Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APDL E APVC

Nota de pesar pelo falecimento de Silveira Ramos

O Conselho de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões e da APVC – Administração do Porto de Viana do Castelo associa-se a este momento de pesar pelo falecimento do Eng. Fernando Silveira Ramos e presta homenagem a um técnico de grande prestígio que desde sempre esteve ligado a importantes obras portuárias.

No âmbito da intervenção desenvolvida nos portos do norte de Portugal destaca-se o projecto de construção dos molhes do Douro, da sua responsabilidade, pelo o qual veio a receber o prémio Secil de Engenharia 2009 e, ainda, os projectos para o porto de Pesca da Afurada, no Rio Douro, e o Terminal Multiusos no porto de Leixões; em ambos os casos houve utilização de blocos Noref, uma sua patente registada, em que na estrutura do cais existem câmaras de dissipação de energia, para melhorar o comportamento da face de acostagem.

Recentemente, foi com o seu contributo que foi idealizado o órgão de marés incluído no projecto de reabilitação do espaço do Estaleiro do Ouro na zona ribeirinha do Porto, onde a sua criatividade e engenho são bem visíveis.

No porto de Viana do Castelo, nos anos 80 do século passado, teve uma participação decisiva nas obras de reordenamento, que projectaram esta infra-estrutura para a operação portuária actual, e que envolveram o prolongamento do molhe, a regularização do troço final do rio Lima e a construção do terminal portuário na margem esquerda, próximo do Cabedelo.

16 de Julho de 2012

LEIA TAMBÉM: Fernando Silveira Ramos galardoado com Prémio Secil
 







Artigos relacionados:

  • Molhe Norte da Barra do Douro deu a Silveira Ramos o «Prémio SECIL»
  • Blocos NOREF - Novo conceito para obras acostáveis
  • Órgão do mar em Zadar, na Croácia