Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PORTO DE SINES NOS 60.000 TEU/MÊS
Movimento de contentores em Sines com novo máximo
O Porto de Sines bateu, no mês de Julho, um novo recorde no movimento de contentores ao atingir, no Terminal XXI, 59.446 TEU, continuando, assim, o crescimento sustentado da rede de serviços globais em que o porto actualmente se integra.
Este novo valor - quase 60.000 TEU – constitui, igualmente, um novo máximo mensal de movimentação nos portos nacionais, sustentando o crescimento geral da mercadoria do porto que ultrapassa a percentagem de 20% em relação ao período homólogo de 2011.
Os principais destinos de exportação do Porto de Sines continuam a ser os Estados Unidos, Gibraltar, Canadá, México, Extremo Oriente, Europa Central e Espanha, tendo como novos destinos e em acelerado crescimento o Brasil, a Arábia Saudita, o Egipto e os Emiratos Árabes Unidos.
A plena operação de cinco pórticos “post-panamax” no Terminal XXI – a que se juntará um sexto já em montagem no Terminal e em operação até ao final do ano – associada aos elevados níveis de produtividade, à eficiência das equipas que trabalham no porto e ao funcionamento integrado da “Janela Única Portuária”, desmaterializando os processos (“paperless”) e estabelecendo a comunicação via electrónica entre autoridades, armadores, agentes e operadores, tem permitido conquistar novos serviços a nível mundial, contribuindo, assim, para tornar o Porto de Sines num dos grandes “hubs” do sul da Europa.
A manter-se este crescimento, dentro dos próximos 2 anos e no âmbito da movimentação de contentores, o Porto de Sines poderá integrar o “top” dos 20 maiores portos europeus e o “top” dos 5 maiores a nível ibérico.