Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ATÉ 6 DE AGOSTO, EM ÍLHAVO
Mostra iconográfica e documental a bordo do Creoula
Até 6 de agosto, está patente em Ílhavo uma mostra iconográfica e documental a bordo do NTM Creoula, a assinalar os 75 anos de existência e 25 como Navio de Treino de Mar entregue à Marinha.
Além do espólio exposto, é possível visualizar filmes e vídeos sobre a sua atividade antes e depois de ser entregue à Marinha. O Navio está aberto a visitas guiadas. Lançado à água em 1937, o lugre Creoula dedicou as primeiras dezenas de anos da sua vida à pesca do bacalhau, nos mares gelados da Terra Nova e da Gronelândia.
A pesca era praticada da maneira tradicional, à linha, com os pescadores embarcados nos pequenos dóris. Quando esta atividade se tornou menos rentável, devido à concorrência dos arrastões, o Creoula deixou a pesca do bacalhau. Em 1987 foi decidido que o navio voltasse para o mar, como navio de treino de mar, dedicado essencialmente à formação de jovens.
Nesta mostra iconográfica e documental são exibidos documentos, do espólio do Museu de Marinha e da Biblioteca Central da Marinha, que procuram retratar a atividade do navio, tanto como navio de pesca como na sua função de navio de treino de mar.
Artigos relacionados: