Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
ENTREVISTA A CARLOS GOUVEIA LOPES
Porto de Setúbal: Um ano de consolidação
A Portugal Inovador encontrou-se com Carlos Gouveia Lopes, presidente do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, para perceber as razões do sucesso alcançado em 2011. Sem falsas modéstIas, mas também sem descansar à sombra de resultados positivos, o presidente faz questão de realçar alguns dos projectos traçados pela APSS para o ano de 2012.
![]() |
ATLÁNTICO DIARIO
A frota de Portugal converte Vigo no seu principal porto de pesca
Em 2011, segundo dados provisórios da Autoridade Portuária de Vigo, cerca de 20% de todo o peixe fresco ali descarregado foi de origem portuguesa; perto de 15 mil toneladas, o que constitui uma parte significativa do total. Mais do que o volume das descargas, importa o "alto valor económico" do produto pescado, sublinha o "Atlántico Diario".
![]() |
Grupo interessado nos Estaleiros de Viana apresenta plano até final do mês
O único grupo ainda interessado em participar no capital dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) comprometeu-se com o Governo a apresentar até fi nal deste mês o plano de investimentos que poderá vir a colocar em prática na empresa.
![]() |
ALFREDO PINHEIRO MARQUES, DIRECTOR DO CEMAR
Uma vida com Norte
Entrevista do historiador Alfredo Pinheiro Marques ao jornal "Aurinegra". Ao longo dos últimos anos, o fundador do CEMAR - Centro de Estudos do Mar, dedica parte do seu tempo e da sua investigaçãoà História, Geografia e Antropologia dos Mais Pobres dos Pobres, os Pescadores do Norte de Portugal e da Galiza, da Beira Litoral, da Gândara, de Mira e da Foz do Mondego.
![]() |
EURODEPUTADO DO PSD GARANTE VERBAS
Há dinheiro comunitário para desassorear Portos de Mar
Apenas uma questão de vontade política impede o desassoreamento dos portos de mar do norte do país, entre Caminha e a Póvoa de Varzim. É o que se conclui das palavras do eurodeputado José Manuel Femandes, que diz haver dinheiro comunitário, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) para essas empreitadas, que classifica como prioritárias .
![]() |
Porto de Sines em destaque na «Revista de Marinha»
A edição de Novembro-Dezembro 2011 da "Revista de Marinha" traz como destaque principal os Portos e a Actividades Portuárias. Esta temática é desenvolvida em vários artigos, dos quais se destacam "A Importância de Sines no Sistema Portuário Nacional" assinado por Jorge D'Almeida e "O Carácter Estratégico de Sines", texto cedido pela APS.
![]() |
CONFERÊNCIAS CGD - EXPORTAR E INTERNACIONALIZAR
«Temos de dobrar o montante das exportações»
Internacionalizar é a solução que muitos querem para a economia portuguesa. Mas será a solução para todas as empresas? E internacionalizar para onde? Os mercados emergentes parecem estar à espera do investimento nacional. Não existirão mercados maduros disponíveis para relações com Portugal?
![]() |
AVEIRO
Eixo Ibérico em velocidade alta considerado prioritário
O troço entre Aveiro-Salamanca, em bitola ibérica, está nas prioridades do Governo Português, mas também da União Europeia que incluiu este troço no pacote financeiro de 2014/2020. Um tema em destaque no Boletim Informativo do Município de Aveiro.
![]() |
DOSSIER DO «EXPRESSO»
Ó mar salgado, quanto do teu sal são negócios para Portugal
A riqueza do mar português está a atrair os empresários para o transporte de contentores, as renováveis, o petróleo e a pesca. "Expresso Economia", 3 de Dezembro de 2011. Para ler aqui.
![]() |
TRANSPORTES EM REVISTA
Revolução a caminho - Entrevista a Sérgio Monteiro
Com a apresentação do Plano Estratégico de Transportes no final do passado mês de Setembro, todos os olhares do sector recaem agora sobre Sérgio Monteiro. 9 páginas para ler na "Transportes em Revista".
![]() |
ORGANIZADA PELO «EXPRESSO»
Conferência do Mar 2011 | O que de essencial se passou
O Expresso voltou a organizar este ano um evento onde se discutiram as mais-valias do mar: a Conferência do Mar 2011. Durão Barroso, Álvaro Santos Pereira e José Manuel Félix Ribeiro foram os oradores principais da conferência do Mar, a 25 de novembro. Manuel Pinto de Abreu, António Mexia, António Costa Silva e Nogueira Leite foram outros oradores do evento.
![]() |
A polémica questão das duas placas giratórias nos Açores
O relatório final do estudo '"Açores Logístico – Competitividade Logística para os Açores", elaborado a pedido da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, - publicado na edição de 17 de Junho do ‘Correio dos Açores’ e ainda hoje actual - aponta para a criação de duas plataformas logísticas do transporte marítimo em Ponta Delgada e Praia da Vitória e a separação dos transportes marítimos com o exterior do transporte inter-ilhas.
![]() |
TIAGO PITTA E CUNHA:
«Temos de olhar para o mar como um todo»
"Penso que não houve uma data em que o país acordasse e dissesse 'o cluster do mar é estratégico para a economia portuguesa’. Depois de um longo período de esquecimento, estamos como que a despertar gradualmente para essa importância. Mais concretamente, houve um desaparecimento da percepção da importância do mar nos últimos 30 a 40 anos, após a revolução de 1974, por força, entre outras razões, da forte associação do mar com o regime do Estado Novo. Nesse despertar há um marco importante, que é a Expo 98, não tanto do ponto de vista económico, mas mais do ponto de vista da modernidade e da identidade nacional. O mar regressa à agenda nacional não já ligado ao passado dos 'heróis do mar', mas associado ao futuro.
ENTREVISTA DE TIAGO PITTA E CUNHA AO "DIÁRIO ECONÓMICO".
![]() |
PORTOS ASSOREADOS
Mais do que um barco a morrer na praia
As areias, como os pescadores, procuram o interior dos portos para se proteger, explicava o especialista em hidráulica Veloso Gomes. Uma voz avisada, que deixou um alerta claro às autoridades do país. Ou se assume o custo do desassoreamento períodico dos nossos portos, ou as comunidades piscatórias que deles dependem ficam em risco.
![]() |
«CASE STUDY» NA «VIDA ECONÓMICA»
Virtualização do data center do Porto de Lisboa
Depois de ter renovado alguns servidores em fim de vida, a Administração do Porto de Lisboa (APL) decidiu efectuar uma avaliação do seu data center e implementar uma plataformade virtualização dos servidores.
![]() |
REPORTAGEM DO «PÚBLICO»
Assoreamento dos portos pode deixar em terra centenas de barcos no Norte
De Vila Praia de Âncora à Póvoa de Varzim, pescadores de vários portos queixam-se da ausência de condições de trabalho e dos riscos para a navegação. O "Público" detalha o assunto, em reportagem.
![]() |
JOSÉ RIBAU ESTEVES, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ÍLHAVO
Portos do Centro: elementos da estratégia de desenvolvimento regional
O Porto de Aveiro viveu em 2010 um importante ano da sua vida, com um movimento record de mercadorias, a activação da 3ª fase da Via de Cintura Portuária e da Ligação Ferroviária à Linha do Norte, a entrada em operação do Santa Maria Manuela da empresa Pascoal & Filhos,…, conquistando acrescida capacidade para se constituir cada vez mais como um elemento da estratégia de desenvolvimento regional que estamos a concretizar no Município de Ílhavo, na Região de Aveiro e na Região Centro de Portugal.
![]() |
VALDEMAR COUTINHO | PRESIDENTE DA AIDA
Os portos da Região Centro permitem aumentar a competitividade das empresas
Nos últimos anos, os portos da Região Centro têm evidenciado um importante dinamismo, reflectido num aumento do tráfego e num aumento progressivo do grau de diversificação dos produtos transportados, possibilitando o acesso competitivo de mercadorias regionais, nacionais e internacionais, promovendo o desenvolvimento económico desta Região e contribuindo para a sua projecção nacional e internacional.
![]() |
SEGURANÇA MARÍTIMA
Secretário de Estado desvaloriza críticas da Marinha e esclarece transferência de competências
O Secretário de Estado do Mar explicou ontem que as competências na área da segurança marítima do Instituto dos Transportes Marítimos (IPTM), que será extinto, vão transitar para a Direcção Geral dos Recursos Naturais e desvalorizou as críticas da Marinha.
![]() |
JOSÉ LUÍS CACHO:
«Estamos a criar as condições para que os portos de Aveiro e Figueira sejam competitivos»
O ciclo de investimentos nos portos de Aveiro e da Figueira da Foz começa a dar frutos. O crescimento dos últimos dois anos é, segundo o administrador da APA, José Luís Cacho, um bom sinal. Mas ainda há projectos para concretizar.
Entrevista ao diário "As Beiras", para ler aqui.