Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

NAVIO-ESCOLA SAGRES

Viagem de Instrução 2012 começa hoje

Com largada este sábado, 7 de Julho, e chegada a 7 de Agosto, a Sagres realiza em 2012 a sua 59.ª Viagem de Instrução de cadetes da Escola Naval, num ano em que celebra 75 anos desde o seu lançamento à água (em 1937) e 50 anos ao serviço de Portugal (desde 1962).

Nesta missão, há a realçar os seguintes marcos:

• Participação no projeto “Heróis Olímpicos”, que vai marcar a partida dos atletas nacionais para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 (Lisboa, 8 de julho);
• Visita ao porto do Funchal entre 12 e 14 de julho, com o navio a embarcar SEXA o Representante da República na Região Autónoma da Madeira e outras altas entidades, bem como 30 jovens madeirenses, na manhã de 12 de julho, entre Machico e o Funchal;
• Visita ao porto de Lisboa entre 19 e 22 de julho, no âmbito da regata Tall Ships Race 2012, com o navio a participar no desfile naval de grandes veleiros ao longo do rio Tejo, no dia 22 de julho.
• Regata entre Lisboa e Cádis, no âmbito da Tall Ships Race 2012 (22 a 26 de julho).
• Visita ao porto de Cádis entre 26 e 29 de julho, no âmbito da regata Tall Ships Race 2012.
• Visita ao porto de Leixões entre 3 e 6 de agosto.

Em todos os portos de escala (Funchal, Lisboa, Cádis e Leixões), o navio abrirá a visitas, esperando-se vários milhares de visitantes que terão a oportunidade de visitar um dos mais belos grandes veleiros do mundo. O N.R.P. Sagres possui 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, tendo sido construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega, portanto, há 75 anos, 50 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval. Para além disso e sem descurar o seu principal objetivo, o navio representa a Marinha e o País no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada itinerante de Portugal.

Nesta missão, está ainda previsto ocorrer a apresentação de alguns produtos comemorativos do cinquentenário da Sagres com bandeira portuguesa e que resultam de parcerias da Marinha Portuguesa com várias instituições públicas e privadas.

A Sagres é comandada pelo Capitão-de-fragata Luís Nuno da Cunha Sardinha Monteiro e conta, para esta missão, com uma guarnição de 128 militares, a que acrescem 46 cadetes da Escola Naval e 18 cadetes e jovens oficiais estrangeiros, dos seguintes países: Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, EUA, Itália, Marrocos, Moçambique, Polónia, Reino Unido, Tunísia, Turquia e Uruguai.







Artigos relacionados:

  • ISCIA celebra protocolo com ENAPORT
  • Sardinha Monteiro em palestra sobre o Navio-Escola SAGRES
  • SAGRES, Navio-Escola
  • Navio-Escola Sagres na Figueira da Foz
  • Tempestades, piratas e uma metralhadora
  • Navio-escola Sagres ruma ao Brasil
  • Se calha a sorte para a Armada estreou em Lisboa a 1 de Abril de 1930
  • Sagres deixa o Funchal rumo a Cabo Verde
  • Navio-escola SAGRES recebeu a Bandeira Azul em 2009
  • Navio-Escola Sagres: a volta ao mundo