Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto brasileiro do Itaqui visita Sines

Uma comitiva de técnicos do Porto do Itaqui visitou o Porto de Sines com o principal objetivo de conhecer as soluções tecnológicas em funcionamento neste porto.

Os Sistemas de Informação e as respetivas tecnologias de base foram o principal interesse da comitiva do Porto do Itaqui, com a Janela Única Portuária II, o Cartão Único Portuário, o Sistema de Identificação e Informação Geográfica, o ERP e a respetiva integração entre eles a merecerem uma especial atenção.

Esta é uma área na qual a APS tem realizado uma forte aposta e continua a merecer uma especial atenção em termos de evolução e de constante inovação. Os resultados positivos daí resultantes são muito importantes, nomeadamente ao nível da simplificação processual e redução de tempos e custos.

Por outro lado, o nível de cooperação entre os atores públicos e privados em Sines e o elevado grau de utilização destes sistemas por todas as partes foram também aspetos que despertaram bastante interesse, tendo os visitantes verificado in loco várias entidades a desenvolverem as suas atividades de forma ágil e em total suporte eletrónico. Trata-se de uma facilidade que permite às partes envolvidas no comércio e no transporte enviar toda a informação e documentos em formatos normalizados, através de um único ponto de entrada, que satisfaz todos os requisitos para efeitos de importação, exportação e trânsito das mercadorias e operação dos navios.
 







Artigos relacionados:

  • Porto de Sines estreita relações com Porto do Itaqui
  • Aveiro porto-irmão de Itaqui