Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE SINES

Terminal XXI já instalou 6.º pórtico no cais

O Terminal XXI do Porto de Sines já tem no cais o 6º pórtico super-post panamax com capacidade para a carga e descarga de contentores dos maiores navios em operação no mundo, assim como os que ainda estão em construção (ULCS – Ultra Large Container Ship da classe Triple E, com capacidades de 18.000 TEU), atingindo as 23 fiadas de contentores a bordo.

Trata-se de um equipamento de última geração que se junta aos 5 já existentes, representando um investimento da concessionária PSA Sines de 7 milhões de euros e completa a segunda fase de expansão do Terminal XXI que agora tem uma capacidade de movimentação anual de 1 milhão de TEU.

Com um peso de 1.320 toneladas, o novo pórtico foi assemblado nos últimos meses no parque de contentores do terminal e foi depois deslocado para o caís através de um sistema de carris preparado para o efeito.

O desempenho operacional deste tipo de equipamento assume especial importância para o reforço do papel do Terminal XXI à escala internacional, contribuindo para significativos ganhos de produtividade, nomeadamente no que respeita à performance de movimentos navio/terra e terra/navio que, combinados, podem ser inferiores a 1 minuto por contentor, colocando o Porto de Sines ao nível dos principais portos mundiais.

Recorde-se que os investimentos realizados nesta segunda fase de expansão do Terminal XXI por parte da concessionária ascenderam a 79 milhões de euros, a que se juntaram cerca de 40 milhões de euros investidos pela Autoridade Portuária na ampliação do molhe de proteção, ambos constituindo um forte contributo para alavancar a economia nacional e reforçar o posicionamento de Portugal no principal campeonato do shipping mundial de contentores.
 

VEJA A PRIMEIRA GALERIA DE FOTOS DO VI CONGRESSO DA APLOP