Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Carta Náutica do Porto de Lisboa | JUNHO 2025

  Mais um número da Carta Náutica do Porto de Lisboa disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 178. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Arquivo adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

MARE-ULisboa e MARE-IPLeiria

O OCEANO É UMA GRANDE CASA

 Aproximadamente 71% da superfície da Terra é coberta pelo oceano, e nele encontramos as mais diversas formas de vida, desde organismos microscópicos, de enorme importância ecológica, aos gigantes cetáceos como as baleias. Serão abordados os vários tipos de ecossistemas/habitats existentes no oceano, a sua biodiversidade assim como a sua importância e ameaças. No final os alunos jogarão ao Quiz dos Oceanos!

O MAR EM FILMES

Se o Mar Deixar

  Este documentário é o resultado de 15 anos de filmagens realizadas por Pedro Aguilar, formado em Belas Artes, desenvolvendo o seu trabalho em curadoria. Durante este período estabeleceu uma relação de crescente cumplicidade com o pescador António Escaleira. Num processo solitário e com enorme empenho e paixão, documentou as artes da pesca, as idas à maré, o artesanato e o quotidiano deste homem na localidade de Azenha do Mar.

O cruzamento do olhar de um homem vindo da cidade sobre um homem do mar que habita uma aldeia piscatória, narra sobretudo a história de uma grande amizade entre dois amigos provavelmente improváveis.

Governo paga 621 mil euros e regulariza as candidaturas ao Fundo de Compensação da Pesca aprovadas

  O Governo, através da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), já procedeu ao pagamento de 621.211 euros referentes à totalidade das 670 candidaturas ao Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais de Pesca aprovadas. Com este reforço orçamental, foi possível garantir o pagamento integral de todas as candidaturas dos Profissionais da Pesca aprovadas que se encontravam pendentes e garantir que possam continuar a desempenhar a sua actividade com a estabilidade financeira necessária.

Até maio de 2025, foram pagas 362 candidaturas, num total de 357.666 euros. Agora, através de um esforço conjunto entre o Ministério da Agricultura e Mar e o Ministério das Finanças, foi aprovada uma alteração orçamental que permitiu pagar a totalidade das candidaturas aprovadas.

Porto de Sines promove sessão de esclarecimento sobre novo Sistema de Entrada-Saída nas fronteiras marítimas

 A APS promoveu a primeira sessão de esclarecimento do Fórum de Simplificação Portuária de Sines, desde a sua retoma. Numa colaboração entre a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA e a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, a sessão centrou-se nas novas regras aplicáveis à passagem de fronteiras no âmbito do Sistema de Entrada/Saída, que entrará em vigor em outubro.

GRUPO ETE E GRUPO POUSADINHA APRESENTAM NOVO TERMINAL FLUVIAL DE CASTANHEIRA DO RIBATEJO

O Projeto do Terminal Fluvial de Castanheira do Ribatejo foi oficialmente apresentado num evento que contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo.

Para o Governo “este é um investimento estratégico para a sustentabilidade e eficiência logística da região e que permitirá retirar centenas de camiões do centro da cidade de Lisboa, assim como reduzir mais de mil toneladas de emissões de CO2eq por ano. O Governo valoriza todas as infraestruturas ligadas à exportação, consciente de que esta é uma pedra angular da economia portuguesa. O desenvolvimento dos portos é absoluta prioridade nacional.”.

COM VÍDEO

O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental

  A disputa e competição resultante da descoberta das enormes jazidas de gás no Mediterrâneo Oriental também está a gerar inesperadas alianças estratégicas, como expõe aqui Eduardo Caetano de Sousa.

Porto de Sines pioneiro em operação ship-to-ship de GNL em Portugal

 O Porto de Sines protagonizou mais um marco histórico ao realizar a primeira operação de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) a navios em Portugal através de navio, numa operação conhecida como ship-to-ship (STS).

O navio porta-contentores “MSC Togo” tornou-se o primeiro navio a ser abastecido em Portugal com GNL por meios flutuantes, utilizando o navio “Avenir Aspiration”. Durante a operação, foram transferidos cerca de 5.400 m³ de GNL, equivalentes a 2.376 toneladas, enquanto o navio operava no Terminal XXI – Terminal de Contentores de Sines. O fornecimento foi assegurado pela Axpo, multinacional com vasta experiência em operações STS, com o apoio do agente local Wilhelmsen Port Services.

Material feito a partir da reciclagem de cordas de pesca em fim de vida

SPV tem novos ecobags feitos de plástico marinho SEAQUAL

Comprometida com um futuro mais sustentável, a Sociedade Ponto Verde (SPV) dá a conhecer a sua mais recente novidade: ecobags (sacos para fazer a reciclagem de embalagens) feitos de SEAQUAL® Marine Plastic, um material feito a partir da reciclagem de cordas de pesca em fim de vida, recolhidas antes de irem parar ao oceano, revela em comunicado.

Segundo a mesma fonte, estes sacos são fabricados em parceria com a Impact World, uma empresa dedicada à transformação de plástico marinho em produtos sustentáveis, contribuindo para a redução da poluição marítima.

CRUZEIROS NA MADEIRA

Temporada termina com record de passageiros e impacto económico de 62,8 milhões de euros

Independentemente do ângulo em que se analise a temporada alta de cruzeiros na Madeira, que decorre entre os dias 1 de setembro e 31 de maio, a conclusão só pode ser uma: excepcional. Os números sustentam essa conclusão, com os Portos da Madeira a registarem na temporada 2024/25 um crescimento de 23,05% em passageiros, de 26,71% nos tripulantes e 17,13% no número de escalas ocorridas no Funchal e no Porto Santo.

Esta temporada, que terminou em maio, movimentou 743.699 passageiros, suplantando em quase mais 140 mil passageiros os 604.370 cruzeiristas que passaram pela Madeira no período homólogo anterior. Um crescimento que se verificou também ao nível das escalas, com o número de navios de cruzeiro que atracou nos portos regionais a aumentar de 254 em 2023/24 para 335 em 2024/25, e que reflete a aposta do Governo Regional, através da secretaria regional da Economia, no sector.

Porto de Sines reforça compromisso social com a comunidade e pretende construir fogos habitacionais

  A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA presta contributo para a resolução do problema de falta de habitação na zona de Sines, pretendendo construir um número significativo de fogos habitacionais num terreno propriedade da autoridade portuária.

O Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, liderado por Pedro do Ó Ramos, solicitou junto da CMS – Câmara Municipal de Sines a alteração ao Plano de Pormenor Zona Poente de Sines, nomeadamente num terreno propriedade da APS, que depois de aprovado pela CMS ficará habilitado a acolher projetos de habitação, ao abrigo das recentes alterações à legislação no âmbito do urbanismo e ordenamento do território.

Casal recolhe lixo nas praias e mostra que há um mar de possibilidades para transformá-lo em arte

  Teresa Azevedo e Bruno Costa são os rostos do Mar de Experiências, um projecto com origem em Vila Chã, uma freguesia de forte tradição piscatória em Vila do Conde. Unindo expressão artística a práticas ecológicas, o casal recolhe lixo das praias e transforma-o em impressionantes instalações: tartarugas, lobos, um astronauta e até rostos icónicos como Jacques Cousteau ou o pescador local Tio Rão.

A ideia do projecto surgiu de forma muito espontânea, em 2012, quando começaram a colaborar como voluntários numa Casa-Museu da sua freguesia, Vila Chã, em Vila do Conde. Teresa, socióloga de formação, e Bruno, uniram a paixão pela cultura local e pela criatividade para dinamizar atividades culturais, desde tertúlias e exposições a documentários. “Foi nesse contexto que surgiu a nossa primeira história infantojuvenil, ‘Vila Chã, Um Mar de Experiências’, escrita pela Teresa e ilustrada por mim. A partir daí, desenvolvemos oficinas, jogos, percursos culturais e projetos educativos, sempre com o mar e a identidade costeira como fio condutor”, conta Bruno Costa à Green Savers.

MARE-ULisboa

TEIAS TRÓFICAS: Energia em Movimento

 As relações que se podem estabelecer entre organismos no meio natural são bastante variadas. Nesta atividade pretende-se mostrar a forma como a alimentação estão na base das mais variadas associações entre organismos, bem como descrever sumariamente os principais métodos qualitativos e quantitativos empregues no estudo das relações alimentares entre seres vivos.

Ao longo da apresentação serão analisadas as vantagens e inconvenientes de cada tipo de método, juntamente com exemplos da utilidade desta sessão. No final, a turma será capaz de construir uma teia trófica, compreendendo que as ameaças a um elo da teia, ameaçam o equilíbrio de todo o ecossistema.

APSS e Clube de Vela do Sado assinam protocolo de cooperação para realização das Regatas do Sado

  A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e o Clube de Vela do Sado assinaram um Protocolo de Cooperação que visa a realização das Regatas do Sado para Cruzeiros, ou simplesmente Regatas do Sado, um troféu anual com doze regatas que decorrem mensalmente no plano de água do Sado, podendo uma destas regatas realizar-se em Sesimbra.

A assinatura do Protocolo contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da APSS, Carlos Correia, do vogal António Caracol, e de António Santos, Presidente da Direcção do Clube de Vela do Sado.

PROPOSTAS ATÉ 19 DE AGOSTO DE 2025

APDL LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA A CONCESSÃO DAS DOCAS DE RECREIO DO PORTO DE VIANA DO CASTELO

  A APDL procedeu ao lançamento de concurso público para a concessão das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos, o qual será definido em função do montante do investimento em edifícios e instalações fixas, e, bem assim, os investimentos em ativos fixos que potenciem a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética do projeto e sejam de interesse público que criem valor para a economia regional/local.

A concessão contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”, incluindo todos os serviços e instalações existentes afetas, bem como os que, por natureza, sejam entendidos como complementares e assessórios à atividade de náutica de recreio, envolvendo a obrigação de adaptação/construção de algumas infraestruturas terrestres, de aquisição de equipamentos de apoio e de manutenção de instalações/equipamentos que sustente o desenvolvimento da unidade de negócio em causa, nomeadamente a requalificação e renovação de parte do seu equipamento flutuante.

AGEPOR toma posição sobre pré-aviso de greve dos trabalhadores SNTAP da APSS

  A AGEPOR divulgou esta semana a sua posição posição sobre o pré-aviso de greve dos trabalhadores SNTAP da APSS.
Divulgamos o comunicado na íntegra.

Porto de Lisboa e Sovena assinam contrato de concessão por 40 anos

  A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Sovena Oilseeds Portugal, S.A. formalizaram um contrato de concessão de uso privativo do Terminal de Granéis Alimentares de Palença (TGAP), em Almada, pelo prazo de quarenta anos, assegurando a continuidade e modernização de uma infraestrutura crítica para o setor agroalimentar nacional.

O terminal, situado na margem esquerda do rio Tejo, junto à unidade industrial da Sovena, receberá um investimento global de 43 milhões de euros, destinado à modernização de infraestruturas portuárias, aquisição de novos equipamentos, aumento da capacidade de armazenagem e à implementação de soluções ambientais inovadoras. A par disto, a renovação da concessão permite salvaguardar e reforçar mais de sessenta postos de trabalho diretos e manter um centro logístico e industrial vital para a economia da região.

Ciência Viva no Laboratório 2025 | A 11 de Julho, em Peniche

Da Casca ao Mar: Ração Sustentável para Aquacultura

  Durante uma semana, vais explorar o fascinante mundo das medusas e o seu papel nos ecossistemas marinhos, analisar a sua composição bioquímica e investigar o seu potencial para a indústria alimentar e nutracêutica. Através de saídas de campo, atividades laboratoriais e experiências sensoriais, irás descobrir como podemos valorizar estes organismos, e transformar um desafio ecológico em soluções inovadoras.

INÍCIO DA EMPREITADA DO PORTO SECO DA GUARDA

  Iniciaram-se esta semana os trabalhos para a implementação do Porto Seco da Guarda, a primeira infraestrutura deste género em Portugal.
A obra, promovida pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., tem um prazo de 9 meses para a sua conclusão e foi adjudicada pelo valor de 3.768.552,82 €.

Os trabalhos envolvem o prolongamento das vias-férreas existentes, a execução de um parque para depósito e movimentação de mercadorias com cerca de 30.000 m2, dois edifícios de apoio às operações e todo um conjunto de infraestruturas associadas, tais como controlos de acessos e videovigilância.

Os Açores querem proteger um «paraíso» no oceano enquanto ainda há peixe

 A pesca com braços esticados, a pesca com olho na linha costeira e tacto no mar: uns minutos na embarcação de Leonardo Rebelo e um jogo tridimensional apresenta-se, mesmo se o pescador está apenas a fazer uma demonstração para jornalistas, mesmo se a linha não tem o isco que usa normalmente na sua arte.

Mas há cerca de 20 anos que o pescador vai para o mar fazer pesca tradicional, desde a sua adolescência, e a profissão está viva no seu corpo. Ela revela-se com os seus saberes e as suas técnicas, como usar o comprimento dos braços para medir o tamanho da linha, ou definir pontos ao longo da costa para saber situar a sua embarcação, no meio do mar dos Açores.