Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Leixões presta apoio logístico na construção de parque eólico flutuante offshore

As embarcações ‘Horizon Artic’ e ‘Connector’, operadas pelo TCGL – Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões que prestarão apoio ao projecto levado a cabo pela Windplus, foram recebidas e acomodadas pelo Porto de Leixões, que prestou apoio logístico no âmbito do projecto de instalação de um parque eólico flutuante offshore – o processo recorre a plataformas semi-submersíveis situadas na costa norte de Portugal, entre Leixões e Viana do Castelo, a uma profundidade de 85-100 metros e a 18 km da costa.

Projecto SE@PORTS apresentado esta quarta-feira em Leixões

O projecto SE@PORTS, que estuda a integração de sistemas de aproveitamento de energia das ondas em quebra-mares portuários é apresentado esta quarta-feira,12 de Junho, em Leixões.

Governo aprovou aviso-convite para cabo de ligação à central eólica offshore do Windfloat

Foi aprovado, na reunião da Comissão Interministerial de Coordenação do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), um aviso-convite para a construção de um cabo submarino de ligação à rede da central eólica offshore do projecto Windfloat na zona piloto de Viana do Castelo, no valor de 30 milhões de euros, informa o Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Destaque para os records obtidos pelo Porto de Aveiro em 2018

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, começamos por destacar os resultados da movimentação de mercadorias no Porto de Aveiro. Os portos do Continente registaram em 2018 um volume total de carga de quase 93 milhões de toneladas, uma quebra de -3,5% face ao ano anterior, refere um relatório da Autoridade de Mobilidade e dos Transportes.
No que diz respeito ao volume global de carga movimentada, apenas os portos de Aveiro e Faro registaram desempenhos positivos. É este o ponto de partida para o programa desta quinzena.
 

PROGRAMA DA CPA CELEBRA 5 ANOS A 20 DE MARÇO

Rádio Voz da Ria assinala a efeméride com uma semana de emissões especiais

O Espaço da Comunidade Portuária de Aveiro comemora cinco anos de emissões radiofónicas na quarta-feira, 20 de Março. Pelas ondas da Rádio Voz da Ria passaram perto de uma centena de programas neste quinquénio.
A estação emissora, que emite em 90.2 FM, assinala a data com uma semana especial de aniversário na qual se procederá à reposição de alguns dos programas emitidos.
A ouvir de 18 a 22 de Março.

PORTO DE AVEIRO

Pás eólicas da RiaBlades são exportadas por via marítima

Construindo pás eólicas que atingem até 74,4 metros de comprimento, a empresa instalada no Parque Empresarial de Soza recorre ao Porto de Aveiro para as exportar.A RiaBlades é uma empresa inserida no grupo multinacional alemão Senvion GmbH, que se dedica à produção de pás eólicas, tanto para o mercado "onshore" como "offshore".
Na região de Aveiro, a RiaBlades destaca-se como um dos maiores empregadores, com mais de 1.300 colaboradores.

Alemanha quer ter 65% da sua energia como eólica offshore até 2030

A Alemanha continua a investir na energia eólica offshore. Prova disso é a lei que o Governo aprovou na semana passada, segundo a qual o país verá a sua capacidade instalada aumentar para 20 GW até 2030, ao contrário do que já tinha sido decidido, 15 GW, segundo o Safety4Sea

Engenharia nacional fornece turbina de ar com 1,5 MW para energia das ondas

A empresa tecnológica Kymaner anunciou ter firmado um contrato com a sociedade Bombora Wave Power Ltd, com sede no Reino Unido, para fornecimento daquela que é até à data a maior turbina de ar desenvolvida para aproveitamento da energia das ondas, com uma potência nominal máxima de 1,5 MW. A excelência da engenharia portuguesa na energia das ondas é reconhecida internacionalmente, sendo esta realização o culminar de mais de quarenta anos de investigação aplicada.

13 DE DEZEMBRO, LNEG, ALFRAGIDE

Projecto OffshorePlan | Planeamento do Aproveitamento das Energias Renováveis Offshore em Portugal

Esta quinta-feira, dia 13 de dezembro, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia realiza o seminário final e de apresentação dos resultados do Projeto OffshorePlan - Planeamento do Aproveitamento das Energias Renováveis Offshore em Portugal, cofinanciado pelo programa POSEUR.

Grupo ASM Industries investe 40 milhões no eólico flutuante. E quer exportar

No espaço de três anos, a metalomecânica ASM Industries tem um plano de investimento de 40 milhões de euros: 10 milhões nas fábricas de Sever do Vouga e Setúbal e 30 milhões numa nova unidade de produção em série de fundações offshore no Porto de Aveiro, que começará a laborar em março de 2019 e criará 150 novos pontos de trabalho.

MINISTRA DO MAR NA CERIMÓNIA DE FINANCIAMENTO DO PROJECTO «WINDFLOAT ATLANTIC»

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará esta sexta-feira, dia 19 de Outubro, na Cerimónia de Financiamento do Projecto “Windfloat Atlantic”.
A cerimónia tem início marcado para as 12h00, no edifício sede da EDP (Avenida 24 de Julho, Lisboa).

21 DE OUTUBRO, EM ÍLHAVO

A Praia: Fronteira com o Mar

O Museu Marítimo de Ílhavo, através da subunidade de investigação, CIEMar-Ílhavo, criou em 2012 o seminário "Desafios do Mar Português", um fórum de discussão de temas de cultura do mar socialmente relevantes, quer pela sua importância histórica, quer pela sua atualidade. Esta iniciativa visa contribuir para a construção cívica de uma cultura marítima, tarefa que se propõe em articulação com os parceiros institucionais e com a comunidade de público do Museu.

Porto de Setúbal investe na energia fotovoltaica

A nova mini central fotovoltaica instalada na cobertura do edifício do Cais 3 do Porto de Setúbal entrou em pleno funcionamento, com o início da venda de energia à EDP-Universal, SA. O sistema, com uma potência instalada de 30 kW, é o segundo concluído este ano e o quarto do parque fotovoltaico da APSS – Administração dos Porto de Setúbal, SA.

Museu Marítimo de Ílhavo | 83 anos

O Museu Marítimo de Ílhavo comemora este sábado, 8 de Agosto, 83 anos. Associando-se à efeméride, difundimos newsletter temática composta por destaques noticiosos sobre o MMI publicados no site da Comunidade Portuária de Aveiro.

Rádio Faneca anima Ílhavo a 10, 11 e 12 de Julho

A oitava edição do Festival Rádio Faneca acontece nos dias 10, 11 e 12 de Julho, em Ílhavo, em moldes diferentes do habitual e com uma componente solidária de apoio ao Lar de São José.

Adaptada ao momento de pandemia, mas também de desconfinamento progressivo, também no setor cultural, esta edição mantém quase todos os seus projetos de base, mas reajusta-os de acordo com as medidas de higiene e segurança.

O Festival, que normalmente acontece no Centro Histórico de Ílhavo, com forte presença nos becos e no Jardim Henriqueta Maia, acontece este ano na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo (CCI) e também no seu auditório, no caso do concerto da Bida Airada.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | VISITA VIRTUAL ESTE SÁBADO

Bacalhau, um peixe com cabeça

Esta visita virtual para toda a família dá um conhecer um animal bem diferente daquele que compramos no supermercado, espalmado e sem cabeça. Com imagens fantásticas do Aquário dos Bacalhaus, a visita revela algumas particularidades deste peixe, como o barbilho, que usa como gps, ou a sua voracidade.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Peça do mês: o «mata-bicho» na pesca do bacalhau

O «mata-bicho» ficou nas memórias de quem andou na pesca do bacalhau e persistiu à evolução tecnológica, da pesca à linha até ao arrasto, hoje muitas destas memórias dão voz às peças que estão no Museu Marítimo de Ílhavo.
Ao visitar a sala da Faina Maior, repare no pequeno detalhe que se encontra na parede da sala dos oficiais: o corninho do «mata-bicho».

AVEIRO

PARCERIA PARA PROMOÇÃO DAS ACTIVIDADES NÁUTICAS A ALUNOS DO 3.º ANO

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em cooperação com a Estação Náutica de Aveiro, o Centro de Formação Desportiva do Agrupamento de Escolas José Estêvão, o Sporting Clube de Aveiro e o Desporto Escolar estabeleceram uma parceria com o objetivo de promover atividades náuticas para Alunos do 3.º ano de escolaridade do Município, permitindo um batismo de Vela gratuito.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

«Novas Vistas Lumière»: inscrições até 15 de março

O Festival de Cinema dedicado ao Mar, promovido e organizado pelo Museu Marítimo de Ílhavo, está agendado para os dias 17 a 21 de abril. Até lá, já há um conjunto de atividades que faz mexer o festival, nomeadamente no âmbito de projetos escolares e com o concurso de curtíssimas metragens “Novas Vistas Lumière”, inspirado nos filmes dos irmãos Lumière realizados no início da arte cinematográfica.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI) em destaque

2020 deverá ficar marcado no Porto de Aveiro pelo avanço da segunda fase da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI), anunciou o Conselho de Administração da APA, S.A.

Os primeiros terrenos disponibilizados permitiram a instalação de Unidade de Produção de Estruturas Metálicas Offshore da AS Silva Matos.
O Porto de Aveiro tem uma área de cerca de 44,3 hectares disponíveis para empresas industriais. Os investimentos estratégicos para o período 2018-2022 estimam-se em 36,2 milhões de euros.

Total: 129
1 2 [3] 4 5 6 7