Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FERNANDO PESSOA

Olhando o mar, sonho sem ter de quê

Olhando o mar, sonho sem ter de quê.
Nada no mar, salvo o ser mar, se vê.
Mas de se nada ver quanto a alma sonha!
De que me servem a verdade e a fé?

Número 2 de «Maria Scientia» já disponível na web

O número 2 da revista «Maria Scientia» já se encontra disponível na web. A publicação integra um projecto da Linha de Investigação em Assuntos Marítimos (LIAM) da área Cientifica de Estudos Europeus do IEP-UCP, co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

ANA PAULA VITORINO ASSUME A DIRECÇÃO DA REVISTA

«Cluster do Mar» na web

Para além da edição em papel, a revista “Cluster do Mar”, a ser lançada esta tarde, no Auditório do IPTM (Campus da ENIDH), surge também na web. “Observatório de Mercado”, “Gestor em Foco”, “Estudo de Caso”, são algumas das secções apresentadas na estreia.
A revista é dirigida por Ana Paula Vitorino, actual deputada à Assembleia da República pelo Partido Socialista.

Militares e Sociedade, Marinha e Política: um século de história

O livro estrutura-se em duas partes (uma centrada na Marinha, outra alargada às Forças Armadas em geral), assinalando o centenário da proclamação da República e a apresentação pública do projecto “A Marinha na Transição para a Democracia: acção e memória.
Para uma melhor análise das dimensões políticas da Marinha e do seu lugar na conjuntura revolucionária portuguesa, num quadro marcado por grandes transformações como as que caracterizaram o país nas décadas de 1960 a 1990, tentou-se uma perspectiva alargada, a partir de um olhar sobre o papel da Marinha na vida política portuguesa no século XX e sobre as relações entre militares e sociedade.

«MOLICEIROS - A MEMÓRIA DA RIA»

Reedição apresentada dia 12, no Museu de Marinha, em Lisboa

Ana Maria Lopes, ex-directora do Museu Marítimo de Ílhavo, lança quinta-feira, 12 de Abril, no Museu de Marinha, em Lisboa, uma nova edição, revista e actualizada, do livro Moliceiros – A Memória da Ria, em que se revolta contra a adulteração das embarcações típicas da ria de Aveiro. A sessão tem início às 18h00, sendo a obra apresentada pelo Almirante Rui Abreu.

PORTO DE LEIXÕES

11 edições da «TITAN» disponíveis na web

O Porto de Leixões publica, regularmente, em formato papel, a revista "TITAN". A revista vai já no número 42, havendo 11 edições disponíveis online, em formato pdf, no portal da APDL. Todas as edições permitem descarregamento, para uma leitura mais confortável no seu desktop.

5 DE ABRIL

Livro sobre sector dos cruzeiros turísticos vai ser apresentado a bordo de navio em Portimão

O lançamento do livro «Abordagem Multidisciplinar dos Cruzeiros Turísticos» está marcado para 5 de Abril, às 11:00 horas, a bordo do navio de cruzeiros «Boudicca», da companhia Fred Olsen Cruise Lines, atracado no Porto de Portimão. A obra compila um conjunto de artigos científicos sobre o sector dos cruzeiros, marcando presença no lançamento duas das autoras do livro, Érica Amorim e Nina Cardona.

ESTA TERÇA-FEIRA, 27 DE MARÇO

Dia do Livro do IDN

Esta terça-feira, 27 de Março de 2012, entre as 10h00 e as 17h00, vai decorrer o dia do livro do IDN. O acervo editorial do IDN, nomeadamente a colecção Atena e a revista Nação e Defesa, estarão à venda a um preço promocional válido apenas para este dia.

Porto de Sines em destaque na revista da International Association of Ports and Harbors

A revista da IAPH – International Association of Ports and Harbors, destaca o Porto de Sines na sua edição de Março/Abril. Para ler aqui (em inglês).

SUGESTÃO DE LEITURA

Flotante, de David Wiesner

Obra diversas vezes premiada e vencedora, em 2007, da medalha Caldecott, Flotante narra, por meio de uma soberba (e exclusiva) combinação de imagens, a história de um menino a quem as grandes ondas do mar entregam, um dia, uma antiga máquina fotográfica subaquática. O mistério e a intriga, motivados pelo estranho aparecimento da câmara e pelas surpreendentes fotografias que guarda, transportam o jovem-protagonista num fantástico périplo marítimo e desafiam-no a resolver os enigmas do jogo para o qual foi, inesperadamente, chamado a participar.

«MOLICEIROS - A MEMÓRIA DA RIA»

Reedição apresentada sábado, no Museu Marítimo de Ílhavo

Este sábado, 24 de Março, vai realizar-se a apresentação da reedição revista e actualizada do livro "Moliceiros - A Memória da Ria", de Ana Maria Lopes, com fotografia de Paulo Godinho (Âncora Editora). A sessão decorre no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, tendo início previsto para as 16:00.

PORTO DE LEIXÕES

Último número da TITAN já disponível

Já se encontra publicado o mais recente número da revista "Titan", da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL). A edição n.º 42, com 32 páginas, pode ser consultada aqui (formato pdf).

HENRIQUE SOUTO

Comunidades de Pesca Artesanal em Portugal

A pesca pode ser definida como uma actividade de recolecção que se desenvolve à custa da exploração dos recursos biológicos da hidrosfera, envolvendo três componentes: os recursos biológicos aquáticos, o meio físico-químico em que os referidos recursos vivem e o Homem, enquanto recolector ou predador. Esta definição de pesca exclui, pois, as actividades que embora sedesenvolvam a expensas do meio aquático e dos seus recursos vivos pressupõem um controlo mais ou menos completo dos seus componentes bióticos e abióticos, como é o caso de todas as formas de aquicultura (ou maricultura).

HENRIQUE SOUTO

Movimentos migratórios de populações marítimas portuguesas

Os assalariados rurais e os pescadores encontram-se entre os grupos populacionais que mais saem da sua terra em busca de melhores condições de vida. Não possuindo a propriedade do solo (no caso dos assalariados rurais) ou trabalhando num meio de propriedade comum (os pescadores), a motivação para partir é maior. No caso concreto das populações piscatórias, acresce muitas vezes a mobilidade do recurso vivo explorado e a propriedade da embarcação e das artes de pesca. Juntam-se, assim, dois factores que contribuem para os seus movimentos, no passado muitas vezes efectuados em embarcação própria, que servia de local de trabalho e de habitação. Foi assim que muitos locais da costa portuguesa foram povoados.

HENRIQUE SOUTO

A Comunidade Avieira da Póvoa de Santa Iria

Por a vida estar difícil, no fim dos anos 40, um pescador da Praia da Vieira, com cinco filhos,enviou o que tinha 11 anos "a servir" um pescador natural da mesma praia que há muito se instalara nas margens do rio Tejo, para os lados da Azambuja (Conchoso).
Acompanhado por um outro pescador adulto que se dirigia para o mesmo local, lá foi esta criança, tristonha, até ao Tejo, num longo percurso feito essencialmente de comboio, mas com longas caminhadas a pé.

ARTIGO DE MARGARIDA ROCHA

«O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões»

O último número da revista "Titan", publicada pela APDL, inclui o artigo "O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões", da autoria de Margarida Rocha e Celeste Eusébio. O artigo apresenta os principais resultados obtidos com o questionário aplicado pela primeira aos turistas de cruzeiros no Porto de Leixões, no âmbito do projecto de investigação "O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões".

 

PROJECTO «INTERMODALITY E-80»

Manuais disponíveis na web

Já se encontram disponíveis, na web, os manuais resultantes dos vários encontros, workshops e conferências promovidas pelo Projecto "Intermodality E-80", projecto concluído a 16 de Fevereiro, na Gafanha da Nazaré, com a conferência "E-80, CORREDOR MULTIMODAL PARA A EUROPA".
Aos cinco manuais, um por cada grupo de trabalho, somam-se o "sumário" e a "síntese", num total de 1.375 páginas.

Revista Marítima Brasileira

A Revista Marítima Brasileira é uma publicação oficial da Marinha do Brasil, sendo editada trimestralmente pela Diretoria do Património Histórico e Documentação da Marinha. Trata-se de uma publicação muito antiga, fundada em 1851, a segunda mais antiga deste tipo, anterior portanto, aos Anais do Clube Militar Naval de Portugal.

Revista da FARNET

A FARNET publica regularmente uma revista detalhando assuntos relacionados com a sua missão: apoiar a implementação das medidas comunitárias para o desenvolvimento sustentável das zonas de pesca. Folheie aqui o número mais recente desta publicação.

APRESENTAÇÃO ESTA SEXTA-FEIRA, NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

«Guia de Turismo Náutico AMP» e «Guia de Turismo Náutico Baixo Mondego»

Decorrem, esta sexta-feira, 2 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), as apresentações do «Guia de Turismo Náutico AMP» e «Guia de Turismo Náutico Baixo Mondego»; a primeira com início às 17:00, a segunda uma hora depois.

Total: 240
1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12 13