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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Notícias

PLATAFORMA LOGÍSTICA DE LEIXÕES

Construção vai começar brevemente

A APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões vai arrancar em breve com as obras de construção daquele que será um dos principais centros de logística da Península Ibérica, agora que o Tribunal de Contas autorizou a adjudicação da empreitada de construção do Pólo 1, adjudicada à empresa Gabriel Couto, pelo valor de 10,5 milhões de euros.

Da mesma forma, a APDL lançou o Concurso para a Empreitada de Construção de duas naves logísticas, totalizando 20.000 m2 de área coberta, no Pólo 2, tendo como preço-base 11,5 milhões de euros.
A Plataforma Logística de Leixões obedecerá a um modelo polinucleado, localizar-se-á junto ao Porto de Leixões, com acesso através da VILPL (Via Interior de Ligação ao Porto de Leixões) e ocupará uma área total de 60 hectares, distribuída por dois pólos:
o o Pólo 1, que ficará adjacente aos silos agro-alimentares do Porto de Leixões próximo da área portuária, proporcionará uma localização privilegiada para atividades portuárias de segunda linha (armazenagem e des/consolidação de cargas)
o o Pólo 2, junto ao nó com a Via Regional Interior (VRI), constituirá uma plataforma excelente quer para tráfegos portuários, quer para as atividades logísticas de apoio ao consumo na Área Metropolitana do Porto.

A Plataforma Logística de Leixões é um dos investimentos mais relevantes do Grande Porto para os próximos anos já que contribuirá de uma forma decisiva para desenvolver o Porto de Leixões e transformar a Área Metropolitana do Porto numa plataforma de valor acrescentado de nível ibérico, com condições únicas para a atração e fixação de pólos logísticos e de distribuição, que permitam ancorar novo tráfego para o Porto de Leixões e para as comunidades e cadeias logísticas envolventes.

Pela sua relevância económica, o projeto da Plataforma Logística de Leixões é apoiado pelo Banco Europeu de Investimento, no que diz respeito ao Pólo 1, e os acessos aos dois pólos conta com a comparticipação do POVT – Programa Operacional de Valorização do Território.