Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Aveiro prepara estratégia para relançar papel da ferrovia

O eixo Aveiro-Salamanca deve beneficiar da modernização de sistemas de comunicação e o plano de investimentos do país não pode ignorar algumas das suas mais relevantes vias. Testemunhos da administração do Porto de Aveiro e do alcaide de Salamanca acentuam essa importância.
Fátima Alves, da APA, explicou que o desenho do plano estratégico do Porto de Aveiro prevê a adaptação das condições do porto e da base logística às tendências de futuro.
 

Relatório Anual do MSC 2020. Marine Stewardship Council destaca progressos no domínio da pesca sustentável

O Marine Stewardship Council – organização ambiental sem fins lucrativos que estabelece um padrão global para a pesca sustentável – regista no seu último relatório progressos encorajadores em relação ao aumento de produtos de pesca sustentável, mas assinala a necessidade de reforçar esta dinâmica para enfrentar a magnitude dos desafios colocados aos oceanos.

Os novos números divulgados pelo MSC mostram que, em 2019-2020, mais de 17% das capturas globais de pescado selvagem provinha de pescarias vinculadas ao seu programa1 e que o número de empresas dedicadas à produção, ao processamento e ao abastecimento de produtos da pesca com certificação do MSC continua a aumentar de forma acentuada.

SILOPOR com imagem renovada

A SILOPOR, maior empresa de silos portuários nacional, com instalações no Beato, Trafaria e Vale de Figueira, aposta numa nova imagem, correspondendo às atuais exigências do mercado, onde a presença digital consistente é fundamental, não sendo excepção esta área de negócio.
A nova imagem, num formato mais depurado e moderno, surge com o novo Logotipo, representando a relação privilegiada entre as estruturas dos Silos e a sua proximidade ao Rio Tejo.

É preciso celebrar a viagem que mudou o mundo

A viagem planeada e executada por Fernão de Magalhães e terminada por Juan Sebastian Elcano constitui-se como um marco da História do mundo, e por isso os 500 anos desta primeira volta ao mundo merecem ser celebrados com pompa e circunstância.

30 DE OUTUBRO

Webinar do Porto da Figueira da Foz apresenta oportunidades para portos mais pequenos

Dia 30 de Outubro, entre as 10h e as 11h, irá decorrer o webinar gratuito “Flexible Supply Chains: Opportunities for Small Ports”, numa parceria entre o Porto da Figueira da Foz e a Supply Chain Magazine, onde será explorada a visão sobre as oportunidades e expectativas de armadores e carregadores em relação à crescente importância dos pequenos portos na implementação de cadeias de abastecimento mais curtas e as tendências actuais do shipping.

Docapesca adjudica novo sistema de defensas no Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

A Docapesca adjudicou a empreitada para a instalação de novo sistema de defensas no cais norte do porto de pesca da Póvoa de Varzim, que representa um investimento próximo dos 116 mil euros, na sequência de um procedimento concursal.

O novo sistema de defensas, que visa a melhoria da segurança de pessoas e bens no embarque e desembarque das embarcações, será instalado na extremidade sudeste do cais norte do porto de pesca, com cerca de 33 metros de comprimento, destinada ao estacionamento de navios até 40 metros de comprimento e 250 toneladas de deslocamento.

Grupo ETE: inovar e antecipar soluções

Fundado em 1936 e de capital 100% português, o Grupo ETE conta com 84 anos de experiência e know-how que põe diariamente à disposição dos seus clientes. Integra hoje seis áreas de negócio, nomeadamente, transporte marítimo, operação portuária, transporte fluvial, agentes de navegação, operação logística e engenharia e reparação naval, o que permite oferecer uma proposta de valor holística e integrada.

ALGAS MARINHAS

Dos cosméticos ao combustível, um recurso valioso muitas vezes ignorado

Muitas vezes ignoradas, as algas marinhas podem ser um recurso extremamente valioso para diversas indústrias. É um ingrediente que não associamos, por norma, a muitos produtos, mas está presente no nosso dia-a-dia em tintas, pastas de dentes, gelados e até na cerveja.

Durante séculos, as pessoas colheram algas apenas das costas marítimas, um pouco. Hoje em dia, de acordo com a Food and Agriculture Organization, 96% da produção global de algas marinhas vem de viveiros, em vez da colecta silvestre.

FUNCHAL

«SeaDream I», o primeiro cruzeiro na reabertura do porto

O transatlântico "SeaDream I" é o primeiro navio de cruzeiros a acostar no Porto do Funchal, após sete meses de encerramento do porto, devido à prevenção e combate à COVID-19.
O navio trouxe 96 pessoas a bordo, sendo 31 passageiros e 65 tripulantes.

PORTO DE AVEIRO

Aveiport embarca colunas e tanque produzidas pela ASM Industries rumo a Marrocos

A 10 de Outubro a empresa Aveiport embarcou duas colunas e um tanque produzidas pela companhia ASM Industries, com destino a Casablanca, em Marrocos. A maior das peças embarcadas apresentava um peso de 75 toneladas e mais de 33 metros de comprimento.

O Lifting Plan gizado pela Aveiport materializou-se «em articulação com a Actanis e a ASM Industries, recorreu a 2 gruas», permitindo concluir mais uma operação de carga de projecto «com enorme eficácia e sucesso», reporta a empresa que opera no porto aveirense.

Nova Lota do Funchal vai ter centro de expedição e embalamento

A Secretaria Regional de Mar e Pescas da Madeira celebrou esta semana o contrato de aquisição de equipamentos para a instalação do Centro de Expedição de Gastrópodes Marinhos Vivos, que será instalado na nova Lota do Funchal, a inaugurar proximamente.

É graças a Magalhães que conhecemos a Terra tal como ela é

Entrevista ao historiador José Manuel Garcia, autor do livro Fernão de Magalhães - Herói, Traidor ou Mito: a história do primeiro homem a abraçar o mundo.

Docapesca substitui ponte de acesso e passadiço flutuante na Nazaré

A Docapesca lançou um concurso para substituição da ponte de acesso e parte do passadiço flutuante no porto de pesca da Nazaré, com o preço base de 24.710 euros.
Os trabalhos incluem as desmontagens da ponte atual de acesso ao passadiço flutuante, dos ‘fingers’ existentes no primeiro módulo do passadiço flutuante, do auxiliar de flutuação da ponte e do primeiro passadiço flutuante, assim como a remoção da estaca de ancoramento do primeiro passadiço.

24 DE OUTUBRO A 15 DE NOVEMBRO

Mar Film Festival 2020

O Mar Film Festival está de volta com novas datas, após adiamento do evento, que habitualmente se realiza em abril. A 4.ª edição do Mar Film Festival, uma edição especial devido ao contexto atual, vai estender-se por quatro fins de semana, com exibição dos filmes aos sábados às 21:30, de 24 de outubro a 14 de novembro, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.

Pinturas murais perpetuam memórias gafanhenses

As mulheres que antigamente trabalhavam nas secas de bacalhau, bem como os tripulantes dos navios da pesca do bacalhau, vulgarmente designados por bacalhoeiros, inclusive os que pescavam a bordo dos pequenos dori, ou ainda personagens relevantes na “Faina Maior”, como o capitão Valdemar Aveiro, estão homenageados em pinturas murais, da autoria do artista plástico António Conceição, no viaduto sobre a Avenida dos Bacalhoeiros e o ramal ferroviário de acesso ao Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.

MINISTRA BRASILEIRA DA AGRICULTURA

Portugal é estratégico para o Brasil

A Ministra brasileira da Agricultura, Tereza Cristina, esteve na cidade de Sines para conhecer as potencialidades do porto para alavancar a estratégia de colocação de produtos agrícolas e pecuários do Brasil no mercado internacional. A visita permitiu apresentar à ministra os planos de desenvolvimento da ZALSINES - Zona de Atividades Logísticas do Porto de Sines, localizada na ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines, bem como os planos de expansão do Porto de Sines, nomeadamente da capacidade do Terminal de Contentores e da reconversão do Terminal Multiusos para a movimentação de granéis sólidos agrícolas.

No encontro foi discutida a criação de um “hub” logístico para o agronegócio em Sines, que serviria de porta de entrada às frutas, carnes, cereais e grãos brasileiros na União Europeia e no Norte de África, bem como para impulsionar as exportações de produtos agroalimentares portugueses e espanhóis para o Mercosul.

AVEIRO

Construtores de barcos de recreio manifestam interesse na zona de antigos estaleiros

A indústria da construção de barcos de recreio está atenta à Região de Aveiro e começa a demonstrar interesse no regresso da construção naval às margens da ria.

Os primeiros sinais surgem das parcerias com uma empresa emblemática que há décadas se instalou na região.

PAULA SOBRAL:

Todo o plástico retirado do mar será sempre uma gota de água no oceano

O plástico que está à superfície – ou seja, aquele que vemos e tanto nos impressiona – representa 1% de todo plástico nos oceanos. Apenas 1%. A esmagadora maioria, 94%, está no fundo e 5%, nas praias.
Continuamos a ter uma imagem demasiado ingénua do que se passa no mar e, para o resolver, só existe uma solução: consumir menos. “Tudo o resto não vai funcionar”, explica à VISÃO a presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, investigadora no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova.

muSEAum - Sala da Investigação

Atrair e fidelizar audiências são desafios que muitos museus enfrentam na Europa. Estes desafios são abordados por muSEAum. O objetivo do é gerar e testar um modelo de desenvolvimento de públicos para pequenos museus baseado na integração coerente das seguintes disciplinas: técnicas de marketing e branding aplicadas aos museus; design de experiência do visitante; desenvolvimento da marca coletiva muSEAum, Museus de Mar de Portugal.

Museu de Mar é um conceito que incorpora museus marítimos, museus de arte, ecomuseus, etnográficos, navios-museu, sítios e experiências muito diversos. muSEAum é o conceito aplicado a marca coletiva.

AÇORES

Candidatura a apoios ao abate de embarcações de pesca comercial e redes de emalhar pode ser feita até 31 Dezembro

O Governo Regional dos Açores decidiu prolongar o prazo de candidaturas aos regimes de apoio ao abate de embarcações de pesca comercial e de artes de pesca menos selectivas, nomeadamente redes de emalhar costeiras e armadilhas, criados em Agosto.

As portarias publicadas em Jornal Oficial determinam que o prazo candidaturas, que terminava quinta-feira, 15 de Outubro, seja estendido até 31 de Dezembro, para permitir o acesso por parte de um maior número de embarcações da frota açoriana.