Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SNCF Geodis desenvolve solução para transporte de pás de turbinas eólicas com 55 metros

A SNCF Geodis, em colaboração com a Vestas, lançou uma forma inovadora de transportar pás de turbinas eólicas de 55 metros de comprimento por ferrovia entre a Dinamarca e a Alemanha, a qual proporciona excelentes resultados no que diz respeito à redução de emissões poluentes, tempo de trânsito e custos.

O fornecedor logístico francês colaborou na planificação deste conceito inovador de transporte com a Vestas, líder mundial de produção de turbinas eólicas.

"Fizemos uma abordagem inovadora para a redução do custo de energia, reduzindo, ao mesmo tempo, o impacto sobre o meio ambiente", referiu Mette Heileskov Bülow, responsável da Vestas.

O primeiro transporte por ferrovia envolveu nove pás de turbinas eólicas e demorou apenas 20 horas no percurso entre a fábrica da Vestas, na Alemanha, e o porto de Esbjerg, na Dinamarca, usando maioritariamente a rede ferroviária elétrica. Por rodovia, teria levado cerca de 72 horas, envolvendo nove camiões acompanhados por 18 veículos de segurança.

A SNCF Geodis e a Vestas estão agora a criar conexões ferroviárias entre a fábrica da Vestas e os centros de pesquisa, armazéns e locais de instalação de turbinas eólicas por toda a Europa.

"Este novo conceito de transporte mostra os benefícios de uma colaboração estratégica entre a SNCF Geodis e a Vestas. Ambas as companhias são exmplo de criação de soluções sustentáveis nas respetivas indústrias".

fonte