Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa ultrapassa nova etapa de recuperação e cresce 9,3% até Maio de 2021

O Porto de Lisboa prossegue o seu caminho de reabilitação gradual, tendo, novamente, merecido destaque por parte da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), no mais recente relatório sobre a movimentação de cargas nos portos do Continente, até Maio. O porto lisboeta cresceu +9,3% face a Janeiro-Maio de 2020 e atingiu um «desempenho positivo» nos contentores, com uma subida homóloga de +32,9%.

CONTENTORES

Portos movimentam 1,27 milhões de TEU e crescem 13,4% até Maio

Segundo dados compilados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), nos primeiros cinco meses de 2021 foram movimentados nos portos do Continente um total de 787,62 mil contentores (+14%) que correspondeu a um volume de cerca de 1,27 milhões TEU (a uma média de 1,61 TEU por unidade) que excedeu em +149,5 mil TEU (+13,4%) o registo efectuado no período homólogo de 2020.

DGRM reabre pesca da Raia Curva e do Imperador este domingo, 1 de Agosto

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que está terminado o período de defeso da Raia Curva (RJU/9-C), sendo reaberta a pesca a esta unidade populacional, nos termos previstos na Portaria n.º 4/2019, de 3 de janeiro, a partir das 00:00 horas do dia 1 de agosto de 2021.

Encomendas de porta-contentores recordistas

Segmento «New Panamax» com 40% do total

As encomendas de novos navios porta-contentores estão em crescendo assinalável, tendo, neste primeiro semestre de 2021, atingido novos records. Registaram-se 286 novas encomendas neste sector de navios,com cerca de 40% de todas as encomendas a ocorrer no segmento "New Panamax".

De acordo com o relatório da ‘Vessels Value‘, o primeiro semestre demonstrou a dinâmica do mercado no que toca a novas encomendas no domínio dos navios porta-contentores, tendo-se atingido, na sequência dessa tendência, um record que bate, em larga escala, os registos anteriores.

Cooperativas ArtesanalPesca e Bivalmar lideram ranking nacional do sector da pesca

A APSS congratula-se com a liderança da Lista das 100 Maiores Cooperativas Portuguesas – 2019, Ramo Pesca, pela cooperativa ArtesanalPesca - Organização de Produtores de Pesca, CRL, instalada no Porto de Sesimbra, seguida da cooperativa Bivalmar – Organização de Produtores, CRL, no Porto de Setúbal.

Governo aprova despacho que prolonga e ajusta o apoio à economia do mar do Fundo Azul

O Governo ajustou e prolongou o apoio do Fundo Azul, para as atividades ligadas à economia do mar e à proteção do património natural, por prever que o impacto da pandemia se possa prolongar para 2022, segundo despacho esta segunda-feira publicado.

O diploma altera medidas extraordinárias no âmbito do Fundo Azul, criadas em maio de 2020 para agilizar pagamentos e tornar elegíveis despesas de iniciativas suspensas devido à Covid-19, prosseguindo com o apoio e aprofundando as medidas de mitigação dos impactos económicos do surto epidémico.

Campanha oceanográfica GROW, na baía de Sesimbra

Terminou, a 23 de julho, o cruzeiro científico GROW, na baía de Sesimbra, a bordo do navio de investigação do IPMA "Diplodus", envolvendo equipas do IPMA e do INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência).

Este cruzeiro corresponde à campanha de testes de mar do sistema de comunicações sem fios, desenvolvido no âmbito do projeto GROW (PTDC/EEI-COM/29466/2017) Long-range Broadband Underwater Wireless Communications, projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.

A 7 DE AGOSTO

Caça à Beata na Praia da Barra

A Eco-Freguesia XXI da Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo, promove, a 7 de agosto, das 10h às 13h, uma Caça à Beata na Praia da Barra, acção que visa sensibilizar a população em geral e promover a limpeza do areal.

A Gafanha da Nazaré é uma das freguesias que participa nas atividades de Caça à Beata, nas praias com Bandeira Azul, iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul Europa com o apoio da Fundação Vodafone Portugal e da Missão Beatão.

Movimento de carga nos portos continentais aumenta 36,4% em maio

O volume de carga movimentada no Ecossistema Portuário do Continente totalizou 7,6 milhões de toneladas em maio, um aumento de 36,4% comparativamente a igual mês de 2020, marcado por baixa atividade, devido à pandemia, divulgou a AMT, esta quarta-feira.

“O mês de maio introduz uma inflexão na curva do volume acumulado de carga movimentada no Ecossistema Portuário do Continente, ao registar um total de 7,6 milhões de toneladas, que corresponde a uma variação homóloga positiva de 36,4%, que fixa um acréscimo de 5,8% no movimento total observado no período janeiro-maio de 2021, que, assim, ascende a 36,18 milhões de toneladas, quase mais dois milhões do que no período homólogo de 2020”, concluiu a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita Gare Marítima de Alcântara

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou o Porto de Lisboa, acompanhado pela Reitora da Universidade Évora, Ana Costa Freitas, Vice-Reitores António Candeias e Ausenda de Cáceres Balbino e pelos Membros da Direção do Laboratório HERCULES, José Mirão, Cristina Dias e Patrícia Moita, sendo recebidos na Gare Marítima de Alcântara por Ricardo Medeiros, do Conselho de Administração do Porto de Lisboa.

Porto de Aveiro cresce 19% no primeiro semestre de 2021

O movimento do Porto de Aveiro registado no primeiro semestre de 2021 foi de 2,9 milhões de toneladas, a que corresponde um crescimento de 19,19%, traduzindo uma nova marca histórica desta infraestrutura portuária.

Este crescimento registou-se em todas as tipologias de carga, com destaque para a carga geral fraccionada, com um aumento de 24% (953 mil toneladas), e para o segmento de granéis líquidos, com um aumento de 22%, totalizando um movimento de 735 mil toneladas.

ESPERAM-SE MAIS 25 ESCALAS ATÉ SETEMBRO

Cruzeiros regressaram ao Porto de Lisboa com o World Navigator

Chegou segunda-feira ao Porto de Lisboa o World Navigator, da Mystic Cruises, durante a sua viagem inaugural de 11 dias com saída de Leixões e escalas em Lisboa, Gibraltar, Formentera, Ibiza e Capri, e Pireus, na Grécia.

Ricardo Medeiros, administrador da APL, afirmou que “a administração do Porto de Lisboa se congratula com este regresso da atividade de cruzeiros a Lisboa, que à data de hoje, prevê ainda a escala de mais 25 navios de cruzeiro até ao final de setembro“.

Sines recebe veleiros que recriam viagem do navegador Fernão de Magalhães

Cerca de 20 veleiros portugueses e espanhóis, que integram o Cruzeiro de Verão, da Associação Nacional de Cruzeiros passaram por Sines, nos dias 22 e 23 de julho, no âmbito dos eventos comemorativos dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação à vela realizada pelo navegador Fernão de Magalhães.

COM TESTES NEGATIVOS DOS PASSAGEIROS

Governo prorroga autorização de desembarque de cruzeiros

O despacho "prorroga a permissão do embarque, desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro em portos localizados em território nacional continental".

A permissão dos passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro desembarcarem em portos de Portugal continental prolonga-se até 8 de agosto, sendo obrigatório apresentar teste negativo à Covid-19, segundo o despacho que entrou segunda-feira em vigor.
 

Resultados MedWeek 2021

Entre os dias 5 e 11 de julho, 12 ONGS internacionais, que desenvolvem o Programa Bandeira Azul no Mediterrâneo, organizaram diversas limpezas de praia e outras ações de educação e sensibilização ambiental, no âmbito da campanha #BlueFlagMedWeek, que tem como mote “Cuidar do Mar que nos une” e que se realizou pelo 5º ano consecutivo.

NAVIO DE CRUZEIRO WORLD NAVIGATOR EM ESCALA INAUGURAL NO TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES

Este domingo, dia 25 de julho, realizou-se a Escala Inaugural do navio World Navigator, que deixou o Porto de Viana do Castelo no sábado, com destino ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, para o embarque de passageiros, com destino à Grécia.

Este foi o primeiro cruzeiro pós-pandemia com saída do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e para celebrar a Escala Inaugural do World Navigator, realizou-se a habitual cerimónia de troca de placas, com a presença de Joaquim Gonçalves, Administrador da APDL, de Mário Ferreira da Mystic Cruises e das autoridades locais, assinalando a primeira escala do navio em Leixões.

Porto de Setúbal cresce 6,5% até junho

O Porto de Setúbal cresceu 6,5% no 1º semestre face a igual período em 2020, com 3,4 milhões de toneladas movimentadas. Alavancado pela carga geral, que atingiu o valor 2 milhões de toneladas (aumento de 21% no semestre), este crescimento acentua o contributo do porto para a recuperação da economia da nacional.

Por modos da carga geral, a carga fracionada cresceu 38%, com 832 mil toneladas, a carga roll-on roll-off, 20%, com 137 mil unidades e a carga contentorizada, 14,5%, com 91 mil TEU´s.

EM 4 PORTOS DO NORTE, ATÉ 2023

Governo contratualiza 4,1 milhões de euros em dragagens

O Governo vai investir, até 2023, um total de 4,12 milhões de euros em dragagens anuais nos portos de Vila Praia de Âncora (Caminha), Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, foi anunciado esta segunda-feira. O investimento consta de um contrato celebrado, em Caminha, distrito de Viana do Castelo, entre a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a empresa Rohde Nielsen.

Em causa estão dragagens de um total de 525 mil metros cúbicos de areia, repartidos pelos portos de Vila do Conde (130 mil metros cúbicos) e Póvoa de Varzim (200 mil), no distrito do Porto, Esposende (115 mil), distrito de Braga, e Vila Praia de Âncora (80 mil), distrito de Viana do Castelo.

ENIDH estreita relações com Angola ao celebrar protocolo com a Universidade do Namibe

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e a Universidade do Namibe (Angola), assinaram recentemente um protocolo de cooperação. Na cerimónia, a UNINBE esteve representada pela Coordenadora da Comissão Instaladora desta Universidade, Prof. Catedrática Carmen Ivelize Van-Dúnem do Sacramento Neto dos Santos.

O protocolo prevê o estabelecimento de acções de cooperação entre as duas instituições na área marítima e portuária, a contratualizar através de acordos específicos.

Acompanhe a Campanha Imirabilis2

Em julho-agosto de 2021, uma equipa de investigadores de várias ciências marinhas do projeto iAtlantic embarcará numa expedição de um mês e meio para estudar os ecossistemas e processos naturais no mar profundo ao redor das ilhas de Cabo Verde no Oceano Atlântico central.

Esta expedição - conhecida como iMirabilis2 e liderada pelo Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO, CSIC) a bordo do navio de pesquisa B/O Sarmiento de Gamboa (UTM, CSIC) - é muito mais do que uma missão científica: a bordo estará um grupo de investigadores em início de carreira que passará por treino prático no mar numa variedade de técnicas de ponta que os preparará para serem líderes de expedições futuras. Em terra, por toda a costa do Atlântico, estarão outros cientistas e estudantes que, não podendo embarcar no navio, estarão a apoiar a missão e a participar nas atividades de treino por meios virtuais.