Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DGRM na 32.ª Sessão da Assembleia da Organização Marítima Internacional

Decorre desde o dia 06 e termina esta quarta-feira, em Londres, na sede da Organização Marítima Internacional, a 32.ª Sessão da Assembleia deste importante organismo das Nações Unidas.

A descarbonização do transporte marítimo é um dos temas principais deste ano, tendo em linha de conta a estratégia de curto prazo definida pela IMO para a redução de emissões até 2030, bem como as medidas de médio e longo prazo para 2050 e depois. Outro tema importante são os marítimos e a pandemia, contemplando itens como a vacinação, rendições de tripulações e apoio em termos de prevenção e assistência médica.

Libertados cavalos-marinhos na Ria Formosa para travar queda de população

Um grupo de 60 cavalos-marinhos, a maioria nascidos em cativeiro, foi recentemente libertado na Ria Formosa durante a primeira acção de repovoamento no local onde há 20 anos se concentrava a maior comunidade de cavalos-marinhos do mundo.

No ano 2000, a comunidade destes peixes na Ria Formosa, no Algarve, era considerada a maior do mundo, mas em 20 anos “houve uma redução de 96% dos efetivos”, disse aos jornalistas Jorge Palma, investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg).

Marinha realiza missão de estudo do plástico e seus efeitos

O NRP Andrómeda terminou a 1 de dezembro a missão “I-PLASTIC 2021”, entre Aveiro e a Figueira da Foz. Esta missão, realizada em colaboração com o Instituto Hidrográfico, contou com o apoio de quatro técnicos daquela unidade da Marinha, embarcados na lancha hidrográfica Andrómeda.

​A missão “I-PLASTIC 2021” tem como objetivo a recolha de amostras superficiais de sedimentos e de amostras para análise de microplásticos à superfície da água, por arrasto horizontal e, nos primeiros vinte metros da coluna de água, por arrasto vertical.

2022 | 35 anos do Programa Bandeira Azul

A Bandeira Azul celebra, em 2022, 35 anos e é o momento de refletir sobre o futuro das nossas Praias e, sobretudo, de ser uma parte ativa na estratégia adoptada por um Portugal resiliente no que respeita as Alterações Climáticas.

Ao longo destes 35 anos, a Bandeira Azul ajudou a educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas através de um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social, Envolvimento Comunitário e Proteção de Ecossistemas.

AÇORES

Recolhida uma tonelada de lixo em acção de limpeza nas praias de Rabo de Peixe

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha colaboraram, a 20 de Novembro, durante a manhã, numa acção de sensibilização e limpeza costeira nas praias de Rabo de Peixe, no arquipélago dos Açores, tendo sido recolhida cerca de uma tonelada de resíduos.

Esta iniciativa, enquadrada nas comemorações do Dia Nacional do Mar e sob a coordenação do Clube Naval de Rabo de Peixe, contou com dezenas de participantes voluntários de diferentes entidades e teve como objectivo alertar a sociedade civil para a necessidade de proteger os oceanos, assim como promover uma maior consciência ambiental.

Ministro do Mar debate papel do oceano na adaptação às alterações climáticas na COP26

A 26ª cimeira da ONU sobre alterações climáticas (COP26), no Dia de Acção do Oceano, foi foi palco do debate sobre a necessidade de adoptar medidas ambiciosas e urgentes para a saúde do oceano, tendo o ministro do Mar português, Ricardo Serrão Santos, realçado a importância do nexo oceano-clima, nas várias intervenções que fez na cimeira em Glasgow, na Escócia.

Docapesca convida para acção de limpeza costeira no porto de pesca de Lagos

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, promove uma acção de limpeza costeira no porto de pesca de Lagos, este sábado, dia 6.

A entidade do setor empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo a exploração de Portos de Pesca e Lotas, promove a iniciativa em parceria com o Centro Ciência Viva de Lagos, no âmbito do projeto “A Pesca por um Mar Sem Lixo”.

Governo e FEI aprovam novo fundo para startups tecnológicas ligadas à economia azul

O “Faber Blue Pioneers I Fund” é o primeiro fundo para empresas de alta tecnologia da Península Ibérica que trabalhem com o mar e no combate às alterações climáticas. O objetivo é ter 30 milhões para financiamento à inovação.

A poluição sonora já devasta a vida animal dos oceanos

Michel André está à escuta

Ao contrário dos plásticos, a poluição acústica no mar não se vê, mas é mais um desastre provocado pelo Homem e “não pode continuar a ser ignorado”, alerta o especialista em Bioacústica, Michel André.

SINES

Município e a Brigada do Mar recolhem 1800 quilos de resíduos

O Município de Sines e a Brigada do Mar efetuaram uma limpeza na Costa do Norte até ao limite norte do concelho, retirando um total de 1800 quilos de resíduos.

A acção que decorreu no fim-de-semana serviu para assinalar o Dia Internacional de Limpeza Costeira e realizou-se no âmbito do Projeto TransforMAR, do Lidl Portugal e do Programa de Atividades Bandeira Azul.

Áreas marinhas protegidas:

«É fundamental levar a sério a protecção do oceano»

O Guia de Áreas Marinhas Protegidas (MPA Guide, em Inglês), publicado a 10 de Setembro por uma equipa internacional de 42 investigadores num artigo na revista Science, resultado de 10 anos de trabalho, faz o ponto de situação das áreas marinhas protegidas no planeta. Hoje, só 3% do oceano está totalmente protegido; a meta é chegar a 2030 com 30%.

Governo da Madeira sensibiliza pescadores para problemática dos plásticos no mar

O secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira presidiu à sessão de formação/sensibilização aos pescadores para a problemática dos plásticos no futuro das pescas da Região. A acção decorreu nas instalações da Lota do Funchal, na zona do leilão do pescado, contando também com a presença do dos directores regionais do Mar e das Pescas.

Ministro do Mar destaca importância da limpeza costeira para a sustentabilidade dos oceanos

“O lixo marinho, em grande medida constituído por resíduos de plástico, é um dos maiores problemas ambientais da actualidade, produzindo efeitos negativos nos ecossistemas marinhos e directamente na economia das regiões costeiras. Produzir menos lixo, recolhê-lo e reciclá-lo deve fazer parte das prioridades quotidianas dos cidadãos em todo o Mundo”, alertou o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que participou numa acção de limpeza costeira, em Cascais, no Dia Internacional da Limpeza Costeira, que este ano se assinalou a 18 de Setembro.

MATOSINHOS

Limpeza de praia no Porto assinalou o «World Cleanup Day»

A iniciativa, que visa um planeta mais limpo e sustentável, nasceu através do projeto MAELSTROM, financiado pela Comissão Europeia, e tem como objetivo recolher, reciclar e devolver o lixo do mar ao mercado em quatro anos.

No Porto a acção foi organizada pelo CIIMAR, com o apoio do "CIMA Research Foundation" de Itália, e contou com a apresentação da tecnologia desenvolvida pela "The Great Bubble Barrier" destinada à remoção do lixo marinho. Já implementada em Veneza, chegará brevemente a Portugal.

DE 18 A 25 DE SETEMBRO

Docapesca desenvolve Acções de Limpeza Costeira em vários Pontos do País

A Docapesca – Portas e Lotas, S.A, entidade do setor empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem como objeto a exploração de Portos de Pesca e Lotas, irá realizar ações de limpeza costeira na Póvoa de Varzim, Sines, Viana do Castelo, Sagres, Figueira da Foz e Cascais, deste sábado, dia 18, até 25 de setembro.

Terminal no Porto de Long Beach torna-se num dos mais sustentáveis do mundo

O Porto de Long Beach anunciou ter inaugurado a próxima era de operações ambientalmente sustentáveis ​​com a conclusão do Terminal de Contentores de Long Beach em Middle Harbor (LBCT), na que se torna uma das instalações de carga mais tecnologicamente avançadas do mundo.

Com a grande maioria dos equipamentos instalados a serem elétricos e de emissões zero, o LBCT em Middle Harbor foi projetado para fortalecer a competitividade, melhorar o fluxo de carga e melhorar drasticamente a qualidade do ar numa era de crescimento significativo do segundo porto marítimo mais movimentado do país (Estados Unidos).

Soren Skou (Maersk):

«A hora de agir é agora» para «resolver o desafio climático» do Shipping

A Maersk vincou a sua aposta no metanol verde como alternativa viável no processo de descarbonização do Shipping contentorizado: a encomenda de oito navios porta-contentores dual fuel, com recurso ao metanol, é a grande prova disso, declarou Soren Skou, CEO do grupo dinamarquês.

Esclarecimento da APDL

Na sequência da reportagem emitida a 26.08.2021, pelo Porto Canal, sob o tema “Associação ambiental alerta para perigos da água de Matosinhos”, em que foi veiculada a informação de uma “eventual mancha detetada na Praia de Matosinhos decorrente de obras de ampliação do porto de Leixões”, a APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo vem prestar o seguinte Esclarecimento:
Estão a decorrer dragagens de manutenção dos fundos do posto A do Terminal Petroleiro de Leixões, cujos dragados, objeto de avaliação ambiental, são colocados a 2 milhas de distância, o que em nada impacta com a qualidade das águas da praia de Matosinhos, não havendo qualquer relação direta entre a mancha referida e os trabalhos em curso.
 

Aliança luso-americana dá nova vida ao lixo do mar em solas de calçado

Foi recolhido nas praias de Esposende, em 2018, boa parte do plástico que entra na composição das solas do calçado que há-de chegar às lojas recentemente, resultante de uma parceria entre a empresa portuguesa Zouri e a norte-americana O'Neill.

Há dois anos que a Zouri produz calçado com solas de plástico, tendo já recolhido 4,5 toneladas de resíduos ao longo do litoral, mas, depois de contactada pela O'Niell, - assinala Adriana Mano, fundadora da marca - "a parceria vem multiplicar o impacto, quer em volume retirado do mar quer na quantidade de produto novo que chegará ao mercado".

Eco-Oil produz combustível 100% reciclado para a indústria e navegação

A Eco-Oil, no seu terminal dedicado no Porto de Setúbal trata águas contaminadas de navios com destino aos estaleiros da Lisnave, desde 2001. A empresa pretende agora alargar a sua aposta à navegação marítima com a criação de um combustível melhorado, o EcoGreen Power Plus, permitindo substituir o combustível original por um 100% reciclado e mais sustentável. O objetivo passa por duplicar a capacidade de produção para as 60 mil toneladas anuais.

Total: 773