Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

LÍDIA SEQUEIRA

Presidente do Porto de Sines integra visita presidencial a Singapura

Lídia Sequeira, Presidente do Porto de Sines, integrou a comitiva presidencial que visitou Singapura, onde se localiza um dos portos mais importantes do mundo. A comitiva foi acompanhada por Fock Siew Wah, presidente da PSA - Port of Singapure Authority, que reforçou a vontade de investir em Portugal e que destacou as condições e a excelente localização de Sines, considerando-o um dos melhores portos europeus para fazer a ligação à Ásia e Europa.

O Presidente da República Cavaco Silva, por seu lado, sublinhou durante a visita a necessidade de assegurar rapidamente uma ligação ferroviária rápida que ligue o Porto de Sines ao resto da Europa. O Chefe de Estado referiu ainda que “As palavras que ouvimos do Presidente da PSA foram extremamente positivas e encorajadoras, um grande desejo de investir em Portugal, não olhando apenas para o nosso mercado interno, mas também Espanha e o resto da Europa”.

Como é do conhecimento geral, existe já uma estreita relação entre Sines e Singapura. Em Setembro de 1999 foi assinado o Contrato de Concessão do Terminal XXI com a PSA Sines, Terminais de Contentores, SA, actualmente detida pela PSA International, uma empresa com origem na Autoridade Portuária de Singapura (Port of Singapore Authority). Este contrato de concessão por 30 anos prevê a construção das infraestruturas, superestruturas e equipamento do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI), sendo o seu desenvolvimento realizado através do sistema BOT (Build, Operate and Transfer). Concluidas as duas primeiras fases e em pleno funcionamento, o Terminal XXI tem vindo a crescer sustentadamente ano após ano.

Através do Terminal XXI, o Porto de Sines tem já uma ligação direta semanal com o Porto de Singapura, o terceiro maior porto do mundo em tonelagem movimentada e o segundo maior porto de contentores com cerca de 30 Milhões de TEU movimentados em 2011. Este serviço (Lion Service) é operado pela MSC – Mediterranean Shipping Company e liga o Extremo Oriente à Europa, onde Sines é o primeiro porto europeu a ser escalado, com um transit time de cerca de 14 dias, utilizando os maiores navios em operação no mundo (capacidade de 13.000 e 14.000 TEU).
Sendo Singapura um importante hub asiático localizado junto ao estreito de Malaca e a PSA o primeiro operador de terminais de contentores a nível mundial, existe, pois, um grande potencial de crescimento em tráfego e em investimento, pelo que esta acção presidencial se reveste de grande importância no reforço das relações comerciais entre os dois paises.
 







Artigos relacionados:

  • Sines permitirá a Portugal tirar partido do alargamento do Canal do Panamá
  • «Essencial para o desenvolvimento do porto de Sines», defende Cavaco Silva
  • Porto de Sines recebeu aicep Capital Global
  • Delegação americana do Beacon Council visita o Porto de Sines
  • A gestão de mérito de Lídia Sequeira
  • Presidente do Porto de Sines distinguida como melhor líder na Gestão de Empresa Pública
  • Porto de Sines atravessa fase de expansão e investimento
  • «Sines será o nosso Golias»
  • Lídia Sequeira no programa «Iniciativa»
  • Lídia Sequeira na comemoração do Dia Mundial das Alfândegas
  • Intervenção de Lídia Sequeira disponível no YOUTUBE
  • Apresentação de Lídia Sequeira, Porto de Sines, APS
  • Lídia Sequeira apresentou o porto de Sines no Forum APAT