorações do Centenário da Polícia Marítima.

A exposição "Imergir" resulta de um trabalho que o jornalista David Araújo desenvolveu em Lesbos, na Grécia, junto dos elementos da Polícia Marítima e que pretende dar a conhecer às pessoas o trabalho desenvolvido por estes elementos, como também a realidade e as condições em que se encontram os migrantes que efetuam a travessia entre a Turquia e a Grécia, rumo à Europa.

Mais de 6 mil pessoas em quatro navios no Porto do Funchal

O Porto do Funchal esteve este domingo com “lotação esgotada” em navios de cruzeiro. Foram quatro e um deles, o “Mein Schiff Herz”, será protagonista de um serviço que o porto do Funchal vai levar a efeito, a 4, 5 e 6 de dezembro, o “Turnaround”, o primeiro total, que junta a ligação porto/aeroporto. Além disso, fez a estreia de escalas com esta designação, pelo que a APRAM decidiu brindar os turistas com flores e folclore.

Porto de Lisboa recebe embarcação de pesca no TMB

Foi no dia 5 de novembro que, no Terminal Multiusos do Beato, o navio de carga «BBC MICHIGAN» desembarcou um navio de pesca, oriundo do Japão, para a empresa portuguesa Tunipex, sediada em Olhão.
A embarcação denominada de «ALEGRIA OITO» é uma embarcação auxiliar local com 23,90 metros de comprimento e 51 toneladas, com destino à armação de pesca. Esta embarcação será rebocada para o estaleiro da Navaltagus, no Seixal, onde será colocada a seco e posteriormente lançada à água, para obter as devidas vistorias e certificações.

Exportar por via ferroviária de Aveiro a Salamanca

Pensar a ferrovia e colocá-la ao serviço das empresas foi o mote do "jantar-palestra" que o Rotary Club de Aveiro promoveu.O orador, Fernando Paiva de Castro,defendeu a construção de uma linha ferroviária de Aveiro a Salamanca.

Lisboa é uma das cidades europeias da exposição «Arquitecturas à Beira-Mar»

Lisboa está entre um conjunto de cidades europeias incluídas na exposição “Arquiteturas à Beira-Mar”, sobre projetos ligados a zonas costeiras, que a Fundação Mies van der Rohe em Barcelona, Espanha, vai expor até 12 de janeiro de 2020.

Neptune Devotion no Terminal Sul do Porto de Aveiro

A Neptune Devotion montou estaleiro em Aveiro com um negócio altamente especializado: remodela embarcações por dentro e por fora. A empresa garante que é a única especialista na arte do refit de embarcações de recreio até 55 pés em Portugal. Remodela e constrói barcos num estaleiro situado no Terminal Sul do Porto Comercial de Aveiro. Surgiu há dois anos como uma startup industrial focada numa intervenção de alto abaixo, do início ao fim.

AÇORES

Ana Cunha adianta que a Atlânticoline procura navio alternativo para reforço do abastecimento ao Grupo Ocidental

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou, na Horta, que a Atlânticoline “foi incumbida pelo Governo de procurar soluções de outros navios” que possam reforçar a operação de abastecimento ao Grupo Ocidental.

Ana Cunha adiantou que a empresa “está a fazer o seu trabalho de prospeção e tem recebido diversos contributos da sociedade civil, mas também de pessoas da área”, encontrando-se a “fazer uma análise e uma procura de um navio que, com maior capacidade, possa vir a reforçar as ligações e o abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo”.