Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE SINES NOS 60.000 TEU/MÊS

Movimento de contentores em Sines com novo máximo

O Porto de Sines bateu, no mês de Julho, um novo recorde no movimento de contentores ao atingir, no Terminal XXI, 59.446 TEU, continuando, assim, o crescimento sustentado da rede de serviços globais em que o porto actualmente se integra.

Este novo valor - quase 60.000 TEU – constitui, igualmente, um novo máximo mensal de movimentação nos portos nacionais, sustentando o crescimento geral da mercadoria do porto que ultrapassa a percentagem de 20% em relação ao período homólogo de 2011.

Os principais destinos de exportação do Porto de Sines continuam a ser os Estados Unidos, Gibraltar, Canadá, México, Extremo Oriente, Europa Central e Espanha, tendo como novos destinos e em acelerado crescimento o Brasil, a Arábia Saudita, o Egipto e os Emiratos Árabes Unidos.

A plena operação de cinco pórticos “post-panamax” no Terminal XXI – a que se juntará um sexto já em montagem no Terminal e em operação até ao final do ano – associada aos elevados níveis de produtividade, à eficiência das equipas que trabalham no porto e ao funcionamento integrado da “Janela Única Portuária”, desmaterializando os processos (“paperless”) e estabelecendo a comunicação via electrónica entre autoridades, armadores, agentes e operadores, tem permitido conquistar novos serviços a nível mundial, contribuindo, assim, para tornar o Porto de Sines num dos grandes “hubs” do sul da Europa.

A manter-se este crescimento, dentro dos próximos 2 anos e no âmbito da movimentação de contentores, o Porto de Sines poderá integrar o “top” dos 20 maiores portos europeus e o “top” dos 5 maiores a nível ibérico.