Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
MÚSICAS DE VERÃO
Robert Wyatt - Sea Song
Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes… ou nem por isso.
Destaque para “Sea Song", por Robert Wyatt.
![]() |
MÚSICAS DE VERÃO
Bob Marley - Sun is shining
Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…
Relembramos hoje Bob Marley, e o seu êxito "Sun is shining".
![]() |
MÚSICAS DE VERÃO
Summer Nights
Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…
Agora que o Verão voltou, parecendo querer despedir-se em grande, um sucesso de arromba protagonizado por Olivia Newton-John e John Travolta, em 1978. Também em versão LEGO...
![]() |
MÚSICAS DE VERÃO
«O Beijo do Sol», de Pedro Osório
Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…, baladas para quem gosta de entardecederes tranquilos.
Destaque para "O Beijo do Sol", de Pedro Osório.
![]() |
FERNANDO PESSOA
Olhando o mar, sonho sem ter de quê
Olhando o mar, sonho sem ter de quê.
Nada no mar, salvo o ser mar, se vê.
Mas de se nada ver quanto a alma sonha!
De que me servem a verdade e a fé?
![]() |
MARIA KEIL - 1914-2012
A artista que não esqueceu o mar nas suas obras
A artista plástica Maria Keil, 97 anos, autora de vários painéis de azulejos das primeiras estações do metropolitano da capital, morreu este domingo em Lisboa. Afirmava-se como “uma artista”: pintora, desenhadora, ilustradora, decoradora de interiores, designer gráfica e de mobiliário, ceramista, cenógrafa e figurinista, autora de cartões para tapeçaria “e, sobretudo, de composições azulejares”.
![]() |
WESTON-SUPER-MARE, INGLATERRA
Festival anual de esculturas de areia
Já abriu ao público a 7.ª edição do festival de esculturas na areia de Weston-Super-Mare, Inglaterra. Criadas por artistas internacionais sobre o tema "Jogos e Diversão", as esculturas ficarão expostas durante todo o Verão.
![]() |
Porto de Aveiro visto pelas crianças
Vídeo com 18 desenhos da autoria de alunos da E.B. 1 da Marinha Velha. Trabalhos efectuados após visita de estudo ao Porto de Aveiro a 27 de Setembro de 2007. Os desenhos, acompanhados de algumas redacções, encontram-se também disponíveis em formato powerpoint, aqui
![]() |
Criatividade pesca sardinhas para servirem de mala e de pulseira
Uma sardinha a defender a mobilidade pelas sete colinas por bicicleta e outras duas com símbolos da gastronomia portuguesa foram as escolhidas. Mas outras sardinhas não são esquecidas, como a que foi recortada num xaile preto habitualmente usado pelas fadistas e que com uma corrente, um botão dourado a fazer de olho e um fecho de filigrana se tornou numa mala de colocar ao ombro.
Há ainda a sardinha que se transformou numa pulseira e à qual nem falta a peça de metal como se fosse uma lata de conservas ou a pregadeira que é uma canastra de peixes e que se percebe como é pequena ao ficar escondida na mão fechada.
![]() |
ANOS 20-30
A Publicidade e as Artes Gráficas
Uma das manifestações mais emblemáticas deste fascínio pela máquina observou-se nas artes gráficas. Cartazes publicitários e capas de revista exprimem essa influência pelo predomínio de formas geométricas, ora abstractas, ora esquemáticas, aludindo directa ou indirectamente aos novos engenhos, e particularmente à energia do futuro a Electricidade. Esta, o último tipo de energia a ser desenvolvido na viragem do século, vai inspirar explicitamente o design de posters publicitários onde avultam configurações radiais e em zig zag que estabelecem analogias com o Sol e o faiscar do relâmpago.
![]() |
FILME DE 1954
20 mil léguas submarinas
Todo o design de concepção do filme é incrível, uma maravilha para a época; o Nautilus está muito bem construído e decorado, o que atesta de vez as qualidades que tornaram este conceito visual como o definitivo do Nautilus . Os espantosos efeitos especiais de Ralph Hammeras, Ub Iwerks, John Hench e Josh Meador e a direcção artística/cenários de John Meehan e Emile Kuri são perfeitos.
![]() |
É HOJE APRESENTADO EM LISBOA
Primeiro festival de cinema flutuante do mundo
É hoje apresentado em Lisboa o primeiro festival de cinema flutuante do mundo: Odissea – Tourism & Ecology Film Festival, que se realiza a bordo do MSC Fantasia, entre os dias 11 e 14 de Novembro. O Odissea é um festival internacional de cinema sobre Turismo e Ecologia, abrangendo também os temas da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social.
![]() |
Oceano Fractal
Música e Matemática como irmãs, reunidas por algoritmos computacionais e pela síntese digital. Oceano Fractal, de Alex Costa, para ouvir aqui.
![]() |
Inglês constrói réplica do Titanic com 120 mil palitos de fósforos
O inglês David Reynolds construiu uma réplica do Titanic com palitos de fósforos. Reynolds, que é marinheiro aposentado, mora em Southampton, cidade de onde o Titanic saiu no dia 10 de Abril de 1912. Reynolds precisou de 120 mil palitos de fósforos para alcançar a proeza.
Os palitos de fósforos foram perfeitamente cortados, colados e encaixados. Finalizada, a réplica tem aproximadamente 1,5 m.
![]() |
NO MUSEU DE ARTE POPULAR
Nazaré, de Paulo Ferreira
Uma das quatro composições alegóricas da Sala da Estremadura (onde figuram igualmente Lisboa, Ribatejo e Terra Saloia).
Paulo Ferreira afirma-se principalmente como cenógrafo e figurinista da Companhia Portuguesa de Bailado Verde Gaio (1940-1950), criado e dinamizado por António Ferro, e também como pintor-decorador.
![]() |
21 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA POESIA
JORGE LUIS BORGES - Quem é o Mar?
Antes que o sonho (ou o terror) tecesse | mitologias e cosmogonias,
antes que o tempo se cunhasse em dias,
o mar, sempre o mar, já estava e era.
Quem é o mar?
![]() |
CHICO BUARQUE
Mar e Lua
Amaram o amor urgente | As bocas salgadas pela maresia | As costas lanhadas pela tempestade
Naquela cidade | Distante do mar
Amaram o amor serenado | Das noturnas praias
Levantavam as saias | E se enluaravam de felicidade
Naquela cidade
Que não tem luar
![]() |
VINICIUS DE MORAES
Mar
Na melancolia de teus olhos | Eu sinto a noite se inclinar
E ouço as cantigas antigas
Do mar.
Nos frios espaços de teus braços | Eu me perco em carícias de água
E durmo escutando em vão
O silêncio.
![]() |
Golfinhos voltaram ao Tejo, agora desenhados nos pilares da ponte 25 de Abril
Nos últimos meses, vários grupos de golfinhos foram vistos a passear no estuário do Tejo. A Estradas de Portugal (EP) aproveitou a deixa e decidiu desenhar imagens de golfinhos e de outros mamíferos e aves marinhas nas sapatas dos pilares da ponte 25 de Abril, que liga Lisboa a Almada.
![]() |
VEJA O FILME
Os índios da Meia-Praia | António da Cunha Telles
A Meia - Praia, comunidade piscatória próxima de Lagos, no Algarve, vive com o 25 de Abril de 1974 uma experiência original e exemplar. As velhas casas são substituidas por moradias de pedra erguidas pela população e nasce a esperança de constituição de uma cooperativa de pesca. Dúvidas, contradições , e desgaste que um projecto de tal empenho implica e o primeiro acto eleitoral livre [pós-queda do regime].