Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portugal assumiu a presidência do North Atlantic Coast Guard Forum

Portugal, através do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, assumiu, pelo período de um ano, a presidência do North Atlantic Coast Guard Forum (NACGF) numa cerimónia que teve lugar em Southampton, no Reino Unido.

O NACGF é uma organização informal que reúne representantes de 20 países do Atlântico Norte, com o objetivo de fomentar a cooperação relativamente a questões como o narcotráfico, segurança marítima, proteção ambiental, partilha de informações, fiscalização da pesca, imigração ilegal e busca e salvamento marítimo. Paralelamente, o NACGF funciona também como fórum de partilha de conhecimentos técnicos sobre variados assuntos, entre os quais se podem destacar os sistemas de vigilância marítima, equipamentos marítimos e de construção naval.

O convite para integrar este fórum teve origem no CEMA da Dinamarca em 2008, e o convite para presidir ao NACGF foi formalizado pela Islândia ao Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, em 2010, com o tema central a “Cooperação Interagência no Mar”.

A participação nacional nestas atividades tem contado em anteriores edições com representantes do ex-Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (actual DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Polícia Judiciária (PJ), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Policia Marítima (PM).

A presidência é assumida rotativamente por todos os países membros, durante o período de um ano. Portugal assumirá a presidência pela primeira vez, e nessa qualidade será responsável por organizar e acolher a Reunião Anual de Peritos e a Cimeira Anual. Simultaneamente, o País representará também o NACGF em diversos fóruns internacionais que se reúnem para discutir assuntos relacionados com as funções de guarda costeira. O planeamento e condução de um exercício no mar, aberto à participação internacional, é outra das incumbências da presidência do NACGF.

Criado em outubro de 2007, o NACGF integra os seguintes países: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Noruega, Países-Baixos, Polónia, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.