Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Turismo de Cruzeiros em destaque no dia inaugural do Festival ART&TUR’11
O Dia Mundial de Turismo, 27 de Setembro, vai ser celebrado em Barcelos com a abertura da 4ª edição do Festival Internacional de Filmes de Turismo – ART&TUR.
Durante quatro dias, o Festival ART&TUR apresentará a Selecção Oficial, constituída pelos oitenta melhores filmes, escolhidos pelo júri entre um total de 287 produções apresentadas a concurso, provenientes de 39 países.
![]() |
Faróis-aguarela
Júlio Rodrigues nasceu em Portugal, vivendo actualmente em Memphis, Tennessee, Estados Unidos da América.
Desde pequeno manifestou um interesse especial pela aguarela: “A tinta transparente permite que a luz seja reflectida pela superfície branca do papel, o que resulta numa luminosidade difícil de conseguir por outros processos” – afirma.
Os seus temas favoritos são de natureza arquitectónica, especialmente estruturas de interesse histórico. Aqui se inserem os faróis.
![]() |
OS FARÓIS VISTOS POR PABLO NERUDA
Solo guardas tinieblas
Faróis? São os gumes da espada que corta a noite. Aos gomos parece que cai, a noite precipita-se em sombras no mar.
É densa a noite mas parece elástica quando o farol revolve o escuro das íntimas gavetas.
![]() |
DE 23 A 30 DE SETEMBRO, EM BARCELOS
IV Festival Internacional de Filmes de Turismo
De 23 a 30 do corrente mês de Setembro, decorre em Barcelos a quarta edição do Festival Internacional de Filmes de Turismo. Organizado e promovido pela APTUR – Associação Portuguesa de Turismologia, contou, na edição de 2010, com a inscrição de 285 filmes provenientes de mais de 30 países, consolidando-se como um dos maiores festivais de filmes de turismo do mundo.
![]() |
MÚSICAS DE VERÃO
The Beatles- Here Comes The Sun
Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…, baladas para quem gosta de entardecederes tranquilos. Beatles, "Here comes the sun", versão original, também em ritmo de reggae...
![]() |
MÚSICAS DE VERÃO
All Jarreau com George Benson: Summer Breeze
Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…, baladas para quem gosta de entardecederes tranquilos.
Para hoje, o VJ de serviço seleccionou All Jarreau com George Benson: "Summer Breeze".
![]() |
KURIKUTELA | DO PORTO DO LOBITO AO LUAU
O comboio celebrado pelo Duo Ouro Negro
Comboio-Mala é uma das canções, mas a que ficou no ouvido de todos foi “Kurikutela”. O “Duo Ouro Negro” contava, em “Kurikutela”, a estória de uma viagem no Caminho de Ferro de Benguela.
Kurikutela foi a música de estreia de Raul e Milo no Cinema Restauração, em Luanda, e mais tarde no Cinema Roma, em Lisboa.
![]() |
MÚSICAS DE VERÃO
Ben Harper: «She's only happy in the Sun»
Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…, baladas para quem gosta de entardecederes tranquilos. Destaque para Ben Harper, "She's only happy in the Sun"...
![]() |
MÚSICAS DE VERÃO
Robbie Williams: Morning sun
Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…, baladas para quem gosta de amanheceres tranquilos
![]() |
MÚSICAS DE VERÃO
Mungo Jerry - In The Summertime
Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…
![]() |
MÚSICA DE PRAIA
Too hot
O calor parece ter vindo para ficar. Quente, muito quente, ou as férias na praia não tinham valido a pena. Calor a ser acompanhado pelos "Kool and the Gang" (Too Hot), e já agora, por Gloria Estefan e os "Miami Sound Machine" (Hot Summer Nights).
![]() |
POESIA NOS CONTENTORES EM LEIXÕES
Ode Marítima, de Álvaro de Campos
Os navios que entram a barra,
Os navios que saem dos portos,
Os navios que passam ao longe
(Suponho-me vendo-os duma praia deserta) -
Todos estes navios abstractos quase na sua ida
Todos estes navios assim comovem-me como se fossem outra coisa
E não apenas navios, navios indo e vindo.
![]() |
MÚSICA DE PRAIA
«Summer Song», de Joe Satriani
A nossa sugestão de hoje vai para o virtuoso, para o mago guitarrista de rock instrumental Joe Satriani. "Summer Song", para os que preferem um Verão mais agitado.
![]() |
A HISTÓRIA DE UM MARINHEIRO ENGOLIDO POR UM PEIXE GIGANTE
Maior animação stop-motion de sempre foi feita com telemóvel
A Nokia produziu a animação stop-motion em maior escala de sempre com um telemóvel N8. Realizada num período de cinco dias, a curta-metragem Gulp visou demonstrar as capacidades tecnológicas do smartphone da empresa finlandesa.
![]() |
Pinturas Murais na Marina da Horta - Arte,Tradição ou Superstição?
É hábito arreigado as tripulações dos veleiros que fazem escala na Horta, ali deixarem uma recordação da sua passagem.
Este tipo de registo inicia-se nos anos cinquenta do século passado, quando as tripulações dos navios da marinha de guerra nacional ali em serviço, deixavam o respectivo registo nos paredões do porto.
Com a construção da marina, o número de veleiros de cruzeiro que passavam nos Açores e mais concretamente no Faial cresceu a cada ano. Nas suas por vezes perigosas travessias, foi-se acentuando a ideia ou a superstição de que quem ali deixasse gravado no molhe a alusão a essa passagem, seria beneficiado pela providência e nenhum mal lhe aconteceria.
![]() |
Liscont patrocina exposição de arte contemporânea com contentores
A Liscont, empresa do Grupo Mota-Engil, investiu 50 mil euros no patrocínio da 2.ª edição do projecto de arte contemporânea CONTENTORES. A Liscont apresenta-se, assim, como um parceiro estratégico natural do projecto que nasceu de uma parceria entre a empresa P28 Associação de Desenvolvimento Artístico e Criativo, o Centro Cultural de Belém (CCB) e o Museu Colecção Berardo.
![]() |
MÚSICA DE PRAIA
O Mare e Tu
Agosto está à porta, mês de praia por excelência em Portugal. Pretexto, mero pretexto para ouvir o que se pode ouvir todo o ano. Sugerimos "O Mare e Tu", Andrea Bocelli e Dulce Pontes.
![]() |
Sardinhas com estilo
Não são para as brasas, não são de comer, só para deliciar a vista. Sardinhas de João Maia Pinto, André Carrilho, Henrique Cayate, Bela Silva, Pedro Proença, Nuno Saraiva e Luís Henriques.
![]() |
Faróis em papel de parede
Se é apaixonado por faróis - há muita gente que é! -, e procura wallpapers para forrar o seu desktop, encontra aqui bastantes.
![]() |
HÁ LODO NO CAIS
Barthes, Marlon Brando e o isolamento dos portos
Roland Barthes descreve Marlon Brando em “Há Lodo no Cais”, filme de 1954 dirigido por Elia Kazan, como um estivador “indolente e ligeiramente bruto”. O filme apresenta-nos o personagem como um simpatizante dos criminosos que controlam o sindicato dos trabalhadores do porto, resignado com a condição de sujeição à situação.