Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Sines regista melhor semestre de sempre
O Porto de Sines registou o melhor semestre de sempre na tonelagem de carga movimentada, totalizando 14.281.697 toneladas nos primeiros seis meses de 2012, que corresponde a um crescimento homólogo de 22% face ao ano transacto.
Para este excelente resultado contribuíram todos os segmentos de carga, com crescimento nos Granéis Líquidos, Granéis Sólidos e Carga Geral. O segmento de carga que mais cresceu foi o de Granéis Sólidos que registou um resultado excepcional, com um crescimento global de 73%, correspondendo a 2.839.748 toneladas. Neste segmento, o carvão foi o tipo de carga que esteve mais em alta, crescendo 75%.
A Carga Geral registou um movimento total de 3.231.745 toneladas de mercadorias, destacando-se neste segmento a Carga Contentorizada, com um crescimento de 38% nas mercadorias movimentadas por contentor. Já na contabilidade em número de contentores, foram movimentados no Porto de Sines 260.354 TEU nestes primeiros seis meses do ano, correspondendo a um crescimento homólogo de 28% e, igualmente, ao melhor semestre de sempre. De facto, o TXXI teve um excelente desempenho em todos os meses do 1.º semestre e registou o seu melhor mês de sempre em Abril passado, com 52.619 TEU movimentados neste mês.
Os Granéis Líquidos registaram um crescimento de 6%, com um total de 8.210.204 toneladas movimentadas, onde se destacaram as Ramas que aumentaram 18%. O crescimento neste segmento só não foi ainda mais acentuado devido à quebra na movimentação de GNL – Gás Natural Liquefeito, em consequência dos preços anormalmente inflacionados deste produto que têm vindo a registar-se no mercado internacional.
As Exportações no Porto de Sines continuam também a registar subidas muito significativas, com um crescimento neste semestre de 49% face a igual período de 2011, registando-se um total de 3.324.110 Ton de mercadorias exportadas. De realçar neste segmento o crescimento do tráfego para países fora da União Europeia, representando já 71% do volume total das exportações.
O número de navios entrados nestes primeiros seis meses cresceu mais de 3%, destacando-se, ainda, o incremento do porte dos navios em 14%, em linha com a vocação natural do Porto de Sines para a recepção dos maiores navios em operação no shipping mundial.