Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Lula da Silva admite interesse nos estaleiros de Viana do Castelo

O ex-presidente brasileiro afirmou esta segunda-feira que os estaleiros de Viana do Castelo poderão vir a ser muito importantes para uma cooperação entre Portugal e Brasil com vista ao desenvolvimento da indústria naval brasileira.
"Uma das coisas que discuti com o Presidente da República, Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, foi a forma como Portugal pode contribuir para o crescimento da indústria naval brasileira. À conta da descoberta de petróleo, vamos ter de construir muitos barcos, navios petroleiros e plataformas e precisamos de contar com a excelência de Portugal", afirmou o antigo chefe de Estado, adiantando que falou com os governantes portugueses sobre os estaleiros de Viana do Castelo.

SEQUESTRADO EM 2010 A CAMINHO DA BEIRA

Piratas somalis libertam o navio «MV PANAMÁ»

Piratas somalis libertaram terça-feira o navio “MV PANAMÁ” depois de receberem um resgate de 7 milhões de dólares, segundo noticia a “Voz da Rússia", citando um um dos piratas, que se identificou como Abdi. O pirata declarou que a tripulação está livre e que o navio já deixou as águas da Somália. Não há informação sobre o estado de saúde dos marinheiros libertados.

MOÇAMBIQUE

Duas embarcações retomam transporte de passageiros ao longo da costa

Dois navios mistos, de passageiros e carga, com capacidade até 720 toneladas cada, recentemente adquiridos pelo Governo, já se encontram em Maputo para retomar o serviço de cabotagem ao longo da costa, ainda este ano, estabelecendo ligações entre os portos de Maputo, Beira, Quelimane, Nacala, Pemba e Mocímboa da Praia. A juntar-se a estas duas embarcações, uma terceira, de menor dimensão, vai estar baseada em Quelimane para comunicar com o distrito de Chinde, na Zambézia.

Leixões estreia-se na FACIM de Moçambique

Pela primeira vez, o Porto de Leixões esteve presente na FACIM. A deslocação a Moçambique serviu também para a participação em dois seminários e para lançar as bases para a futura cooperação em acções de formação. Na FACIM, o Porto de Leixões dispôs de um stand próprio no pavilhão de Portugal. Como já vendo sendo hábito nas acções de promoção internacional, a APDL e a TCL partilharam o espaço e o esforço na divulgação do porto nortenho.

MOÇAMBIQUE

Privados vão fornecer material circulante ferroviário para o porto de Maputo

De acordo com o jornal Notícias, de Maputo, operadores ferro-portuários de Moçambique e da África do Sul chegaram a um acordo de princípio visando o envolvimento do setor privado no fornecimento de vagões e locomotivas. O jornal cita previsões dos operadores para afirmar que o futuro do porto do Maputo está no transporte ferroviário de carvão mineral, ferro-crómio e carga em contentores de e para os países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

DE JANEIRO A JULHO

Comércio entre a China e países de língua portuguesa próximo de 63 mil milhões de dólares

O comércio entre a China e os oito países de língua portuguesa ascendeu a 62 986 milhões de dólares de Janeiro a Julho, apresentando um crescimento homólogo de 26,95%, de acordo com dados oficiais da China divulgados em Macau.
No período, a China importou dos países de língua portuguesa mercadorias no valor de 41 639 milhões de dólares (mais 22,92%) e vendeu bens no valor de 21 350 milhões de dólares (mais 35,62%), tendo registado um défice comercial de 20 289 milhões de dólares.

PORTOS SUL-AFRICANOS SÃO MAIS CAROS

Suazilândia quer mais do Porto de Maputo

A Suazilândia prevê alargar o seu contacto com o mercado internacional através do Porto de Maputo, tirando proveito da maior capacidade de manuseamento de carga que deverá resultar dos investimentos actualmente em curso naquela infra-estrutura. A perspectiva, segundo o Presidente do Conselho de Administração da Suaziland Railways, é orientar mais carga para o Porto de Maputo, que, após a dragagem terminada em Janeiro último, está capacitado para receber navios de grande calado, capazes de proporcionar uma economia de escala para os utilizadores.

A PLATAFORMA CONTINENTAL É UMA ÁREA SEMELHANTE À AMAZÓNIA BRASILEIRA

Governo brasileiro quer construir navios de pesquisa para explorar e mapear o mar territorial

O Brasil pretende construir “modernos” navios de pesquisa nos estaleiros do país para integrar a frota que será usada no mapeamento da plataforma continental brasileira. A informação foi dada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
A ideia do Ministério da Ciência e Tecnologia é conhecer os 4,5 milhões de quilómetros quadrados do mar territorial brasileiro e da zona económica exclusiva do país, a fim de identificar potenciais económicos, conhecer a biodiversidade e estudar os efeitos das mudanças climáticas e da poluição no mar brasileiro.
“Esta é a última fronteira do conhecimento estratégico do Brasil, assim como a Amazónia foi ao longo dos anos recentes um grande desafio para o país. A plataforma continental é uma área semelhante à Amazónia brasileira, com 4,5 milhões de quilómetros quadrados”, disse.
 

Porto de Santos prevê triplicar movimento em 15 anos

O maior porto latino-americano deve movimentar este ano um volume recorde de 100 milhões de toneladas de cargas, superando os 96 milhões de toneladas em 2010. O porto responde por 26% do comércio brasileiro.
"Estudos mostram que Santos pode triplicar seu movimento de bens ao longo dos próximos 15 anos", disse José Correia Serra, presidente da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo, administradora do porto). "Este porto é o cordão umbilical do Brasil no comércio com o mundo."

EM PORTO ALEGRE (BRASIL)

Começa o Congresso «Navegar 2011»

Com uma palestra sobre a Inteligência Portuária: Segurança e Controle de Tráfego começa hoje em Porto Alegre (Brasil), o Congresso Internacional Navegar 2011, promovido pela Revista Conexão Marítima. O evento decorre até 2 de Setembro. Tema que domina os debates de hoje: Hidrovias e Portos.

MOÇAMBIQUE

Primeiro navio de carvão a ser exportado pela Vale previsto para 3 de Setembro

A operação de exportação, por via marítima, pelo grupo brasileiro Vale, das primeiras 35 mil toneladas de carvão mineral de Moatize (província central de Tete), a serem exportadas, está prevista para 3 de Setembro, segundo informa o "Diário de Moçambique".

DAQUI A TRÊS ANOS

Nippon Steel inicia produção de carvão em Moçambique

A japonesa Nippon Steel Corporation, quarta maior siderúrgica do mundo, anunciou esta quarta-feira que o seu projecto de produção de carvão de coque de Revuboé, em Tete, centro de Moçambique, arrancará em 2014, devendo montar as infra-estruturas necessárias durante 2012. Na fase de pico, a Nippon Steel prevê produzir cinco milhões de toneladas de carvão por ano.
Citado pela Reuters, o director de matérias-primas da empresa e sector de compras de máquinas da Nippon Steel, Shinichi Fujiwara, disse que o objectivo da empresa é diversificar as suas fontes de mercadoria siderúrgica.

Lobito e Huambo de novo ligadas pela ferrovia

Ontem foi dia grande em Angola, com a reabertura de parte do Caminho de Ferro de Benguela, para já o troço que liga a cidade portuária do Lobito ao Huambo (antiga Nova Lisboa). Trata-se de uma das mais antigas e extensas linhas ferroviárias do continente africano e, quando completamente reabilitada, voltará a ligar o Lobito, no sul de Angola, à fronteira leste do país.

MOÇAMBIQUE

47ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) abriu segunda-feira

Abriu esta segunda-feira (29) ao público a 47ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), com a presença do presidente da República, Armando Guebuza. Para esta edição da FACIM estão inscritos 1.678 expositores, dos quais 600 estrangeiros, provenientes de 17 países, que apresentam os seus produtos em cinco pavilhões. Este ano, o evento ocupa uma área de cerca de 10 hectares.

MOÇAMBIQUE

Porto de Maputo cresce 33% na carga movimentada entre Janeiro e Julho

Entre Janeiro e Julho deste ano, a carga processada no porto de Maputo cresceu 33%, atingindo as 6,4 milhões de toneladas, num aumento homólogo real de 1,6 milhões de toneladas. De acordo com o jornal moçambicano "Notícias", o aumento do volume de carga começou a ocorrer após a conclusão da dragagem do porto, em meados de Janeiro último, permitindo o acesso a navios de calado até 12 metros.

Angola deverá crescer 8% em 2012

O aumento dos preços do petróleo e do investimento estatal deverão impulsionar o crescimento da economia angolana, de acordo com economistas do Banco Mundial. Este ano o Produto Interno Bruto (PIB) deverá aumentar 5% e em 2012 poderá acelerar para 8%, segundo previsões do Banco Mundial.
A contribuir para este crescimento económico está a previsão de aumento dos preços do petróleo, matéria-prima que contribui para cerca de 50% do PIB angolano, 80% da receita do Governo e mais de 90% das receitas com as exportações, informa a agência Bloomberg.

ANGOLA

Vice-presidente de Angola visita obras da Academia de Pescas no sul do país

A primeira fase das obras de construção da Academia de Pescas no Namibe deve estar concluída em Maio do próximo ano, soube-se esta terça-feira (23), durante uma visita do vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, ao local.

MOÇAMBIQUE

Potencialidades do transporte marítimo na mira de empresários belgas

Vários empresários da Flandres, na Bélgica, têm visitado Moçambique para explorar oportunidades de negócio no âmbito do transporte marítimo,adianta o diário 'O País'. Os empresários integram a delegação do ministro-presidente da região da Flandres, Kris Peeters, que está de visita a Moçambique, onde se deslocará a sectores-chave da economia de Moçambique.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

APÓS 32 ANOS - Destroços de cargueiro vão ser retirados de Santos (Brasil)

Os destroços do cargueiro grego Ais Giorgis serão retirados do canal do porto de Santos (litoral de São Paulo), 32 anos após aquele que é considerado o maior naufrágio da história do local. A Codesp (Companhia Docas do Estado de SP) assinou uma ordem de serviço para que uma empresa de dragagem comece a retirar os restos da carcaça, em frente ao armazém 20, em Setembro.

Em 10 anos, o Brasil só aplicou em portos 27% do previsto, diz consultor

Apesar de previstos no orçamento da União, os investimentos em portos do Brasil têm encontrado barreiras para saírem do papel. Um levantamento realizado pela consultoria RAmaral & Associados mostra que, nos últimos dez anos, apenas R$1,176 bilhão dos R$ 4,249 bilhões previstos para aperfeiçoamento da estrutura portuária brasileira foram efectivamente aplicados.

Total: 243
1 2 [3] 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13