Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




400 alunos visitaram o Porto de Setúbal desde Janeiro

O Porto de Setúbal recebeu, desde janeiro, a visita de 400 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário de várias escolas do país no âmbito do Projeto Escolas. As visitas, inseridas no programa curricular, têm como objetivo conhecer o porto, as suas atividades e a sua importância para a economia da região de Setúbal.

Programa Escola Azul alargado aos desportos náuticos em 2019

Em 2019, o programa Escola Azul, destinado a envolver as escolas na promoção dos oceanos e coordenado pela Direcção-Geral de Política do Mar (DGPM), com o apoio da Ciência Viva, vai ser alargado à prática dos desportos náuticos, admitiu a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

O objectivo é permitir um contacto com o mar e os desportos náuticos aos jovens do interior do país. Segundo a ministra, estão a ser escolhidos os municípios do interior para promover um intercâmbio em que crianças e jovens do litoral também possam ir para o interior e “ter um valor acrescentado na sua formação e no contacto com todo o território”.

Porto de Sines recebeu alunos da Escola Náutica e Academia MSC

Alunos dos Curso de Gestão Portuária e de Pilotagem da ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e da Academia MSC/ENIDH visitaram o Porto de Sines esta sexta-feira, 20 de Abril, para conhecer o funcionamento do maior porto do país em volume de carga movimentada.
Na recepção, o Presidente da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, apresentou a evolução da movimentação de mercadorias, os principais factores de competitividade e os projetcos de expansão previstos para o Porto de Sines.

A 16 DE MAIO, NA ENIDH

AGEPOR e J. Canão promovem Conferência Shipping 4.0 - The sea of Tomorrow

A AGEPOR- Associação dos Agentes de Navegação de Portugal e a J.Canão promovem, no dia 16 de maio, a Conferência “Shipping 4.0 - The sea of Tomorrow”, que decorre às 14:00, no auditório da ENIDH-Escola Náutica Infante D. Henrique. A conferência tem como objetivo dar a conhecer o conceito shipping 4.0, apresentar as tendências, mudanças e analisar a revolução digital que Já está a ocorrer no setor marítimo.

MINISTRA DO MAR EM OLHÃO

Uma escola com os pés na Ria Formosa

A Ministra do Mar atribuiu a distinção de Escola Azul ao Agrupamento de Escolas João da Rosa em Olhão. Porque é preciso "vocacionar os jovens para a preservação do mar".

Para duas turmas do agrupamento de escolas João da Rosa, em Olhão, sexta-feira foi um dia diferente. O alunos foram para a Quinta de Marim andar com as botas dentro da Ria Formosa e tiveram uma visita particular. O professor fez as apresentações: "Vais explicar a esta senhora que se chama Paula e é a Ministra do Mar se isto são algas ou plantas marinhas", diz a um aluno.

DGRM recebeu grupo de formandos da Escola da Autoridade Marítima

Um grupo de formandos da Escola da Autoridade Marítima visitou a DGRM (Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos), com o objetivo de melhor se inteirarem sobre o exercício das competências atribuídas a esta Direcção Geral, nomeadamente as que dizem respeito à Autoridade Nacional de Pesca e de Controlo de Estado Costeiro.

Porto de Setúbal recebe professores de Geografia

O Porto de Setúbal recebeu a 6 de abril uma visita de estudo de quatro dezenas de professores de Geografia, integrada na conclusão do programa do terceiro e último dia do XXXII Encontro Nacional de Professores de Geografia subordinado ao tema “Entre a Península e o Mundo”.

ESTA QUARTA-FEIRA, 4 DE ABRIL

DIA ABERTO DA ENIDH

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique organiza, uma vez mais, o Dia Aberto, jornada que pretende dar a conhecer a ENIDH e a sua oferta formativa aos alunos de escolas do ensino secundário da região.
O evento decorre esta quarta-feira, dia 4 de abril, a partir das 14h00.

HOJE É O ÚLTIMO DIA!

Páscoa no Museu Marítimo de Ílhavo

Se grande parte do nosso corpo é composto por água, como é que ele se expressa se lhe lançarmos este tema? Vamos pôr os pés, as mãos e as ideias a mexer, saltitando entre o Mar e a Ria. A dinâmica está criada. Para estas férias da Páscoa, basta trazerem a criatividade e a imaginação a todo o vapor!

FIGUEIRA DA FOZ

Escola do Mar arranca em breve com os cursos

O programa de cursos da Escola do Mar ficará concluído em finais do presente mês, adiantou aos jornalistas o Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), Manuel Castelo-Branco. As aulas arrancam a seguir, não obstante as obras de adaptação da antiga Casa dos Pescadores de Buarcos estarem "bastante atrasadas".

PORTO DE LEIXÕES

APDL promove curso de combate a incêndios portuários com bombeiros de Leixões e Leça da Palmeira

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) promoveu uma ação de formação para as corporações de bombeiros de Leça da Palmeira e de Leixões com o intuito de tornar mais eficiente o combate a incêndios na instalação portuária.

Estas corporações são responsáveis pelo combate aos incêndios no Porto de Leixões, pelo que a APDL considera fundamental a aproximação destas equipas à realidade do porto e aos riscos associados à diversidade das cargas aqui movimentadas, como a estilha, os hidrocarbonetos e as sucatas.

A 23 DE MARÇO

Missão Empresarial do BlueTech Cluster «The Maritime Alliance»

A Fórum Oceano acolhe, nos dia 22 e 23 de Março, a missão empresarial do BlueTech Cluster de San Diego, dos Estados Unidos da América - The Maritime Alliance. Por ocasião desta missão, no dia 23 de março decorre uma conferência sobre oportunidades de parceria e de financiamento na economia azul e um evento de networking B2B.

SEMINÁRIO

Inovar na Formação Profissional

Com o objetivo de colocar em debate questões pertinentes sobre a forma como se desenvolve a Formação Profissional e partilhar experiências inovadoras nesta área, o Centro de Formação da APDL realiza a 11 de Abril um seminário subordinado ao tema «Inovar na Formação Profissional».

DIA 20 | PRESENÇAS DE MARCELO REBELO DE SOUSA E ANA PAULA VITORINO

Conferência «The European Sea»

As questões ligadas ao mar são o tema central da conferência “The European Sea”, o evento inaugural da Cátedra Jean Monnet sobre "Política Marítima Integrada e Crescimento Azul na UE". Realizado no dia 20 de março, a partir das 9h30 no edifício da Reitoria da NOVA, contará com as presenças do Presidente da República Portuguesa, o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas e a Ministra do Mar.

DGRM prossegue processo de modernização do SIFICAP

No âmbito do processo de construção do novo Sistema Integrado de vigilância, Fiscalização e Controlo das Atividades da Pesca (SIFICAP), a DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, realizou mais três ações de formação a entidades parceiras.

A primeira sessão realizou-se na Força Aérea Portuguesa (FAP) e abordou várias áreas de controlo da pesca e do sistema de informação SIFICAP, uma vez que a FAP é uma entidade participante neste sistema e para o qual contribui na componente aérea.

FEVEREIRO 2018

Programa Escola Azul quer reforçar a ligação do sector do mar aos jovens

O Programa Escola Azul, projecto nacional de literacia do oceano, lançado esta terça-feira, em Matosinhos, quer reforçar a ligação do sector do mar às escolas, contribuindo para a criação de gerações mais conscientes da importância do mar.

“O Escola Azul pretende criar um maior envolvimento das escolas e das crianças, jovens e adolescentes em projetos ligados ao mar, sensibilizando-os para as nossas obrigações relativamente ao mar, que temos de proteger, cuidar e preservar”, disse a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, durante o hastear da bandeira Escola Azul na Escola Básica Professor Óscar Lopes, em Matosinhos, distrito do Porto.

ESTA QUARTA-FEIRA, EM AVEIRO

Conferência aborda a Economia do Mar

A conferência intitulada “A Economia Portuguesa e a Indústria 4.0: O Cluster do Mar” decorre esta quarta-feira, dia 21, pelas 14.30 horas, no auditório do Parque de Exposições de Aveiro, abordando questões como os projectos de inovação para o Mar e as implicações económicas e empresariais da digitalização da Economia do Mar.

ESTA TERÇA-FEIRA

Ministra do Mar lança projeto «Escola Azul» em Matosinhos

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside esta terça-feira, dia 20 de Fevereiro, em Matosinhos, à cerimónia de lançamento do programa “Escola Azul”, iniciativa que tem por objetivo estimular e apoiar as escolas portuguesas a trabalhar os temas ligados ao mar, bem como promover a literacia do oceano entre as camadas mais jovens.

CALL FOR PAPERS

VII Colóquio Ordinário da Associação Internacional do Direito do Mar. Desafios Globais e o Direito do Mar

A Faculdade de Direito da Universidade do Porto informa que se encontra aberto, até ao dia 30 de abril de 2018, o período de Call for Papers para o VII Colóquio Ordinário da Associação Internacional do Direito do Mar: Desafios Globais e o Direito do Mar.

Já arrancou o ONBOARD, Projecto Internacional de formação para o sector dos portos e logística

O projecto arrancou em Outubro último, dura dois anos, tem co-financiamento do ERASMUS + e destina-se a validar um modelo de aprendizagem para o sector marítimo.

Total: 759