Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO MAR COMEÇAM ESTA TERÇA-FEIRA

Parlamentares reúnem no Porto de Setúbal

As comemorações do Dia Internacional do Mar começam esta terça-feira, dia 25 de Setembro. Pela primeira vez fora do Palácio de São Bento, a Conferência dos Presidentes das Comissões Parlamentares (CPCP) reúne a partir das 9h30, no auditório do Porto de Setúbal. Desta forma, é posta em prática a ideia de descentralização da Assembleia da República (AR), que a Presidente, Maria da Assunção Esteves, tem defendido, no contexto de aproximação do Parlamento aos cidadãos. A CPCP reúne quinzenalmente e tem como objectivo acompanhar os aspectos funcionais da actividade das Comissões Parlamentares, bem como avaliar as condições gerais do processo legislativo e a boa execução das leis.

Com esta reunião, pretende-se permitir um contacto mais directo dos Presidentes das Comissões Parlamentares com a população, com autarquias e com associações locais, motivando, deste modo, o debate e a partilha de ideias sobre uma temática de particular interesse e relevância para a região e transversal às várias Comissões da Assembleia da República.

O programa começa às 9h30m com as boas vindas da Presidente da AR - que também encerra a manhã - e a intervenção do Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, Vasco Cunha. Depois, segue-se o primeiro painel, intitulado "A importância do Mar para o desenvolvimento", moderado pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, Eduardo Cabrita. O segundo painel debate "O Mar como estratégia transversal: sua ligação a outras políticas e programas", moderado pelo Presidente da Comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Fernando Negrão.

Marcam presença nesta reunião pública Presidentes das Comissões Parlamentares, Deputados eleitos pelo círculo de Setúbal, os Presidentes das Câmaras Municipais de Setúbal e de Grândola, os Presidentes dos Conselhos de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e de Sines, a Associação de Armadores de Pesca do Centro e Sul e a Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca.

O Dia Internacional do Mar é quinta

As comemorações oficiais no Dia Internacional do Mar realizam-se este ano no centro de controlo de tráfego marítimo do continente, em Paço de Arcos, Lisboa. A convite do presidente do Conselho Directivo do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P., João Carvalho, que encerrará os trabalhos, a cerimónia começa às 14h30m com a comunicação do secretário de Estado do mar, Manuel Pinto de Abreu. Segue-se uma intervenção sobre "Segurança marítima: da convenção SOLAS aos nossos dias", pelo chefe de departamento de navios em serviço do IPTM, Comandante António Moreira. Esta cerimónia e o dia serão subordinados ao tema "100 anos depois do Titanic"!

Também o jornal PÚBLICO começa a editar uma série de reportagens sobre o mar a partir de quarta-feira, 26 de Setembro, em que se mostrará o impacto que o mar "pode ter nas nossas vidas".

fonte