Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Marinha inicia campanha hidrográfica nos Açores
A Marinha, através do Instituto Hidrográfico e do navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho, encontra-se na Região Autónoma dos Açores para efetuar levantamentos topo-hidrográficos, no âmbito do Projeto de Mapeamento do Mar Português, cujo objetivo principal é contribuir para o conhecimento dos fundos marinhos, necessário à promoção de atividades de desenvolvimento técnico-científico e económico nas áreas de interesse nacional e à correspondente atualização cartográfica.
![]() |
MINISTÉRIO DO MAR REFORÇA VTS COSTEIRO COM 12 NOVOS TÉCNICOS SUPERIORES
O Ministério do Mar reforçou o quadro técnico de suporte e operação do VTS (Vessel Traffic System) Costeiro com doze novos técnicos superiores, que assumiram funções no início do corrente mês de maio na Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), entidade responsável pela operação e manutenção do Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente.
![]() |
Conectividade importa na escolha de um navio para trabalhar
Um questionário realizado a seis mil profissionais do mar conclui que 92% dos marítimos consideram a conectividade à internet como um atributo que influencia fortemente a escolha do local de trabalho. Uma percentagem que há alguns anos era de 78%, segundo o relatório da Futurenautics Maritime’s Crew Connectivity 2018, financiado pela KVH Industries e pela Intelsat.
![]() |
Monte Etna está a deslizar para o mar
O vulcão mais ativo da Europa, o Monte Etna, na Sicília, está a deslizar para o mar. A conclusão é de um estudo que diz que toda a estrutura está "escorregar" na direção do Mediterrâneo a um ritmo de 14 mm por ano, em média - cerca de metro e meio num século.
O artigo, publicado no Bulletin of Volcanology, alerta para a importância deste movimento, já que "os registos geológicos mostram que estes vulcões deslizantes têm tendência a colapsos de secções devastadores". Ou seja, o risco é de numa erupção haver um colapso de um parte do cone, causado deslizamentos de terra devastadores.
![]() |
Proposta de Plano de Situação do espaço marítimo apresentada à Comissão Consultiva
No dia 27 de Fevereiro foi apresentada a proposta de um Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional à Comissão Consultiva que acompanha a execução do Plano Situação para o Continente e Plataforma Continental Estendida. A Comissão Consultiva tem 30 dias para emitir um parecer, que “será posteriormente compatibilizado e integrado no documento de modo a que o Plano de Situação possa ser submetido a discussão pública”, refere a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
![]() |
EMEPC tranquila sob a tutela do Ministério do Mar
A responsável pela Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), Isabel Leal, manifestou absoluta tranquilidade quanto ao facto de estar sob a tutela do Ministério do Mar, durante uma intervenção feita na Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) sobre o projecto português de ampliação da sua plataforma continental.
![]() |
Navio hidrográfico «Almirante Gago Coutinho» realiza investigação na costa Portuguesa
O NRP Almirante Gago Coutinho executou, entre 26 de janeiro e 9 de fevereiro, mais um levantamento hidrográfico (LH) no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
![]() |
SNIMar recebe prémio internacional
O geoportal SNIMar Sistema Nacional de Informação do Mar recebeu o prémio «Geospatial World Excellence Awards 2018», que distingue ferramentas geoespaciais temáticas, atribuído pelo Geospatial World Forum 2018.
![]() |
Marinha realiza testes de cobertura na nova estação costeira de comunicações na Ilha de São Miguel
A Marinha, através do Centro de Comunicações dos Açores e com o apoio do navio patrulha oceânico “Viana do Castelo", em missão na Região Autónoma dos Açores, realizou nos dias 16 e 17 de Janeiro de 2018, testes de cobertura e avaliação da qualidade do serviço da nova estação costeira de comunicações do Pico da Barrosa, edificada em dezembro de 2017.
![]() |
PÓVOA DE VARZIM
Porto de pesca equipado com «Costa segura»
O porto da Póvoa de Varzim tem, desde dia 6, a funcionar o sistema "Costa segura". Na prática, é um conjunto de radares e câmaras que permitem vigiar em tempo real a entrada da barra. Esta é a 16ª estação inaugurada. Até ao final do ano serão 30. Alentejo, Açores e Madeira são as áreas ainda a descoberto.
![]() |
Faróis portugueses receberam mais de 73 mil visitantes em 2017
Os 28 faróis portugueses abertos ao público no Continente, Madeira e Açores receberam 73 892 visitantes em 2017, um aumento de 9472 visitantes em relação ao ano de 2016, no qual se registaram 64 420 visitantes.
No topo das preferências está o Farol da Ponta do Pargo, na Madeira, que registou 14 232 visitantes no ano findo. O segundo e terceiro faróis portugueses mais visitados deste ano situam-se no continente e são o Farol de Aveiro e o Farol de Santa Maria, que registaram 9 723 e 7056 visitantes, respectivamente.
![]() |
IMAGENS CAPTADAS COM DRONE
Porto da Figueira da Foz disponibiliza visita interactiva virtual
Recorrendo a novas tecnologias disponíveis, o Porto da Figueira da Foz passa a proporcionar, a partir de agora, uma visita interactiva virtual às áreas onde desenvolve a sua actividade. Com esta nova potencialidade é possível adquirir uma noção mais exacta da dimensão da operação portuária na Figueira da Foz, nomeadamente das infraestruturas que se encontram em plena operação.
INICIE A SUA VISITA INTERACTIVA VIRTUAL CLICANDO AQUI
![]() |
Faróis abertos ao público todas as quartas-feiras - novos horários
A Autoridade Marítima Nacional abre ao público vários Faróis todas as quartas-feiras, de forma gratuita e sem necessidade de marcação prévia, uma iniciativa destinada a dar a conhecer a missão dos Faróis e as funções dos faroleiros.
![]() |
Boia multiparamétrica do IH fundeada ao largo de Faro
O navio hidro-oceanográfico NRP D. Carlos I permitiu o fundeamento de uma boia multiparamétrica do Instituto Hidrográfico (IH), a cerca de 40 milhas náuticas ao largo de Faro.
![]() |
APSS disponibiliza página meteorológica
No âmbito da monitorização ambiental, a APSS criou uma plataforma que permite a qualquer interessado tirar partido de informação de enquadramento meteorológico e ambiental, em tempo real ou da produção de previsões recorrendo à modelação. Esta plataforma produz uma página online que incorpora a informação de meteorologia, níveis de maré e agitação marítima que se considerada de utilidade e interesse geral.
![]() |
Portos de Setúbal e de Sesimbra reforçam Sistema de Informação Geográfica
A APSS tem uma postura constante de procura das soluções tecnológicas mais adequadas às suas necessidades ao nível da gestão de informação. Nesse sentido, foram sendo implementados sistemas aplicados às suas áreas funcionais, nomeadamente um sistema de informação geográfico implementado no âmbito do Plano de Monitorização Ambiental aplicado à gestão territorial e ambiental com uma forte componente de apoio à gestão dos canais de navegação.
![]() |
As ondas que matam «são normais»
O perigo está sempre presente. Muitos não o vêem ou apenas ignoram que ele está ali à sua frente. É por isso que pelo menos 40 pessoas morreram arrastadas por ondas em Portugal desde 2007.
Nos relatos de acidentes como o que recentemente vitimou seis estudantes numa praia do Meco, perto de Lisboa, há um padrão comum: uma onda veio do nada, derrubou-os e levou-os para sempre.
![]() |
ESTA TERÇA-FEIRA, NO INSTITUTO HIDROGRÁFICO
Sessão comemorativa sobre Cartografia Hidrográfica
Realiza-se hoje, 22 de outubro de 2013, pelas 15h00, no Instituto Hidrográfico, uma sessão comemorativa sobre cartografia hidrográfica, inserida no âmbito do assinalamento da publicação da primeira Carta Náutica portuguesa por ordem do Infante D. Henrique, a 22 de outubro de 1443.
![]() |
Afinal são ilhas ou rochedos? A confusão começa aqui
Então, onde fica aqui a questão da plataforma continental à volta das Selvagens, falada nos últimos tempos? Esta polémica mistura no mesmo saco, o que lança a confusão, a extensão da plataforma continental, a Zona Económica Exclusiva (ZEE) em redor das Selvagens e o seu estatuto. Na realidade, o estatuto não tem a ver com a proposta portuguesa de extensão da plataforma, ainda que possa haver repercussões sobre este projecto.
![]() |
Faróis receberam 100 mil visitantes em 2018 e o de Aveiro foi o mais procurado
Os 28 faróis abertos ao público em Portugal receberam 101.613 visitantes em 2018, mais 27.721 do que os registados em 2017, sendo o de Aveiro o mais procurado, revela a Autoridade Marítima Nacional.
No topo das preferências está o Farol de Aveiro, que registou este ano 15.561 visitantes. Conhecido como Farol da Barra, o Farol de Aveiro ergue-se a 66 metros acima do nível do mar, sendo o maior de Portugal e o segundo mais alto da Península Ibérica.