Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal destaca-se na ferrovias

Pelo Porto de Setúbal movimentam-se diariamente cerca de 28 comboios com mercadorias de e para os terminais, com um total de carga transportada anualmente que atinge as 150 000 toneladas. O porto ganha, deste modo, uma centralidade multimodal relativamente à região de Setúbal, uma área geográfica de excelência industrial de âmbito nacional, nos setores dos produtos siderúrgicos e no ramo automóvel, em que é líder.

Quem o afirma é o especialista em transporte ferroviário de mercadorias, António Nabo Martins, que reforça igualmente o papel do Porto de Setúbal como “juiz casamenteiro” no antigo “namoro” entre os modos ferroviário e marítimo, em busca de um sistema integrado multimodal em que “vários modos de transporte se articulam e se dedicam a fazer bem o que sabem fazer, ou seja, integram a cadeia logística na sua área de competência”, conciliando equilíbrios racionais de vária ordem, necessários à promoção da eficiência e satisfação das vontades dos mercados.

É neste quadro, considera ainda, que o Porto de Setúbal se destaca, sabendo tirar proveito da, ainda, inadequada infraestrutura ferroviária portuária para alargar o seu hinterland, que de outra forma seria quase impossível, enquanto as empresas nacionais ampliam a sua área de influência, através dele.

Leia o artigo na íntegra em www.portodesetubal.pt