Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




VIRGINIA WOLF

Rumo ao Farol

Um dos livros mais importantes do século XX, Rumo ao Farol é também um dos romances mais conhecidos de Virgínia Woolf.
A tranquila Mrs Ramsay, o trágico mas ao mesmo tempo absurdo Mr Ramsay, juntamente com os seus filhos e vários convidados, encontram-se de férias na Ilha de Skye.
Mrs Ramsay assume o papel de esposa e mãe perante os seus hóspedes: Lily Briscoe, a artista frustrada, Minta e Paul, o jovem casal apaixonado, e Charles Tansley, o misantropo estudante, que se encontra sob o seu fascínio. O desejo de James, o seu filho mais novo, é fazer uma viagem de barco até ao Farol.

NAVIO MAIS VALIOSO QUE ESTÁ NO FUNDO DO MAR É PORTUGUÊS

A «Flor do Mar» dava para pagar o empréstimo à Troika

A Flor do Mar existiu e é uma história real. Estes são possivelmente os despojos marítimos mais valiosos existentes no mundo. A maioria dos portugueses não sabe, mas o navio mais valioso que está no fundo do mar é português e está do outro lado do mundo. É difícil saber quanto é que realmente pode valer a carga. O navio naufragou há 508 anos, não se sabia bem qual a carga exacta que tinha, mas as estimativas apontam entre 10 a 90 mil milhões de dólares. É um intervalo muito grande, mas falamos de mais ou menos de 65 mil milhões de euros. Acreditando nesse valor e respondendo à sua questão, sim é verdade que dava para pagar o empréstimo.

REVISTA DO PORTO DE SINES

Edição de Novembro 2012 já disponível

Já se encontra disponível o n.º 57 da revista do Porto de Sines. A edição de Novembro de 2012 chama à capa a conclusão da expansão do Terminal GNL. Para consultar e/ou descarregar aqui

.

HYPERCLUSTER DA ECONOMIA DO MAR | DOCUMENTO COM 480 PÁGINAS

Um domínio de potencial estratégico para o desenvolvimento da economia portuguesa

Num estudo de Fevereiro de 2009, a SaeR identifica o Hypercluster do Mar como um potencial estratégico para o desenvolvimento da economia portuguesa. Identificam-se os seguintes vetores estratégicos do negócio do mar: portos e transportes marítimos, náutica de recreio e turismo náutico, energias, pesca, aquacultura e indústria do pescado, construção e reparação navais.

CLUSTER DO MAR

Publicado o terceiro número

Já se encontra disponível o n.º 3 da revista "Cluster do Mar - o Mar como Novo Desígnio Nacional".
A publicação tem periodicidade bimestral, abordando diferentes temáticas relacionadas com o mar. Neste número, "Mar de Soberania e Conhecimento" é um dos temas em destaque, a par de "Segurança e Defesa".
Pinto de Abreu, Adriano Moreira e Mário Soares são as personalidades chamadas à capa, numa edição que conta com profusas colaborações de nomes sonantes da nossa praça, de António Vitorino a Pitta e Cunha, passando por Luís Figueiredo, Rui Pereira e Nuno Severiano Teixeira.

«É o seu Navio!» apresentado esta quarta-feira, no Porto

A apresentação pública de “É o seu navio!” na cidade do Porto decorre esta quarta-feira, 31 de Outubro, às 18h30, em sessão pública, com entrada livre, a realizar no auditório da firma Douro Azul, na Rua de Miragaia, nº 103.
Será apresentada simultâneamente por um “marinheiro”, o V/Alm Conde Baguinho, ex- Vice CEMA, e por um “gestor”, Miguel Marques, partner da Consultora PriceWaterhouse Coopers. A mesa será presidida por Mário Ferreira, Administrador da Douro Azul, onde estarão também presentes os dois apresentadores e o editor.

BOLETIM BIBLIOGRÁFICO DO IPTM

Disponível a edição de Setembro 2012

Já se encontra disponível, para consulta e download, a última edição do Boletim Bibliográfico do IPTM, INFORMAR, de Setembro 2012. Para aceder ao boletim, clique aqui.

MAR n’ A Vida Portuguesa

A maré vai estar cheia de surpresas este domingo n’ A Vida Portuguesa de Lisboa, quando se apresentar oficialmente o livro MAR. Mais do que um dicionário ilustrado sobre tudo o que se relaciona com a água marinha que ocupa o resto desta nossa Terra, este é um “atividário” ou abecedário que se concretiza em actividades lúdicas, práticas, divertidas. Como as que vão ter lugar na loja do Chiado, este domingo, dia 14 a partir das 16h00, na Rua Anchieta 11. Homem (mulher e criança) ao mar, homem (mulher e criança) ao Chiado!”

Disponível online a Edição Especial da revista FERXXI

Já se encontra disponível a Edição Especial da revista FERXXI, referente ao 10º Congresso da ADFERSIT, exclusivamente em versão electrónica, disponível aqui e no site da ADFERSIT.
Reveja as comunicações e apresentações dos diversos painéis do Congresso sobre o tema "Transportes e Sustentabilidade".
 

 

«É o seu Navio!» apresentado no ISCIA, em Aveiro

A apresentação pública de “É o seu navio!” em Aveiro decorreu em sessão pública, com entrada livre, realizada no auditório do ISCIA-Instituto Superior de Ciências de Informação e da Administração, Aveiro. O livro foi apresentado simultâneamente, por um “marinheiro”, o V/Alm Tito Cerqueira, e por um “gestor”, o Dr. José da Cruz Costa. A mesa foi presidida pelo Prof. Dr. Teixeira Carneiro, Administrador da FEDRAVE e Presidente da Direcção do ISCIA, onde estiveram também presentes os dois apresentadores e o editor.

VÍDEO

Praias em pão de forma

Ao longo do Verão de 2012 o politólogo Pedro Adão e Silva e o ilustrador João Catarino publicaram na revista do semanário Expresso textos e imagens de uma viagem que fizeram durante duas semanas à descoberta das melhores praias de Portugal. Num “pão de forma” dos anos 70, os dois colegas e amantes do surf partiram à aventura que agora contam em livro e numa exposição que pode ser visitada numa loja de surf na Ericeira.

BOLETIM BIBLIOGRÁFICO DO IPTM

Disponível a edição de Agosto 2012

Já se encontra disponível, para consulta e download, a última edição do Boletim Bibliográfico do IPTM, INFORMAR, de Agosto 2012. Para aceder ao boletim, clique aqui.

APRESENTAÇÃO ESTA QUINTA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO, NO ISCIA, EM AVEIRO

«É o seu Navio!»

Num livro interessante, fácil de ler e com muito de autobiográfico, o Cte. D. Michael Abrashoff conta-nos como em menos de um ano tornou o U. S. S. BENFOLD no melhor navio da Esquadra do Pacífico da U.S. Navy, quer nos aspectos do desempenho operacional, quer no que se refere às áreas administrativas e de gestão.
Quais as técnicas de management, quais os segredos de liderança do Cte. Abrashoff, do “Megafone Mike”, como a sua guarnição, com carinho e respeito, lhe chamava?

BOLETIM BIBLIOGRÁFICO DO IPTM

Disponível a edição de Junho/Julho

Já se encontra disponível, para consulta e download, a última edição do Boletim Bibliográfico do IPTM, INFORMAR, de Junho/Julho 2012. Para aceder ao boletim, clique aqui.

Última edição do «Notícias do Mar» já disponível na web

A última edição do Notícias do Mar já se encontra disponível online.
Nesta edição: os Grandes Veleiros Deram Espectáculo no Tejo e as actividades Náuticas como a Vela, a Pesca, o Surf, o Mergulho ou o Jetski continuam a marcar pontos.

CELEBRANDO 20 ANOS DE VIAGENS

Gonçalo Cadilhe, ávido de navegar

A celebrar 20 anos de viagens, o viajante profissional português lança uma nova obra que reúne reflexões e fotos das suas rotas. "Um Lugar Dentro de Nós" percorre o mundo. Aqui, uma das crónicas incluídas no novo livro, em que Cadilhe, que recentemente recebeu o Prémio de Jornalismo de Viagens, nos leva a navegar.

ATÉ 2 DE SETEMBRO

Feira do Livro do Mar

No âmbito do 50º Aniversário do Museu de Marinha nos Jerónimos, decorre até 2 de Setembro de 2012 uma Feira do Livro do Mar, no período de abertura do Museu (10:00 – 18:00 horas).
Para além de obras provenientes da Loja do Museu de Marinha, estarão também à venda obras da Academia de Marinha, da Comissão Cultural de Marinha e do Instituto Hidrográfico.

SEAGRASS-WATCH

Pradarias marinhas em revista

A revista Seagrass-Watch dedica-se a disseminar notícias sobre pradarias marinhas do mundo inteiro. Nesta edição a revista publica um artigo sobre o projecto ADOPTE.

CLUSTER DO MAR

Publicado o segundo número

Já se encontra disponível o n.º 2 da revista "Cluster do Mar - o Mar como Novo Desígnio Nacional".
A publicação, recentemente lançada no mercado, tem periodicidade bimestral, abordando diferentes temáticas relacionadas com o mar. Neste número, a "Internacionalização - Competitividade" surge como tema central, destacando-se uma entrevista ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.
Lídia Sequeira, Basílio Horta e Rui Nabeiro são as outras personalidades chamadas à capa.

ESTE SÁBADO, 14 DE JULHO, NA MOITA

Associação Naval Sarilhense apresenta o Livro «Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo»

A Associação Naval Sarilhense (ANS) comemora, em 2012, o seu 25.º Aniversário. São 25 anos de trabalho em prol da preservação e valorização das embarcações tradicionais do Estuário do Tejo e da cultura ribeirinha que lhe está intrínseca. Para comemorar este 25.º Aniversário, a ANS publica o livro “Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo: Contributos para a compreensão da sua evolução funcional”, da autoria de André Fernandes e Mário Pinto.

Total: 235
1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12