Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DRESDEN, ALEMANHA

Museu do Transporte

Neste museu localizado em Dresden, o visitante é convidado a iniciar uma viagem – seja aérea, aquática ou terrestre – pelos 200 anos de evolução dos meios de transporte.

Marinha associa-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Marinha participa nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado esta quinta-feira, 18 de abril, com a temática “Do Património Mundial ao Património Local – património + educação = a identidade”.

A 17 E 18 DE MAIO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

II Seminário Desafios do Mar Português - «O Trabalho no Mar: Memória e Futuro»

O CIEMAR organiza a 17 e 18 de Maio o II Seminário Desafios do Mar Português - "O Trabalho no Mar: Memória e Futuro". Iniciativa realizada em parceria com a Mútua dos Pescadores e com o CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória).

DE 2 DE ABRIL A 31 DE MAIO

Museu de Marinha | Novas Perspectivas | Outros Olhares

No âmbito das comemorações do seu 15.º Aniversário, o Museu de Marinha lançou aos seus visitantes uma proposta para uma visita diferente, através das objetivas das suas câmaras fotográficas.

SEGUNDA EDIÇÃO

Concurso de Modelismo Náutico do Museu Marítimo de Ílhavo

No sentido de promover a cultura náutica como forma de expressão da cultura marítima em geral, e instrumento de consolidação do projeto sociocultural do MMI, o Executivo Municipal de Ílhavo deliberou aprovar o lançamento do 2.º Concurso de Modelismo Náutico do Museu Marítimo de Ílhavo 2013, sob o tema: Navio/motor da Pesca do Bacalhau.

Sabia que...

Cid Perestrelo apresentou, no 1.º Congresso Nacional de Engenharia, uma importante comunicação intitulada "O futuro do pôrto de Setúbal como pôrto comercial, industrial e de pesca"?

«Gil Eannes» de regresso à doca comercial

O antigo navio-hospital Gil Eannes regressa esta quinta-feira à doca comercial de Viana do Castelo depois de concluída a reparação do casco nos estaleiros da cidade, na empresa que o construiu em 1955.
Segundo fonte dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), a partida para o local onde o navio foi ancorado em 1998, como museu, está prevista para as 14:30.

NA GULBENKIAN

Exposição 360 graus

Os portugueses e os espanhóis, nas viagens marítimas dos séculos XV e XVI, foram os primeiros a verem povos diferentes, novos animais e plantas. Essas descobertas fizeram avançar a ciência até aos nossos dias. O tema é assunto para uma exposição na Gulbenkian, em Lisboa.

ESTA SEXTA-FEIRA

Inauguração da exposição «Submarinos em Portugal - 100 Anos»

No âmbito das comemorações do Centenário dos Submarinos em Portugal, é inaugurada esta sexta-feira, dia 01 de março às 17h30, a exposição “SUBMARINOS EM PORTUGAL – 100 ANOS”, no Museu de Marinha. A cerimónia de inauguração será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e terá como convidados de honra o General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e os Chefes de Estado-Maior do Exército e da Força Aérea Portuguesa.

Portimão recebe moeda do século II, 43 anos depois

O diretor do Museu de Portimão espera receber em breve a moeda de ouro romana Aureus de Faustina, do século II, descoberta há 43 anos no Rio Arade, para integrar em definitivo as colecções museológicas.
"Espero que, em maio, por altura das comemorações do quinto aniversário do museu, a moeda possa estar na nossa posse para ser exibida", disse José Gameiro, diretor do Museu Municipal de Portimão.

Museu dos Baleeiros nos EUA investe 300 mil dólares

O Museu dos Baleeiros de New Bedford, no estado norte-americano de Massachusetts, vai investir cerca de 225 mil euros durante os próximos três anos para contar a história dos baleeiros açorianos e cabo-verdianos na Nova Inglaterra.
Os fundos são provenientes de uma bolsa atribuída pela fundação William M. Wood, criada por um magnata da indústria têxtil filho de um baleeiro açoriano.

Sabia que...

... O Museu Virtual do Porto de Setúbal é um álbum virtual, de consulta livre, que pretende recolher e divulgar memórias do porto através de fotografias, livros, folhetos e outros documentos que testemunhem o seu passado nos aspectos económico e sócio-cultural? Sabia?

Antigo navio-hospital Gil Eannes regressa aos estaleiros de Viana

O antigo navio-hospital Gil Eannes regressa na terça-feira aos estaleiros de Viana do Castelo, onde foi construído em 1955, para os primeiros trabalhos de docagem desde que foi transformado em museu. O presidente da fundação Gil Eannes, José Maria Costa, confirmou à Lusa que a partida do navio, fundeado na doca da cidade desde 1998, deverá acontecer pelas 08:00 do dia 19 de fevereiro.

HOJE, SÁBADO

Lançamento do projecto «O Museu de Marinha faz anos»

No âmbito da comemoração dos seus 150 anos o Museu de Marinha apresenta este sábado, 2 de fevereiro, às 16h00, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, um procjeto que consiste na escolha dos 150 objetos mais representativos das colecções do Museu aos olhos dos visitantes mais jovens.

ESTE SÁBADO A TARDE

RTP estreia programa «Aqui Portugal» no Museu Marítimo de Ílhavo

Este sábado, 19 de Janeiro, a RTP estreia o novo programa de televisão “Aqui Portugal”, numa emissão de quatro horas em directo a partir do Museu Marítimo de Ílhavo. Com apresentação de Sónia Araújo e Jorge Gabriel, o novo programa “Aqui Portugal” proporcionará a todos os espectadores da RTP uma tarde de aventura e descoberta do melhor que há, numa viagem pela história, cultura, património e gastronomia do nosso País.

ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO, AUTOR DE «VINTE VELEIROS»

Azul dos ventos, em exposição no Museu da Cidade de Lisboa

Integrada na programação do Ano do Brasil em Portugal, a exposição Azul dos Ventos, de Arthur Bispo do Rosário, é um evento organizado pela Câmara Municipal de Lisboa em colaboração com a Funarte/ Ministério da Cultura Brasileira e o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Esta exposição pode agora ser vista em Lisboa, até 3 de Fevereiro, depois de ter estado patente no Victoria and Albert Museum, em Londres.

Portugal já tem em Ílhavo o seu primeiro Aquário de Bacalhaus

A enchente era a esperada, numa terra que se afirma como a "Capital portuguesa do Bacalhau”. O auditório e o átrio do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) foram pequenos demais para acolher todos aqueles que quiseram assistir neste domingo à festa de inauguração do Aquário de Bacalhaus, a nova aposta do espaço museológico dedicado à cultura do mar.

EM 2013

Museu de Marinha comemora 150 anos

Durante este ano o Museu de Marinha irá comemorar 150 anos de existência. Criado por decreto de 22 de julho de 1863, começou por ser um museu didático, ligado à Escola Naval. Ao longo deste século e meio de existência viu a sua coleção crescer significativamente, facto que implicou a transferência do espólio para instalações com a dimensão adequada. Desde 1962 encontra-se em Belém, numa ampla área que inclui as alas norte e poente do Mosteiro dos Jerónimos.

AQUÁRIO DE BACALHAUS DO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Inauguração a 13 de Janeiro de 2013

No seguimento da decisão de cancelamento da inauguração do Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo (prevista para 16 de Dezembro), consequência das condições meteorológicas adversas que se registaram nas Regiões Centro e Norte de Portugal no dia 14, a nova infra-estrutura vai ser inaugurada a 13 de Janeiro, pelas 16:30.

OBRA ATESTA A IMPORTÂNCIA DA MADEIRA NAS ROTAS MARÍTIMAS DO IMPÉRIO COLONIAL INGLÊS

Madeira não está obrigada a devolver pintura reivindicada por lorde inglês

O Governo Regional da Madeira não tenciona devolver o quadro do pintor Thomas Buttersworth, adquirido há quatro anos pelo Museu Quinta das Cruzes à leiloeira Christie’s. “A nossa compra é totalmente legítima”, garantiu ao PÚBLICO a secretária regional do Turismo e Cultura, Conceição Estudante, com a tutela do Museu Quinta das Cruzes.
A governante sublinha que o museu madeirense seguiu escrupulosamente os procedimentos da licitação internacional pública, quando o arrematou à famosa casa de leilões londrina Christie’s.

Total: 214
1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11