Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTA SEGUNDA-FEIRA, EM LISBOA

Seminário Anual do Centro de Energia das Ondas - Economia Azul – Plataformas Offshore e Oportunidades

O Centro de Energia das Ondas – WavEC anuncia o seu Seminário Anual, este ano subordinada ao tema “Economia Azul – Plataformas Offshore e Oportunidades”, um evento que se realiza no próximo dia 26 de Novembro de 2012, segunda-feira, no Museu da Electricidade, em Lisboa, e que protagoniza a mais ampla discussão sobre o Mar e as suas oportunidades para Portugal, país que dispõe da maior Zona Económica Exclusiva da Europa com uma área cerca de dezoito vezes a sua parte terrestre.

Contando com o apoio oficial da Embaixada da Noruega em Portugal, a sessão de abertura da Conferência, marcada para as 9h15, contará com a intervenção de sua Excelência Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, bem como de sua Excelência Ove Thorsheim, o Embaixador da Noruega em Portugal. A sessão de encerramento contará com a presença de sua Excelência Artur Trindade, o Secretário de Estado da Energia.

Com um programa vasto e focado em quatro matrizes - Oportunidades de Negócio e de Investimento em Portugal, Competências e Projectos do WavEC, Projectos Nacionais e Internacionais Relevantes e Sensibilização e Envolvimento das Populações – a Conferência debruça-se na exploração do Mar nas suas inúmeras vertentes como a pesca, transportes, navegação de recreio e lazer e, em particular, na energia, hoje considerada um desígnio natural de Portugal.

Paralelamente serão comunicados os resultados e sucesso comprovado dos projectos em curso como o Windfloat (energia eólica em plataforma flutuante) da EDP, Waveroller (energia das ondas) da Eneólica, e perspectiva-se para breve a entrada em funcionamento da Zona Piloto de São Pedro de Moel (gerida pela REN), cuja utilização já foi solicitada por vários tecnólogos e promotores nacionais e estrangeiros. De assinalar ainda que o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo e o licenciamento simplificado de pedidos para realizar actividades económicas no mar vão ser divulgados a muito curto prazo e serão também objecto de análise.

É tirando partido deste fervilhar de actividades no mar que Centro de Energia das Ondas – WavEC lança o seu Seminário Anual, que tem como objectivo global estimular o investimento nacional e estrangeiro no sector das energias renováveis offshore e contribuir assim para que Portugal se posicione como um player mundial neste sector.

A Conferência Anual do Centro de Energia das Ondas “Economia Azul – Plataformas Offshore e Oportunidades” é organizada em colaboração com a Embaixada da Noruega em Portugal e conta com um forte apoio do Museu da Electricidade, da Fundação EDP, da TA DMC e do projecto Europeu SOWFIA.

Por se tratar de um encontro internacional em língua inglesa, o WavEC coloca à disposição intérpretes para português. Será necessário, porém, fazer o requisito deste serviço aquando da inscrição.
 

PROGRAMA