Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




SUGESTÃO DE LEITURA

Flotante, de David Wiesner

Obra diversas vezes premiada e vencedora, em 2007, da medalha Caldecott, Flotante narra, por meio de uma soberba (e exclusiva) combinação de imagens, a história de um menino a quem as grandes ondas do mar entregam, um dia, uma antiga máquina fotográfica subaquática. O mistério e a intriga, motivados pelo estranho aparecimento da câmara e pelas surpreendentes fotografias que guarda, transportam o jovem-protagonista num fantástico périplo marítimo e desafiam-no a resolver os enigmas do jogo para o qual foi, inesperadamente, chamado a participar.

«MOLICEIROS - A MEMÓRIA DA RIA»

Reedição apresentada sábado, no Museu Marítimo de Ílhavo

Este sábado, 24 de Março, vai realizar-se a apresentação da reedição revista e actualizada do livro "Moliceiros - A Memória da Ria", de Ana Maria Lopes, com fotografia de Paulo Godinho (Âncora Editora). A sessão decorre no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, tendo início previsto para as 16:00.

PORTO DE LEIXÕES

Último número da TITAN já disponível

Já se encontra publicado o mais recente número da revista "Titan", da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL). A edição n.º 42, com 32 páginas, pode ser consultada aqui (formato pdf).

HENRIQUE SOUTO

Comunidades de Pesca Artesanal em Portugal

A pesca pode ser definida como uma actividade de recolecção que se desenvolve à custa da exploração dos recursos biológicos da hidrosfera, envolvendo três componentes: os recursos biológicos aquáticos, o meio físico-químico em que os referidos recursos vivem e o Homem, enquanto recolector ou predador. Esta definição de pesca exclui, pois, as actividades que embora sedesenvolvam a expensas do meio aquático e dos seus recursos vivos pressupõem um controlo mais ou menos completo dos seus componentes bióticos e abióticos, como é o caso de todas as formas de aquicultura (ou maricultura).

HENRIQUE SOUTO

Movimentos migratórios de populações marítimas portuguesas

Os assalariados rurais e os pescadores encontram-se entre os grupos populacionais que mais saem da sua terra em busca de melhores condições de vida. Não possuindo a propriedade do solo (no caso dos assalariados rurais) ou trabalhando num meio de propriedade comum (os pescadores), a motivação para partir é maior. No caso concreto das populações piscatórias, acresce muitas vezes a mobilidade do recurso vivo explorado e a propriedade da embarcação e das artes de pesca. Juntam-se, assim, dois factores que contribuem para os seus movimentos, no passado muitas vezes efectuados em embarcação própria, que servia de local de trabalho e de habitação. Foi assim que muitos locais da costa portuguesa foram povoados.

HENRIQUE SOUTO

A Comunidade Avieira da Póvoa de Santa Iria

Por a vida estar difícil, no fim dos anos 40, um pescador da Praia da Vieira, com cinco filhos,enviou o que tinha 11 anos "a servir" um pescador natural da mesma praia que há muito se instalara nas margens do rio Tejo, para os lados da Azambuja (Conchoso).
Acompanhado por um outro pescador adulto que se dirigia para o mesmo local, lá foi esta criança, tristonha, até ao Tejo, num longo percurso feito essencialmente de comboio, mas com longas caminhadas a pé.

ARTIGO DE MARGARIDA ROCHA

«O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões»

O último número da revista "Titan", publicada pela APDL, inclui o artigo "O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões", da autoria de Margarida Rocha e Celeste Eusébio. O artigo apresenta os principais resultados obtidos com o questionário aplicado pela primeira aos turistas de cruzeiros no Porto de Leixões, no âmbito do projecto de investigação "O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões".

 

PROJECTO «INTERMODALITY E-80»

Manuais disponíveis na web

Já se encontram disponíveis, na web, os manuais resultantes dos vários encontros, workshops e conferências promovidas pelo Projecto "Intermodality E-80", projecto concluído a 16 de Fevereiro, na Gafanha da Nazaré, com a conferência "E-80, CORREDOR MULTIMODAL PARA A EUROPA".
Aos cinco manuais, um por cada grupo de trabalho, somam-se o "sumário" e a "síntese", num total de 1.375 páginas.

Revista Marítima Brasileira

A Revista Marítima Brasileira é uma publicação oficial da Marinha do Brasil, sendo editada trimestralmente pela Diretoria do Património Histórico e Documentação da Marinha. Trata-se de uma publicação muito antiga, fundada em 1851, a segunda mais antiga deste tipo, anterior portanto, aos Anais do Clube Militar Naval de Portugal.

Revista da FARNET

A FARNET publica regularmente uma revista detalhando assuntos relacionados com a sua missão: apoiar a implementação das medidas comunitárias para o desenvolvimento sustentável das zonas de pesca. Folheie aqui o número mais recente desta publicação.

APRESENTAÇÃO ESTA SEXTA-FEIRA, NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

«Guia de Turismo Náutico AMP» e «Guia de Turismo Náutico Baixo Mondego»

Decorrem, esta sexta-feira, 2 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), as apresentações do «Guia de Turismo Náutico AMP» e «Guia de Turismo Náutico Baixo Mondego»; a primeira com início às 17:00, a segunda uma hora depois.

«Handbook do Porto de Setúbal» disponível na web

A APSS passou a disponibilizar o «Handbook do Porto de Setúbal» em versão integral, no seu site. Com 92 páginas, formato pdf, design apelativo, a obra apresenta-se como "uma paragem obrigatória para quem quer saber tudo sobre o Porto de Setúbal».

«A Cidade Portuária do Século XXI | Novos Desafios na relação Porto-Cidade»

O lançamento do livro “A Cidade Portuária do Século XXI – Novos Desafios na relação Porto – Cidade” publicado pela RETE, celebra o seu décimo aniversário, tendo dedicado um capítulo ao trabalho desenvolvido por esta associação ao longo dos útimos 10 anos. Trata-se de uma obra fundamental para entender a cidade portuária contemporânea, as chaves e componentes das relações Porto – Cidade.

REVISTA «CRUZEIROS»

Edição n.º 5 já nas bancas

A única publicação regular em português dedicada a esta forma de viajar já está nas bancas portuguesas. São temas desta edição os espectáculos a bordo dos paquetes de turismo, os artistas de cinema que viajaram em tantos navios proporcionando ainda mais glamour nas viagens transatlânticas, os paquetes que foram protagonistas de filmes e séries de TV, o Alasca com um dos destinos mais inéditos dos cruzeiros, a grande concentração de paquetes de fim do ano na ilha da Madeira, as viagens para o Brasil na Colonial, o saudoso navio ferry e de cruzeiros Black Prince, entre outros temas.

Investigadores lançam livro ilustrado sobre raias e tubarões dos Açores

O primeiro catálogo ilustrado publicado em Portugal sobre raias e tubarões, da autoria de investigadores das universidades dos Açores e de São Paulo, no Brasil, descreve 52 espécies encontradas no mar dos Açores, incluindo algumas quase desconhecidas.
O “Catálogo Ilustrativo de Raias e Tubarões dos Açores” é um trabalho dos investigadores João Pedro Barreiros, da Universidade dos Açores, e Otto Gadig, da Universidade Estadual Paulista.

LEME

Barómetro PwC da Economia do Mar

Com a publicação da 2ª edição LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar, a PWC continua a partilhar com a sociedade portuguesa qual o rumo que os portugueses estão a tomar em termos da economia do mar, através de um conjunto de indicadores sintéticos e de fácil leitura.
Este barómetro é constituído por informação quantitativa traduzida em índices e por informação que resulta de inquéritos efectuados aos gestores de topo de entidades de referência nos diversos subsectores que operam no âmbito da economia do mar, em Portugal

TESE DE DOUTORAMENTO DE EUGENE PASCELE LACERDA

O Atlântico Açoriano

O tema condutor do trabalho é a “Açorianidade”, uma categoria de apelo identitário, utilizada nos Açores (Portugal) e por comunidades de imigrantes e descendentes de açorianos localizadas em vários países. Tomando-a como um universo discursivo que constitui umaideia de nação para além das fronteiras nacionais, o trabalho procura fornecer um corpus etnográfico para este tema genérico, desdobrando-o em várias dimensões temáticas, segundo pesquisas de campo multi-situadas, na região da Nova Inglaterra (EUA), Arquipélago dos Açores e Sul do Brasil.

PARABÉNS!

«Revista de Marinha» comemorou 75 anos

As comemorações do LXXV aniversário da Revista de Marinha decorreram dia 31 de Janeiro, nas instalações do Clube Militar Naval, em Lisboa. Tiveram início com palavras de boas-vindas do Presidente da Direcção do CMN, Cte. Miguel Picoito, a que se seguiu intervenção do Director da RM, V/Alm Alexandre da Fonseca, que agradeceu a presença de todos e teceu algumas considerações acerca da perenidade da revista.

NA WEB A EDIÇÃO MAIS RECENTE

Boletim Bibliográfico do IPTM

Já se encontra disponível no website do IPTM, para consulta e download, a última edição do Boletim Bibliográfico do IPTM, INFORMAR 11/12, Nov./Dez. 2011.

MAR DAS ESPECIARIAS

A viagem de um português pela Indonésia

"Mar das Especiarias" é um livro fascinante que combina o melhor da narrativa de viagens com uma aventura em busca de uma herança com séculos de existência. Quase quinhentos anos depois de os primeiros portugueses terem chegado às ilhas Molucas, Joaquim Magalhães de Castro embarca numa viagem de contornos e sabores exóticos com o objectivo de seguir o rasto dos nossos antepassados no arquipélago indonésio. O resultado da investigação é um reencontro surpreendente de culturas distantes, mas indubitavelmente partilhadas.

Total: 231
1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12