Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE LEIXÕES

Movimentação no TCL cresceu 26% em Setembro

O Terminal de Contentores de Leixões (TCL) continua a bater recordes, alcançando, desta vez, o melhor mês de setembro de sempre, ao movimentar 31.646 contentores (equivalentes a 49.262 TEU), o que representa um crescimento homólogo de 26%.

Em termos acumulados, o TCL já movimenou, nos primeiros nove meses deste ano, 436.153 TEU, o que representa um crescimento de 16% face ao que se registava no mesmo período de 2011.

O aumento do volume de trabalho no cais foi acompanhado pela subida da produtividade líquida das operações no navio, que em Setembro se ficou nos 35 movimentos/hora. Da mesma forma, mesmo com mais camiões a entrarem e a saírem do TCL para entregarem/levantarem contentores, o ritmo de atendimento manteve-se extremamente elevado: 13 minutos foi o tempo médio de atendimento de cada camião e 32 minutos foi o tempo de permanência médio de cada veículo dentro do perímetro do porto de Leixões. E em setembro foram 22.389 os camiões atendidos no TCL.

Com estes números, tudo indica que os valores totais de 2011 (514 mil TEU movimentados) sejam ultrapassados no corrente ano, isto quando ainda faltam três meses para fechar o exercício. A APDL já antecipou mesmo a ultrapassagem da fasquia dos 600 mil TEU/ano.

fonte