Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




APAT focada na criação de uma Comunidade de Logística Ferroviária

A APAT encontra-se focada na criação de uma Comunidade de Logística Ferroviária - a iniciativa foi revelada, em primeirão mão, pelo presidente da direção, Joaquim Pocinho, aquando do seu discurso de tomada de posse, em Matosinhos. Este será um dos desígnios deste arranque de mandato, também reforçado pelo presidente executivo, António Nabo Martins, em recente entrevista.

Portugal Railway Summit regressa a 21 e 22 de Maio

O encontro anual, organizado pela Plataforma Ferroviária Portuguesa, Cluster da Ferrovia, tem início esta terça-feira no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento. A edição de 2024 tem como lema “Este comboio não pode parar!”

PORTO DE AVEIRO

Isabel Damasceno assume importância estratégica da ligação ferroviária directa a Salamanca

A Comissão de Coordenação Regional do Centro afirma que a ligação direta do Porto de Aveiro às redes europeias de transporte ferroviário continua a figurar nos documentos estratégicos que orientam o desenvolvimento regional.

Isabel Damasceno discursou no aniversário da abertura da barra do porto de Aveiro e não escondeu que a economia regional está muito dependente da ação dos portos de Aveiro e da Figueira e que a competitividade dos portos depende, de forma direta, dessa capacidade de fazer a ligação ao centro da Europa.

OLHARES SOBRE A APDL

Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões

O Futuro do Transporte: Conexão Ferroviária-Marítima
OLHARES SOBRE A APDL – um programa de pequenos filmes sobre inovação, cultura e diversidade das atividades da empresa. De marítimos a ferroviários, de engenheiros civis a arquitetos, de financeiros a administrativos, um mundo de tarefas que queremos partilhar.

Modernização da Linha de Leixões para mercadorias custará 32 milhões

A empreitada da Linha de Leixões, que serve o porto homónimo em Matosinhos, no distrito do Porto, será integrada em futura candidatura no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 da União Europeia

APDL DISPONIBILIZA SERVIÇO DE BÁSCULA FERROVIÁRIA

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., informa que já está disponível o serviço de báscula para o transporte ferroviário. Este serviço abrange as necessidades dos clientes do Porto de Leixões e do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), promovendo a eficiência e a otimização logística, aumentando a operacionalidade do transporte de mercadorias e contribuindo para um serviço mais sustentável.

TERMINAL FERROVIÁRIO DE MERCADORIAS DE LEIXÕES COMEMORA UM ANO DE ACTIVIDADE SOB GESTÃO DA APDL

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), celebrou, a 1 de fevereiro, um ano desde a transferência do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML) para a APDL.

A transição, de acordo com o Decreto-Lei n.º 22/2022, de 17 de janeiro, foi um marco significativo para a APDL, tendo os resultados obtidos neste primeiro ano merecido um destaque particular. Entre os meses de fevereiro a dezembro de 2023 foram movimentados mais de 1600 comboios, 500 mil toneladas de mercadorias e 45 mil contentores.

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