Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
29 DE DEZEMBRO DE 2006
Naufrágio do «Luz do Sameiro»
"Vi-os morrer, um de cada vez...". As mãos no rosto tapam as lágrimas a correr. A frase é interrompida pela dor. Um dia depois, Vasyl Huryn, de 46 anos, o único sobrevivente do naufrágio do "Luz do Sameiro", anteontem, na praia da Légua, em Alcobaça, sete milhas a norte da Nazaré, não esconde a revolta cinco horas dentro de água a dez graus, o desespero a pedir socorro que, para os seis colegas - todos das Caxinas (Vila do Conde) -, chegou tarde de mais, a dor de quem os viu morrer sem conseguir impedir, a 50 metros da praia.
CLIQUE NA INFOGRAFIA PARA A VER AMPLIADA
Ainda anteontem, o corpo de Ricardo Marques (46 anos) deu à costa na praia da Légua, às 10.15 horas. Pouco depois das 15, Fernando Cartucho (42) foi recolhido, já sem vida, pelo helicóptero. Uma hora depois, o corpo de José Elias Viana (57) dava também à costa. Ao final do dia de ontem, continuavam desaparecidos o mestre Inácio Maio (42), João Cartucho (50) e o contramestre José Maciel Ferreira (40).
"Saímos da Nazaré entre as 2.30 horas e as 3. Vínhamos a dormir. Só o mestre e o Zé - o contramestre - vinham acordados. Passada uma hora e tal, ouvimos um barulho grande", explicou, ao JN, Vasyl, na tarde de ontem. O ucraniano, internado no Hospital de Leiria, após o naufrágio, com ferimentos ligeiros, regressou, também ontem, às Caxinas, numa carrinha da Câmara de Vila do Conde, com o presidente da Junta de Freguesia, José Maria Postiga, que desde anteontem estava com as famílias na Nazaré, a "dar apoio e palavra de conforto".
Quando as redes se meteram na hélice do "Luz do Sameiro", cinco tripulantes - entre os quais, Vasyl - estavam a dormir. Com o estrondo do barco a encalhar, subiram ao convés da embarcação.
Continue a ler aqui a reportagem do Jornal de Notícias de 31.12.2006
Fonte da infografia
Outras infografias ao fundo da página, em "artigos relacionados"
VEJA A TERCEIRA GALERIA DE FOTOS DO VI CONGRESSO DA APLOP
Artigos relacionados: