Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Projecto Europeu HOTMIC

Como ocorre a distribuição de microplásticos com origem terrestre, transportados pelos rios europeus, para o oceano aberto? Qual a abundância e composição do lixo, desde a superfície até ao fundo do mar? São perguntas a que o projecto Europeu HOTMIC pretende responder.
De 5 a 27 de março realizou-se a primeira campanha oceanográfica no âmbito deste projeto e Clara Lopes, do IPMA, integrou a equipa técnico-científica a bordo.

FIQUE EM CASA, COM O PORTO DE SINES

Sintonizado com a campanha nacional para que todos os que possam fiquem em casa neste período crítico, o Porto de Sines iniciou há dias a publicação de uma série de passatempos nas suas redes sociais – Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram.

O cenário para estes passatempos é sempre o Porto de Sines. Atendendo ao sucesso do post inaugural, com muitas centenas de participantes desempoeirando o livrinho da tabuada, resolvemos partilhá-lo com os milhares de leitores que visitam o portal da APP, recebendo também a sua newsletter diária.
 

A NÍVEL MUNDIAL

Grupo Wilhelmsen disponibiliza mapa com restrições dos portos

Um dos principais grupos do setor marítimo, os noruegueses da Wilhelmsen lançaram no seu site uma página onde se pode consultar as restrições que atualmente existem nos portos mundiais, derivado da pandemia COVID-19. A página mostra um mapa do mundo, com a indicação dos países e respetivos portos, e ao carregarmos no país ou no porto podemos aceder à lista de restrições que foram impostas. A informação é atualizada numa base diária, três vezes por dia.

MAR2020 está a apoiar a redução das capturas acidentais de aves marinhas em artes de pesca

O Projeto MedAves Pesca, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e realizado em parceria com a Adepe (Associação para o Desenvolvimento de Peniche), pretende desenvolver formas de reduzir o número de aves marinhas que morrem capturadas acidentalmente na pesca.
Com o apoio do Mar 2020, na Medida de Proteção e Restauração da Biodiversidade e dos Ecossistemas Marinho, estão a ser testados métodos e a desenvolver medidas para a redução das capturas acidentais de aves marinhas em artes de pesca. As medidas são testadas em 4 embarcações, envolvendo os mestres de pesca e os seus tripulantes, aspecto fundamental para avaliar a sua eficácia e operacionalidade.

Porto de Lisboa surpreendido com rapidez de insolvência de ETPL

Presidente Lídia Sequeira assegura que houve incumprimento de serviços mínimos e diz que não foi o Porto de Lisboa a barrar entrada a trabalhadores.

A Presidente da Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, manifesta-se surpreendida com a velocidade a que a justiça decretou a insolvência da Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa (ETPL) e foi determinado o fecho da empresa a poucos dias da declaração do estado de emergência no país. A situação determinou o afastamento dos 134 estivadores afetos à empresa, que estavam em greve, e que agora se encontram impedidos de aceder ao porto. “Devo dizer que me surpreendeu a rapidez com que o tribunal, normalmente muito moroso nesta coisas, decretou o estado de falência e que o administrador da massa falida também com tanta rapidez tenha decretado o fecho da ETPL”, afirmou a responsável esta quarta-feira, em declarações na comissão parlamentar de Economia.

Governo Regional dos Açores decide anular concurso para construção de navio «ro-ro»

Em nota endereçada aos meios de comunicação, o Governo Regional dos Açores adianta a sua decisão de anular o concurso para a construção de um navio de transporte de passageiros e viaturas, e, ao invés, alocar os 48,2 milhões de euros afectos a tal investimento para o combate à pandemia de covid-19 na região. Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional, vincou que as «prioridades são hoje diferentes e urgentes».

Administração da APFF elogia a proatividade da Comunidade Portuária da Figueira da Foz na ativação do Plano de Contingência

Fátima Alves, Presidente da Administração do Porto da Figueira da Foz, elogia a proatividade da comunidade portuária da Figueira da Foz, na ativação do plano de contingência do Porto Figueira da Foz
“As operações não têm parado, tem havido uma grande cooperação, e pro-atividade pela comunidade portuária da Figueira da Foz, no reforço de medidas de contenção e de sensibilização junto dos trabalhadores, estivadores e transportadores.”

CPC constata «aumento de volume» de actividade durante o Estado de Emergência

«Avaliando o impacto do estado de emergência na actividade dos seus associados, a Direcção do CPC conclui que as actividades industriais dos seus associados decorrem maioritariamente com normalidade, apesar de todas as contingências, registando-se inclusive um aumento de volume nas primeiras semanas do estado de emergência, para os produtos de grande consumo . A continuidade da laboração das unidades fabris tem evidenciado a resiliência da cadeia logística que se manteve operacional», infoma o CPC.

Grupo ETE justifica contratação de novos estivadores com a recusa dos anteriores

O Grupo ETE – Empresa de Tráfego e Estiva esclareceu através de comunicado que procedeu à contratação de novos estivadores para o Porto de Lisboa, à margem do SEAL – Sindicato de Estivadores e da Atividade Logística, porque os anteriores, pertencente à A-ETPL – Associação-Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa, cuja insolvência já foi declarada, terão rejeitado serem contratados novamente.

MINISTÉRIO DO MAR

Suspensão semanal da actividade da frota que opera em águas interiores não marítimas

Com vista a contribuir para a valorização do trabalho da pesca neste momento particularmente difícil, após audição das associações do setor, o Ministério do Mar decidiu suspender a atividade da frota ao fim de semana, a partir de 10 de abril até 31 de maio.

MAR 2020

Há cada vez mais conhecimento científico a ser transferido para os profissionais do sector

Com o apoio do Mar 2020, o investimento na transferência de conhecimentos entre cientistas e pescadores, eleva-se a 5,9 milhões de euros. A sua concretização passa pela criação de redes, a concretização de estudos, projetos piloto e investigação científica ligada ao sector, tendo em vista a transferência dos resultados da investigação e o conhecimento científico para os profissionais do sector.

Nas parcerias em curso em todo o país, estão envolvidos 4 974 pescadores, diretamente ou através das suas organizações e havendo pescadores envolvidos em mais do que uma parceria, e 118 cientistas.

Em 2019, passaram 1,5 milhões de toneladas de alimentos pelo Porto de Leixões

Passaram pelo Porto de Leixões 1,5 milhões de toneladas de produtos alimentares (4 mil toneladas a cada dia do ano), «tais como carne, peixe, cereais, produtos hortícolas frescos, frutas, etc», pode ler-se na missiva divulgadas nas redes sociais.

ENIDH firma contrato de financiamento do Projecto «Marine Training for Seagoing Courses»

Foi firmado, entre a Direcção-Geral de Política do Mar, enquanto Operador de Programa e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), o Contrato do Projecto Pré-Definido ‘Marine Training for Seagoing Courses‘.

COM VÍDEO

Sector das conservas está a atingir picos de facturação extraordinários

A RTP esteve na maior e mais antiga conserveira do país, que até teve de aumentar o número de trabalhadores com recurso a trabalho temporário.

dia18#

Depois de derrotarmos o coronavírus, vou andar de barco nas águas calmas da ria de Aveiro

Porque vai haver vida depois deste vírus, o Expresso publica uma foto por dia, de diferentes recantos deste Portugal tão diverso. São meras pistas, para o leitor se entreter a programar futuras escapadinhas e conseguir, durante uns minutos por dia, abstrair-se desta crise que tomou conta de nós

AÇORES

Sector das pescas já se pode candidatar aos apoios destinados à criação de medidas de protecção contra a Covid-19

O Governo dos Açores disponibiliza novos apoios para o sector das pescas destinados especificamente a operações que visem a adopção de medidas de prevenção, detecção e mitigação de contágio pelo novo coronavírus. As candidaturas já podem ser submetidas através do site balcao.portugal2020.pt.

Em causa está a aquisição de equipamentos e materiais de protecção individual, de desinfecção de instalações e embarcações, bem como de testes de despistagem do vírus, para contribuir para o exercício da pesca e das actividades conexas em condições de segurança.

POR CARLOS OLIVEIRA

Nos portos portugueses hoje

Pelos portos passa a grande maioria das mercadorias que circulam no planeta!
Como poderá fazer-se a sua movimentação, com todas as restrições que hoje se verificam na maior parte dos países?
O que seria da carga e descarga de mercadorias nos portos portugueses se hoje mantivessemos os mesmos procedimentos de há alguns anos atrás?

POR NABO MARTINS, PRESIDENTE DA APAT

Vai ser difícil voltarmos ao «anteontem»

A logística já de si é bastante complexa, nomeadamente quando envolve os vários modos de transporte. Estes por sua vez têm características próprias, nomeadamente nas suas regras, competências, características e até documentação utilizada.

Até há 2 meses podíamos talvez dizer que o transporte marítimo tinha pela frente vários desafios, entre os quais podíamos identificar a Sustentabilidade, o e-Commerce, a Mão de obra versus Tecnologia e a Digitalização, entre outros, ou seja estávamos basicamente a falar de uma revolução na área dos transportes, até porque estas áreas seriam concomitantemente extensíveis aos restantes modos de transporte. (...)

Quando «o risco já não compensa»: a pesca em tempos de pandemia

O medo do contágio, a falta de condições e a desvalorização do pescado são fatores que levam os pescadores a avaliar os riscos e benefícios de ir ao mar, em tempos de coronavírus.

Porlis já contratou 20 estivadores fora do SEAL e quer contratar mais 20

A Porlis, empresa de trabalho portuário do porto de Lisboa pertencente ao grupo turco Yilport, anunciou, em comunicado, que concluiu a contratação de 20 novos estivadores, à margem do SEAL – Sindicato de Estivadores e da Atividade Logística.