Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

IBM vai ajudar Faro a potenciar a Economia do Mar no concelho e região

Faro vai ser a primeira cidade portuguesa a entrar no restrito grupo de cidades do Smarter Cities Challeng da IBM, que procura potenciar o desenvolvimento sustentável de núcleos urbanos em todo o mundo.

Um projeto ligado à economia do mar apresentado pelo município algarvio mereceu a confiança da multinacional, que vai trazer especialistas em diversas áreas à região para ajudar a dinamizar projetos públicos e empresariais neste setor, anunciaram a autarquia farense e a IBM Portugal.

A nível mundial, há apenas cem cidades que vão beneficiar do programa da IBM. Faro faz parte das 31 cidades escolhidas no concurso este ano, o terceiro desde o nascimento da iniciativa, juntando-se às 64 que já antes beneficiavam do apoio da IBM, que no global ascende aos 50 milhões de dólares. Em 2012 foram escolhidas cinco cidades europeias, entre as quais Faro.

O projeto liderado pela Câmara de Faro envolve diversos parceiros regionais, públicos e privados, numa plataforma que extravaza as fronteiras do municipio que a lidera. O apoio que a IBM vai dar a Faro está avaliado em 400 mil dólares e consistirá na contratação de especialistas, desenvolvimento de estudos, cedência de conhecimento e no acompanhamento dos diversos projetos que surjam no âmbito da iniciativa, que não terão de ser exclusivamente de empresas da capital algarvia.

Como ilustrou o presidente da IBM Portugal António Raposo de Lima, trata-se de trazer «um conjunto de especialistas, de melhores práticas e propriedade intelectual que possam ser colocadas ao serviço daqueles que quiserem criar valor» em atividades ligadas à economia do mar.

Logo de início, a IBM trará à região um grupo de especialistas que, ao longo de três semanas, vai «avaliar, analisar e recomendar melhorias estruturais na cidade que a tornem um lugar melhor para trabalhar e viver». As empresas também podem aproveitar para perceber como podem tornar-se mais eficientes.

Do trabalho efetuado por esta equipa, «resultam, normalmente, projetos concretos», tendo em conta a experiência nas outras cidades que beneficiam do programa. Iniciativas que são acompanhadas pela IBM, que ajudará não só numa fase inicial, que até pode passar «por provas de conceito», mas também acompanhará a sua evolução, posteriormente. «O resultado final depende muito daquilo que os atores locais quiserem fazer, de até onde querem chegar», acrescentou.

CONTINUE A LER AQUI