Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




LANÇAMENTO ESTA QUINTA-FEIRA, EM LISBOA

O QUARTO DA ALVA - Livro regista presença da Marinha e dos Fuzileiros em África

Nas vésperas da comemoração do Dia do Fuzileiro, que se assinala a 7 de Junho, a Âncora Editora publica o livro O Quarto da Alva, do comandante Raúl Patrício Leitão. A sessão de lançamento decorre esta quinta-feira, 5 de Julho, pelas 18:30 horas, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, em Lisboa. A obra será apresentada pelo contra-almirante Gonçalves Cardoso.

EDIÇÃO 110

«Bordo Livre»

Folheie a revista "Bordo Livre", editada pelo Clube de Oficiais da Marinha Mercante. Edição n.º 110, Maio/Junho 2012. Disponível aqui, em formato pdf (16 páginas).

EDIÇÃO DE MAIO 2012

Boletim Bibliográfico do IPTM

Já se encontra disponível, para consulta e download, a última edição do Boletim Bibliográfico do IPTM, INFORMAR, de Maio de 2012. Para aceder ao boletim, clique aqui.

LIVRO É LANÇADO HOJE, DIA 21, EM LISBOA

«Fragateiros do Tejo»

É apresentado hoje, no El Corte Ingles, em Lisboa, o livro “Fragateiros do Tejo”, de Marcolino Fernandes. A obra narra “o quotidiano das populações da borda d’água nos anos 40, 50 e 60 do século XX”. A edição é da Orfeu.
O início da sessão está marcado para as 18:30.

LIVRO DE LUÍS MIGUEL CORREIA APRESENTADO ESTA QUARTA-FEIRA

«De Lisboa à Outra Banda»

O livro «De Lisboa à Outra Banda», de Luís Miguel Correia, vai ser apresentado esta quarta-feira, 20 de Junho, pelas 17:00, na sede do Grupo Transtejo (Terminal fluvial do Cais do Sodré), em Lisboa.

APRESENTAÇÃO HOJE, NO CLUBE MILITAR NAVAL

«É o seu Navio!»

Num livro interessante, fácil de ler e com muito de autobiográfico, o Cte. D. Michael Abrashoff conta-nos como em menos de um ano tornou o U. S. S. BENFOLD no melhor navio da Esquadra do Pacífico da U.S. Navy, quer nos aspectos do desempenho operacional, quer no que se refere às áreas administrativas e de gestão.
Quais as técnicas de management, quais os segredos de liderança do Cte. Abrashoff, do “Megafone Mike”, como a sua guarnição, com carinho e respeito, lhe chamava?

6 MIL ANOS DE HISTÓRIA

Vasco da Gama em destaque

O historiador Hugh Williams lançou um livro onde sintetiza 50 grandes acontecimentos ocorridos nos últimos 6000 anos. Entre eles, encontra-se a viagem marítima para a Índia, liderada por Vasco da Gama. A obra “Os 50 grandes acontecimentos da História” já chegou a Portugal pela editora Matéria-Prima e inclui, entre outras, marcas históricas como o 11 de Setembro, a coroação de Carlos Magno, Alexandre o Grande e a Internet.

GRANDE CANAL INTEROCEÂNICO DA NICARÁGUA

Conheça o projecto

O projecto oficial data de 2006, avançando com a possibilidade de criação de 40 mil empregos. Para o governo, a construção do canal vai acelerar significativamente o desenvolvimento da Nicarágua, multiplicando o seu PIB duas ou três vezes. Isto para além nas alterações substanciais que se sentirão nos domínios da energia, irrigação, agro-indústria, turismo, portos interiores, entre outros.

REVISTA DO PORTO DE SINES

Edição de Junho já disponível

Já se encontra disponível o n.º 56 da revista do Porto de Sines. A edição de Junho de 2012 chama à capa a inauguração, pelo Primeiro Ministro, da nova fase de expansão do Terminal XXI. Para consultar e/ou descarregar aqui.

ESTE SÁBADO, 2 DE JUNHO, EM LISBOA

Com.te Ferreira da Silva lança livro sobre o transporte marítimo de petróleo em Portugal

As instalações da Chiado Editora, em Lisboa, serão palco do lançamento do livro "A Odisseia do Transporte Marítimo do Petróleo no Século XX em Portugal", a mais recente obra do Com.te Joaquim Ferreira da Silva. A cerimónia de lançamento do livro está marcada para hoje, 2 de Junho (a partir das 16h), com a apresentação da obra a cargo do professor Costa e Silva, CEO da Partex.

LISBOA

«Sardinettes» vão apregoar livro durante as festividades

E se os livros fossem vendidos nas ruas e não nas livrarias? É esta a proposta da Limão Edições, que, a partir desta sexta-feira, 1 de Junho, vai apregoar pela cidade de Lisboa 64 páginas em português e inglês sobre a sardinha. Vestidas as rigor, as "sardinettes" vão estar presentes nos principais eventos das Festas de Lisboa, prontas a trocar por dez euros o SARDINHA, de Ricardo J. Rodrigues. Tudo para homenagear "o maior monumento que temos à vida pública lisboeta".

HOJE, 28 DE MAIO, EM LISBOA

ASSIMAR apresenta obra «Trabalho em Espaços Fechados a Bordo dos Navios»

A ASSIMAR apresenta hoje, 28 de Maio, um DVD e de um Guia Técnico sobre a temática “Trabalho em Espaços Fechados a Bordo dos Navios”, na perspectiva da segurança, saúde e higiene da vida a bordo. A ASSIMAR sublinha a consciência fundamental da comunicação, do conhecimento e sensibilização dos trabalhadores marítimos, que esteve na base desta iniciativa.

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

Um Oceano, Muitos Mundos de Vida

Documento distribuído pelo CBD (Convention of Biological Diversity) para celebrar a edição de 2012 do Dia Internacional da Biodiversidade. Recorde-se que no ano passado o Dia Internacional da Biodiversidade foi dedicado à biodiversidade marinha.

No convés de um livro

Este livro abre-se como se abre a porta de uma casa que tivesse lá dentro o mar inteiro.
Abre-se este livro como se abre uma janela de onde se veja, de onde se vê, outro livro. E esse outro livro chama-nos ainda para o mar, como um vapor na dobra das dunas. Enquanto a gente vê terra, não tira os olhos das paredes deste livro, deste "resto de areal".

FERNANDO PESSOA

Olhando o mar, sonho sem ter de quê

Olhando o mar, sonho sem ter de quê.
Nada no mar, salvo o ser mar, se vê.
Mas de se nada ver quanto a alma sonha!
De que me servem a verdade e a fé?

Número 2 de «Maria Scientia» já disponível na web

O número 2 da revista «Maria Scientia» já se encontra disponível na web. A publicação integra um projecto da Linha de Investigação em Assuntos Marítimos (LIAM) da área Cientifica de Estudos Europeus do IEP-UCP, co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

ANA PAULA VITORINO ASSUME A DIRECÇÃO DA REVISTA

«Cluster do Mar» na web

Para além da edição em papel, a revista “Cluster do Mar”, a ser lançada esta tarde, no Auditório do IPTM (Campus da ENIDH), surge também na web. “Observatório de Mercado”, “Gestor em Foco”, “Estudo de Caso”, são algumas das secções apresentadas na estreia.
A revista é dirigida por Ana Paula Vitorino, actual deputada à Assembleia da República pelo Partido Socialista.

Militares e Sociedade, Marinha e Política: um século de história

O livro estrutura-se em duas partes (uma centrada na Marinha, outra alargada às Forças Armadas em geral), assinalando o centenário da proclamação da República e a apresentação pública do projecto “A Marinha na Transição para a Democracia: acção e memória.
Para uma melhor análise das dimensões políticas da Marinha e do seu lugar na conjuntura revolucionária portuguesa, num quadro marcado por grandes transformações como as que caracterizaram o país nas décadas de 1960 a 1990, tentou-se uma perspectiva alargada, a partir de um olhar sobre o papel da Marinha na vida política portuguesa no século XX e sobre as relações entre militares e sociedade.

«MOLICEIROS - A MEMÓRIA DA RIA»

Reedição apresentada dia 12, no Museu de Marinha, em Lisboa

Ana Maria Lopes, ex-directora do Museu Marítimo de Ílhavo, lança quinta-feira, 12 de Abril, no Museu de Marinha, em Lisboa, uma nova edição, revista e actualizada, do livro Moliceiros – A Memória da Ria, em que se revolta contra a adulteração das embarcações típicas da ria de Aveiro. A sessão tem início às 18h00, sendo a obra apresentada pelo Almirante Rui Abreu.

PORTO DE LEIXÕES

11 edições da «TITAN» disponíveis na web

O Porto de Leixões publica, regularmente, em formato papel, a revista "TITAN". A revista vai já no número 42, havendo 11 edições disponíveis online, em formato pdf, no portal da APDL. Todas as edições permitem descarregamento, para uma leitura mais confortável no seu desktop.

Total: 234
1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12