Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Rara baleia azul avistada ao largo da Austrália

Foi avistada, ao largo de Sydney, uma rara baleia azul, após cerca de 20 anos sem se avistar um mamífero desta espécie naquela zona da Austrália. Calcula-se que o mamífero teria cerca de 30 metros e pesava quase 200 toneladas.

Segundo a Associated Press, a baleia azul estava a fazer uma viagem até à Antártida, local onde - antes de começarem a serem caçadas - se encontrava a maior população destes mamíferos.

Jonas Liebschner, da empresa Sydney Whale Watching, afirmou que "é muito raro ver baleias azuis em Sydney" e que o "último avistamento confirmado (ao largo da cidade australiana) foi há 20 anos".

A baleia azul é considerada o maior animal do mundo, podendo a fêmea medir até 30 metros e pesar cerca de 200 toneladas. A base da alimentação destes animais são principalmente os crustáceos.

Nos anos 60, altura em que foi aprovada uma proibição internacional da sua caça, esta espécie esteve prestes a ser extinta, pelo que o avistamento desta semana representa um sinal positivo no crescimento da sua população.

Atualmente estima-se que existam cerca de 5.000 baleias azuis em todo o mundo, sendo uma das espécies marítimas que ainda se encontra em risco de extinção.

fonte